Вы находитесь на странице: 1из 6

13/09/13

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1

HOME

CATEGORIAS

DIVULGUE

ANUNCIE

EQUIPE

SOBRE

NEWSLETTER

CONTATO

Embalagem, identidade visual, cartes de visita, smartphones, notebooks, posters.

NEWSLETTER
Assine e tenha acesso a contedo exclusivo por e-mail, como freebies e novidades. Fique tranquilo, voc estar livre de spams. Nome * Email *

Quero assinar! :)

GALERIA DO PROJETO 8

Como criar sua prpria Fonte Parte 1


August 15, 2013 Pronto para descobrir um passo-a-passo em 10 dicas fundamentais para criar sua fonte? Tipografia, para muitos designers, no somente uma ferramenta muito til de trabalho, mas, tambm, uma paixo. Tal paixo impulsionou alguns profissionais a se aventurar na tentativa de criar seus prprios tipos e fontes. O processo de criao, como qualquer outro, bastante peculiar, mas alguns passos podem ser importantes para definir o seu prprio processo. Abaixo voc confere algumas dicas para dar o pontap inicial e extrair o melhor resultado dessa experincia!

01. Comece com um briefing


Projetar uma fonte pode ser uma longa jornada, por isso prudente ter uma viso clara de sua finalidade. Voc pode comear com algo puramente auto expressivo. No entanto, a prtica usual a de criar um tipo em resposta a um briefing.

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

1/6

13/09/13

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1

Desenvolver o seu prprio briefing exigir pesquisa e reflexo. preciso considerar se um projeto especfico ou apenas para uso pessoal? Existe um problema que voc pode resolver? Como pode o seu tipo de letra se encaixam em uma paisagem ao lado de projetos semelhantes? O que o torna nico? Muitas fontes foram criadas, por exemplo, especificamente para textos acadmicos, para proporcionar melhores sistemas de nmero para documentos de engenharia ou como um one-off para o lettering pblico. Somente quando voc sabe o que o seu tipo de letra vai realmente ser usado para voc pode realmente comear a fazer o design.

02. Escolhas fundamentais


H um nmero de opes iniciais que voc precisa considerar. Ser que vai ser serif ou sans serif? Ser que vai ser baseado numa letra de mo ou ser mais geomtrica? Ser que o seu projeto ser confortvel em tamanhos pequenos e adequados para documentos longos, ou vai ser um cara de exibio com um estilo imaginativo, que funciona melhor um tamanho maior?

LTIMOS POSTS
5 Embalagens Conceituais incrveis

03. Armadilhas iniciais


Duas armadilhas iniciais a serem evitadas:

Tatuagens de Designers Um baralho inspirado na Arte de rua Projeto 8 Os Escolhidos de Agosto

Voc pode optar por iniciar digitalizando sua prpria letra, o que pode ser uma prtica til. No entanto, porque a letra to individual, sem muito refinamento sua fonte poder ser restrita a uso pessoal. No baseie seu projeto em contornos de um tipo de letra existente. Helvetica com asas no vai produzir uma fonte melhor ou ajud-lo a desenvolver suas habilidades como type designer.

5 exemplos de animao usando CSS3

LINKS
Fazer um Site

04. Use as mos


POSTS POPULARES
5 Embalagens Conceituais incrveis
view(s) per day 741.00

Tatuagens de Designers

677.00 view(s) per day

15 Cartes de Visitas em formato quadrado 210.88 view(s) per day A Nova Tendncia do Flat Design. O que? Por que? 209.46 view(s) per day Um bom jeito de criar sua Paleta de Cores
205.30 view(s) per day

Fonte: Google Tente criar formas graciosas em papel para os primeiros caracteres antes de refin-los digitalmente. Outros caracteres podem ser construdos na tela, combinando caractersticas chave, tais como terminaes e larguras.

15 melhores Apps para iPhone que voc tem que ter! 198.54 view(s) per day 7 Apps para Fotografia super bacanas
187.85 view(s) per day

05. Por quais caracteres comear?


Projetar determinados caracteres primeiro pode ajudar a definir o estilo do seu tipo e pode ser usado para trazer harmonia aos demais. Para tanto so utilizados os caracteres de controle, no caso de letras minscula estes seriam o N e O, e no maisculo, so usadas H e O.

10 actions prontas pra dar efeitos em suas Fotos


186.67 view(s) per day

ANNCIOS

06. Indo para o computador


A maioria dos softwares requer um desenho bem definido para trabalhar com eficcia, ento quando voc estiver satisfeito com o caracter esboado, tente delinea-lo com uma caneta de ponta fina e em seguida, preencha a forma.

07. Escolhendo o software


Muitos designers utilizam o Adobe Illustrator para comear a criar seus tipos, porm esta no a ferramente mais adequada para a criao de uma fonte. Voc vai se beneficiar se trabalhar em um ambiente que faz voc pensar sobre o espaamento de letras e criao de palavra.

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

2/6

13/09/13

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1

O padro da indstria atual parece ser FontLab Studio (Mac e Windows), mas novos softwares, como Glyphs e Robofont esto ganhando mais fora com type designers. Os programas no so baratos, mas Glyphs tem uma verso mini na Mac App Store, com algumas funcionalidades removidas, mas que no far falta aos novatos. Ambos tambm oferecem uma verso trial de 30 dias. A outra vantagem destes pacotes que voc pode exportar o seu trabalho em andamento como uma fonte.

POST MAIS VISTOS

15 melhores Apps para iPhone que voc tem que ter! 122,298 view(s) Glyphs Mini.

08. Utilizando o software


Como acontece com qualquer software, preciso um pouco de tempo para se familiarizar com o que voc escolheu para trabalhar. Verifique qual interface boa e se h vdeos on-line que possam ajud-lo neste processo.

09. Modo de exibio de texto


Aps ter desenhado algumas letras, voc pode comear a digitar palavras usando o modo de exibio de texto, caso tenha escolhido utilizar o programa Glyphs. Est uma das grandes vantagens deste software: possvel editar suas formas no modo de exibio de texto para comear a harmonizar os caracteres juntos em palavras. Voc pode ento comear a fazer ajustes no espaamento entre letras, assim como refinar as propores globais, como o altura e largura do seu tipo. 8 Sites para Fazer seu Portflio Online
69,120 view(s)

Dicas de como fazer um Folder 63,682 view(s)

10. Olhando para as palavras


Depois de criar alguns caracteres, voc pode inseri-los no Adhesion Text, uma ferramenta online que usa um dicionrio simples para te mostrar as palavras que voc pode fazer.

J CURTIU?
Des1gn'ON
Like You like this.

You and 13,579 others like Des1gn'ON.

F acebook social plugin

Crie um documento no InDesign simples, com alguns quadros de texto e cole estas palavras. Defina cada quadro de texto para um tamanho de fonte diferente para comparao (os tamanhos vo depender de qual ser a finalidade do seu tipo). Por fim, exporte o seu tipo e selecione-o no seu documento para v-lo em ao.

ANNCIOS

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

3/6

13/09/13
isso pessoal, espero que tenha ajudado?

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1

Veja aqui na segunda parte mais 8 dicas para finalizar o seu projeto! No perca! ;) Imagem de capa hand drawing on concrete wall de Shutterstock. Curtiu? D RT e compartilhe! Pode tamb m nos seguir em nossa fanpage, twitter ou pinterest.
Tw eet 21 Like 84

Roberta Cadenas
Curiosa por natureza, designer por opo, acredito que o conhecimento s vlido quando compartilhado! More Posts

NOSSOS PARCEIROS

Deixe seu comentrio!


4

Add a comment...

Post to Facebook Dudu Ardoneto timo post! Reply Follow So Paulo

Posting as Omero Abreu (Not you?)

Comment

1 Like Follow Post August 22 at 5:22am Follow Top Commenter Designer grfico at Jammal Designers

Pedro Bresciani Reply

Recomendo aos Designers! 1 Like Follow Post August 15 at 1:27pm

Z Amorim Escola EB2.3 Martim de Freitas Muito bom Reply Like Follow Post September 7 at 2:07pm Leonardo d'Lucena Follow Top Commenter CTCD

Legal, era justamente o q buscava. estava pensando em criar uma s por diverso.. Reply Like Follow Post August 15 at 7:40pm
F acebook social plugin

Comments: 4 Posted by: Roberta Cadenas Categories: Contedo, Sketchs , Tipografia Tags: briefing, como, criao, criar, Dicas , fonte, prpria, Tipos

4 COMMENTS

Robson Godoy
August 15, 2013 at 1:37 pm Reply Uma dica interessante para quem est fazendo uma fonte para impressos e sempre ter verses impressas das letras. A tela, mesmo aquelas com boas resolues, nunca oferecem a mesma qualidade do papel. Quando for imprimir, tambm interessante ter definido para que tipo de impresso e suporte a fonte de destina (jornal e couch exigem tipografias bem diferentes) timo texto, parabns!

Gutierri Barboza
August 15, 2013 at 2:07 pm Reply Por incrivel que parece, o linux tem um software muito bom que faz tudo isso, fora que ele ainda deixa voc editar fontes j existentes independente do formato. Vou

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

4/6

13/09/13

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1


pegar o nome do software e posto aqui em breve

Maicom
August 22, 2013 at 12:02 am Reply Parabns pela matria, bem detalhada.

TRACKBACKS FOR THIS POST

1. Como criar sua prpria Fonte - Parte 2

LEAVE A COMMENT

Name * Email * Website

Submit Comment

7 Redesigns de Embalagem

Freebies #20 Fontes Modernas e Sans Serif

PROCURE:

PRMIOS

LTIMOS COMENTRIOS CONTATO


Quer entrar em contato? Mande um email para: contato@des1gnon.com Blog | BrunoEsposito on Google inserido em redesign da marca Motorola natalia stucki on 8 Sites para Fazer seu Portflio Online natalia on 8 Sites para Fazer seu Portflio Online Agata Yamashiro on Projeto 8 Os

NUVEM DE TAGS
App art

Escolhidos de Agosto

Arte branding Carto Cor cores

criatividade criativo desenho

Design Designer Dicas download


Fontes Foto fotografia free Freebies identidade

Embalagem Evento Folder Folders font fonte

Logo logotipo marca Papel portflio Poster


projeto Publicidade Retro site Sorteio Tipo

ilustrao inspirao

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

5/6

13/09/13

Como criar sua prpria Fonte - Parte 1

Tipografia Vetor video web cones

COPYRIGHT 2013. | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DIREITOS AUTORAIS

www.des1gnon.com/2013/08/como-criar-sua-propria-fonte-parte-1/

6/6

Вам также может понравиться