Вы находитесь на странице: 1из 13

Departamento de Construo Civil Curso de Tecnologia em Estradas Disciplina: Avaliao de Planejamento de Transportes Prof.

: Hlio

Avaliao de Planejamento de Transportes: Diagnstico da Problemtica

Equipe: Deise Veras; Felipe Cavalcante; Mayara Soares e Suyanne Alves Vieira

Fortaleza, 03 de Setembro de 2013

Sumrio
1. 2. Apresentao ................................................................................................................. 2 Identificao da Problemtica ........................................................................................ 3 2.1 Descrio do Sistema.................................................................................................3 2.2 Construo da Imagem Objetivo................................................................................3 3. Caracterizao da Problemtica ..................................................................................... 4 3.1 Arvore de Problemas.................................................................................................4 3.2 Agrupamentos dos problemas...................................................................................5 3.3 Definio de Indicadores e Variveis.........................................................................5 3.4 Coletas de Dados........................................................................................................6 4. Diagnstico da Problemtica ......................................................................................... 8 4.1 Situao Desejada......................................................................................................8 4.2 Analise das Relaes de Causa e Efeito......................................................................8 4.3 Hierarquizao dos Problemas..................................................................................9 5. 6. 7. Concluso ................................................................................................................... 10 Anexos ........................................................................................................................ 11 Bibliografia ................................................................................................................. 12

1. Apresentao
Diante da necessidade de otimizao da circulao viria nas grandes cidades, a gesto municipal do trfego tem papel importante no aumento de produtividade das atividades sociais e econmicas e consequente melhoria da qualidade de vida das populaes urbanas (Arajo e Portugal, 2001). Desta forma, faz-se necessrio avaliar a eficincia e a eficcia da operao destes sistemas, por meio de indicadores de desempenho capazes de medir as condies de congestionamento da malha viria urbana. Logo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma prvia avaliao do cruzamento das ruas Antnio Gualberto de Sales, Joaquim Albano e Demtrio Menezes com a Av. Cel. Carvalho, tendo como referncia, o Terminal do Antnio Bezerra, bem como os possveis indicadores a serem utilizados para melhor anlise da problemtica, permitindo a determinao das caractersticas fundamentais para o Projeto de Rodovias atravs de um melhor entendimento do comportamento dos fluxos de trfego e das suas principais caractersticas.

2. Identificao da Problemtica
2.1 Descrio do sistema: O local a ser estudado ser o cruzamento das ruas Antnio Gualberto de Sales, Joaquim Albano e Demtrio Menezes com a Av. Cel. Carvalho, tendo como referncia, o Terminal do Antnio Bezerra. Neste local ocorre um grande fluxo de nibus, devido a presena do terminal nas proximidades e tambm devido proximidade da Avenida Mister Hull(BR-222). Ver em Anexo, pg. 08. Devido a precariedade de sinalizao, ou seja, o fluxo aberto sem obedecer a regras de trnsito, o local tem sido cenrios de vrios acidentes e congestionamento em qualquer hora do dia, mas que se intensifica, principalmente, em horrio de pico. Em virtude da falta de sinalizao adequada, os veculos fazem converses para todos os sentidos, atrapalhando, dessa forma, o fluxo natural das vias, ocasionando os congestionamentos e consequentemente, ocasionando diariamente acidentes. Alm disso, no local em questo, no existe nenhuma passagem para pedestre ou dispositivo que proporcione ao mesmo uma passagem segura, sendo comum acidentes com pedestres no local, em decorrncia da passagem forada das pessoas que tentam atravessar a via.

2.2 Construo da Imagem Objetivo: Busca-se dessa forma, trazer para esse cenrio um trfego sistematizado, com monitoramento e a otimizao da circulao do trecho virio citado no item anterior, viabilizando a mitigao do congestionamento por meio de aumento de capacidade viria, com reduo de acidentes, dando maior segurana tanto aos condutores, quanto aos pedestres, que por ali passam, podendo contribuir tambm para a reduo da emisso de poluentes, do atraso e do tempo de viagem dos usurios da rede viria urbana em questo. Para isto, vrias alternativas podero ser avaliadas, como a instalao de dispositivos de controle de trfego e segurana, como semforos e passagem de pedestres, melhoria na estrutura da via, conscientizao de condutores e pedestres, atravs de campanhas, e etc.

3. Caracterizao da Problemtica
3.1 rvore de Problemas: Buscando identificar relaes entre os problemas listados no item anterior, foi utilizada a tcnica de rvore de problemas, com o intuito de identificar as relaes entre causa e efeito, incluindo novos problemas, conforme explicitado pela Figura.

Figura 1. rvore da Problemtica. Como se pode v vemos vrios problemas entrelaados que resultam no problema Encontrado no Cruzamento das ruas Antnio Gualberto de Sales, Joaquim Albano e Demtrio Menezes com a Av. Cel. Carvalho, tendo como referncia, o Terminal do Antnio Bezerra, resultando no Engarrafamento. Com o problema visto nesse cruzamento, criamos a Arvore no intuito de melhorar e organizar o apresentado no Cruzamento. Algumas causas, como comportamento so reflexos da conscincia social, muitas vezes no impostas pela sociedade, outros problemas so derivados da falta de um estudo do corpo tcnico. Apresentando-nos fatores negativos para a sociedade, tais como: aumento do tempo de deslocamento, aumento da poluio e o pioramento da qualidade de vida das pessoas prximas a essa regio.

3.2 Agrupamento dos Problemas Como podemos v alguns das causas do problema apresentam ramificaes significativas. A rea apresentada tem uma grande densidade demogrfica, constituda de casas, lojas, escolas, com um fluxo intenso de pessoas, tanto por conta de ser uma rea residencial, mas por tambm apresentar-se prximo a um terminal rodovirio e centros comerciais de influencia. Em relao Infraestrutura da via os agrupamentos so bem claros ao se chegar ao cruzamento. As vias contidas no problema apresentam sentido duplo, como a Rua Joaquim Albano e a Rua Antnio Gualberto de Sales, onde quem deseja entrar na Rua Joaquim Albano, sentido subindo o Viaduto do Ant. Bezerra precisa passar pelo acesso do canteiro central gerando um ponto de conflito. Alm de no apresentar vias muito largas. Nas horas de picos essa rea apresenta-se com um fluxo intenso e tendo esses fatores podero ocorre acidentes, deixando o transito cada vez mais catico.

3.3 Definio de Indicadores e Variveis Os indicadores de desempenho proposto neste trabalho devero ser confirmados por meio de uma grande variedade e volume de dados coletados na etapa de caracterizao da problemtica. So os seguintes indicadores propostos: Volume Mdio Anual (AADT) o volume anual total divido pelo nmero de dias comumente como VMD. Volume Mdio Dirio (ADT) o volume dirio total em um perodo semanal ou mensal, divido pelo nmero de dias do perodo considerado, comumente abreviado tambm como VMD (semanal ou mensal). Volume Horrio de Pico o nmero mximo de veculos que passam em uma determinada via durante 60 minutos consecutivos em 24 horas. Velocidade Geral de Viagem a distncia total percorrida dividida pelo tempo total gasto, incluindo todas as demoras no trfego. Velocidade Mdia Geral de Viagem a soma das distncias percorridas por todos os veculos ou de uma classe especificada de veculos em uma dada seo da via durante um perodo de tempo determinado, dividida pela soma de todos os tempos gerais de viagem.

Atraso das viagens Origem/Destino Velocidade Operacional do trecho estudado Acessibilidade

Densidade Mdia a mdia do nmero de veculos por unidade de comprimento da via, em um perodo especificado de tempo. Nmero de acidentes Infraes cometidas Tabela 01: Objetivos e seus respectivos indicadores Objetivos Indicador

Diagnstico dos pontos mais crticos de Atraso das viagens O/D; Volume mdio congestionamento dirio (VMD); Volume horrio de Pico; Velocidade geral de viagem; Velocidade mdia geral de viagem; Situao da fluidez do trfego Velocidade operacional do estudado; Densidade Acessibilidade; trecho mdia;

Reforar a sinalizao

Nmero de acidentes; Infraes cometidas

3.4 Coleta de Dados Para o estudo de organizao da rea, sero feitas algumas coletas de dados com o fim de obter resultados para solucionar o problema. Os dados podem ser coletados diretamente no campo ou de forma indireta por meio de reltorios, bancos de dados e etc. Para o trecho em estudos sero feitas essas coletas de dados: - Realizar Contagens Volumtricas: determinar a quantidade, o sentido e a composio do fluxo de veculos que passam por um ou vrios pontos selecionados do sistema virio, numa determinada unidade de tempo. Deve ser feito tanto nos trechos entre intersees como nas intersees das vias Antnio Gualberto de Sales, Joaquim Albano e Demtrio Menezes. A contagem ser manual, que consiste em pesquisadores, com auxlio de contadores manuais e fichas para transcrio dos dados, que ficaro posicionados nos trechos entre intersees e nas intersees das ruas citadas. Com base nos dados coletados, determinar os seguintes indicadores e variveis: - Volume Mdio Anual (AADT) -Volume Mdio Dirio (ADT) - Volume Horrio de Pico - Densidade Mdia Depois de determinar os indicadores e variveis acima descritos, comparar com a Capacidade de Servio da Via, que indica o mximo de veculos que podem atravessar uma seo de uma via, durante um perodo de tempo, sob condies prevalecentes de
6

trfego e da via, e assim, verificar se capacidade foi excedida, de acordo com as normas estabelecidas pelo DNIT. - Realizar Pesquisas de Velocidade Pontual: para determinar a velocidade do veculo no instante que ele passa por um determinado ponto ou seo da via. Neste caso, o dispositivo a ser utilizado ser o radar, que ser implantado um em cada rua a ser estudada. Com base nos dados coletados, determinar os seguintes indicadores e variveis: - Velocidade de Operao de Fluxo Livre - Velocidade Geral de Viagem
- Velocidade Mdia Geral de Viagem

- Realizar Pesquisas de Origem e Destino: para identificar as origens e destinos das viagens realizadas pelos diferentes tipos de veculos em um determinado sistema de vias, de modo a identificar desvios de trfego provenientes de alteraes do sistema virio e estimar taxas de crescimento; No dimensionamento das pesquisas de origem e destino dever ter um posto de pesquisa e cada sentido de trfego, sendo que para cada posto deve-se dispor de pelo menos dois entrevistadores bem treinados, um para veculos de carga e um para carros de passeio. As informaes relativas a nibus sero coletadas junto s empresas e rgos encarregados de sua fiscalizao. - Realizar Pesquisas Domiciliares (e/ou empresas e indstrias, que neste caso poderia ser o Supermercado Extra, o Terminal do Antnio Bezerra, etc.) : para verificar tanto as necessidades de deslocamento como o perfil scio econmico da populao. - Realizar Pesquisas com Motoristas: nos trechos selecionados observa-se uma grande deficincia de sinalizao o que compromete a segurana de pedestres e condutores, alm de causar confuses entre motoristas e forar uma ao infratora. Solicitar informaes complementares de autoridades responsveis com relao infraes de trnsito neste trecho estudado. - Realizar Contagens de Pedestres: nos trechos selecionados, onde a influncia dos pedestres pode contribuir para causar problemas de capacidade e segurana, seus movimentos devem ser registrados, visando uma anlise posterior da necessidade da construo de intersees sinalizadas por semforos, com uma fase especial para pedestres. Solicitar informaes complementares de autoridades locais referente a inspeo do trecho no que diz respeito a acidentes. As contagens de pedestres devero ser realizadas durante as horas de pico do trfego de veculos, como tambm em horas de maior movimento de pedestres, que podem no corresponder ao pico do trfego de veculos, devido a proximidades da escola E.E.F.M. Ceja Prof Eudes Veras, e do Hipermercado Extra, que tem como um dos acessos, a Rua Joaquim Albano.
7

4 Diagnstico da Problemtica
4.1 Situao Desejada Para combater as externalidades negativas dos congestionamentos urbanos, torna-se necessrio promover um diagnstico abrangente das causas deste fenmeno, abordando os principais fatores condicionantes. Aps a caracterizao do problema apresentado no cruzamento das ruas Antnio Gualberto de Sales, Joaquim Albano e Demtrio Menezes com a Av. Cel. Carvalho, tendo como referncia, o Terminal do Antnio Bezerra , foi possvel v a existncia do problema de congestionamento. Busca-se dessa forma, trazer um fluxo, com monitoramento e a otimizao da circulao do trecho virio, com o objetivo de sanar o congestionamento por meio de aumento de capacidade viria, diminuio do tempo de deslocamento, reduo de agentes poluentes, auxiliando no melhoramento de vida da populao em torno da rea. Para isto, vrias alternativas podero ser avaliadas, como a instalao de dispositivos de controle de trfego e segurana, como semforos e passagem de pedestres, melhoria na estrutura da via, conscientizao de condutores e pedestres, atravs de campanhas, e etc.

4.2 Anlise das Relaes de Causa e Efeito Quando um grande nmero de veculos, alm da capacidade das vias, sucessivamente colocada nas ruas, densidade excede o valor crtico e o trfego livre fica instvel, gerando congestionamentos. Atravs do problema ntido que envolve a rea de estudo citada antes acima, apresentamos ramificaes que causam e afetam diretamente o problema daquele cruzamento, apresentados na rvore. Por apresenta-se em uma rea de grande movimento, tanto de veculos, como pedestres, por causa dos meios ali presentes, o fluxo poder ser aumentado gerando um problema com relao a uma pouca capacidade (caixa pequeno) e um grande volume, resultando em congestionamento, que se intensificam na hora de pico. Problemas relacionados h infraestrutura das vias so os mais corriqueiros, pois as vias ali presentes apresentam sentidos e elementos que facilitam a alta densidade de veculos na rea. A falta de conscientizao da populao, para com o trnsito e as pessoas, afetam diretamente no transito, pois ao ocorre acidentes o fluxo se intensifica e comea a surgir congestionamentos, outra vez que a rea no apresenta muitas rotas de fuga.

4.3 Hierarquizao dos Problemas Para solucionar, ou minimizar, o problema devemos solucionar primeiramente a falta de sinalizao vertical, infraestrutura das vias e por fim o fluxo intenso. Ao solucionarmos a falta de sinalizao vertical, teremos um tempo exato para cada entrada e sada de ruas da rea estudada, dando assim uma organizao do tempo de fluxo e facilitando a entrada de veculos nas outras vias. Em relao infraestrutura da via, no se pode fazer muito, pois ela se apresenta no meio de uma zona urbana onde no se pode muito modificar. Mas podemos achar meios, como a faixa exclusiva para nibus, por conta do terminal, tambm podemos fazer campanhas de conscientizao para o uso de rotas alternativas, achando meios que nos ajude a solucionar o problema. Solucionando a falta de sinalizao vertical e a infraestrutura da via o problema de fluxo diminui, facilitando o transito da rea.

5 Concluso
Para a eficincia e a eficcia das aes sobre o trfego urbano dependem da avaliao contnua dos objetivos estabelecidos, por meio de indicadores. Entretanto, cabe destacar que estes indicadores tm carter preliminar, tendo em vista que a definio adequada de escalas e do escopo espao-temporal de clculo ainda deve ser reavaliada conforme s demandas operacionais e s decises estratgicas do rgo competente responsvel pelo setor de vias e transportes.

10

6 Anexo

Figura 1
11

7 Bibliografia
Manual de Estudo de Trfego - Rio de Janeiro, 2006. 384 p. (IPR. Publ., 723). DNIT (Brasil. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Meneses, H. B., Leandro, C. H. P. e (s/ ano). INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SISTEMAS CENTRALIZADOS DE CONTROLE DO TRFEGO URBANO EM TEMPO REAL. Campos, V. B. G. (s/ ano) PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES: CONCEITOS E MODELOS DE ANLISE. Valente, A. M.(2012). Sistemas de transportes Universidade Federal de Santa Catarina Freitas, I. M. (s/ ano). ESTUDOS DE TRFEGO

12

Вам также может понравиться