Вы находитесь на странице: 1из 13

DEFESA DO EXECUTADO: IMPUGNAO E EMBARGOS

Quadro Anterior: Antes da reforma do Cdigo de Processo Civil, tanto a execuo de ttulo judicial, como a execuo de ttulo extrajudicial eram atacveis por embargos execuo. Nesse cenrio, os embargos tinham efeito suspensivo e era necessrio que o executado garantisse o juzo. Outra hiptese de ataque execuo no sistema anterior era a interposio de exceo de pr-executividade, recurso criado pela doutrina e aceito pela jurisprudncia, que tinha por escopo suscitar questes que maculavam a legalidade da execuo, como questes de ordem pblica ou vcios do processo executrio. A exceo de pr-executividade no prescinde de garantia ao juzo, mas tambm no possui efeito suspensivo. O sistema anterior reforma era especialmente problemtico se

considerados a demora que o efeito suspensivo dos embargos causavam a execuo e, principalmente, o cerceamento da defesa do executado, uma vez que era necessrio se garantir o juzo para questionar o exequente. Quadro Atual: A partir da reforma do Cdigo Processual Civil, a sistemtica para a execuo de ttulos judicial e dos ttulos extrajudiciais foi diversificada. O Cdigo prev que a execuo de ttulo judicial dever ser atacada por meio da impugnao, enquanto que a execuo de ttulos extrajudiciais dever ser atacada por embargos execuo. As principais caractersticas da reforma foram que o efeito suspensivo passou a ser exceo, apesar da possibilidade de sua concesso face a verossimilhana e quaisquer prejuzos vislumbrados, e os meios de ataque da execuo sero distintos, conforme a natureza do ttulo executado.

EMBARGOS DO EXECUTADO: (art. 735, CPC) Cabvel contra execuo de Ttulo Extrajudicial; Natureza: Ao autonma; Prazo: 15 dias (casos restritos art. 745, CPC).; Garantia do Juzo: No; Efeito Suspensivo: Em regra, no possui (Art. 739-A, CPC), caso seja

deferido o efeito suspensivo, dever haver a garantia do juzo (Art. 739-A, par. 1, CPC) Manifestao do Exequente: 15 dias (julgamento antecipado ou AIJ) Possveis Decises:

Rejeio liminar (art. 739, CPC) : 1. Inpcia da inicial 2. Intempestividade 3. Intuito protelatrio (III) + multa (arts. 601; 740, par. n)

ou

Julgamento do mrito. Procedncia ou Improcedncia

Recurso Sentena: Apelao sem efeito suspensivo (Art. 520, IV, CPC)

IMPUGNAO: (475-L e 475-M, CPC) Cabvel contra execuo de ttulo judicial/sentena Natureza: Incidente processual; Prazo: 15 dias (Art. 475-J, par 1, CPC) Casos restritos art 475-L, I a IV, CPC; Garantia do juzo: h uma discusso:

Deve ser garantido o juzo: O primeiro argumento a favor se fundamenta na assertiva de que embora o Cdigo no trate expressamente da questo, implicitamente determina que o juzo dever ser garantido, uma vez que as hiptese do art. 475-J, par. 1, CPC pressupem a penhora. Outro argumento utilizado para defender a obrigao de garantia do juzo que no h que se falar em isonomia entre a sistemtica dos embargos execuo e da impugnao, uma vez que aqui se trata de cumprimento de sentena, onde j houve um processo de cognio anterior.

No Deve Ser Garantido o Juzo: Os que so contra a garantia do juzo em sede de impugnao fundamentam sua opnio na omisso do Cdigo Processual e no princpio da isonomia, no sendo possvel exigir garantia semelhana dos embargos execuo.

Efeito Suspensivo: Em regra no h e os autos da impugnao tramitam apartados. Caso seja concedido efeito suspensivo os autos correram apensados. Concedido o efeito suspensivo impugnao, o exequente pode caucionar, suprimindo, assim, o efeito suspensivo e prosseguindo com a execuo (art. 475-M, par. nico, CPC).

Manifestao do exequente: Havia uma discusso doutrinria acerca do prazo de 15 ou 5 dias. Atualmente a doutrina e a jurisprudncia so pacficas em considerar o prazo de 15 dias como o adequado, em virtude do princpio da isonomia. Possveis Decises: O acolhimento da impugnao extingue a execuo, mas pode ser atacado por apelao. A rejeio da impugnao importa na continuao da execuo, mas pode ser atacada por agravo de instrumento.

Doutrina (por Nathalia Parente de Azevedo).

1. Introduo: O estudo do mdulo processual de execuo no pode ser feito sem que se estude os mecanismos que o executado possui para se defender. Nesse sentido, o executado possui trs formas de defesa, quais so: a) embargos do executado; b) impugnao; e c) exceo de pr-executividade, tambm chamada de objeo de no-executividade. Falar-se- nesse verbete dos embargos e da impugnao.

2. Embargos do Executado: Caracterizam-se como processo de conhecimento, autnomo em relao ao processo executivo fundado em ttulo extrajudicial, apesar de ser a ele ligado por uma relao de prejudicialidade, haja vista que dever ser apreciado antes do desfecho do processo executivo. O escopo verificar se procedente ou improcedente a pretenso manifestada pelo exequente, retirando, assim, a eficcia executiva do ttulo. Apesar de se falar nos embargos como processo incidente execuo fundada em ttulo extrajudicial, no se pode negar que h no CPC dois

casos de execuo fundada em ttulo judicial, que so: a) execuo contra a Fazenda Pblica (art. 741) e a execuo por quantia certa contra devedor insolvente. A demanda de embargos do executado se identifica, dentre outros elementos, por um pedido imediato consistente na postulao de uma sentena de mrito. 2.1. Prazo: O art. 738 do CPC prev um requisito para o oferecimento dos embargos (15 dias, contados da data da juntada dos autos do mandado de citao). Entretanto, o mero cumprimento dessa exigncia no possui o condo de fazer com que haja a apreciao do pedido formulado na demanda de embargos, pois necessrio a existncia das condies de ao e dos pressupostos processuais. Insta mencionar que no caso de execuo contra a Fazenda Pblica a executada citada para opor embargos no prazo de dez dias (art. 730, CPC). Contudo, segundo a Medida Provisria n 2.180-35 tal prazo foi ampliado para trinta dias, questiona-se hoje a constitucionalidade dessa norma. J quanto execuo por quantia certa contra devedor insolvente, s se pode falar em embargos quando se tratar de demanda executiva ajuizada por credor quirografrio, pois na auto-insolvncia o devedor ocupa posio de demandante. O executado dever opor os embargos no prazo de 10 dias. Se os embargos forem intempestivos o processo incidente dever ser extinto, sem resoluo de mrito. Poder o executado, ainda, se valer de outros mecanismo, como o ajuizamento de uma ao declaratria de inexistncia da obrigao, mas jamais pleitear a tutela jurisdicional por meio de embargos.

2.1.1. Suspenso do prazo: O prazo para oposio dos embargos ser suspenso nas hipteses do art. 265, I a III, por fora do art. 791, II. Tem-se, ainda, como outros casos de suspenso do prazo o do art. 13, e tambm na hiptese se oferecimento da remio, pois a 3 Turma do STJ divisou nesta iniciativa uma causa de suspenso. 2.2. Competncia para o processo dos embargos:

Essa questo no gera dvidas, pois o pargrafo nico do art. 736 do CPC claro ao afirmar que os autos do processo de embargos do executado sero distribudos por dependncia e apensados aos autos do processo principal. competente para os embargos do executado o mesmo juzo da execuo, sendo uma competncia funcional e inderrogvel. Tal regra comporta uma exceo, que ser aquela do art. 747 do CPC, execuo por carta, isto , alguns atos do processo so realizados em juzo diverso daquele onde se instaurou o processo de execuo. Assim, pelo teor do dispositivo legal os embargos podero ser opostos tanto no juzo deprecante como no deprecado, sendo que a competncia para julglos ser do juzo deprecante, salvo se versarem unicamente vcios ou defeitos da penhora, avaliao ou alienao dos bens.

2.3. Legitimidade para embargar: Sero legitimados ativamente a essa demanda os executados, ao passo que sero legitimados passivamente os exequentes. Legitimam-se a propositura dos embargos aqueles que figuram no plo passivo do processo executivo, o que pode ser vislumbrado pelo caput do art. 736 do CPC. Nesse sentido, traz-se a tona do entendimento do mestre Crisanto Mandrioli: nico limite legitimidade ativa , por isso, dado pelo fato de se tratar de sujeito contra quem, efetivamente, se pretende exercer a ao executiva, ou seja, aquela parte a quem se atribui, talvez ilegitimamente, as vestes de devedor.

2.4. Procedimento dos embargos do executado: O procedimento se inicia com a apresentao, em juzo, de uma petio inicial, uma vez que se trata de demanda autnoma, que ser submetida apreciao do juiz da execuo. Considera-se proposta a ao quando for proferido o primeiro despacho (art. 263, CPC). Ademais, por fora do art. 736 do CPC, os embargos podem ser oferecidos sem garantia do juzo. Em decorrncia do art. 739 do CPC o juiz poder rejeitar liminarmente os embargos, quando ocorrerem as hipteses elencadas nos incisos do dispositivo, qual sejam, intempestividade, inpcia da petio e manifestamente protelatrios, nesse ltimo o juiz dever fixar multa de at

20% sobre o valor da execuo, em favor do exequente (art. 740, pargrafo nico, CPC). O ato judicial de rejeio dos embargos do executado sentena, podendo ser atacvel por apelao. Se no houver rejeio os embargos sero recebidos, sem efeito suspensivo (art. 739-A, CPC). Porm, se a requerimento do embargante e se atendidos a determinados requisitos, que se ver adiante, o juiz poder atribuir efeito suspensivo (art. 739-A, 1, CPC). Primeiro requisito: j ter sido garantido em juzo, quando se tratar de execuo por quantia certa contra devedor solvente ou execuo para execuo para entrega de coisa. Na execuo contra a Fazenda no h que se falar em garantir o juzo, pois os bens pblicos so impenhorveis. Segundo requisito: relevantes fundamentos dos embargos. Terceiro requisito: que o prosseguimento da execuo seja capaz de gerar para o executado grave dano de difcil ou incerta reparao. Observa-se nesses dois ltimos a presena do periculum in mora e do fumus boni iuris. O efeito suspensivo poder ser atribudo de maneira total ou parcial. Assim, at o julgamento dos embargos do executado no poder ser praticado nenhum ato processual no processo executivo, a no ser os de carter urgente (art. 793, CPC). Recebidos os embargos do executado, o embargado ser citado, de modo que oferea sua impugnao no prazo de 15 dias (art. 740, CPC). Tal impugnao ter carter de contestao, fazendo coesa a aplicao das regras dos artigos 300 a 303, CPC. A ausncia de impugnao implicar em revelia. Contra a sentena que julgar procedentes os embargos caber apelao, a ser recebida no duplo efeito, i.e., devolutivo e suspensivo, diferentemente, como se viu, da sentena que os extinguir sem resoluo do mrito. 2.5. Matrias que os embargos podero versar: O CPC enumera no art. 741 as matrias que podem ser alegadas nos embargos incidentes execuo fundada em ttulo judicial contra a Fazenda Pblica. J nos embargos execuo fundados em ttulo executivo extrajudicial o executado possui maior campo de atuao, vez que poder alegar qualquer matria de defesa lcita num processo de conhecimento, conforme disposto no art. 745, CPC.

Ressalta-se que no se pode pensar que o executado pode alegar qualquer matria de defesa, mas apenas aquelas que poderiam ser trazidas como defesa num processo cognitivo podero ser apreciadas em sede de embargos execuo fundado em ttulo extrajudicial. Cumpre ao embargante suscitar nos embargos oferecidos contra execuo de ttulos extrajudiciais, tanto questes ligadas aos pressupostos e condies da execuo forcada, como deduzir outros mecanismos de defesa que poderia opor ao credor, caso os pudesse fazer em processo de conhecimento. 2.6. Segurana do Juzo: Como j foi aqui afirmado, o art. 736, caput, do CPC, determina que os embargos no necessitaro de penhora, depsito ou cauo para serem opostos. Todavia, o art. 16, 1, da lei n 6.830/80, que continua vigente aps a lei n 11.382/06, exige a segurana do juzo como pressuposto de admissibilidade dos embargos. Conforme entende Galeno Lacerda na execuo fundada em ttulo executivo extrajudicial no h tecnicamente juzo a assegurar. O oferecimento dos embargos antes de seguro o juzo, no acarreta na rejeio do remdio. A garantia de juzo s ser devida para conferir efeito suspensivo aos embargos, conforme se vislumbra por meio do art. 739-A, 1, CPC.

3. Impugnao: Destina-se a impugnar a ordem de execuo e no o cumprimento da sentena, sendo apresentada por simples petio. A lei 11.232/05 criou um mecanismo de defesa do executado, cuja utilizao ser adequado quando se tratar de execuo fundada em ttulo executivo judicial. Diferentemente dos embargos do executado, a impugnao to somente um incidente processual da fase executiva de um processo sincrtico, no levando a instaurao de um processo autnomo, mas de modo semelhante aos embargos trata-se de uma oposio do executado contra a execuo. Ressalta-se que a impugnao dever se dar por escrito e em pea autnoma, devendo atender as indicaes do art. 282, CPC.

3.1. Matrias alegveis na impugnao:

O art. 475-L enumera de maneira exaustiva as matrias passveis de alegao na impugnao. Na verdade, so basicamente as mesmas previstas no art. 741 do CPC, com algumas excepcionalidades. Caso o executado alegue matria diversa daquela prevista em texto legal, o juiz rejeitar a impugnao, se valendo do art. 739, III, aplicvel subsidiariamente, nos termos do art. 475-R.

3.2. Prazo: O art. 475-J, 1 fixa o prazo para impugnao em 15 dias. S caber prorrogao nas condies estritas do art. 182, caput, 2 parte e pargrafo nico. Ocorrer suspenso do prazo para impugnar se no seu curso houver recebimento de excees de incompetncia, suspeio e impedimento, a teor dos arts. 306 e 265, III. Tambm haver suspenso pelo advento de embargos de terceiro a que se outorgou efeito suspensivo total (art. 1052, CPC). 3.3. Competncia da impugnao: Ser competente o juzo da execuo, seja ele qual for, a teor do art. 475P, CPC. A competncia funcional pelo objeto do juzo, e, assim, absoluta. No que concerne a competncia no caso da impugnao na execuo por carta, caber a incidncia do art. 747 e Smula 46 do STJ.

3.4. Legitimidade para impugnar: Legitimam-se ativamente os executados, e passivamente os exequentes. Como se v, a parte que ocupa o plo passivo na execuo passar a ocupar o plo ativo na impugnao.

3.5. Seguro em juzo:

Entende-se que a impugnao deve ser oferecida aps a garantia do juzo, pois uma das alegaes que pode se fazer por esse meio de defesa a penhora incorreta ou avaliao errnea (art. 475-L, III, CPC). Entretanto, h que se ressaltar que a matria no pacfica, pois alguns doutrinadores entendem que desnecessria a garantia, uma vez que inexiste previso legal e alm disso dispensvel tal exigncia no oferecimento de embargos em processo de execuo de ttulos extrajudiciais, como j foi visto.

3.6. Efeitos da impugnao: O mero oferecimento da impugnao no tem o condo de gerar efeito suspensivo execuo. Na verdade, o prprio teor da lei (art. 475-M) determina que, em regra, a impugnao ser recebida sem efeito suspensivo. Contudo, se estiverem presentes os requisitos de fumus boni iuris e periculum in mora o juiz poder atribuir efeito suspensivo. Contudo, poder o exequente, ao ver atribudo efeito suspensivo impugnao, requerer o prosseguimento da execuo, desde que preste cauo idnea.

3.7. Recurso contra a impugnao: A deciso interlocutria o ato judicial que resolve a impugnao, sendo assim, poder ser atacvel por meio de agravo de instrumento. No entanto, caso o juiz, ao julgar a impugnao, determinar a extino do mdulo processual executivo, falar-se- em sentena, impugnvel por meio de apelao (art. 475-M, 3, CPC).

4. Bibliografia:

PISTILLI, Ana de Lourdes Coutinho Silva. Defesas do Executado no Cumprimento da Sentena Condenatria ao Pagamento de Quantia (Lei n 11.232/05) e na Execuo de Ttulos Extrajudiciais (Lei n 11.382/06) Viso Comparativa.

CMARA,

Alexandre

Freitas.

Lies

de

Direito

Processual

Civil

II.

ASSI, Araken de. Manual da Execuo. ************************************************************ ******************************************* JURISPRUDNCIA TJ RJ: Necessidade de garantia de juzo na Impugnao. Paula Passos Aboudib.

Trago para discusso da turma 4 decises do TJ do RJ, duas no sentido da no exigncia de garantia do juzo para o oferecimento da impugnao e outras duas no sentido da necessidade de tal garantia.

1) Agravo de Instrumento n 2008.002.36494 Agravante: Associao Congregao de Santa Catarina Agravada: Rose Beatriz Barcelos Schlanger Relatora: JDS. Des. Cristina Serra Feij

Processual Civil. Agravo de Instrumento. Cumprimento

de Sentena.

Intimao para cumprimento voluntrio. Penhora de quantia inferior ao dbito exequendo. Possibilidade de levantamento. Na nova disciplina processual, o oferecimento de impugnao no depende da prvia garantia do juzo, nem tem efeito suspensivo ope legis. Recurso a que se d provimento.

De acordo com esta deciso, o oferecimento de impugnao do devedor no est vinculado exigncia de garantia em juzo. Isso quer dizer que, a impugnao poder ser realizada pela parte sem efetuar a garantia, no entanto, est no ter efeito suspensivo. A deciso da Rel. Cristina Serra Feij est de acordo com a corrente que entende que deve haver tratamento isonmico, ou seja, deve ser concedido impugnao o mesmo tratamento dos embargos do devedor;uma vez que,o CPC omisso quanto impugnao.

Art. 739-A. Os embargos do executado no tero efeito suspensivo. 1 O juiz poder, a requerimento do embargante, atribuir efeito suspensivo aos embargos quando, sendo relevantes seus fundamentos, o prosseguimento da execuo manifestamente possa causar ao executado

grave dano de difcil ou incerta reparao, e desde que a execuo j esteja garantida por penhora, depsito ou cauo suficientes. Portanto, decide a relatora que a penhora apenas pressuposto para a concesso de efeito suspensivo impugnao, no sendo exigncia prvia para o oferecimento desta. Ainda de acordo com a deciso: O prazo para cumprimento voluntrio da sentena inicia-se com a intimao da parte atravs de Dirio Oficial, abrindo-se neste momento tambm oportunidade para o oferecimento de impugnao pelo devedor. Ou seja, na nova ordem processual vigente a impugnao, ao contrrio do que ocorria com os embargos do devedor, no depende de prvia garantia do juzo. E, por tal razo, no tem efeito suspensivo.

2) 2008.002.02871 - AGRAVO DE INSTRUMENTO DES. ANTONIO SALDANHA PALHEIRO Julgamento: 01/04/2008 - QUINTA CAMARA CIVEL EXECUO ATUAL A DE DE TTULO QUE EXECUTIVO JUDICIAL. IMPUGNAO NO SUSPENDE DOS ATOS A DO

EXECUTADO. DESNECESSIDADE DE GARANTIA DO JUZO. 1- A REGRA IMPUGNAO EXECUO, 2POSSIBILITANDO O PROSSEGUIMENTO EXECUTRIOS.

A PENHORA PODE SER REALIZADA NO CURSO DA IMPUGNAO. 3- MESMO QUE A ESTA TENHA SIDO ATRIBUDO EFEITO SUSPENSIVO, LCITO AO CREDOR PROSSEGUIR NA EXECUO. INTELIGNCIA DO ART. 475-M, CPC. PROVIMENTO DO RECURSO.

Deciso no mesmo sentido da anterior. O relator conclui que no h razo para deixar de admitir o processamento da impugnao, por ausncia prvia da garantia em juzo. O art. 475-J, par.1, CPC, com sua atual redao, no impe a exigncia de prvia garantia de juzo para que a impugnao seja oferecida. Em sua deciso o relator cita comentrio de Luiz Guilherme Marinoni e do Min Luiz Fux, ambos concluem que a prvia segurana em juzo no constitui requisito de admissibilidade da impugnao.

3) SEXTA CMARA CVEL AGRAVO INTERNO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 2008.002.35143 AGRAVANTE: PLATINUM TRADING S/A AGRAVADO: PETROLEO BRASILEIRO S/A PETROBRAS RELATOR: DES. FRANCISCO DE ASSIS PESSANHA

AGRAVO INOMINADO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. AGRAVO CONTRA DECISO MONOCRTICA DO RELATOR QUE MANTEVE A DECISO DO JUZO A QUO. EXECUO. FALTA DE GARANTIA DO JUZO. REJEIO DA IMPUGNAO EXECUO. RECURSO QUE SE NEGA PROVIMENTO, MANTENDO A DECISO ATACADA.

Trata-se de deciso no sentido da necessidade da garantia em juzo para oferecimento da impugnao. Isto porque, est expressamente previsto no art. 475, par.1,que o termo inicial da impugnao a intimao da penhora. Sendo assim, a segurana do juzo requisito para o recebimento da impugnao, assim como era elemento necessrio para o recebimento dos embargos. Conclui o relator que ausente o requisito da segurana do juzo, no deve ser admitida a impugnao.

4) 2006.002.22084 - AGRAVO DE INSTRUMENTO 1 Ementa DES. CASSIA MEDEIROS - Julgamento: 30/01/2007 DECIMA OITAVA CAMARA CIVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO CUMPRIMENTO DE SENTENA AO

DE RESCISO DE CONTRATO DE CONSTRUO DE UNIDADE IMOBILIRIA IMPUGNAO AOS CLCULOS SEM A GARANTIA DO JUZO - REJEIO. Deciso que rejeitou impugnao dos agravantes aos clculos da execuo apresentados pelo agravado, assinalando que, da mesma forma que para o recebimento dos embargos se fazia necessria a garantia do juzo, para se apreciar a impugnao tambm indispensvel a prvia existncia de penhora. Na execuo de sentena, que se faz pelo instituto do cumprimento da sentena, a segurana do juzo se d pela penhora, de modo que o devedor s poder valer-se da impugnao depois de realizada a penhora, pois o prazo para impugnao s comea a correr depois de o

devedor haver sido intimado da penhora (NELSON NERY JNIOR, em nota ao artigo 475-J, do CPC). Desprovimento do recurso.

Deciso do mesmo sentido da anterior. Conclui o relator que se no houve penhora, incabvel o oferecimento de impugnao. Em sua deciso, o relator cita comentrio de Nery Junior ao CPC: (...) Na execuo de sentena, que se faz pelo instituto do cumprimento da sentena, a segurana do juzo se d pela penhora, de modo que o devedor s poder valer-se da impugnao depois de realizada a penhora, pois o prazo para impugnao s comea a correr depois de o devedor haver sido intimado para a penhora.

Вам также может понравиться