Вы находитесь на странице: 1из 6

Lus Carlos Gonalves Magalhes,1 mestria no grupo de capoeira, filhos de Oxossi, formado pelo mestre Ubirat Couto que

foi formado pelo Gro mestre, Manoel Olimpio de Souza, conhecido como o ndio da Bahia, capoeira de rua Mercado Modelo, Salvador Bahia.

Um breve histrico do surgimento da capoeira e seus principais mestres A escravido Por volta do ano de 1800, os negros foram arrancados de seu pas de origem frica, trazidos para o Brasil nos pores dos navios negreiros, sem armas para se defenderem e pela necessidade de sobrevivncia criam-no Brasil uma luta onde suas referencias eram os brinquedos de lutas dos animais, misturadas com suas culturas originais de seu pas, como ngolo.

Mais a final de contas, o que capoeira? luta? Dana? Briga, Defesa pessoal? Esporte? Cultura? Arte Folclore? Segundo Areias (1998, p7 e p8). Capoeira isso, e muito mais! Capoeira msica, poesia, festa, brincadeira, diverso e , acima de tudo, uma forma de luta, manifestao e expresso do povo, do oprimido e do homem em geral para sobreviver e lutar contra qualquer tipo de opresso, seja ala fsica , econmica, cultural ou psicolgica. Mestre Pastinha e a capoeira de angola Um homem chamado Benedito, viu um menino franzino de nome Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, com oito anos de idade, apanhando de um menino mais forte, lhe convidou para aprender a arte da capoeira Angola, tempos depois, o menino acostumado a bater em Pastinha, tentou novamente, s que desta vez se deu mal, Pastinha derrotou o menino, dando prosseguimento em seus treinos at chegar a mestre. Nasce ento um dos grandes nomes da histria da capoeira angola, nome dado por ser de Angola os negros que mais praticavam. Mestre Pastinha. (05/04/1889 a 13/11/1981). Mestre Bimba Manoel dos Reis Machado, conhecido na capoeira como Mestre Bimba em 1912, aos 12 anos de idade, inicia sua vida de capoeira angola que aprendeu com um africano de nome Bentinho, na estrada dos boiadeiros, Bimba achando que os angoleiros tinham desvantagens nas lutas, decide ento, trocar conhecimentos com outros praticantes de artes marciais de modalidades diferentes e mais o antigo batuque, (onde seu pai foi campeo) e em 1928, cria a famosa capoeira Regional Baiana.

Cria a primeira metodologia de ensino de capoeira, com uma sequncia lgica de oito grupos de movimentos de ataque e defesa, para iniciantes de forma simplificada com 17 golpes, onde cada um das duplas executa 154 movimentos, num total de 308 entre ambos. S aps o aprendizado desta sequencia o aluno estava prepara para entrar no ao (nome dado ao arame de ao do instrumento berimbau que retirado dos pneus de carros) momento em que o aluno entrava na roda oficial de capoeira com todos os instrumentos musicais que era um berimbau e um pandeiro. Elabora o curso de emboscadas onde o local era mata fechada de difcil acesso com outros capoeiristas que tinham o objetivo de no deixar o aluno em exame cumprir seu objetivo de chegar at o ponto estabelecido pelo mestre, s os que concluam o percurso estavam aptos a receber sua graduao, que eram lenos de cedas para ser usado no pescoo, surge o sistema de graduao, estes tambm tinham o objetivo de no serem feridos por navalhas, pois e mesma deslizava ao passar no tecido, hoje a graduao e feita por cordas, cordes ou cordis usados na cintura, podem serem tranadas com linhas ou cordas de algodo tingidas, nas cores da bandeira do Brasil outras seguem as cores dos orixs, esses sistemas variam conforme os grupos de capoeira. Por vota da dcada de 30, aproveitando, que o Brasil passa por grandes transformaes, politicas e culturais surge oportunidade de mestre Bimba fazer com que sua nova arte alcance as classes sociais mais privilegiadas. Em 1936 fez a 1 apresentao do seu trabalho, a convite do governador da Bahia o General Juracy Magalhes, no palcio do governador onde estavam autoridades, incluindo o presidente da poca, que gostou muito da apresentao. Esporte Nacional Desta forma a capoeira reconhecida como Esporte Nacional mestre Bimba foi reconhecido pela Secretaria de Educao e Assistncia Pblica ao estado da Bahia como professor de Educao Fsica, sua academia foi a 1 reconhecida por lei no Brasil. Surgem federaes e confederaes de capoeira, com intuito de organizar a capoeira. A morte de Bimba Por questes financeiras, Bimba em 1973 deixa a Bahia e vai morar em Goinia, onde faleceu em fevereiro de1974, vitima de derrame cerebral. Uniforme O uniforme usado hoje na capoeira uma herana dos escravos, que vestiam branco simbolizado a pureza, a cala de capoeira de nome abada geralmente branco, com um tecido de malha, que permita o livre movimento do atleta, com cinco passadores ou presilhas para a passagem da corda e uma camiseta de malha com o smbolo do grupo estampada no peito.

Batizado e troca de cordas Momento em que o aluno entra na roda com todos os instrumentos e joga, com um professor, contramestre ou mestre,na presena de seus familiares, amigos e convidados, demonstrando todo seu aprendizado, considera-se batizado o aluno que levar uma queda por golpe desequilibraste e cair tocando os glteos no cho,neste momento o aluno homem traz uma madrinha e as meninas um padrinho, para que seja amarrada em suas cintura as cordas, partir deste momento, quando o aluno subir de graduao, no ser mais batizado e sim troca de cordas, no sendo mais necessrio padrinhos e madrinhas e nem a queda. Roda de capoeira um circulo de desta onde todos ficam sentados com as pernas encolhidas, ficando em p somente os dois jogadores e os que esto tocando os instrumentos, este mtodo vrias de acordo com o sistema de cada grupo.

Sistema de graduao pela confederao Brasileira de capoeira. Iniciante: sem cora Batizado: Verde Graduado: amarelo Graduado: azul Intermedirio: verde e amarelo Avanado: verde azul Estagirio: amarelo e azul Graduao avanada- Docente de capoeira Formado: verde, amarelo e azul- 5 anos de capoeira- idade mnima 18 anos Monitor: verde e branco - 7anos de capoeira - idade mnima 20 anos Professor: amarelo e branco 12 anos de capoeira idade mnima 25 anos Contramestre: azul e branco - 17 anos de capoeira - idade mnima 30 anos Mestre: branco 22 anos de capoeira - idade mnima 35 anos

Graduao pelos orixs: Trabalho idealizado por mestre zulu e adotado pela Associao de capoeira Quilombola Primeira fase azul iniciante - iemanj. Segunda fase marrom. Terceira fase verde. Quarta fase amarelo oxum. Quinta fase roxo aluno formado Ians. Sexta fase vermelho contra mestre ogum. Stima fase branco mestre oxal.

Curiosidades Nem todos os grupos fazem parte da confederao de capoeira, surgindo ento uma diversidade muito grande de cores de cordas. Hoje a maior populao de capoeiristas da raa branca, Depois de ter dado a volta pelo mundo e ter sido reconhecida internacionalmente a capoeira tornou-se no dia 15 de julho 2008, em Salvador, patrimnio cultural brasileiro, registrado no IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional)..

Cantos populares musicas de encerramento das rodas de capoeira Adeus a deus Boa viagem Eu vou me embora Boa viagem Eu vou com Deus Boa viagem Que j esta na hora Boa viagem

Adeus, adeus... Boa viagem Eu vou com Deus Boa viagem E nossa senhora Boa viagem Adeus, adeus... Adeus, adeus...iagem

Bibliografia. Anandes das Areias (O QUE CAPOEIRA 4 edio 1998,). Mestre Bola Sete ( A CAPOEIRA ANGOLA NA BAHIA 3 edio Rio de Janeiro 2001). Revista Brasileira de Cincias Sociais N10 Vol.4 Junho/1989(CAPOEIRA: de arte negra a esporte branco, Alejandro Frigerio).

Sities acessados

http://www.truenet.com.br/neto/mbimba.htm - Acessado em 25/09/2013

http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/sequencia-de-ensino-de-mestre-bimba.html ACESSADO NO DIA 04/09/2013.


http://www.associacaoquilombola.org.br/site/?q=node/12 Acessado no dia 27/09/2013 http://www.letras.com.br/#!cantigas-populares/adeus-adeus acessado no dia 27/09/2013.

08/07/2008 Depois de dar a volta ao mundo e alcanar reconhecimento internacional, a capoeira se tornou o mais novo patrimnio cultural brasileiro. O registro desta manifestao foi votado no dia 15 de julho, em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), que

constitudo por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimnio naciona

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13983&sigla=Noticia&retorn o=detalheNoticia Acessado 06/10/2013.

Вам также может понравиться