Вы находитесь на странице: 1из 66

CENTRO UNIVERSITRIO FUNDAO SANTO ANDR PS-GRADUAO LATO SENSU EDUCAO MATEMTICA APARECIDA ALVES TEIXEIRA

UMA INVESTIGAO SOBRE A FORMAO INICIAL E A PRTICA PEDAGGICA DE PROFESSORES DE MATEMTICA QUE ATUAM NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SO BERNARDO DO CAMPO - SP

SANTO ANDR 2012

Teixeira, Aparecida Alves Uma Investigao Sobre a Formao Inicial e a Prtica Pedaggica de Professores de Matemtica que Atuam na Educao de Jovens e Adultos na Rede de Ensino Municipal de So Bernardo do Campo SP / Aparecida Alves Teixeira Santo Andr, 2012. 63 f.

Monografia Centro Universitrio Fundao Santo Andr.Ps graduao. Educao Matemtica. Orientador: Prof. Dr. Alcio Damico

APARECIDA ALVES TEIXEIRA

UMA INVESTIGAO SOBRE A FORMAO INICIAL E A PRTICA PEDAGGICA DE PROFESSORES DE MATEMTICA QUE ATUAM NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SO BERNARDO DO CAMPO - SP

Monografia apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica Centro Universitrio Fundao Santo Andr como exigncia parcial para obteno do ttulo de Especialista em Educao Matemtica. Orientador: Professor Dr. Alcio Damico.

SANTO ANDR 2012

FOLHA DE AVALIAO

Candidato (a): Aparecida Alves Teixeira Ttulo da Monografia: Uma Investigao sobre a Formao Inicial e a Prtica Pedaggica de Professores de Matemtica que atuam na Educao de Jovens e Adultos na Rede de Ensino Municipal de So Bernardo do Campo - SP . Monografia apresentada como exigncia parcial para obteno do grau de Especialista, ao Centro de Ps Graduao do Centro Universitrio Fundao Santo Andr, curso de Educao Matemtica.

Data: ______/______/___________ Prof.(a). Dr.(a). Alcio Damico _______________________ Instituio: Centro Universitrio Fundao Santo Andr Assinatura:

Prof.(a). Dr(a). Saddo Ag Almouloud

Assinatura: ________________________

Instituio: Centro Universitrio Fundao Santo Andr

AGRADECIMENTOS
Ao Prof. Alcio Damico, que, com pacincia e dedicao, conseguiu conciliar esse tema to atual, porm no muito discutido em trabalhos acadmicos, sendo pea fundamental para que esse trabalho fosse elaborado com qualidade; Ao Prof. Saddo Ag Almouloud por disponibilizar material de boa qualidade que complementam os assuntos abordados; Aos meus colegas do curso pela contribuio em sala de aula e a todos que de alguma forma contriburam para a realizao desse trabalho; Um especial agradecimento s professoras e aos professores das Escolas Municipais e Estaduais de So Bernardo do Campo SP entrevistados pela grande contribuio e esclarecimentos as minhas perguntas; Nvia D. R. Zanardo e Ana Maria G. Colombo da Secretaria de Educao de Jovens e Adultos de So Bernardo do Campo SP; Sueli Rodrigues Simo pela reviso ortogrfica; Ao meu marido Flvio e minha filha Fernanda pela pacincia e compreenso dos momentos que tive que dedicar exclusivamente a minha pesquisa.

"Quando se viaja em direo a um objetivo, muito importante prestar ateno no caminho. O caminho que sempre nos ensina a melhor maneira de chegar, e nos enriquece, enquanto o estamos cruzando. Paulo Coelho de O Dirio de um Mago.

DEDICATRIA

Aos meus familiares, pelo incentivo, e em especial ao meu esposo Flvio e a minha filha Fernanda, pelas horas de silncio que precisei para preparao deste trabalho.

RESUMO
A presente pesquisa tem como enfoque a Formao Inicial e Continuada dos Professores de Matemtica atuantes na Educao de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo, visto que o nosso Pas possui muitos adultos analfabetos e que requer uma educao diferenciada do Ensino Regular. Buscando verificar se na formao Inicial e Continuada destes professores foram contemplados metodologias e contedos especficos para atuar na EJA, nos apoiamos na metodologia de pesquisa com caracterstica exploratria. Fizemos inicialmente uma pesquisa bibliogrfica apoiada em estudos de Di Pierro, Joia, Ribeiro, Gomes, Gil, Paulo Freire e nos Parmetros Curriculares Nacionais. Buscamos contextualizar a relao dos conhecimentos dos professores adquiridos em sua formao especfica em matemtica com as prticas de ensino realizadas na Educao de Jovens e Adultos. Chegamos concluso que foram contemplados contedos aos quais esto includos alm deles, metodologias gerais para atuar tanto no Ensino Regular como para a EJA, porm no h uma formao especfica trazida da formao inicial condizentes com o exigido atualmente em sala de aulas de Educao de Jovens e Adultos, ficando a cargo do Municpio desenvolver Programas de formao/qualificao continuada destes profissionais que de certa forma vem desenvolvendo de maneira satisfatria a preparao destes professores. Palavra chave: Educao de Jovens e Adultos (EJA). Formao inicial e continuada de professores de matemtica. So Bernardo do Campo.

ABSTRACT
This research focuses on the Initial and Continuing Training of Mathematics' Teachers and their work with young and adult education at the Municipal School of Sao Bernardo do Campo, since our country has an increasing number of illiterate adults and requires an specific education at a regular course. This project intends to work with the Initial Teachers' Training, gathering the goals that were addressed to specifics methods and contents about the adult education at the EJA . So, we rely on an research, based on an exploratory methodology, where we've found an literature search initially supported by studies from Di Pierro, Joia, Ribeiro Gomes, Gil, Paulo Freire and the National Curriculum Guidelines. We've tried to contextualize the relationship of teachers' knowledge based on their advances in their specific training of mathematics, allied to the teaching pratices that have been done with young and adult people. We conclude that the contents embraced the general methodologies to fit on the Regular Course for an adult education, and in the same way to the EJA. From the initial studies, however, there is no consistent training that embraces all the requirements that has been currently seen at the classroom for the education to youth and adults. So, this situation is addressed to the county, in order to create training programs and continuing qualification of those professionals, and somehow they must have the conditions of develop the preparation of these teachers in a satisfactory way. Keywords: Initial and continuing teacher of mathematics, Youth and Adults education, So Bernardo do Campo.

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Analfabetismo e escolaridade da populao com 15 anos ou mais (2001 2008).......................................................................................................................27 Tabela 2 Taxa de analfabetismo por grupo de idade 15 a 24 anos e 60 anos ou mais............................................................................................................................27

LISTA DE SIGLAS
CE Coordenadora de Educao CENFORP Centro de Formao dos Profissionais da Educao de So Bernardo do Campo CNBB Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil CONFINTEA Conferncia Internacional de Educao de Jovens e Adultos EJA Educao de Jovens e Adultos FSA Centro Universitrio Fundao Santo Andr FUNDEB Fundo de Financiamento da Educao Bsica FUNDEF Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio ICAE Conselho Internacional de Educao para Pessoas Adulta INSS Instituto Nacional do Seguro Social IPEA Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional MEB Movimento de Educao de Base MEC Ministrio da Educao MOVA Movimento de Alfabetizao ONG Organizao No Governamental ONU Organizao das Naes Unidas PAC Programa de Alfabetizao e Cidadania PAMJA Programa Municipal de Alfabetizao de Jovens e Adultos PCN Parmetros Curriculares Nacional PE Professor Estadual PM Professor Municipal PMSBC Prefeitura Municipal de So Bernardo do Campo PNAC Programa Nacional de Alfabetizao e Cidadania PNE Plano Nacional de Educao PROMAC Programa Municipal de Alfabetizao e Cidadania SBC So Bernardo do Campo SE Secretaria de Educao

SECOM Secretaria de Comunicao Social UNESCO Organizao das Naes Unidades para a Educao, Cincia e Cultura

SUMRIO
RESUMO ABSTRACT CAPTULO I INTRODUO...................................................................................14 CAPTULO 2 REVISO TERICA BREVE HISTRICO DA EJA NO BRASIL 2.1 Dcada de 40 a dcada de 70.............................................................................17 2.2 O Mobral...............................................................................................................20 2.3 As duas ltimas dcadas do Sculo XX...............................................................21 2.4 A primeira dcada do Sculo XXI.........................................................................24 2.5 Os dias atuais 2011...........................................................................................28 CAPTULO 3 A EJA EM SO BERNARDO DO CAMPO SP. 3.1 Histrico da EJA em So Bernardo do Campo....................................................30 CAPTULO 4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS 4.1 Introduo.............................................................................................................34 4.2 Definio das escolas...........................................................................................34 4.3 A escolha dos professores para pesquisa............................................................35 4.4 Coleta de dados...................................................................................................36 CAPTULO 5 ANLISE DE DADOS 5.1 Proposta curricular de matemtica para EJA de So Bernardo do Campo.........37 5.2 Metodologia de Projetos aplicada a EJA de SBC................................................40 5.3 Material Didtico de Matemtica para EJA do Municpio de So Bernardo do Campo..................................................................................................................46 5.4 A Formao Inicial de Professores de Matemtica de EJA do Municpio de So Bernardo do Campo...........................................................................................48 5.5 A Formao Continuada de Professores de Matemtica de EJA do Municpio de So Bernardo do Campo...................................................................................51

CONCLUSES..........................................................................................................54 REFERNCIAS..........................................................................................................57 ANEXOS Anexo A Questionrio de Entrevista Semi Estruturada (aos professores)..............59 Anexo B Questionrio de Entrevista Semi Estruturada ( Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo)......................................................................................60 Anexo C Carta de Encaminhamento.......................................................................64 Anexo D Termo de Consentimento Livre e Esclarecido..........................................65

14

CAPTULO 1 INTRODUO
Ao iniciarmos o curso de Ps Graduao em Educao Matemtica da Fundao Santo Andr, ns professores constatamos que tnhamos muito a aprender para melhorar nosso desempenho em sala de aula e tornar as nossas aulas mais atrativas, objetivando motivar os alunos, condicionando-os para um melhor aprendizado dos contedos de matemtica. Durante o desenvolvimento dos mdulos, eu em particular, fiz uma retrospectiva do perodo em que ingressei como professora de matemtica na Rede Pblica Estadual em escolas situadas no Municpio de So Bernardo do Campo. Na poca (dcada de 90), para professores iniciantes, s restava como opo lecionar para Jovens e Adultos. Ento trabalhei com estudantes cujas idades variavam entre 18 e 65 anos. Por no estar totalmente segura, no ser professora efetiva1 e pela baixa valorizao do professor pelos governos, optei por no largar o meu trabalho na indstria privada, conciliando horrios para manter as duas atividades. A convivncia com pessoas analfabetas e semianalfabetas na indstria e comparando com as dificuldades dos alunos de Suplncia2 para quem eu lecionava me motivou na escolha do meu tema de pesquisa. Pensando inicialmente na formao ou qualificao de professores para atuar na Educao de Jovens e Adultos EJA. J no desenvolvimento da pesquisa, focamos nosso trabalho na prtica dos professores de matemtica na Educao de Jovens e Adultos do ensino fundamental II3, procurando analisar a prtica atual com o que os professores aprendem nos cursos de graduao.
1

Professores Efetivos: professores aprovados em concursos pblicos com estabilidade.

Suplncia: curso para pessoas com defasagem escolar, ou seja, Educao de Jovens e Adultos, como conhecida atualmente.
3

Ensino Fundamental II corresponde s sries 5. a 8.

15

Refletindo sobre o exposto, conclumos que seria bastante relevante direcionar nossos estudos para propostas curriculares de matemtica e a preparao dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo, buscando respostas para a seguinte questo: No processo de formao inicial e continuada dos professores de matemtica que atuam na Educao de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo, foram contemplados contedos que tratam especificamente de metodologias voltadas para a Educao de Jovens e Adultos que estejam sendo aplicadas em sala de aula? Assim exposto, o objetivo deste trabalho investigar se no processo de formao inicial e continuada dos professores de matemtica que atuam na Educao de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo foram contemplados contedos aos quais esto includas metodologias especficas para EJA condizentes com as praticadas atualmente em sala de aulas. Visto que o pblico da Educao de Jovens e Adultos formado por alunos que iniciaram a escolaridade j na condio de adultos trabalhadores, adolescentes e adultos jovens que ingressaram na escola regular e abandonaram h algum tempo por algum motivo, principalmente para trabalhar colaborando com o oramento familiar e, por adolescentes que cursavam escola regular mas que tinham dificuldades de aprendizagem e assim acumularam defasagem entre a idade e a srie cursada. (DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2002, p. 65). Pelo fato de So Bernardo do Campo ser uma cidade de grande extenso, possuir reas urbanas e rurais, sua populao ser formada por pessoas que migraram de vrias regies do Brasil, justifica-se investigar a formao inicial dos professores em conjunto com a sua prtica pedaggica em sala de aula de Educao de Jovens e Adultos, e se essas prticas contemplam: particularidades regionais e locais, dificuldades dos alunos, diversas culturas, religies, etnias, faixas etrias, classes socioeconmicas, etc.

16

O trabalho ser desenvolvido e apresentado em captulos conforme descrito abaixo: CONTEDO DO TRABALHO: No Captulo 1 faremos uma breve introduo e apresentao do trabalho. No Captulo 2 faremos uma anlise do histrico da EJA no Brasil a partir dos anos 40 at os dias atuais, mostrando as estatsticas e perspectivas de EJA no Brasil. Colocaremos as contribuies dos fruns nacionais e internacionais para a manuteno da EJA. No Captulo 3 faremos um breve histrico da Educao de Jovens e Adultos no Municpio de So Bernardo do Campo. No Captulo 4 sero apresentados os procedimentos metodolgicos e fundamentao terica para desenvolvimento da pesquisa. No Captulo 5 faremos uma investigao da formao dos professores de matemtica atuantes na Educao de Jovens e Adultos no Municpio de So Bernardo do Campo, bem como o papel do Municpio para manter a preparao e formao continuada dos professores atuantes nesta modalidade de ensino. Neste captulo tambm faremos anlise dos dados coletados nas entrevistas com professores da Rede Estadual de Ensino de So Paulo e da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo comparando com as Propostas Curriculares e materiais didticos utilizados em Escolas Estaduais e Municipais. Daremos nfase neste captulo sobre a metodologia de Projetos desenvolvida na Rede Municipal de So Bernardo do Campo. Reservamos no final deste trabalho um espao para nossas concluses e comentrios sobre o tema.

17

CAPTULO 2 REVISO TERICA BREVE HISTRICO DA EJA NO BRASIL


Neste captulo, faremos uma retrospectiva visando buscar na histria e na cultura brasileira pontos marcantes e importantes que nos leva a entender melhor o que acontece hoje na Educao do Brasil, em particular, sobre a Educao de Jovens e Adultos (EJA). Um dos objetivos entender se os problemas ou dificuldades atuais da Educao de Jovens e Adultos tm suas origens no passado. Em seguida vamos discutir as polticas atuais e as perspectivas futuras para essa modalidade de ensino, bem como programas ou proposta governamentais de alfabetizao para jovens e adultos. 2.1 Dcada de 40 a dcada de 70 Quando iniciaram os movimentos voltados para Educao de Adultos, ainda na dcada de 40, o adulto analfabeto era visto como incapaz e no preparado para exercer responsabilidades de adulto, como por exemplo, manter a famlia de maneira eficiente. (BRASIL: PROPOSTA CURRICULAR 1. SEGMENTO, 2001, p. 23). Iniciamos com o que diz a Constituio de 1934 sobre a educao de jovens e adultos
A educao direito de todos e deve ser ministrada, pela famlia e pelos Poderes Pblicos, cumprindo a estes proporcion-la a brasileiros e a estrangeiros domiciliados no Pas, de modo que possibilite eficientes fatores da vida moral e econmica da Nao, e desenvolva num esprito brasileiro a conscincia da solidariedade humana. a) ensino primrio integral gratuito e de frequncia obrigatria extensivo aos adultos; (Constituio da Repblica de 1934, Art. 149 e Art. 150).

A educao de jovens e adultos no Brasil tem sua origem no perodo colonial que se dava atravs dos Jesutas, que ao ensinar a ler e escrever tambm ensinava a doutrina catlica e os costumes europeus. A educao desta poca tinha carter literrio, verbalista, retrico e repetitivo onde o estmulo era dado atravs de castigos e prmios. (SOUZA, apud FREIRE e MACEDO, 2010, P. 23). Como podemos ver a Educao de Jovens e Adultos no recente no Brasil. A Constituio de 1934 j mencionava em seus textos a necessidade de educao de jovens e adultos, mas somente na dcada seguinte que comeam algumas

18

iniciativas mais concretas de oferecer os benefcios de escolarizao a amplas camadas da populao at ento excludas da escola. As Constituies de 1937 e de 1946 no mencionaram claramente a educao de jovens e adultos. Porm a Constituio de 1937 mostrava uma preocupao tmida para a formao e preparao para o trabalho.
A infncia e juventude, a que faltarem os recursos necessrios educao em instituies particulares, dever da Nao, dos Estados e dos Municpios assegurar, pela fundao de instituies pblicas de ensino em todos os seus graus, a possibilidade de receber uma educao adequada s suas faculdades, aptides e tendncias vocacionais. O ensino pr-vocacional profissional destinado s classes menos favorecidas em matria de educao o primeiro dever de Estado. Cumprelhe dar execuo a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municpios e dos indivduos ou associaes particulares e profissionais. dever das indstrias e dos sindicatos econmicos criar, na esfera da sua especialidade, escolas de aprendizes, destinadas aos filhos de seus operrios ou de seus associados. A lei regular o cumprimento desse dever e os poderes que cabero ao Estado, sobre essas escolas, bem como os auxlios, facilidades e subsdios a lhes serem concedidos pelo Poder Pblico. (Art. 129 da Constituio de 1937). A educao direito de todos e ser dada no lar e na escola. Deve inspirarse nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. (Art. 166 da Constituio da Repblica de 1946).

Logo aps o fim da ditadura de Vargas em 1945 e trmino da Segunda Guerra Mundial, era visto pela ONU Organizao das Naes Unidas necessidade da integrao dos povos de todos os continentes visando paz e a democracia. Ento o Governo Federal lana em 1947 a Campanha de Educao de Adultos pretendendo numa ao extensiva de alfabetizao em trs meses, a condensao do curso primrio em dois perodos de sete meses e posteriormente seguiria uma etapa de ao em profundidade, voltada capacitao profissional e ao desenvolvimento comunitrio. Tambm se pretendia um aumento das bases eleitorais para sustentao do Governo Central. (PROPOSTA CURRICULAR 1. SEGMENTO, 2001, p. 19).

19

Carlos Beisiegel (1997) destaca o carter exemplar da Campanha de Educao de Adultos, lanada em 1947 coordenada por Loureno Filho4 como poltica governamental a educao de jovens e adultos considerada como pea fundamental para elevao dos nveis educacionais da populao. Tambm destacava os efeitos positivos da educao de adultos sobre a educao das crianas, considerando-as, como projeto de elevao cultural dos cidados. Valoriza tambm o papel que a Unio assumiu de distribuio de fundos pblicos as unidades federadas. (apud, DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2002, p.59). Com a Campanha de Educao de Adultos houve reflexes pedaggicas em torno do analfabetismo, porm no chegou a produzir nenhuma proposta metodolgica especfica de alfabetizao de adultos. Isso s viria a acontecer nos anos 60 com as experincias de Paulo Freire direcionadas a educao de adultos. Motivados pelas propostas de Paulo Freire, em 1961 foram criados: O Movimento de Educao de Base (MEB), ligado Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Movimento de Cultura Popular do Recife; Centros Populares de Cultura da Unio Nacional dos Estudantes.

Pressionado por estes grupos, o governo federal organizou e aprovou em 1964, por intermdio do Ministrio da Educao o Plano Nacional de Alfabetizao de Adultos, cujo planejamento incorporou as orientaes de Paulo Freire. Essa e outras experincias foram interrompidas sob a violenta represso dos governos do ciclo militar, conhecido como golpe militar5. Mesmo com o regime poltico e institucional restrito do perodo militar algumas aes educativas voltadas educao de jovens e adultos sobreviveram ou surgiram motivadas pelo paradigma freireano. Abrigadas em igrejas, associaes de

Manoel Bergstrom Loureno Filho (1897 1970) Educador principalmente dos anos dos anos 30 40.

Golpe Militar Tomada por militares o governo de Joo Belchior Marques Goulart no dia 31 de Maro de 1964. No governo militar houveram profundas modificaes na organizao poltica do pas, bem como na vida econmica e social.

20

moradores, sindicatos, organizaes de base local e outros espaos comunitrios aplicavam propostas de alfabetizao e ps-alfabetizao com metodologias e contedos que correspondiam s caractersticas etrias e de classes sociais dos estudantes jovens e adultos (DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2001 p. 60). 2.2 O Mobral Em 15 de dezembro de 1967 atravs da Lei 5.379, o governo federal criou o Mobral Movimento Brasileiro de Alfabetizao, que visava a oferecer alfabetizao a amplas parcelas dos adultos analfabetos nas mais variadas localidades do pas.
Fica o Poder Executivo autorizado a instituir uma Fundao, sob a denominao de Movimento Brasileiro de Alfabetizao MOBRAL, de durao indeterminada, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, enquanto no for possvel a transferncia da sede e foro para Braslia (Art. 4. da Lei Federal 5.379 de 15/12/1967).

O governo federal investiu recursos considerveis na montagem de uma organizao de mbito nacional e autnoma em relao s secretarias estaduais e ao prprio Ministrio da Educao. A ajuda da Unio viabilizou a criao e a permanncia do ensino supletivo integrado as estruturas dos sistemas estaduais de ensino. Em So Paulo o Servio de Educao de Adultos funcionou at os anos 70. O Mobral foi o primeiro programa de alfabetizao que teve material didtico direcionado a adultos. Tinha comisses municipais por todo o pas, responsveis pela execuo das atividades do programa de alfabetizao. O objetivo principal do Mobral era resolver o problema do analfabetismo e ser extinto em seguida. Porm com sua presena macia em todo o pas contribuiu para legitimar a nova ordem poltica implantada em 1964. Alm da legitimao interna, o governo tambm visava atender as orientaes de agncias internacionais ligadas a Organizao das Naes Unidas, em especial a UNESCO, que no perodo ps Segunda Guerra defendia que a educao o caminho para o desenvolvimento socioeconmico e manuteno da paz entre as Naes.

21

Entretanto com o baixo rendimento e desacreditado no meio poltico e pela sociedade brasileira, o Mobral foi extinto em 1985 substitudo pela Fundao Educar que passou a apoiar tcnica e financeiramente iniciativas dos governos estaduais e municipais e entidades civis nos cursos de alfabetizao de adultos. A Lei 5692 de 1971, Lei de diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) consagra a educao bsica obrigatria de 4 para 8 anos, constituindo o ensino de primeiro grau e disps regras para a educao supletiva. Define que a educao de adultos deve ser acelerada, ou seja, a concluso de um grau de ensino , no mnimo, a metade do previsto para o sistema regular. Esta Lei define a obrigatoriedade da educao pblica de primeiro grau apenas s crianas e adolescentes de 7 a 14 anos. A educao de jovens e adultos s passou a ser um direito a partir da Constituio Federal de 1988. Como exposto a seguir:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (Art. 205 da Constituio da Repblica de 1988). O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. (Art. 208 da Constituio da Repblica de 1988) (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 13.09.1996, grifo nosso).

Assim, definia-se um novo sistema para a Educao de jovens e adultos, conforme verificaremos no prximo item: 2.3 As duas ltimas Dcadas do Sculo XX Em 1988 o ensino de jovens e adultos ficou definido como: Suplncia I Correspondente s sries iniciais; Suplncia II Correspondente s sries finais do ensino fundamental. Neste perodo tambm se percebe que o pblico estudantil dos cursos de suplncia tornou-se mais jovem, formado por adolescentes e jovens com baixo desempenho na escola regular e que necessitavam acelerar seus estudos para ingressarem no mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo.

22

As deficincias do sistema escolar regular pblico foram responsveis pelo crescimento desse perfil jovial na EJA e o ensino supletivo passou a constituir-se em oportunidade educativa para um largo segmento da populao com trs trajetrias bsicas: Para os que iniciam a escolaridade j na condio de adultos trabalhadores; Para adolescentes e adultos jovens que ingressaram na escola regular e abandonaram; Para adolescentes do curso regular que de certa forma acumularam defasagens entre a idade e a srie cursada. Com a demanda potencial e as garantias constitucionais sobre os direitos educativos adquiridos na dcada de 80, esperava para a prxima dcada uma ampliao significativa nos desafios pedaggicos direcionados a educao de jovens e adultos (DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2001 p. 65). Entretanto em 1990 por falta de recursos financeiros foi extinta a Fundao Educar logo aps a posse do governo Fernando Collor de Mello. O MEC criou o Programa Nacional de Alfabetizao e Cidadania (PNAC) com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da educao de crianas, jovens e adultos. Esse programa foi encerrado em menos de um ano tambm por falta de recursos. Ainda na dcada de 90, pessoas com influncias nas decises das polticas educacionais, como o ex-ministro Jos Goldenberg e o consultor Cludio Moura Castro, bem como os j falecidos Senadores Darcy Ribeiro e Srgio Costa Ribeiro, pesquisador do IPEA, declararam publicamente no apoiar os governos a investir na educao de adultos, argumentando que os adultos analfabetos j estariam adaptados sua condio e que o atraso educativo do pas poderia ser saldado direcionando recursos para o ensino primrio das crianas (Beisiegel: apud DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2001 p. 67). Ento, sem incentivo poltico e financeiro por parte do governo federal os programas estaduais permanecem estagnados ou em declnio. Alguns municpios que mantinham convnios com a extinta Fundao Educar assumiram a educao

23

de jovens e adultos com recursos prprios, muitas vezes sem o preparo gerencial e tcnico. DI PIERRO; JOIA; RIBEIRO, 2001, p.67, afirmam que o governo federal, ao criar o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio (FUNDEF), o governo excluiu as matrculas no ensino supletivo do cmputo do alunado do ensino fundamental. No disponibilizando verbas para os estados e municpios manter ou ampliar vagas para a educao de jovens e adultos. J na Lei N 9.394 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), de 1996, inclui em seus textos as funes do ensino supletivo nos objetivos e formas de atendimento do ensino regular para crianas, adolescentes e jovens. Mudando tambm a idade mnima para o incio no ensino fundamental de 18 para 15 anos e para o ensino mdio de 21 para 18 anos. Permitindo aos estados e municpios dentro das instncias normativas o ensino supletivo como forma de acelerao do ensino regular, como podemos verificar nos artigos abaixo especificados.
Art. 4 O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: [...] VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola. (Lei 9394, 1996) Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. 3 A educao de jovens e adultos dever articular-se, preferencialmente, com a educao profissional, na forma do regulamento. . Art. 38. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1 Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o:
o

24
I - no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; II - no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. 2 Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames. (Lei 9394, 1996). O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009); II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996). (Art. 208 da Constituio Federal de 1988).

E assim seguimos para a primeira dcada do Sculo XXI para verificar outras mudanas educacionais. 2.4 A primeira dcada do Sculo XXI Neste Sculo a alfabetizao de jovens e adultos volta a ser prioridades nas polticas nacionais de educao. Em 2003 lanado o Programa Brasil Alfabetizado e em 2007 iniciada a incluso progressiva desta modalidade de ensino no Fundo de Financiamento da Educao Bsica (FUNDEB), que em 2009 e 2010 foram repassados aprox. R$11,5 bilhes. (IRELAND, 2011, p.12). Internacionalmente no perodo de 2000 a 2010 podemos citar a CONFINTEA +6 realizada em Bancoc, Tailndia no ano de 2003 com o tema Chamada de responsabilizao para os Estados membros implementarem a Agenda de Hamburgo e a chamada para preparao para a CONFINTEA VI em 2009. A CONFINTEA VI realizada em Belm do Par, Brasil, com o propsito de avaliar o perodo ps Conferncias e Dcadas e MDGs (Metas da Dcada do Milnio, Fruns Mundiais Sociais (2003-2007), Assembleia Mundial do ICAE em 2007. Nesta Conferncia foi elaborado o relatrio Marco de Ao Belm onde destacou a aprendizagem ao longo da vida destacando a educao atravs dos processos formais, no formais e informais (BRASIL, Marco de Ao Belm, 2010, p. 6).

25

Foram feitas avaliaes dos avanos e conquistas desde a CONFINTEA V concluindo que muito ainda deveria ser feito para o sucesso de todas as recomendaes da Declarao de Hamburgo, Alemanha, 1997 que somados com os compromissos firmados no Marco de Ao Belm se tornariam um grande desafio para atingir objetivos de reduo do analfabetismo de jovens e adultos tendo como base o ano de 2000 obtermos uma reduo em 50% at o ano de 2015. Das recomendaes do Marco de Ao Belm so destaques os Setes Principais Eixos:
1. Alfabetizao de adultos: Como direito e pr-requisito para o desenvolvimento do empoderamento pessoal, social, econmico e poltico; Alfabetizao como um continuum. 2. Polticas: Implementar polticas que contem pleno financiamento, planos bem focados e legislao para garantir a alfabetizao de adultos, a educao de jovens e adultos e aprendizagem ao longo da vida. 3. Governana: Promover e apoiar a cooperao intersetorial e interministerial. 4. Financiamento: Necessidade de alocar pelo menos 6% do PIB para educao e aumentar porcentagem dedicada educao e aprendizagem de adultos. 5. Participao, incluso e equidade: Promover e facilitar o acesso mais equitativo e participao na aprendizagem e educao de adultos, reforando a cultura de aprendizagem e eliminando barreiras participao; Oferecer educao de adultos nas prises, apropriada para todos os nveis. 6 - Qualidade: Reconhecimento da diversidade e pluralidade de provedores. Profissionalizao de educadores de adultos. 7 - Monitoramento: Colher e analisar regularmente dados e informaes sobre participao e progresso em programas de EJA. (IRELAND, 2011, p.7).

Numa anlise do Plano Nacional de Educao PNE (2001 2011), verificamos que:

26

O PNE estabeleceu as metas 2 e 3 visando assegurar, em cinco anos, a oferta de EJA equivalente s quatro sries iniciais para 50% da populao de 15 anos e mais sem essa escolaridade, alm de assegurar, at 2011, a oferta de cursos equivalentes s quatro sries finais para toda a populao de 15 anos e mais que concluiu as sries iniciais. A meta 16 determina que a capacidade de atendimento no ensino mdio dobre, em cinco anos, e quadruplique at 2011. (Gomes, 2007, p11).

E observando as tabela 1 e 2 a seguir, podemos concluir que houve avanos na educao de jovens e adultos nos ltimos anos, porm os objetivos no foram plenamente atingidos, como por exemplo, a reduo dos nveis de analfabetismo que era uma reduo de 50% at o final da dcada como definido no Plano Nacional de Educao.

27

Tabela 1
Brasil: Analfabetismo e escolaridade da populao com 15 anos ou mais (2001 - 2008) Indicador/Ano Taxa de analfabetismo Nmero de analfabetismo Inscritos em programas de analfabetismo Mdia de anos de estudos 2001 12,40% 15.072.313 930 mil 6,4 2005 11,10% 14.979.160 1,8 milho 7 2006 10,40% 14.391.064 1,6 milho 7,2 2007 10,10% 14.135.122 1,3 milho 7,3 2008 10,00% 14.247.495 1,4 milho 7,4

Fontes: IBGE. Observatrio da Equidade: <http://w w w .ibge.gov.br/observatoriodaequidade>; PNAD/ IBGE, citado em Relatrio de Gesto da DEJA/SECAD/MEC (2009).

Tabela 2
Taxa de analfabetismo por grupo de idade (15 a 24 anos e 60 anos ou mais) Brasil - 1995/2001/2005/2006/2007/2008/2009
Brasil, sexo, cor, situao no domiclio, Grandes Regies, faixas de rendimento familiar per capita Brasil Sexo Homens Mulheres Cor Branca Preta ou parda Situao do Domiclio Urbano Rural Grandes Regies Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil, sexo, cor, situao no domiclio, Grandes Regies, faixas de rendimento familiar per capita Brasil Sexo Homens Mulheres Cor Branca Preta ou parda situao do domiclio Urbano Rural Grandes Regies Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 15 a 24 anos de idade 1995 8,0 10,2 5,8 4,0 12,3 4,8 20,0 5,4 18,7 2,9 2,9 4,4 2001 4,2 5,3 3,1 2,0 6,4 2,7 12,0 4,0 9,6 1,6 1,4 2,1 2005* 2,8 3,7 1,8 1,6 3,9 1,9 7,3 2,0 6,3 1,1 1,2 1,3 2005** 2,9 3,8 1,9 1,6 4,0 1,9 7,4 3,2 6,3 1,1 1,2 1,3 2006** 2,4 3,2 1,6 1,4 3,3 1,6 6,4 2,8 5,3 1,0 0,9 1,1 2007** 2,2 3,0 1,5 1,3 3,0 1,6 5,5 2,1 4,7 1,0 0,8 1,0 2008** 2,2 2,8 1,5 1,3 2,7 1,5 5,4 2,5 4,3 1,0 1,0 1,2 2009** 1,9 2,6 1,3 1,1 2,6 1,4 4,5 2,2 3,9 0,9 0,9 0,7

60 anos ou mais de idade 1995 40,4 36,1 44,0 28,5 59,3 33,5 64,3 43,7 61,6 30,0 28,9 46,7 2001 34,0 31,3 36,1 23,7 50,7 29,1 56,6 40,5 55,2 24,4 23,2 37,4 2005* 30,8 28,6 32,6 21,3 44,7 26,3 54,5 37,0 52,5 21,7 19,8 34,9 2005** 31,0 28,7 32,8 21,4 44,9 26,3 54,1 39,7 52,5 21,7 19,8 34,9 2006** 29,3 27,4 30,7 19,3 43,4 24,5 52,5 39,4 51,3 19,4 18,3 31,2 2007** 28,7 26,7 30,2 18,3 43,2 23,6 52,9 39,9 50,5 18,5 17,9 31,0 2008** 28,0 26,3 29,3 18,2 41,3 23,1 52,5 37,7 49,2 18,4 17,7 30,3 2009** 27,7 25,8 29,2 17,8 40,7 23,0 51,3 37,7 47,8 18,6 17,0 31,2

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 1995, 2001, 2005,2006, 2007, 2008 e 2009 * Exclusive a populao rural da regio Norte. ** Inclusive a populao rural da regio Norte.

28

2.5 Os dias atuais 2011 Observamos nos dias atuais para a educao de jovens e adultos que aumentaram, mesmo que em pequeno percentual, estudos nesta rea de educao. A atuao dos fruns de Educao de Jovens e Adultos juntamente com a Ao Educativa tem forado, de certa forma, o Poder Pblico cumprir o mnimo dos compromissos afirmados nas CONFINTEAS V e VI. O Plano Nacional de Educao (PNE) de 2001 a 2010, aprovado na forma da Lei 10.172 de 2001 contemplava um captulo destinado modalidade de ensino de Educao de Jovens e Adultos. Reconheceu atravs de um diagnstico a extenso do analfabetismo absoluto e funcional, considerando sua desigual distribuio entre as zonas rural e urbana, regionalidades, as faixas etrias, sexos e etnias. (PIERRO, 2010, p. 944). Como vimos na Tabela 1 do Captulo 3 deste trabalho, a Taxa de Analfabetos que em 2001 era de 12,4% em 2008 caiu para 10% na populao de 15 anos ou mais, com a mdia de anos de estudo aumentando nesta populao de 6,4 para 7,4 no mesmo perodo. Considerando que a estimativa do PNE de 2001 a 2010 era alfabetizar 10 milhes de jovens e adultos em cinco anos, o que se observa em 2008 foi uma reduo de pouco mais de 1 milho de analfabetos desta populao. Alguns fatores podem ter contribudo para o no atendimento desta meta, como a falta de oferta de vagas, recursos financeiros insuficientes destinados a Educao de Jovens e Adultos e como disse uma Secretria de Educao de So Bernardo do Campo, baixa estima e vergonha por parte dos adultos e idosos. O Projeto de Lei 8.034 de 2010 que aprova Plano Nacional de Educao (PNE) para o decnio 2011 2020 foi submetido Presidncia da Repblica em 03 de Novembro de 2010 pelo ento Ministro da Educao Fernando Hadadd. Est prevista a submisso a Cmara dos Deputados para votao at Maro de 2012. A expectativa que tambm seja submetido ao Senado Federal ainda no ms de Maro de 2012 para aprovao final e efetivao.

29

O Plano Nacional de Educao (PNE) est definido por Metas e suas respectivas estratgias para alcanar os objetivos. No que se refere Educao de Jovens e Adultos foram definidas as Metas 8 a 10.
Meta 8: Elevar a escolaridade mdia da populao de dezoito a vinte e quatro anos de modo a alcanar mnimo de doze anos de estudo para as populaes do campo, da regio de menor escolaridade no pas e dos vinte e cinco por cento mais pobres, bem como igualar a escolaridade mdia entre negros e no negros, com vistas reduo da desigualdade educacional. Meta 9: Elevar a taxa de alfabetizao da populao com quinze anos ou mais para noventa e trs vrgula cinco por cento at 2015 e erradicar, at 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em cinquenta por cento a taxa de analfabetismo funcional. Meta 10: Oferecer, no mnimo, vinte e cinco por cento das matrculas de educao de jovens e adultos na forma integrada educao profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino mdio (BRASIL, PNE, 2011 2020).

Uma das estratgias para atingir a Meta 10 o desenvolvimento de programas nacional de educao que incentive os jovens e adultos a conclurem o ensino fundamental juntamente com a formao profissional inicial. Os jovens e adultos analfabetos, de certa forma j desenvolveram tcnicas de sobrevivncia no seu habitat. Porm o mercado de trabalho globalizado e competitivo est cada vez mais exigente quanto escolarizao de seus funcionrios. As instituies de ensino promovendo programas atrativos, como a iniciao profissional, motiva os alunos a concluir a educao bsica para buscar uma colocao melhor no mercado de trabalho. E assim passamos a analisar a histria da Educao de Jovens e Adultos do Municpio de So Bernardo do Campo.

30

CAPTULO 3 A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS EM SO BERNARDO DO CAMPO


3.1 Histrico da EJA em So Bernardo do Campo A Educao de Jovens e Adultos em So Bernardo do Campo tem sua origem juntamente com os movimentos de educao de adultos da dcada de 40 que se estendiam por todo o Brasil. Com a economia voltada para a indstria moveleira no incio de sua colonizao havia interesse por parte dos empresrios em qualificar melhor a populao para atuar na indstria e melhor desenvolvimento da regio. Nesse perodo foram implantadas duas salas de aulas para adultos, a Bartira para mulheres e a Tibiri para homens. (SO BERNARDO DO CAMPO, SECOM; ANEXO VII). Com o avano do processo de industrializao e a chegada das empresas automobilsticas na regio nos anos 50, o Municpio recebeu migrantes de todas as regies do Pas, havendo assim a necessidade de ampliao da escolarizao de jovens e adultos. J nos anos 70 tinha uma capacidade instalada no Municpio que atendia mais de sete mil alunos por ano letivo. (SO BERNARDO DO CAMPO, Revista HAJA EJA, 2011, p. 6). Nos anos 80 com a extino do Mobral Movimento Brasileiro de Alfabetizao, com o objetivo de manter o atendimento de educao de adultos, So Bernardo do Campo manteve convnio com a Fundao Educar, que tambm foi extinta com menos de um ano de existncia. Nos anos que se seguiam foram criados outros Programas visando manter o atendimento de Alfabetizao de jovens e Adultos como o Programa Municipal de Alfabetizao de Jovens e Adultos (PAMJA) que atendia aos funcionrios municipais e o Programa de Alfabetizao e Cidadania (PAC) que atendia todos os muncipes. (SO BERNARDO DO CAMPO, Revista HAJA EJA, 2011, p. 6).

31

O PAC passou a denominar-se Programa Municipal de Alfabetizao e Cidadania (PROMAC) em 1993, que em 1995 passou a certificar seus alunos concluintes com respaldo legal da Diviso Regional de Ensino. O Movimento de Alfabetizao de So Bernardo do Campo (MOVA) foi implantado pela prefeitura em 1997 para a demanda crescente da sociedade civil. Mantendo o PROMAC que atendia somente at a 4 srie, houve necessidade de dar continuidade de estudos aos alunos, abrindo assim salas para atender de 5 8 sries pelo Programa Telecurso 2000, que inicialmente atendia funcionrios da Prefeitura Municipal de so Bernardo do Campo (PMSBC) em seguida estendendo o atendimento comunidade. (SO BERNARDO DO CAMPO, SECOM; ANEXO VII). Atualmente em So Bernardo do Campo a EJA contempla vrios quesitos: o PROMAC que atende o Ensino Fundamental I e Fundamental II correspondentes s sries 1 a 8, TELESALAS que atendem o Ensino Fundamental II para alunos que tem condies de acompanhar melhor Teleaulas do que aulas expositivas com professores, o MOVA que acontece nas entidades Civis (em Comunidades ou Associaes de Bairros) e a Educao Profissional que acontece junto com a elevao de escolaridade em Centros de Profissionalizao. A Educao Profissional permite aos alunos de EJA um direcionamento para uma profisso, uma colocao melhor no mercado de trabalho ou at mesmo para seguir desenvolvendo sua educao posteriormente em nvel superior. (C1).
A EJA aqui em SBC ela no ...Ela contempla vrios quesitos, ento EJA Educao de Jovens e Adultos que dentro dessa sigla a gente tem o PROMAC que a EJA que acontece dentro das escolas, a gente tem a educao profissional que acontece dentro das escolas profissionalizantes. [...] A gente tem o MOVA que o Movimento de Alfabetizao que acontece fora das escolas em Comunidades que de primeira a quarta sries. [....] Monitorado pela gente, n, tudo com formao nossa, com pessoas nossas que esto frente, n. Educadores populares mas a gente que est frente. E a gente tem as TELESALAS, que as TELESALAS. Quando a gente entrou aqui a gente no queria continuar, mas foi uma presso da populao, a populao queria as TELESALAS. [....] ento a gente trouxe, pra ns , so TELESALAS mas com professores nossos da REDE, ento, e a gente que faz toda a formao , toda avaliao e que certifica tambm. [....] tem prova pra validar.

32
Ento todo esse ROL de servios que a gente denomina Educao de Jovens e Adultos. Ento Educao de Jovens e Adultos daqui ela mais ampla, ela tem vrios servios que envolvem toda essa sigla ai. [....] Ento a gente tem a educao profissional que a Educao Profissional junto com a elevao de escolaridade, ento o aluno entra aqui com a inteno de [...]. Por exemplo: ele quer entrar na rea de sade, ento ele comea elevar a sua escolaridade quatro dias de aulas e um dia ele tem com a profissionalizante. Ento ao mesmo tempo em que ele eleva a escolaridade ele est saindo com uma ocupao. (C1).

A EJA em So Bernardo do Campo at o final de 2008 era terceirizada e toda a coordenao das atividades era de responsabilidade de uma ONG para a qual o Municpio destinava recursos financeiros para pagamentos de funcionrios, professores e material didtico. No final de cada ano esta ONG prestava contas a Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo. Em atendimento ao Plano Nacional de Educao de 2001 a 2011 (PNE), So Bernardo do Campo institui em 2009 a diviso de Educao de Jovens e Adultos na Secretaria de Educao Municipal.
[...] 10. Reestruturar, criar e fortalecer, nas secretarias estaduais e municipais de educao, setores prprios incumbidos de promover a educao de jovens e adultos. (BRASIL, MEC, Lei 10.172 de 2001, PNE 2001 a 2011).

Assim, o Municpio de So Bernardo do Campo unindo fatores polticos e buscando um melhor ndice de analfabetismo que em 2009 era de 5% no Municpio e colaborando para melhorar a mdia nacional de aproximadamente 12% desenvolveu aes administrativas significativas nos ltimos trs anos voltadas a Educao de Jovens e Adultos:
2009 Implementao da poltica Pblica de EJA Seleo pblica de educadores e equipes tcnica pedaggica do PROMAC; Ampliao do programa Brasil Alfabetizado; Qualificao profissional atrelado elevao de escolaridade; Apropriao da EJA nos espaos escolares, por meio da utilizao das bibliotecas e dos laboratrios das escolas semanalmente; Seminrios de Educao de Jovens e Adultos; Projeto de alfabetizao voltado para seu pblico especfico: jovens e adultos; Matricialidade com as secretarias de Cultura, Sade e Esporte;

33
Sistematizao da forma de aprendizagem a partir do resgate cultural dos alunos. 2010 Consolidao da EJA em So Bernardo do Campo Concurso pblico para professores de II segmento; Atribuio de orientadoras pedaggicas; Concepo de Educao integral (base comum e diversidade do currculo); Implementao do MOVA; Grande divulgao e incentivo populao; Formao continuada de todos os sujeitos; Oficinas de aproximao da cultura e trabalho; Projetos para uma escola flexvel. 2011 Sustentabilidade com razes Constituio do quadro de professores efetivos na EJA; Ampliao do MOVA; Elaborao da Proposta Curricular; Formao continuada na perspectiva poltica pedaggica para a formao dos educandos trabalhadores; Escola livre. (SO BERNARDO DO CAMPO, Revista AJA EJA, 2011, p. 7).

Em atendimento a estas aes, a Secretaria de Educao de Jovens e Adultos ao longo destes trs anos vem desenvolvendo uma Proposta Curricular prpria para o Municpio que atenda seu pblico de alunos e as particularidades da regio, usando como embasamento legal a Proposta Curricular vigente do MEC.

34

CAPTULO 4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS


4.1 INTRODUO: Na definio de Gil (2002, p.17): pesquisa o procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos.
MINAYO (1996) define mtodo de pesquisa como sendo o caminho do pensamento e a prtica exercida na abordagem da realidade (...) inclui as concepes tericas de abordagem, o conjunto de tcnicas que possibilitam a construo da realidade e o sopro divino do potencial criativo do investigador (apud, SANTANA, 2010, p. 25).

Com objetivo de investigar se o processo de formao inicial e continuada dos professores de matemtica que atuam na Educao de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo foram abordados contedos aos quais esto includas metodologias especficas para a EJA condizentes com as prticas educacionais utilizadas atualmente em sala de aula. Para tanto nos apoiamos na metodologia de pesquisa que possui caracterstica exploratria, como define Gil (2002, p.41):
Estas pesquisas tm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo mais explcito ou a constituir hipteses. Pode-se dizer que estas pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuies. Seu planejamento , portanto, bastante flexvel, de modo que possibilite a considerao dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.

Assim, fundamenta-se nossa pesquisa, pois ela exploratria e na maioria dos casos envolvem: (a) levantamento bibliogrfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; e (c) anlise de exemplos que "estimulem a compreenso" (GIL, apud, Selltiz et tal)., (1967, p. 63). 4.2 DEFINIO DAS ESCOLAS Optamos por pesquisar Escolas situadas no Municpio de So Bernardo do Campo por residirmos e trabalharmos prximos deste Municpio e tambm por sua importncia no contexto do Grande ABC e no Estado de So Paulo.

35

4.3 A ESCOLHA DOS PROFESSORES PARA PESQUISA: Iniciamos nossa pesquisa direcionada a entrevistar professores de matemtica atuantes no Ensino Fundamental II de Educao de Jovens e Adultos em Escolas situadas no Municpio de So Bernardo do Campo. Verificamos que a Educao de Jovens e Adultos das Sries Iniciais6 e do Ensino Fundamental II (EJA) estavam concentradas na Rede Municipal e que havia poucas Escolas Estaduais que ainda mantinham o curso do Ensino Fundamental II (EJA) e com forte tendncia de municipalizao. A Secretaria de Educao Especial para EJA de So Bernardo do Campo juntamente com os Diretores e ou Coordenadores das Escolas nos conduziram at os professores de matemtica a serem entrevistados, sendo que os mesmos, se no quisessem participar poderiam desistir das entrevistas a qualquer momento. Porm nas escolas visitadas todos os professores de matemtica de EJA de 5 a 8 sries colaboraram e foram entrevistados. Assim, participaram desta pesquisa duas professoras da Rede de Ensino do Estado de So Paulo, duas professoras e um professor da Rede de Ensino Municipal de So Bernardo do Campo e uma Coordenadora de Educao de Jovens e Adultos da Secretaria de Educao Especial de so Bernardo do Campo. Para efeito de anlise do material coletado, os professores no sero identificados pelo nome, mas sim por PE17, PE2, PM38, PM4 e PM5. A coordenadora ser identificada por C19.

De 1. a 4. Sries (Alfabetizao). PE Professores da Rede de Ensino do Estado de So Paulo; PM Professores da Rede de Ensino do Municpio de So Bernardo do Campo;

C1 Coordenadora de Educao de Jovens e Adultos da Rede de Ensino do Municpio de So Bernardo do Campo.

36

4.5 COLETA DE DADOS: Foram feitos dois questionrios de Entrevista Semiestruturada, um direcionado a Secretaria de Educao Especial de So Bernardo do Campo para EJA (Anexo A) e outro para os professores de matemtica atuantes na Educao de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental II (Anexo B) . Para todos os professores foram feitas as mesmas perguntas, sendo que durante as entrevistas outras questes foram elaboradas auxiliando na compreenso dos nossos questionamentos. Antes das entrevistas foi entregue aos Diretores das Escolas a Carta de Encaminhamento (Anexo C) e aos Professores o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo D), onde esclarecia o motivo da nossa pesquisa. As entrevistas variaram de 15 a 30 minutos e foram gravadas para posteriormente compilao e anlises dos dados.

37

CAPTULO 5 ANLISE DE DADOS


5.1 A Proposta Curricular de Matemtica para EJA de So Bernardo do Campo Para analisar a Proposta Curricular de Matemtica para EJA em So Bernardo do Campo verificamos as Propostas Curriculares de Matemtica para EJA do Ministrio da Educao a nvel Nacional, do Estado de So Paulo para o Ensino Regular e especificamente a Proposta Curricular de Matemtica para EJA do Municpio de So Bernardo do Campo, complementando algumas compreenses com os Parmetros Curriculares Nacional de Matemtica (PCN). Os Parmetros Curriculares Nacional definem numa viso abrangente de educao os Objetivos do Ensino Fundamental Regular. esperado que os alunos sejam capazes de:
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolv-los, utilizando para isso o pensamento lgico, a criatividade, a intuio,a capacidade de anlise crtica, selecionando procedimentos e verificando sua adequao. (BRASIL, MEC: PNC, 1998, p. 8).

Um indivduo de qualquer idade que consiga aplicar o descrito acima no mnimo o que um professor de matemtica espera de seus alunos ao conclurem a 8. Srie do Ensino Fundamental Regular ou mesmo de EJA. Quando o conjunto de alunos formado por Jovens e Adultos necessitamos refletir sobre as condies iniciais desses indivduos quando ingressam ou retomam a sua alfabetizao, afinal cada aluno tem uma vivncia diferente do outro e preciso respeitar a individualidade ao mesmo tempo em que se quer formar um cidado completo de sua capacidade critica, criativa, intuitiva, para que ele possa prosseguir na vida praticando sua cidadania com conhecimento e cultura. A sociedade nos tempos de globalizao nos faz acreditar que dificilmente um indivduo consiga viver em comunidade de maneira digna de um ser humano sem um mnimo de conhecimento da escrita e dos nmeros (clculos, estatsticas, escrita, etc.). No entanto, comum no nosso cotidiano cruzarmos com pessoas

38

analfabetas ou semianalfabetas. Porm observamos que a prpria sociedade nos educa foradamente a compreender um mnimo desses conceitos. Jovens e Adultos retornam s escolas buscando construir diferentes capacidades de conhecimentos socialmente mais elaborados, visto que a educao a base para a formao de sua cidadania e a descoberta de sua real identidade em sociedade.
Aprender matemtica um direito bsico de todos e uma necessidade individual e social de homens e mulheres. Saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informaes estatisticamente etc. so requisitos necessrios para exercer a cidadania, o que demonstra a importncia da matemtica na formao de jovens e adultos. (BRASIL, MEC: Proposta Curricular para EJA: Segundo Segmento do Ensino Fundamental Braslia: MEC/SEF, 2002, p. 11).

As Propostas Curriculares tanto do MEC para EJA a nvel Nacional quanto a do Estado de So Paulo para o ensino Regular, so elaboradas de uma maneira nica, no considerando as regionalidades e os conhecimentos prvios dos Jovens e Adultos que buscam a sua escolarizao. Deixando para cada Municpio se adequar de acordo com a sua regio, especificidades e perfil dos estudantes que necessitam da EJA ali inserido. Verificamos assim que respeitando as especificidades da regio, So Bernardo do Campo construiu sua prpria Proposta Curricular para EJA tendo como base legal os PCN e a Proposta Curricular do Ministrio da Educao para EJA, Proposta Curricular da Secretaria de Educao do Estado de So Paulo para o Ensino Regular e a Legislao vigente da rea de educao. Devido a Proposta Curricular de Educao de Jovens e Adultos de So Bernardo do Campo vigente ser a de edio de 2007, podemos notar que uma nova Proposta Curricular para EJA est sendo elaborada, considerando as experincias e lies aprendidas nos ltimos 3 anos, conforme a resposta abaixo:
[...] A gente trabalha na Legislao Federal que vem do MEC mesmo, trabalha com essa Legislao que vem do MEC. [...] Eu vou falar mais da proposta pedaggica, a gente tem uma proposta pedaggica diferenciada, t! [...] se voc pega as Diretrizes Curriculares a LDB ela mostra l que voc tem que atender essa populao, e que os sistemas dos Municpios eles atendem conforme eles acham que vivel para o Municpio... [...] [...] Ns estamos dizendo assim, que est dirigindo o trem. Construindo e dirigindo. Porque assim, ns estamos construindo a proposta mas j

39
trabalhando com ela, agora quando a gente assumiu em 2009 j tinha uma proposta que era da Rede. E a gente no a acha de todo ruim, no . S que ela no trazia concepo de educao, ela trazia contedo para trabalhar. Ento foi com essa proposta que ns demos para os professores. (C1).

Para cumprir o definido na Proposta Pedaggica para EJA de So Bernardo do Campo ou contribuir para melhor-la, os professores da Rede municipal de Ensino realizam reunies semanais juntamente com as coordenadoras de ensino definindo o programa de ensino das semanas seguintes (semanrio). Muitas vezes o que j est definido deve ser mudado para atender determinado pblico de alunos. Em alguns casos recuar um pouco e em pouqussimos casos avanar para atender uma demanda exclusiva de alunos. Assim, os professores, coordenadores de ensino e diretores de cada Unidade Escolar vo realizando de certa forma, o que os especialista em educao sugerem, que respeitar as especificidades e o ritmo de aprendizado dos alunos de EJA.
[...] Existe ai, uma, assim um contedo geral que deve ser abordado para o ensino de matemtica. A gente faz o planejamento em cima desse contedo, mas planejamento assim, uma coisa que muda de acordo com a necessidade. Ento a gente comea s vezes o ano, pega uma turma que no conhece. Comea com aquela turma e percebe que aquele planejamento no est sendo adequado. Ou est demais ou s vezes est de menos. Ento voc tem que replanejar em alguns momentos. lgico que tem alguns contedos bsicos que todos devem saber [...] nessa srie tem que aprender isso, [...] [...] O replanejamento se faz necessrio porque a diferena de idade e dos conhecimentos muito grande na sala, como voc vai aplicar homogeneidade numa sala totalmente heterognea? Impossvel, n. [...] ns temos aqui um planejamento semanal, semanrio que a gente chama! Ento eu planejo minhas aulas assim, semanalmente. O que eu vou aplicar com eles naquela semana. A Coordenadora revisa, faz algumas sugestes, [...] Ento toda semana tem que planejar. [...] Lgico que o semanrio est dentro do planejamento, muitas vezes voc muda algumas coisas, mas tenta seguir o planejamento. (PM3)

Dentro deste planejamento semanrio observada qual a metodologia que mais se adequada aos respectivos alunos de EJA. Acreditamos que trabalhar com a realidade do aluno, principalmente de EJA, torna mais fcil o aprendizado. Assim, podemos incluir situaes de

40

trabalho/emprego, como interpretar descontos em Holerites de Vale Transporte, Refeio, Convnio Mdico, Contribuio do INSS. Situaes que podem ser associadas IPTU, etc. O aprendizado ficar mais atrativo quando o professor usar a criatividade associando os contedos das disciplinas com situaes do dia a dia do aluno. Constatamos que sempre que possvel os professores de matemtica entrevistados usam dos recursos citados acima no desenvolvimento e aplicao das suas aulas. Como coloca PM3:
Porque assim, eles tm muitas dificuldades de lidar com o abstrato, com aquilo que eles no, nunca viram, porque como eles tem uma experincia de vida assim j maior, ento quando voc fala de uma coisa que eles nunca viram, se sentem... Ah eu nunca ouvi falar disso. Ento causa certa estranheza. [...] Estou sempre envolvendo contedos, alguma coisa que eles j tiveram algum contato, assim, de alguma experincia de vida. (PM3).

aos

clculos

de

juros

porcentagem.

Outras

situaes

de

responsabilidades dirias, como: pagamento de Contas de gua e Luz, Carns de

Assim sendo, desenvolvendo e utilizando a sua prpria Proposta Pedaggica, como disse C1, a Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo vem aplicando na Educao de Jovens e Adultos uma Metodologia de Projetos, como verificaremos a seguir. 5.2 Metodologia de Projetos aplicada a EJA de So Bernardo do Campo Buscando adequar a escolaridade de Jovens e Adultos com as suas especificidades a Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo vem trabalhando nos ltimos trs anos com a Metodologia de Projetos, que desde o incio de 2009 at o momento ainda est em fase de construo e adaptao desta metodologia sobrevivendo ao longo destes trs anos as resistncias de alguns professores e principalmente por parte dos alunos. Os professores da Rede Municipal de Ensino atuam tambm na Rede Estadual de Ensino e alguns na Rede de Ensino Particular onde tanto no Estado como no

41

Particular utilizam-se metodologias especficas e diferentes das praticadas atualmente na Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo. Para trabalhar com a Metodologia de Projetos a Secretaria municipal de Educao juntamente com as escolas definiram eixos para desenvolvimento dos trabalhos. - Memria e territoriedade; - Meio Ambiente e sustentabilidade; - Cultura escrita; - Mundo do trabalho; Dentro desses eixos foram traadas trs dimenses da vida: cincias, cultura e trabalho, que desde 2009 a Secretaria de Educao vem trabalhando na preparao e formao dos professores, diretores e coordenadores de educao atravs de palestrantes especializados que auxiliam no desenvolvimento dos temas a serem trabalhados nas escolas juntamente com os alunos. (C1). As aulas tradicionais so predominantes em qualquer sistema de ensino brasileiro e estamos adaptados ou acostumados a trabalhar em sala de aula utilizando este modelo de ensino e quando introduzido na Proposta Pedaggica para EJA do Municpio de So Bernardo do Campo desenvolver trabalhos utilizando a Metodologia de Projetos houve certa apreenso por parte dos educadores e coordenadores se o resultado poderia ser satisfatrio quanto ao aprendizado dos Jovens e Adultos.
[...] pra ns tambm foi bastante novidade deste formato de trabalho aqui da prefeitura. Qual foi a ideia: o sistema da EJA assim, voc tem as aulas noturnas de segunda a sexta feira, porm num desses dias no a aula, digamos assim, tradicional, no aquela aula padro. Aquele dia o aluno no vai ter portugus, matemtica, histria, geografia, nada, ele vai ter um Projeto na escola. [..associado com a matria..]. A princpio esse projeto, a ideia que se pega um tema cultural e se faa um trabalho entre profissionais que a prefeitura manda pra escola, os chamados oficineiros. [...]. (PM4).

Os professores desenvolviam trabalhos dos temas sugeridos pela Secretaria de Educao e escolhidos pelos alunos e com o auxlio dos oficineiros e envolvimento dos alunos elaboravam alguma prtica nas escolas tendo como base o eixo/tema

42

escolhido e voltavam a se reunir juntamente com professores, coordenadores, diretores de todas as escolas onde cada um contavam suas experincias e juntos foram construindo uma metodologia mais adequada ao pblico de alunos da EJA de So Bernardo do Campo.
Eles tentavam elaborar alguma prtica nas escolas em cima do eixo, ai depois eles voltavam novamente, ai sem o palestrante, s com a gente, pra esquematizar a prtica. Ento a gente estava com a teoria e prtica ao mesmo tempo. A gente tinha o palestrante que desenvolvia o tema, depois vinha prtica, a gente esquematizava a prtica e comeava a voltar pra escola j num trabalho mais fortalecido. E ai os professores iam retirando os indicadores pra gente escrever as nossas diretrizes curriculares. Ento ns estamos com quase toda ela pronta, s diretrizes. Tudo feita por professores, diretores, coordenadores. (C1).

Os trabalhos de projetos so desenvolvidos em um dia por semana, ou seja, 4 dias trabalham as disciplinam normais10 e um dia da semana destinado a desenvolver o Projeto da Escola. O tema do Projeto a ser desenvolvido pela escola escolhido entre os alunos que juntos selecionam o tema que tenham mais afinidades. Alguns dos temas trabalhados (projetos nas escolas) em 2011 por alunos de EJA e sua relao com algumas disciplinas, inclusive matemtica: - Hip Hop: associando com a cultura e aspectos sociais como o preconceito. Ao iniciar trabalhos com o tema Hip Hop houve repudio por parte dos alunos e de alguns professores. Sendo que o motivo da rejeio seria no conhecer o que realmente o Hip Hop. E com o passar dos dias, j no desenvolvimento dos trabalhos puderam ver que o Hip Hop tem origem Norte Americana e sua cultura formada por Rap, Grafite e o Break e tem uma forte ligao com ritmo e poesia, artes plsticas (grafite de rua) e o Break Dance (dana).
[...] por exemplo no show do hip-hop existe [...] essa questo do preconceito, que precisa ser discutida, muitas pessoas tem esse preconceito, pois ao ouvir falar do hip-hop j pensa no crime, na marginalidade, e no, ns temos pessoas magnficas que trabalham com Disciplinas como Matemtica, Portugus, Geografia, Histria, Ingls, Cincias (do currculo do curso de 5. a 8. sries).
10

43
isso, pessoas que fora daqui so profissionais da rea, que trabalham com isso e que vem para c para fazer um trabalho muito srio, ento a ideia, no primeiro momento mostrar para os alunos que tem um trabalho muito srio feito e muito a ser aprendido. (PM4).

- Corte e costura, fuxico: associado com medidas e propores. Nos trabalhos de corte e costura, bem como os de fuxico, alguns alunos puderam mostrar suas habilidades e passar seus conhecimentos para os demais. Assim sentiram importantes por saber que seus conhecimentos eram reconhecidos e valorizados. At mesmo os alunos homens mostraram suas habilidades. Com isso os professores iam associando os trabalhos com os contedos de medidas e propores. - Cozinha, cozinheiro (receitas): associado com porcentagem, custos. Em se falando de cozinha, cozinheiro, criao de receitas, todos queriam mostrar seus conhecimentos, mostrar algumas receitas que j haviam experimentado antes. Assim, para o Projeto com esse tema, sempre tinha um bom motivo para participar. - Literatura de Cordel: associado matria portugus e matemtica. Como coloca o professor PM4 abaixo foi um trabalho importante para as matrias de portugus e matemtica.
[...] Ns trabalhamos com a literatura de cordel. Muito interessante o trabalho feito a pelo professor de Portugus. E esse tema eu procurei trabalhar com ele na matemtica de estimativa. Tambm foi interessante trabalhar com ele. Porque a ideia inicial a dificuldade de achar contedo que se enquadre ali. Mas ns conseguimos, acho que at de uma maneira muito feliz. Ns pegamos textos e trabalhamos com a ideia de clculo por estimativa. Ento, por exemplo, pegava-se um texto, um verso, um cordel e lanvamos a questo: Quantas palavras tm aqui? Ento a gente contava uma por uma. Ento trabalhava o processo de contar uma por uma e depois fazia uma estimativa muito prxima do valor real, a a gente desenvolvia a estimativa. Qual a ideia? Como que a gente pode trabalhar com a estimativa [...]. (PM4).

44

- Regionalidade: associado com cultura, portugus, matemtica. Regionalidade foi um tema bastante aceito porque puderam trabalhar todas as regies do Pas, visto que tinham alunos que migraram de todas as regies. Todos queriam contar suas experincias, mesmo que j fazia muito tempo que no visitavam sua Terra Natal.
[...] cada professor tenta falar de um tema sobre isso, envolver seu contedo nessa questo da regionalidade, ento, por exemplo, faz pesquisa, ah quem de tal lugar, quem de tal lugar, vamos fazer uma porcentagem de quantas pessoas tem nessa regio. (PM3).

- Artes Plsticas (pintura em quadros): proporo, porcentagem, custo. Trabalho com Artes Plsticas teve seu valor devido a alguns alunos no reconhecer a sua prpria capacidade e pelo que foi apresentando viam que podiam ir mais alm, porque os seus conhecimentos e habilidades eram reconhecidos e valorizados. - Reciclagem: associado com cincias, meio ambiente, matemtica, aspectos sociais. Em cincias o professor pode associar a origem dos materiais e sua classificao. A reciclagem um assunto muito atual, fcil de desenvolver. muito comum vermos na atualidade objetos construdos com materiais reciclados, com isso o professor pode trabalhar temas sobre reduo de explorao de recursos naturais e por consequncia a preservao do meio ambiente. Para cada tipo de atividade/tema do projeto desenvolvido pelas escolas tinha um oficineiro (profissional especializado) enviado pela Secretaria de Educao do Municpio para auxiliar os professores e alunos no desenvolvimento das atividades. Os professores entrevistados da Rede Municipal de Ensino comentam que h uma resistncia muito grande por parte dos alunos de EJA em aceitar qualquer tipo de aulas que foge do tradicional. Para este tipo de aluno eles querem muita matria na lousa, caderno cheio. Quando fala que dia de oficina, alguns no vm pra escola porque acham uma baguna, ou comentam: hoje no tem aula.

45
[...] onde ns ainda encontramos muita resistncia foi dos prprios alunos, os prprios alunos, eles acham que se no for aula todo dia, matria na lousa no aula, ento voc fazer eles ter uma viso diferenciada disso a primeira misso, fazerem eles virem pra oficina j uma vitria muito grande, porque a maioria no vem, no vem, simplesmente no vem,(sic) [...] (PM4).

As professoras entrevistadas da Rede Estadual de Ensino no mencionaram utilizar Metodologia de Projetos similar ou igual aplicada na Rede de Ensino Municipal de So Bernardo do Campo. Utilizam a mesma Metodologia aplicada no Ensino Regular Estadual adaptada para os alunos de EJA. Percebe-se que quanto aos contedos desenvolvidos so os mesmo tanto nas escolas estaduais como nas municipais, porm no Municpio tem um monitoramento mais rigoroso dos contedos e metodologias praticadas. Este monitoramento realizado pelas coordenadoras de ensino e tambm pela Secretaria de Educao de EJA de So Bernardo do Campo. No Estado os professores tem liberdade quanto metodologia que melhor se adapta com o pblico de alunos, sendo que o contedo definido no Planejamento de Ensino, revisado e aprovado pelos (as) Coordenadores (as) de Ensinos juntamente com os (as) Diretores (as) das respectivas escolas.
[...] assim, o que a gente procura somos ns mesmos dentro da nossa realidade que no dia a dia com a coordenao, com o Diretor, desenvolver um trabalho diferente para essa modalidade, atravs tambm de textos, de projetos, [...] (PE1). [...] voc tem que saber o contedo, o mesmo do Fundamental Regular, o contedo o mesmo. A diferena a maneira de como tratar os alunos, essa a diferena. Em questo de contedo eu trabalho o mesmo 11 contedo. Obviamente que com a turma da manh eu vou mais profundo [...]. (PE2).

Verificamos que a Prtica da Metodologia de Projetos na Educao de Jovens e Adultos da Rede de Ensino do Municpio de So Bernardo do Campo, apesar de estar em fase de elaborao e adaptao tem o seu valor enquanto aprendizado. Professores e profissionais da rea de educao do Municpio esto engajados no fortalecimento desta Metodologia e aos poucos podemos ver o envolvimento cada vez maior dos educadores e educando da modalidade de ensino EJA.

11

No caso citado, a turma da manh so alunos do Ensino Regular.

46

5.3 Material didtico de Matemtica para EJA do Municpio de So Bernardo do Campo Os materiais didticos mesmo sem muitas tecnologias ou modernos, quando bem selecionados pelos professores podem ser muito importantes no ensino de matemtica, principalmente materiais manipulveis e audiovisuais. No h uma padronizao dos materiais didticos utilizados nas escolas estaduais e municipais, o que verificamos de forma quase que unificada a utilizao de Livros Didticos por serem distribudos pelo MEC para alunos e professores das Redes Pblicas de Ensino, tanto para o Ensino Regular como para a EJA. Porm h professores que preferem no seguir a rigor os Livros Didticos, como coloca PE1.
[...] que j tem ai uns 3 ou 4 anos para o Regular, agora, o ano passado eles elaboraram a Proposta Curricular para o EJA. Ento est vindo material para o EJA que a proposta. [...] sinceramente, eu no uso essa Proposta para o ensino de matemtica porque ta muito fora da realidade deles. [....] t puxado, e assim, o que vem, at um pouco para o Regular, eles acham que os alunos j vm com aquela bagagem, que o ensino trouxe para receber essa apostila [...]. E o que eles mostram na proposta no geral tanto para o Regular como para o EJA que os alunos, o entendimento de quem faz a Proposta que os alunos j vm preparadssimos para pegar essa apostila e no ter nenhuma dificuldade. E para matemtica no isso, qualquer contedo que voc dar tem que reformular para chegar naquele ponto que voc quer ensinar. Ento o que acontece? No adianta voc ter uma apostila elaborada e jogar aquilo para os alunos e falar vamos tentar, vamos estudar, ou vamos fazer juntos, porque mesmo voc fazendo junto voc no est ensinando [....]. No meu ver o aluno no est aprendendo nada. [...] O que eu vejo assim, pego a apostila, pego o Livro Didtico, para o Regular, vejo o que est sendo pedido na apostila de contedo e vou adaptando dentro do meu plano. [...] Ento no estou fora do contedo que est pedindo na apostila. Eu no uso aquela apostila como um material assim, prioridade para eles fazerem em sala de aula, isso no. Eu entrego, converso com os pais na reunio, eu explico porque no estou usando esse material [...]. (PE1).

Os livros didticos distribudos pelo MEC para a Educao de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II atendem a Proposta Curricular da Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo, ou seja, os contedos so organizados conforme as sries a serem estudadas.

47

Verificamos que estes Livros Didticos foram elaborados para alunos de EJA que j tem uma experincia de vida no mundo do trabalho, responsabilidades domsticas, etc. Como exemplo, podemos citar exerccios de interpretao de conta de luz, de gua, carns de IPTU extratos de contas bancrias podendo ser usada para entender juros e porcentagem. Outro exemplo que podemos citar e que faz parte da vida do adulto estudante e poder auxili-lo no melhor desenvolvimento das suas atividades o de receitas culinrias, citamos como exemplo uma receita de arroz com pequi, este aprendizado poder ser aplicado em outras tarefas do seu dia a dia.
[...] o estudo das grandezas diretamente proporcionais utilizado com frequncia em todas as receitas de culinria. Para aumentar ou diminuir uma receita, as pessoas acabam aplicando esses conceitos intuitivamente. Ento, que tal ler mais um texto e aprender a preparar esse prato to saboroso? Arroz com pequi Ingredientes: 2 xcaras (ch) de arroz 12 pequis mdios (ou 8 grandes) 3 colheres (sopa) de leo Sal (a gosto) 5 dentes de alho amassados Cebolinha picada (a gosto) 1 pimento cortado em tiras (opcional) Modo de preparo: Em uma panela, coloque o pequi, cubra com gua e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue e reserve separadamente. Coloque em uma panela o leo, deixe fritar at ficar dourado. Em seguida, adicione o arroz e refogue. Aps refogar, adicione o pequi e despeje gua do cozimento do arroz. Quando o arroz estiver secando, coloque o pimento e mexa levemente. Por ltimo salpique a cebolinha e desligue. Tempo de preparo: entre 40 a 45 minutos. Rendimento: 4 pores.

Da receita acima foram elaboradas as seguintes questes:


1. Suponham que vocs vo oferecer um almoo cujo cardpio inclui arroz com pequi para 12 pessoas. a) Quantas receitas vocs precisaro fazer para servir 12 pessoas? ___________________________________________________ b) Quanto de arroz ser necessrio para este almoo? ___________________________________________________

48
c) Quantos pequis sero necessrios? ___________________________________________________ 2. Agora suponham que vocs querem fazer apenas meia receita. Como ficar essa nova receita? ___________________________________________________ BRASIL, MEC, 2009. Volume 3. P 92,93.

Como a populao do Municpio de So Bernardo do Campo formada por pessoas vindas de todas as regies do Brasil, o professor poder usar a sua criatividade e sugerir aos alunos receitas tpicas de origens. Podemos perceber que os Professores de Matemtica atuantes na Educao de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II das Escolas do Municpio de So Bernardo do Campo tem colaborado na elaborao da Proposta Curricular juntamente com a Secretaria de Educao do Municpio com retorno das experincias vividas em salas de aulas apresentadas nos encontros mensais proporcionados pela Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo no espao Centro de Formao dos Profissionais da Educao de So Bernardo do Campo (CENFORP), onde tambm os professores so preparados para os novos desafios propostos pela Secretaria de Educao visando melhorias no processo ensinoaprendizagem dos Jovens e Adultos do Municpio. Nestes encontros os Professores podem sugerir e propor metodologias e Materiais Didticos adequados com o pblico de alunos da regio. 5.4 A Formao Inicial de Professores de Matemtica de EJA do Municpio de So Bernardo do Campo Para falarmos da formao inicial de professores de EJA iniciamos com o artigo 61 da Lei no. 9.394/1996 (LDB):
Art. 61. Consideram-se profissionais da educao escolar bsica os que, nela estando em efetivo exerccio e tendo sido formados em cursos reconhecidos, so: (Redao dada pela Lei n 12.014, de 2009) I professores habilitados em nvel mdio ou superior para a docncia na educao infantil e nos ensinos fundamental e mdio; (Redao dada pela Lei n 12.014, de 2009) II trabalhadores em educao portadores de diploma de pedagogia, com habilitao em administrao, planejamento, superviso, inspeo e

49
orientao educacional, bem como com ttulos de mestrado ou doutorado nas mesmas reas; (Redao dada pela Lei n 12.014, de 2009) III trabalhadores em educao, portadores de diploma de curso tcnico ou superior em rea pedaggica ou afim. (Includo pela Lei n 12.014, de 2009) Pargrafo nico. A formao dos profissionais da educao, de modo a atender s especificidades do exerccio de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educao bsica, ter como fundamentos: (Includo pela Lei n 12.014, de 2009) I a presena de slida formao bsica, que propicie o conhecimento dos fundamentos cientficos e sociais de suas competncias de trabalho; (Includo pela Lei n 12.014, de 2009) II a associao entre teorias e prticas, mediante estgios supervisionados e capacitao em servio; (Includo pela Lei n 12.014, de 2009) III o aproveitamento da formao e experincias anteriores, em instituies de ensino e em outras atividades. (Includo pela Lei n 12.014, de 2009) (Art. 61 da LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, o alterado pela Lei N . 12.014 de 06 de Agosto de 2009)

Refletindo sobre a formao de professores de matemtica em geral. No que se refere formao na graduao no foi verificado diferenciao para professores atuantes no ensino regular em relao formao dos professores atuantes hoje na EJA do Municpio de So Bernardo do Campo. Todos os professores entrevistados vieram de uma formao em Licenciatura Plena em Matemtica, que declararam no ter tido contedos especficos ou prticas pedaggicas para atuar com educao especial bem como para lecionar para EJA. Na poca da formao desses professores em Licenciatura Plena em Matemtica as instituies onde estudaram no ofereciam qualificao para atuar com EJA, mesmo porque, como coloca uma das professoras entrevistadas, que poderia no ter interesses por parte dos alunos que esto iniciando seus estudos em uma graduao, (PM3). Ao iniciarmos no nosso curso de graduao no sabamos em qual escola, Municpio ou Estado que iramos trabalhar, nem mesmo qual seria o pblico de alunos. Aps a formao comeamos a nossa luta para entrar na rea de educao como educadores. As dificuldades so muitas at conseguir algumas aulas, sem contar com a falta de experincia anterior. Na trajetria de atuao, os educadores vo desenvolvendo tcnicas pedaggicas para trabalhar com esse ou aquele pblico

50

de alunos, vo tecendo sua prpria identidade. Quando perguntado se preferiam trabalhar com o ensino regular ou com educao de jovens e adultos, quase unanime a resposta de que no tem preferncia, mesmo porque vo se identificando com qual srie e idade dos alunos ele consegue trabalhar melhor, como coloca uma professora que atua com 5as e 6as sries na EJA Municipal e com ensino mdio regular no Estado: relativo opo de trabalhar na EJA ou no Regular, e acrescenta:
[...] Depende, porque n, tem professor que tem perfil pra 5 srie, se da bem com a 5 srie, j outros no tem cabea pra 5 srie, querem os maiores de ensino mdio. Ento assim, o ensino regular ele mais trabalhoso no sentido de disciplina, de desgaste, sabe, emocional, fsico, pra ter controle, pra ter a ateno, [....], agora, j o EJA o contrrio, assim, o ambiente bom, o desgaste menor, porque eles esto aqui porque eles querem estar, ningum obrigou, diferente. Eles vm j com aquela sensao de que eu j perdi muito tempo, eu tenho pouco tempo, e o que eu tenho eu vou aproveitar, porque j a minha segunda chance. Ento esse ... no estar envolvido no acontece, eles esto sempre envolvidos, eles querem saber, eles tem vontade de aprender. Ento, s que ai entra em ter dificuldades de desenvolver o contedo porque a gente tem aluno que est h cinco anos fora da escola e tem alunos que est h vinte anos fora da escola, mais anos fora da escola. (PM3).

Conforme exposto, os professores caem na rea de educao que estiver mais ao seu alcance, no tendo chance de optar a trabalhar com Ensino Fundamental e Mdio Regular, muito menos escolher lecionar para EJA. E com o passar dos anos no Magistrio, o Professor, quando possvel escolhem as sries e / ou pblico de estudantes que melhor adqua ao seu perfil como educador. Percebemos que a formao dos professores de matemtica do ensino fundamental II atuantes na Rede Municipal, todos tem Licenciatura Plena em Matemtica e todos so concursados, conforme declarado em entrevista, a Coordenadora de Educao da Secretaria de Educao Especial de So Bernardo do Campo: todos os nossos professores eles so estatutrios, na Rede n, eles fizeram concurso pblico e entraram. (C1). Essa nova gesto de Educao de jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino recente e est em construo. Os professores atuantes, mesmo sendo experientes em outras Redes de Ensino, esto h pouco tempo trabalhando com a

51

Proposta Pedaggica de EJA de So Bernardo do Campo. Os professores efetivos na Rede foram aprovados em concurso realizado em 2010 e ingressaram em 2011.
Olha, pra falar da Prefeitura de So Bernardo, minha experincia relativamente pequena, eu estou aqui completando um ano ainda, acabei de entrar, neste concurso, e ai pelo que percebi, nesse um ano, a prefeitura no tem um trabalho voltado a EJA, pelo que entendi, pelo que tenho visto at aqui, e pelas informaes que colhi do pessoal mais velho - com mais tempo de profisso aqui na prefeitura pessoas que trabalham h mais tempo com a EJA na prefeitura de So Bernardo, ento, conversando com vrios profissionais que esto ha muito mais tempo do que eu aqui na rede, e colhendo vrias informaes, enfim, ... o que eu tenho percebido, e claro, pela minha prtica dentro de tudo o que eu tenho visto tambm...o que eu tenho a dizer assim: que a Prefeitura ela tem, hoje, ela comea uma poltica educacional com mais ateno para EJA, e at vamos dizer assim: o ano passado, pelo que eu tenho entendido, no havia, essa viso da preocupao to especfica com a EJA, por exemplo, por conta do concurso de professores, porque para EJA todo ano era contratado no havia concurso para professor da EJA. E esse ano, o primeiro grupo de professores de So Bernardo do Campo no efetivo, como t.... e a faz parte de uma nova poltica de trabalho da prefeitura de So Bernardo, direcionada a EJA, uma certa preocupao com a EJA. (PM3).

As duas professoras entrevistas atuantes na EJA da Rede Estadual de Ensino so professoras concursadas e com mais de 20 anos de experincia como educadoras do Ensino Regular e de EJA.
Eu entrei aqui nessa escola j peguei o EJA, tem o regular e o EJA, ento eu estou desde que entrei na escola h 20 anos eu trabalho com o EJA. (PE1).

Conclumos que a formao inicial dos professores de matemtica atuantes na Rede de Ensino Municipal de So Bernardo do Campo atende a legislao vigente, ou seja a Lei no. 9.394/1996 (LDB), Art. 61 e no diferente de professores atuantes em outras Redes de Ensino, como por exemplo, a Rede de Ensino do Estado de So Paulo. 5.5 A Formao Continuada de Professores de Matemtica de EJA do Municpio de So Bernardo do Campo Para uma educao de jovens e adultos de qualidade devemos partir de uma reflexo sobre a nossa formao atual, os nossos desejos em atuar com esse pblico de alunos, quais os grupos sociais que encontraremos, qual o grau de

52

escolarizao vamos encontrar nestes alunos e suas dificuldades, quais os conhecimentos ou experincias de vida podemos considerar entre alunos e professores. No foi observada uma formao continuada como recomendao mandatria para os professores de matemtica atuantes na educao de jovens e adultos do ensino fundamental II do Municpio de So Bernardo do Campo. exigida a formao inicial em Licenciatura Plena e o ingresso desses professores se d atravs de concurso pblico. Porm, foi observada uma atuao constante da Secretaria de Educao do Municpio no que diz respeito padronizao das metodologias praticadas em todas as unidades escolares municipais, com encontros mensais de professores e profissionais de educao com discusses relacionadas s dificuldades, experincias positivas e negativas vivenciadas pelos professores. Assim, apesar de no serem exigidos ou fornecidos cursos de qualificao profissional, a Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo demonstra preocupao quanto preparao dos professores atuantes na Rede de Municipal de Ensino. Como citado abaixo em texto retirado da entrevista do Professor PM3.
[...] o que eu tenho percebido, e claro, pela minha prtica dentro de tudo o que eu tenho visto tambm...o que eu tenho a dizer assim: que a Prefeitura ela tem, hoje, ela comea uma poltica educacional com mais ateno para EJA. [...] e a faz parte de uma nova poltica de trabalho da prefeitura de So Bernardo, direcionada a EJA, certa preocupao com a EJA. [...]. [...] Alguns cursos especficos foram oferecidos pra ns de formao voltados a EJA. [...] nos trabalhamos com discusses sobre questes relacionadas ao ambiente, questes relacionadas ao trabalho com , como se diz, a questo de trabalhar com a realidade do aluno da EJA, ou seja, valorizando seu passado, valorizando a histria do aluno, do estudante. Ento ns tivemos assim alguns trabalhos, alguns encontros, alguns cursos, algumas discusses, muitos trabalhos por sinal at.. voltadas a temticas como essas. [...] ns percebemos que o objetivo desses cursos, realmente, esses encontros, tem o objetivo de procurar formar o professor mais na linha de trabalhos que a prefeitura quer, e realmente uma linha de trabalho voltada ao pblico especificamente diferenciado, que o pblico da EJA. Ento tem esse lado muito positivo, mas a gente percebe que um

53
comeo realmente, e que tem muitas coisas ainda pra se fazer ainda, tem muita coisa pra ser melhorado em vrios aspectos.

(PM3).

Vimos que no so comuns cursos especficos de qualificao para profissionais de educao para atuar com a educao de jovens e adultos. O que percebe so maneiras diferentes de atuao das Secretarias de Educao Municipal e Estadual. O professor no busca sua qualificao especfica para atuar com esse ou aquele pblico de alunos e quando so profissionais que realmente gostam de atuar como educadores buscam melhorar seus conhecimentos procurando alternativas que melhor se adquam com os educandos que esto trabalhando.

54

CONCLUSO
A realizao desse estudo teve como objetivo investigar se no processo de formao inicial e continuada dos professores de matemtica que atuam na Educao de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo foram contemplados contedos aos quais esto includas metodologias especficas para EJA condizentes com as praticadas atualmente em sala de aulas. Buscando sanar as nossas dvidas, nos apoiamos na metodologia de pesquisa com caracterstica exploratria onde partimos com uma reviso bibliogrfica da EJA no Brasil e em So Bernardo do Campo, na qual verificamos que desde a poca do Brasil Colnia, ou seja, logo aps o seu descobrimento, o Pas busca uma educao para adultos e idosos. Porm no percebemos uma formao especfica para os educadores que atuavam neste segmento de educao. Em seguida fizemos uma pesquisa de campo onde entrevistamos uma coordenadora de educao e professores de matemtica atuantes na EJA de 5. a 8. sries das Redes de Ensino Municipal e Estadual. Verificamos que somente na dcada de 60 comeam a pensar numa metodologia voltada especificamente para jovens e adultos fundamentada nas experincias de Paulo Freire. Assim, de uma maneira um tanto lenta, busca at os dias de hoje uma adequao entre metodologias x professor x aluno que atendam as especificidades dos jovens e adultos estudantes. E que a educao no Brasil passou por vrias reformas e a Educao de Jovens e Adultos seguia em ltimo lugar das prioridades das Polticas Educacionais, sobrevivendo precariamente devido aos baixos recursos destinados para esta modalidade de ensino. O Mobral foi o primeiro programa de educao de jovens e adultos criado com recursos considerveis da Unio e com Lei especfica. Porm no teve foras para se manter por muito tempo. Os alunos tinham baixo rendimento escolar e os resultados eram desacreditados por quase toda a sociedade.

55

Nos ltimos anos, mais especificamente nos Governos do Presidente Lula e da Presidente Dilma Rousseff a Educao de Jovens e Adultos faz parte das Polticas Educacionais do pas. Observamos que os PNE (2001 a 2011) e (2011 a 2020) incluem a Educao de Jovens e Adultos dentro das prioridades de educao do Pas, como tambm a LDB, Lei No. 9.394/96, porm no mencionam formao/qualificao especfica para professores / educadores de Jovens e Adultos. Neste sentido excluem as responsabilidades das instituies de cursos superiores em licenciatura inclurem na grade curricular das disciplinas de formao especfica de professores para atuar na Educao de Jovens e Adultos. Pudemos observar que o Municpio de So de So Bernardo do Campo dispe de setor prprio incumbido de promover a educao de jovens e adultos em cumprimento a meta 10 do PNE de 2001 a 2011. (BRASIL, MEC, Lei 10.172 de 2001, PNE 2001 a 2011). Observamos tambm que a Secretaria de Educao Especial faz atualmente um trabalho de acompanhamento junto aos professores e profissionais de educao do Municpio, que a princpio est dando certo. Os professores fazem dinmicas em encontros mensais, onde trocam experincias com o objetivo de melhorar o ensinoaprendizagem dos jovens e adultos. Assim ao mesmo tempo em que cumpre a legislao o Municpio de So Bernardo do Campo melhora gradativamente as metodologias de educao de jovens e adultos. Durante a pesquisa nos foi possvel constatar que formao inicial e continuada dos professores de matemtica atuantes na EJA do Ensino Fundamental II, o municpio de So Bernardo do Campo atualmente conta com professores formados em Licenciatura Plena em Matemtica. E para a manuteno e melhoria da qualificao mantm encontros mensais com dinmicas entre os professores e palestras com especialista em educao. J com a pesquisa de campo foi possvel concluirmos que os professores de matemtica atuante na Educao de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II da

56

Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo so profissionais qualificados atendendo os critrios gerais de formao e no especfico para atuar nesta modalidade de ensino, porm tem empenhado esforos para praticar um ensinoaprendizagem de maneira satisfatria a todos os alunos jovens e adultos das Unidades Escolares do Municpio. Assim sendo, podemos concluir que na formao inicial dos professores de matemtica atuantes na Educao de Jovens e Adultos de 5. a 8. sries da Rede Municipal de Ensino de So Bernardo do Campo foram contemplados contedos e metodologias gerais para atuar tanto com o Ensino Regular como para a EJA. E no foram incorporadas nesta formao metodologias ou contedos especficos condizentes com a faixa etria dos alunos Jovens e Adultos. Portanto ficando sob responsabilidades do Municpio a preparao / formao continuada destes profissionais. No observamos na formao / qualificao continuada dos professores de matemtica, programas incluindo ps-graduao / especializao, cursos de extenso entre outros para preparao dos professores de matemtica atuantes com a EJA. Ficando a cargo do Municpio definir, implementar e monitorar programas especficos de formao continuada de professores para atuar com alunos Jovens e Adultos da Regio.

57

7. REFERNCIAS
BRASIL: Constituio da Repblica, 1988, Art. 208 BRASIL, EJA 6. Ano Volume 1 2 Ed. So Paulo IBEP, 2009 (Coleo Tempo de Aprender) BRASIL, EJA 8. Ano Volume 3 2 Ed. So Paulo IBEP, 2009 (Coleo Tempo de Aprender) BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB . Braslia: MEC, 1996. BRASIL, Lei No. 12014 Altera o Art. 61 da Lei No. 9.394 de 1996 . Braslia: MEC, 2009. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental, PCN Parmetros curriculares nacionais: Matemtica, Braslia: MEC-SEF, 1998, 148 p. BRASIL, Plano Nacional de Educao PNE 2001 2011, Braslia: MEC.2001 BRASIL, Plano Nacional de Educao PNE 2011 2020. Braslia: MEC.Em votao no Congresso Nacional, 2012 BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental, Proposta Curricular para a educao de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental 5a a 8a sries, Braslia: MEC-SEF, 2002, 240 p.: il. : v. 3 BRASIL, Marco de Ao de Belm, Confintea VI, Braslia: UNESCO, 2010 DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masago. Vises da Educao de Jovens e Adultos no Brasil, Cadernos Cedes, ano XXI, n 55, novembro, 2001.

58

DI PIERRO, Maria Clara. A Educao de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educao: Avaliao, Desafios e Perspectivas, Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010 GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. 175 p. GOMES, Ana Valeska Amaral. Plano Nacional de Educao - Um Olhar Sobre o Cumprimento das Metas da Educao de Jovens e Adultos,Braslia: Biblioteca Digital da Cmera dos Deputados, 2007. IRELAND, D. Timothy. Ensino Fundamental, Educao Integral e EJA, Comisso de Educao, Cultura e Esporte 4. Audincia Pblica, Braslia: UNESCO, 2011 Disponvel no site: http://www.senado.gov.br/comissoes/ce/ap/AP20110601_Timothy_Ireland.pdf FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. O Minidicionrio da Lngua Portuguesa, , 4 Ed. Ver. Ampliada. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2000 p. 235, 451.

SO BERNARDO DO CAMPO, Revista HAJA EJA, Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo, 2011. SO PAULO, Proposta Curricular do Estado de So Paulo: Matemtica, So Paulo: SEE, 2008.

CONSULTADA: SOARES, L. Educao de Jovens e Adultos: O que Revelam as Pesquisas. 1. Ed. So Paulo: Autntica, 2011. 280 p. RIBEIRO, Vera Masago (org.). Educao de Jovens e Adultos Ensino Fundamental Proposta Curricular 1 Segmento. So Paulo: Ao Educativa; Braslia: MEC, 2001.

59

Anexo A
Protocolo da Entrevista Semi Estruturada 1- Na sua formao na faculdade foram considerados alguns contedos especficos voltados para se trabalhar com alunos da educao de jovens e adultos EJA? 2- Voc fez cursos complementares faculdade para lecionar para jovens e adultos? 3- mais fcil lecionar no ensino regular ou na EJA? Faa uma comparao. 4- Quanto metodologia, voc utiliza os mesmos mtodos, tanto para o ensino regular como na educao de jovens e adultos? (Comente, no que se refere a EJA: quais os mtodos utilizados aulas tradicionais, jogos, TICs Tecnologias da Informao e Comunicao , materiais diversos, jogos, etc.) 5- O Estado ou Municpio fornecem materiais didticos especficos de matemtica para os professores e alunos da EJA? Comente. 6- Voc recebeu treinamento especfico para lecionar na EJA? 7- Voc encontra algum tipo de dificuldade para trabalhar com os alunos da EJA? 8- Voc est estudando atualmente?

60

Anexo B
Questionrio Secretaria de Educao de Jovens e Adultos de SBC-SP. Ttulo: Formao de Professores de Matemtica e a Prtica na Educao de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II do Municpio de So Bernardo do Campo SP. SOBRE A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

1 A EJA denominada EJA em SBC ou tem uma denominao especfica?

2 Quantos alunos esto matriculados na EJA fundamental II no municpio de SBC? Atualmente:__________________________________________________________ Perspectiva de matriculados em 2012: ____________________________________ - Quantos professores de matemtica h na EJA fundamental II no municpio de SBC? Atualmente:__________________________________________________________ Perspectiva de matriculados em 2012: ____________________________________

3 Qual a legislao federal (Atual)?

61

4 Qual a legislao estadual (Atual)?

5 Qual a legislao municipal SBC (Atual)?

6 Qual a formao dos professores de matemtica que lecionam na EJA SBC atualmente? Licenciatura Plena (...) em ___________________________________ Licenciatura Curta (...) em ____________________________________ Ps Graduao (...) em______________________________________ Mestrado (...) em___________________________________________ Doutorado (...) em __________________________________________ Outros cursos (...) quais: _____________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

7 Como a contratao destes professores?

62

8 Qual a Lei Municipal que regulamenta a contratao dos professores da EJA?

9 Para os professores de matemtica da EJA, o municpio de SBC oferece algum treinamento / qualificao especfica?

10 Qual a carga horria da EJA fundamental II?

11 H horrios flexveis para alunos da EJA?

12 Como os professores de matemtica acompanham e avaliam o desempenho dos alunos da EJA com horrios flexveis?

63

13 Os professores de matemtica da EJA fundamental II no municpio de SBC atuam no ensino regular simultaneamente?

14 Existe um material didtico especfico de matemtica do ensino fundamental II de EJA? Como podemos ter acesso a este material?

15 Quais as escolas que tem EJA fundamental II no municpio de SBC (se possvel enviar anexo com as escolas)?

64

Anexo C
Senhor (a) Diretor (a)

Eu, Aparecida Alves Teixeira, RG: 16.713.195-3, CPF: 080.219.648-98, aluno regularmente matriculado no curso de Ps-Graduao em Educao Matemtica do Centro Universitrio Fundao Santo Andr, sob a matrcula de n 405374, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a metodologia utilizada por professores de matemtica na educao de jovens e adultos do ensino fundamental II, sob a orientao do professor Doutor Alecio Damico. Como parte da coleta de dados do meu trabalho necessito que os professores de matemtica da educao de jovens e adultos desta Unidade de Ensino me conceda uma entrevista de aproximadamente 30 minutos. Desta forma, solicito sua autorizao para aplicao da referida entrevista nesta Unidade de Ensino, deixando claro que o nome desta Escola, bem como os nomes dos professores participantes no sero divulgados. Agradeo pela sua ateno e conto com a sua contribuio.

So Bernardo do Campo,........... de .................................. de 2011. ______________________________________ Aparecida Alves Teixeira

65

Anexo D
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Voc est sendo convidado a participar da pesquisa Metodologia Utilizada por Professores de Matemtica na Educao de Jovens e Adultos EJA do Ensino Fundamental II. Voc foi selecionado (a) porque optamos por fazer nossa pesquisa nesta unidade de ensino e sua participao no obrigatria. A qualquer momento voc pode desistir de participar e retirar seu consentimento. Sua recusa no trar nenhum prejuzo em sua relao com o pesquisador ou com a instituio. O objetivo deste estudo numa primeira etapa analisar as prticas pedaggicas utilizadas pelos Professores de Matemtica na educao de jovens e adultos e em seguida comparar com a formao inicial de faculdade destes professores. Sua participao nesta pesquisa consistir em responder a um formulrio de identificao e uma entrevista com perguntas claras e objetivas. As informaes obtidas nessa pesquisa sero confidenciais e asseguramos o sigilo sobre sua participao. Os dados no sero divulgados de forma a possibilitar sua identificao.

_________________________________ Aparecida Alves Teixeira Eu, ........................................................................................................, portador (a) do RG N ........................................., concordo em participar da pesquisa acima citada como voluntrio (a), sob a responsabilidade do professor pesquisador Aparecida Alves Teixeira, aluna do curso de Ps-graduao em Educao Matemtica da Fundao Santo Andr, sob orientao do professor Doutor Alecio Damico. Declaro que entendi os objetivos e benefcios de minha participao na pesquisa e concordo em participar. So Bernardo do Campo,........ de ............................... de 2011.

_________________________________________ Assinatura

Вам также может понравиться