Вы находитесь на странице: 1из 30

Teoria Poltica

Prof. Me. Luiz Rufino

UNISEB Centro Universitrio

4/42012

Mdulo 2.1 Unidade 9


Teoria poltica reflexes

UNISEB Centro Universitrio

Objetivos de Aprendizagem
Ser capaz de compreender as diferentes abordagens da teoria poltica. Ser capaz de compreender a importncia da teoria na prtica profissional.

evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem naturalmente um animal poltico, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e no porque qualquer circunstncia o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade um ser vil ou superior ao homem [...]. (ARISTTELES, 1997) Com base no texto de Aristteles, comente o conceito de animal poltico.
4

Uma vez que Constituio significa o mesmo que governo, e o governo o poder supremo em uma cidade, e o mando pode estar nas mos de uma nica pessoa, ou de poucas pessoas, ou da maioria, nos casos em que esta nica pessoa, ou as poucas pessoas, ou a maioria governa tendo em vista o bem comum, estas Constituies devem ser forosamente as corretas; ao contrrio,.
5

constituem desvios os casos em que o governo exercido com vistas ao prprio interesse da nica pessoa, ou das poucas pessoas, ou da maioria, pois ou se deve dizer que os cidados no participam do governo da cidade ou necessrio que eles realmente participem. (ARISTTELES, 1997.) Comente qual a finalidade da Constituio em Aristteles
6

Cap.1 No trecho seguinte, extrado da obra do filsofo Plato intitulada A Repblica, o personagem Gluco apresenta o que seria um discurso corrente sobre a justia e a injustia:
Dizem que uma injustia por natureza um bem, e sofr-la, um mal, mas que ser vtima de injustia um mal maior do que o bem que h em comet-la. De maneira que, quando as pessoas praticam ou sofrem injustias umas das outras, e provam de ambas, lhes parece vantajoso [...] chegar a um acordo mtuo,
7

para no cometerem injustias nem serem vtimas delas. Da se originou o estabelecimento de leis e convenes entre elas e a designao de legal e justo para as prescries da lei. Tal seria a gnese e essncia da justia, que se situa a meio caminho entre o maior bem no pagar a pena das injustias e o maior mal ser incapaz de se vingar de uma injustia. [...] Aqui tens, Scrates, qual a natureza da justia, e qual a sua origem, segundo voz corrente (PLATO, 1987).
8

De acordo com a exposio de Gluco, responda s questes a seguir. a) Agir em conformidade com as prescries da lei , segundo a mencionada voz corrente, um bem maior, menor ou igual ao que h em cometer uma injustia impunemente? b) Por que, do ponto de vista da mencionada voz corrente, a justia no pareceria vantajosa?
9

Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela trs espcies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era prpria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sbia, devido a outras disposies e qualidades dessas mesmas espcies. verdade. Logo, meu amigo, entenderemos que o indivduo, que tiver na sua alma estas mesmas espcies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade. (PLATO, 1987)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justia e a poltica em Plato, comente as trs caractersticas que compem um cidado.

10

Cap. 2
evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem naturalmente um animal poltico, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e no porque qualquer circunstncia o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade um ser vil ou superior ao homem [...]. (ARISTTELES, 1997)

Com base no texto de Aristteles, comente o conceito de animal poltico.


11

Uma vez que Constituio significa o mesmo que governo, e o governo o poder supremo em uma cidade, e o mando pode estar nas mos de uma nica pessoa, ou de poucas pessoas, ou da maioria, nos casos em que esta nica pessoa, ou as poucas pessoas, ou a maioria governa tendo em vista o bem comum, estas Constituies devem ser forosamente as corretas; ao contrrio, constituem desvios os casos em que o governo exercido com vistas ao prprio interesse da nica pessoa, ou das poucas pessoas, ou da maioria, pois ou se deve dizer que os cidados no participam do governo da cidade ou necessrio que eles realmente participem. (ARISTTELES, 1997.) Comente qual a finalidade da Constituio em Aristteles.
12

Cap. 3 Agostinho escreve a histria de sua vida aos 43 anos de idade. Nas Confisses, mais que o relato da converso ao cristianismo, apresenta as teses centrais da sua filosofia. Tanto assim que, ao narrar os primeiros anos de vida e a aquisio da linguagem, o autor j faz meno teoria da iluminao divina. Vejamos:
13

No eram pessoas mais velhas que me ensinavam as palavras, com mtodos, como pouco depois o fizeram para as letras. Graas inteligncia que Vs, Senhor, me destes, eu mesmo aprendi, quando procurava exprimir os sentimentos do meu corao por gemidos, gritos e movimentos diversos dos membros, para que obedecessem minha vontade (AGOSTINHO, 1987). Com base na leitura da apostila e nas aulas, comente a iluminao divina em Agostinho.
14

Tampouco inevitvel que, se afirmarmos que Deus exclusivamente ser ou existncia, caiamos no erro daqueles que disseram que Deus aquele ser universal, em virtude do qual todas as coisas existem formalmente. Com efeito, este ser que Deus de tal condio que nada se lhe pode adicionar. [...] Por este motivo afirma-se, no comentrio nona proposio do livro Sobre as Causas, que a individuao da causa primeira, a qual puro ser, ocorre por causa da sua bondade. Assim como o ser comum em seu intelecto no inclui nenhuma adio, da mesma forma no inclui no seu intelecto qualquer preciso de adio, pois, se isto acontecesse, nada poderia ser compreendido como ser, se nele algo pudesse ser acrescentado. (AQUINO, 1988)
15

Toms de Aquino est seguro de que nada se pode acrescentar a Deus. Da nasce a noo de soberania em sua filosofia. Com base em seus conhecimentos, comente de onde emana todo o poder para esse filsofo.

16

Cap. 4 Segundo a viso de Hobbes (1588-1679) minuciosamente descrita anteriormente, caracterize o conceito de estado de natureza. Leia e comente o texto a seguir.
evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condio que chamada de guerra; e essa guerra uma guerra de cada homem contra cada outro homem. (BOBBIO,1991)
17

Cap. 5 Leia a frase a seguir e faa o que se pede. Se todos os homens so, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ningum pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder poltico de outro sem o seu prprio consentimento. A nica maneira pela qual algum se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitaes da sociedade civil atravs do acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortvel, segura e pacfica uns com os outros, desfrutando com segurana de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que no so daquela comunidade. (LOCKE, 1994)
18

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato social em Locke, comente a frase apresentada.

19

Leia a frase a seguir e faa o que se pede.


A maneira nica em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia liberdade natural e se reveste dos laos da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem em segurana, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteo contra quem quer que no faa parte dela. Qualquer nmero de homens pode faz-lo, porque no prejudica a liberdade dos demais; ficam como estavam no estado de natureza. (LOCKE, 1994)

Explicite, conforme o pensamento de Locke, a concepo do contrato social e a concepo de poder que dele resulta.

20

Cap. 6 De acordo com o filsofo francs Jean-Jacques Rousseau, o contrato social estabelece entre os cidados uma tal igualdade que eles se comprometem nas mesmas condies e devem gozar dos mesmos direitos. [...] sua situao [dos indivduos], por efeito desse contrato, se torna realmente prefervel que antes existia, e em vez de uma alienao, no fizeram seno uma troca vantajosa de um modo de vida incerto e precrio por um outro melhor e mais seguro, da independncia natural pela liberdade, do poder de prejudicar a outrem pela segurana prpria, e de sua fora, que outras podiam dominar, por um direito que a unio social torna invencvel. (ROUSSEAU, 1978)

21

Considerando as trocas a que se refere o trecho acima: a) Identifique, com base no texto, dois elementos que so substitudos e dois que so conquistados pelos indivduos que se comprometem com o contrato social. b) Discuta em que medida essa substituio pode ser considerada vantajosa.
22

Cap. 7 Sociedade regulada, resulta assim da ampliao da sociedade civil e, portanto, do momento da hegemonia, at eliminar todo o espao ocupado pela sociedade poltica. (BOBBIO, 1995) Com base na leitura do texto, comente o conceito de hegemonia em Gramsci.
O moderno prncipe, o mito-prncipe, no pode ser uma pessoa real, um indivduo concreto; s pode ser um organismo; um elemento complexo da sociedade no qual j se tenha iniciado a concretizao de uma vontade coletiva reconhecida e fundamentada parcialmente na ao. Este organismo j determinado pelo
23

desenvolvimento histrico, o partido poltico: a primeira clula na qual se aglomeram germes de vontade coletiva que tendem a ser tornar universais e totais. (1995)

Com base na leitura do captulo 7 e na memria acerca de Maquiavel escreva o que Gramsci entende como Prncipe Moderno.

24

Cap. 8
(PUCPR 2010) Em sua obra Vigiar e Punir, Michel Foucault trata do poder disciplinar, ao escrever: A disciplina no pode se identificar com uma instituio nem com um aparelho; ela um tipo de poder, uma modalidade para exerc-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de tcnicas, de procedimentos, de nveis de aplicao, de alvos; ela uma fsica ou uma anatomia do poder, uma tecnologia. E pode ficar a cargo seja de instituies especializadas (as penitencirias, ou as casas de correo do sculo XIX), seja de instituies que dela se servem
25

como instrumento essencial para um fim determinado (as casas de educao, os hospitais), seja de instncias preexistentes que nela encontram maneira de reforar ou de reorganizar seus mecanismos internos de poder [...]

26

[...] (um dia se precisar mostrar como as relaes intrafamiliares, essencialmente na clula paisfilhos, se disciplinaram, absorvendo desde a era clssica esquemas externos, escolares, militares, depois mdicos, psiquitricos, psicolgicos, que fizeram da famlia o local de surgimento privilegiado para a questo disciplinar do normal e do anormal), seja de aparelhos que fizeram da disciplina seu princpio de funcionamento interior (disciplinao do aparelho administrativo a partir da poca napolenica), seja enfim de aparelhos estatais que tm por funo no exclusiva, mas principalmente, fazer reinar a disciplina na escala de uma sociedade (a polcia). (Vigiar e Punir, Terceira parte, Disciplina, p. 176-177).
27

Sobre essa passagem, seria correto afirmar que: I. Para Foucault o poder disciplinar restrito apenas s prises, como instituies centrais de controle dos delitos. II. Para o autor, o modelo das casas de correo e das penitencirias do sculo XIX foi ampliado a outros nveis e relaes sociais, de maneira a fundar aquilo que ele chama de sociedade disciplinar. III. Para o autor, a disciplina no nada mais do que um sistema de punio reduzido ao mbito das penitencirias e casas de correo.
28

IV. A sociedade disciplinar est ligada ao exerccio de um poder disciplinar que saiu do mbito corretivo e punitivo das penitencirias e atingiu a sociedade como um todo, fazendo com que o poder no seja reconhecido mais do ponto de vista de uma instituio, mas de um conjunto de procedimentos que marcam todas as relaes sociais.

29

a) Apenas as assertivas II e IV esto corretas. b) Apenas as assertivas I e II esto corretas. c) Apenas a assertiva III est correta. d) Todas as assertivas esto corretas. e) Apenas a assertiva IV est correta.

30

Вам также может понравиться