Вы находитесь на странице: 1из 14

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4.

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

AULA DE REVISO

1 A metodologia e o mundo acadmico


Seja muito bem-vindo(a) nossa primeira aula de reviso caro(a) discente. No incio de nossos estudos, vimos que o conhecimento a capacidade humana que nos permite compreender a realidade, em suas diversas formas. Vimos que o ato de conhecer uma das mais importantes experincias do ser humano e que, ao longo da sua existncia, homens e mulheres foram construindo o seu saber para interagir com a natureza e criar as condies tecnolgicas para superar os inmeros desafios que a vida lhes impunha cotidianamente. Desse modo, nesta AULA DE REVISO, vamos trilhar um caminho resumido dos temas que tratamos nas aulas 1, 2, 3 e 4. Vamos fazer um looping, ou seja, vamos dar um giro sobre estes assuntos para que possamos reforar conceitos, definies e tipologias da cincia, notadamente da Metodologia, como uma cincia ou disciplina que estuda o conhecimento cientfico. Vamos dar inicia a nossa reviso! Muito bem, vamos comear pela definio de CONHECER e, depois, passaremos para os tipos de conhecimento! CONHECER pode significar saber, compreender, ler ou ver, sentir, avaliar, reconhecer, considerar, analisar, praticar ou dominar.
Fonte: http://www.wfsj.org/course/pt/L5/L5P01.html

1.1 Os tipos de conhecimento e sua relao com a cincia


Conhecimento popular
Valorativo Reflexivo Assistemtico Verificvel Falvel Inexato

Conhecimento religioso
Valorativo Inspiracional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato

Conhecimento filosfico
Valorativo Racional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato

Conhecimento cientfico
Real(factual) Contingente Sistemtico Verificvel Falvel Aproximadamente exato

Fonte: https://www.google.com.br/#bav=on.2,or.r_qf.&fp=31b70d74241336ff&q=tipos+de+conhecimento (imagens)

1.2 Como adquirir o conhecimento


Interagir com a realidade exige de ns, seres humanos, uma srie de habilidades e competncias que vem de nossa condio biolgica e intelectual. Ento, para adquirir o conhecimento usamos nossas aptides objetivas (biolgicas) e subjetivas (intelectuais), assim organizadas:

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

Experincia pessoal + realidade


Sensao, percepo, imaginrio, memria, linguagem, intuio

Pesquisa + realidade
Cincia

1.3 Conceito de cincia:


CINCIA, de acordo com TRUJILLO (1974, p. 8 apud LAKATOS, 2003, p. 80) :

...todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao.
Pois , pessoal, todos ns que estamos inseridos no mundo acadmico, no ensino superior, somos os estudiosos, pesquisadores, produtores e disseminadores do conhecimento cientfico. Cada vez que optamos por um curso de nvel superior, escolhemos conhecer o mundo atravs do conhecimento cientfico que exige de ns SISTEMATIZAO, ORGANIZAO, RIGOR, OBJETIVIDADE, CIENTIFICIDADE; e tais condies de produo do conhecimento somente encontramos nos pressupostos e procedimentos da disciplina de:

METODOLOGIA CIENTFICA!!!

2 Conceitos de metodologia cientfica


Podemos, assim, afirmar que a Metodologia Cientfica :

Um conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizado para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica, atravs do mtodo (RICHARDSON, 1999, p. 22).

Do ponto de vista semntico, ou do seu significado, podemos conceber a METODOLOGIA nestes termos:

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

MTODO (que deriva do grego mthodos que significa caminho ou maneira de chegar a determinado fim ou objetivo)

Estudo dos procedimentos e regras utilizadas por um determinado mtodo

LOGIA (estudo, conhecimento) = Estudo do mtodo.

SIMPLES ASSIM! A METODOLOGIA CIENTFICA A DISCIPLINA QUE ESTUDA OS MTODOS CIENTFICOS E SE COMPE DE UMA SRIE DE PROCEDIMENTOS E REGRAS ATRAVS DOS QUAIS PRODUZIMOS O CONHECIMENTO CIENTFICO, OU SEJA, A CINCIA. (RICHARDSON et al., 1999, p. 22)

2. 1 Conceitos de mtodo cientfico:

Mas o que o mtodo cientfico?


De acordo com LAKATOS e MARCONI (apud RICHARDSON, 1999, p.21-22), MTODO pode ser definido de vrias formas: Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... (Hesenberg, 1976:II-115); Forma de proceder ao longo de um caminho. Na cincia os mtodos constituem os instrumentos bsicos que ordenam de incio o pensamento em sistemas, traam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcanar um objetivo (Trujillo, 1974:24) Um procedimento regular, explcito e passvel de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual (Bunge, 1980:19) A caracterstica distintiva do mtodo a de ajudar a compreender, no sentido mais amplo, no os resultados da investigao cientfica, mas o prprio processo de investigao (Kaplan In: Grawitz, 1975: I-18).

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

2.2 Tipologias do mtodo


MTODOS DE ABORDAGEM: so os mtodos que proporcionam a base lgica da pesquisa em seu carter mais geral. Norteiam e caracterizam seus procedimentos gerais. (GIL, 2007, p. 27). Ex.: Mtodo dedutivo, indutivo, dialtico, hipottico-dedutivo e fenomenolgico.

Mtodo
INDUTIVO (empirismo)

Quem
Francis Bacon sc. XVII

Premissas
Observncia dos fenmenos atravs da experincia do particular para o geral. Explicao dos fenmenos por sua generalidade, atravs da razo do geral para o particular. As explicaes sobre os fenmenos no so verdades absolutas. Precisa-se, sempre, de novas hipteses. Os fenmenos so dinmicos e resultam dos movimentos histricos e suas contradies. A realidade no nica. Os fenmenos mudam. Suas interpretaes tambm. O SUJEITO o produtor do conhecimento e interpreta a experincia como um fenmeno.

Antnio, Paulo e Joo so mortais (1). Antnio, Paulo e Joo so homens (2). Logo, todos os homens so mortais. Todo homem mortal (1) Pedro homem (2) Logo, Pedro mortal. At recentemente, a AIDS e alguns tipos de cnceres eram tidos como incurveis. A cincia est, a todo o momento, criando novas condies de tratamento, refutando hipteses anteriores. O surgimento do capitalismo resultou da superao das contradies do feudalismo/ mercantilismo.

Exemplo

DEDUTIVO (racionalismo)

Ren Descartes Sc. XVII

HIPOTTICODEDUTIVO

Karl Popper Sc. XX

DIALTICO (histrico-social)

G.F. Hegel e Karl Marx Sc. XIX

FENOMENOLGICO (experincia fenomenolgica)

Edmund Husserl Sc. XX

Fonte: adaptao de RICHARDSON, 1999, e GIL, 2007.

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

Agora, relembrar a relao dos mtodos com as cincias:


MTODO Indutivo Dedutivo Dialtico Fenomenolgico Hipottico-dedutivo CINCIAS Cincias naturais e sociais aplicadas Cincias exatas Cincias humanas e sociais Cincias humanas e sociais Cincias naturais

Fonte: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_de_abordagem_e_de_procedimento.pdf (adaptao)

MTODOS DE PROCEDIMENTOS: so os mtodos que vo constituir os meios tcnicos que comporo as etapas e fases da pesquisa. (GIL, 2007, p. 33-35). Alguns exemplos de mtodos de procedimentos: Consiste em submeter o objeto de estudo a experimentos e condies controladas. As cincias naturais se utilizam muito deste mtodo. Consiste em obervar e descrever um determinado objeto de estudo. As cincias sociais faz uso deste mtodo. Consiste na observncia e na comparao de classes, fenmenos ou fatos em busca de padres de comportamento ou classificao. Tambm muito utilizado nas cincias sociais. Utilizado na aplicao de teorias estatsticas da probabilidade.

Mtodo experimental

Mtodo observacional

Mtodo comparativo Mtodo estatstico

Fonte: GIL, 2007, p. 33-35 (adaptao)

2.3 Etapas do mtodo:


1. Observao: obervar o fenmeno ou o objeto de estudo. 2. Formulao do problema: proposio de um problema relativo ao fenmeno ou objeto de estudo. 3. Fundamentao terica: buscar a fundamentao terica, em livros e outras fontes, sobre o fenmeno ou objeto de estudo. 4. Indicao de hipteses: Sugerir repostas provisrias para o problema. 5. Coleta de dado: Coletar dados sobre o fenmeno ou objeto de estudo. 6. Anlise da resposta: Anlise geral sobre a pesquisa que nos trar as respostas verificveis sobre o fenmeno ou objeto de estudo.

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

3 Procedimentos didticos: atividades e experincias de aprendizagem


3.1 Conceito de aprendizagem:
A propsito, APRENDIZAGEM : Aprendizagem um processo de mudana de comportamento obtido atravs da experincia construda por fatores emocionais, neurolgicos, relacionais e ambientais. Aprender o resultado da interao entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova nfase educacional, centrada na aprendizagem, o(a) professor(a) co-autor do processo de aprendizagem dos(as) alunos(as). Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento construdo e reconstrudo continuamente.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm

3.2 Conceitos de procedimentos didticos


Formas de interao que se processam entre o(a) aluno(a), seu meio ambiente (sala de aula e laboratrio, por exemplo) e o(a) professor(a); Os procedimentos didticos ou de ensino e aprendizagem um processo dinmico que exige do(a) aluno(a) algum tipo de atividade para se realizar.

3.3 Tipos de procedimentos didticos


Construiremos, ento, aqui, uma espcie de tipologia dos procedimentos didticos, explicando suas atividades, objetivos e operacionalizao: 1. 2. 3. 4. 5. Leitura: anlise de texto, seminrio Pesquisa bibliogrfica Publicaes cientficas Projeto e relatrio de pesquisa Trabalhos cientficos Atividades Busca e assimilao, reteno, crtica, comparao, verificao e integrao de conhecimento. Objetivos 1. Meio eficaz de aprofundamento dos estudos. 2. Aquisio de conhecimento e cultura em geral. Operacionalizao Identificao do ttulo, da data da publicao, da ficha catalogrfica, do ndice e da bibliografia; Sublinhar e/ou resumir.

Tipos

1. Leitura (ato de ler)

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4 Selecionar o texto; Ler com profunda ateno; Assinalar os aspectos principais e secundrios; Agrup-los em semelhanas, diferenas ou em ordem de importncia; Interpretar e registrar as ideias ou os fenmenos atravs da concluso. Utilizao de recursos didticos: slides, datashow, textos, etc.; Utilizao de plano/ roteiro; Apresentao do tema, Introduo, contedo e concluso e bibliografia, participantes do grupo e data; Exposio oral atravs de recursos impressos, imagticos (Imagens) e audiovisuais. Escolha do tema; Elaborao do plano de pesquisa; Identificao do tema; Localizao das fontes (livros, revistas, etc.); Fichamento (anotao das informaes mais importantes central e secundrias); Anlise e interpretao da bibliografia; Redao da pesquisa (fichas).

1.1 Leitura (anlise de texto)

Estuda o texto dividindo-o ou decompondo-o em partes para analislas e interpret-las e estabelecer as relaes entre elas.

1. Definir as ideias mais importantes e as secundrias. 2. Interpretar as relaes entre as partes. 3. Chegar concluso da anlise atravs da identificao dos elementos gerais.

1.2 Leitura (Seminrio)

Tcnica de estudo que inclui pesquisa, discusso e apresentao sobre o tema ou objeto de estudo.

1. Pesquisar sobre o tema ou objeto de estudo. 2. Desenvolver senso de organizao, objetividade e capacidade de apresentao e exposio. 3. Utilizar instrumentos lgicos e visuais para a apresentao do seminrio. 1. Colocar o pesquisador(a) em contato direto com tudo que foi produzido e escrito sobre determinado assunto, tema ou objeto de estudo. 2. Permitir o estudo do tema a partir de teorias, conceitos e definies bibliogrficas e de outras fontes confiveis.

3. Pesquisa bibliogrfica

Levantamento de dados, fatos, relaes ou leis atravs de procedimento reflexivo e sistemtico, atravs de livros, revistas e peridicos sobre um tema ou objeto de estudo.

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

1. Publicaes cientficas

Apresentao dos resultados da pesquisa, atravs de congressos, simpsios, encontros, etc.

1. Comunicar os resultados de pesquisas e estudos cientficos.

Artigos cientficos; Informe cientfico; Resenha crtica, etc. Elaborao do projeto: capa, contracapa, introduo, objetivos, justificativa, objeto, metodologia, fundamentao terica, cronograma, oramento, bibliografia/ referncias; Apresentao; Estrutura textual e grfica(partes dos trabalhos) Parte pr-textual: 1. Folha de rosto; 2. Ficha catalogrfica; 3. Pgina de aprovao (opcional); 4. Dedicatria (opcional); 5. Sinopse/resumo); 6. Agradecimentos; 7. Relao de quadros e tabelas; 8. Sumrio. Parte textual (corpo do trabalho): 1. Introduo; 2. Desenvolvimento; 3. Concluses, recomendaes e/ou sugestes; Parte ps-textual: 1. Apndices ou anexos; 2. Glossrio (opcional); 3. Bibliografia.

2. Projeto e relatrio de pesquisa

Processo que define a elaborao, execuo e apresentao da pesquisa.

1. Apresentar e descrever as etapas da pesquisa.

3. Trabalhos cientficos

Apresentao grfica e textual (redao) dos trabalhos cientficos.

2. Definir atravs de normatizao (ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas) as condies grficas e textuais de apresentao dos trabalhos cientficos (monografias, dissertaes e teses).

Fonte: Adaptao de LAKATOS e MARCONI, 2008.

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

3.4 Os procedimentos didticos e as novas tecnologias


AUDIOVISUAIS: Documentrios ou didticos nos quais so utilizados elementos visuais (imagens fixas ou em movimento) e elementos auditivos (palavra, msica e/ ou efeitos sonoros); quadro, mapas e desenhos (eletrnicos, virtuais ou digitais); projetor (datashow), retroprojetor; vdeos. CDs e DVDs. DIGITAIS: internet. IMPRESSOS: revistas, jornais, catlogos, etc.

4 A pesquisa e seus fundamentos


4.1 Conceitos de pesquisa
Para GIL (2007, p. 42): Pode-se definir pesquisa como o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. Para DEMO (1988, p. 23), em uma definio bem simples, a pesquisa : a atividade cientfica pela qual descobrimos a realidade. Para SPINK & MENEGON, (2000, p. 74) a pesquisa uma prtica social que envolve reflexo e criticidade e que se transformou em uma produo humana coletiva. J para CHIZZOTTI (1998, p. 11) a pesquisa visa transformar o mundo, criar objetos e concepes, encontrar explicaes e avanar previses, trabalhar a natureza e elaborar as suas aes e ideias, so fins subjacentes a todo esforo de pesquisa. E, finalmente, para MINAYO (1993, p. 23), a pesquisa atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade. uma atitude e uma prtica terica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. uma atividade de aproximao sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinao particular entre teoria e dados.

4.2 Os elementos que compem a pesquisa


Ento, em nossa jornada rumo PESQUISA, vimos tambm que se faz necessrio, neste percurso saber quais os elementos que a compem, no ? Vimos que toda pesquisa exige dois elementos: o sujeito e o fenmeno. Vamos prestar a ateno no prximo grfico:

Metodologia da Cincia | EAD

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

4.3 Finalidades da pesquisa


Quanto finalidade ou natureza, a pesquisa pode ser classificada como: v PESQUISA PURA OU BSICA: busca a origem dos fenmenos, construindo teorias e leis. v PESQUISA APLICADA: busca a aplicao imediata dos conhecimentos por ela gerados, como a cura de doenas, produo de tecnologias. v

4.4 Tipos de pesquisa


4.4.1 QUANTO ABORDAGEM OU NATUREZA (qual a natureza ou como podemos abordar nosso objeto de estudo ou fenmeno?).

Metodologia da Cincia | EAD

10

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

4.4.2 Quanto ao objetivo


Exploratria Descoberta de ideias e dados sobre o problema. Descritiva Descreve caractersticas de certos grupos. Explicativas Determina relaes de causa e efeito, explicando a razo dos fenmenos. Manipulao de variveis independentes e dependentes, controle de variveis indiretas. Experimentos, (testes em laboratrios, testes de mercado).

Objetivos

Caractersticas

Flexvel e verstil, em geral o incio da pesquisa. Coleta de dados primrios e secundrios, pesquisapiloto, pesquisa qualitativa.

Estudo pr-planejado e estruturado, amostras grandes e representativas. Coleta de dados secundrios, levantamentos, painis, observaes.

Mtodos

4.4.3 Quanto ao local/ambiente


PESQUISA DE CAMPO: o(a) pesquisador(a) vai ao lugar ou espao desenvolver sua pesquisa (Ex.: pesquisa sociais). PESQUISA DE LABORATRIO: o pesquisador desenvolve sua pesquisa em laboratrio (Ex.: pesquisas experimentais).

4.4.4 Quanto aos procedimentos


Tipos de Pesquisa considerando os Procedimentos Utilizados Kelinger (1980) Histrica Metodolgica Experimental Quaseexperimental Cervo&Bervian (1983) Bibliogrfica Descritiva Experimental Gil (1991) Thomas e Nelson (1996)

Bibliogrfica documental Descritiva Levantamento Experimental Estudo de caso Ex-post-facto(fato passado) Pesquisa-ao Pesquisa-participante Experimental Qualitativa Quase-experimental

Fonte: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/tipos_de_pesquisa.pdf

Metodologia da Cincia | EAD

11

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

4.4.5 Mas quem so mesmo os pesquisadores?

Pesquisadores de campo: so os pesquisadores que vo at o local onde suas pesquisas sero desenvolvidas. Pesquisa de laboratrio: so pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas em laboratrios.

4.4.6 Os agentes da pesquisa so:


1. Pesquisador ou Investigador Principal e equipe (aqui, so os estudantes/orientandos e orientandas). 2. Paciente ou objetos de estudos. 3. Patrocinador. 4. Autoridades Regulatrias.

4.4.7 E onde esto os pesquisadores?


De acordo com dados jornalsticos e da imprensa, os pesquisadores(as) esto fundamentalmente nas universidades, nos centros universitrios, nos centros de pesquisas e nas empresas privadas (Laboratrios farmacuticos, por exemplo) Ufa! Bem, chegamos ao final de nossa AULA DE REVISO que nos ser muito til, no somente para reforamos a aprendizagem desses assuntos, mas, tambm, para nos preparar para as nossas avaliaes. Lembrem-se, nossa profissionalizao est totalmente ligada ao campo cientfico. Portanto, a metodologia cientfica faz parte de nossa vida cotidiana! Cada vez que estamos nos encaminhando para nossa faculdade ou universidade, estamos indo ao encontro, tambm, da Metodologia Cientfica! Bons estudos, boa reviso e at a prxima aula!

Metodologia da Cincia | EAD

12

Reviso - Aulas 1, 2, 3 e 4

Referncias:
CHIZZOTTI, Antnio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1998. DEMO, Pedro. Cincia, ideologia e poder: uma stira s cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1988. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 2007. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2003. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfica: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. So Paulo: Atlas, 2008. MINAYO, Maria C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 6 ed. Petrpolis : Vozes, 1996. RICHARDSON, Roberto (et al.). Pesquisa social: mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 1999. SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff. A pesquisa como prtica discursiva: superando os horrores metodolgicos. In. SPINK, Mary Jane (org). Prticas discursivas e produo de sentidos no cotidiano: aproximaes tericas e metodolgicas. 2. ed. SoPaulo: Cortez, 2000. p. 63-92.

LINKS:
Disponvel em https://www.google.com.br/search?q=infogr%C3%A1ficos+sobre+o+desenvolvimento+do+conhe cimento+humano&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=054DUumHA5Ow8QS63oHYDw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw= 1024&bih=442#bav=on.2,or.r_qf.&fp=32cf92c896dc3cb6&q=botswana-africa+a+hist%C3%B3ria+da+inven%C3%A 7%C3%A3o+do+fogo&sa=1&tbm=isch&imgdii=_. Acessado em 08 ago 2013. Disponvel em http://www.infoescola.com/filosofia/tipos-de-conhecimento/. Acessado em 08 ago 2013. Disponvel em https://www.google.com.br/#bav=on.2,or.r_qf.&fp=31b70d74241336ff&q=tipos+de+conhecimento imagens. Acessado em 08 ago 2013.
www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acessado em 24 ago. 2013. http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_e_tecnicas_de_pesquisa.pdf. Acessado em 24 ago. 2013. http://programapibicjr2010.blogspot.com.br/2011/04/diferenca-entre-pesquisa-qualitativa-e.html. Acessado em 24 ago. 2013. 2013.

http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/tipos_de_pesquisa.pdf. Acessado em 24 ago.

Metodologia da Cincia | EAD

13

Вам также может понравиться