Вы находитесь на странице: 1из 10

Perodo: Antigidade Clssica Perodo: Romano (Ascenso).

A arquitetura romana assenta-se fundamentalmente nas duas grandes razes que formam a sua cultura: a etrusca e a grega. Mas, ao longo do milnio em que se desenvolve -basicamente desde o sculo VI a.C at ao sculo V da nossa era-, Roma funde e assimila mltiplos elementos dos povos que conquista e incorpora na sua cultura, um gigantesco esforo unificador que assenta os princpios em que ter de basear-se a cultura ocidental at os nossos dias.

No que se refere estritamente arquitetura, os princpios de utilidade, racionalidade e ordem presidem a todas as construes romanas. Tal o esprito presente no "Tratado De Architectura" escrito provavelmente no sculo I a.C por aquele que foi o terico mximo da arte romana: o arquiteto Marco Vitruvio Polion, fonte de constante inspirao para os arquitetos de todos os tempos. A histria de Roma tem trs etapas fortemente caracterizadas: monarquia, repblica e imprio. A primeira delas vem das origens lendrias e conclui em 509 a.C com a expulso do ltimo rei, dando lugar Roma republicana que conquista primeiro a Pennsula Italiana, se enfrenta com Cartago pela hegemonia do Mediterrneo ocidental e, finalmente, cria seu vasto imprio. Um imprio que acabar por obrig-Ia a modificar, a partir de 31 a.C, sua prpria estrutura poltica e que, na etapa seguinte -a imperial-, vive trs sculos de esplendor e dois de desagregao e crise, at o seu fim no Ocidente no ano 476 da nossa era. Mas o que se acaba de afirmar um processo poltico que no corresponde inteiramente ao que segue a arte romana e, em especial, a sua arquitetura. De um ponto de vista mais restrito, podemos falar de uma primeira fase em que a arquitetura romana herdeira da etrusca; uma segunda em que, a esta herana, se sobrepe a influncia grega, assimilando-a e desenvolvendo-a; e, finalmente, um longo e fecundo perodo em que Roma cria uma arquitetura to perfeitamente adaptada s necessidades de seu vasto imprio que , com a lngua, o principal veculo de romanizao das terras que vai submetendo: quer se trate do arco que comemora o triunfo, da parede que contribui para a defesa, da calada
1

que o pe em rpida comunicao com a Urbe ou do templo em que o imperador acabar por destronar as outras divindades. A Tcnica Construtiva

Dada a enorme extenso do Imprio, compreende-se que os arquitetos romanos empregassem todo o tipo de materiais nas suas construes, aproveitando os que tinham mais mo em cada provncia. Na prpria Roma, antes de Augusto predominavam as paredes de tijolo e adobe, e s a partir de Augusro utilizou-se sistematicamente o mrmore. Na Espanha,. foram caratersticas as paredes de barro, feitas em molde entre duas tbuas, que se revestiam de pedra. Mas a parede romana mais tpica era contruda com concreto, isto , argamassa com pedras irregulares. revestida de cantaria de mrmore ou de pedra. Com o tempo foram desaparecendo os sillhares que os cobriam, reutilizados em outras construes, mas ainda continuam de p muitas dessas paredes graas a um ncleo muito slido. freqente a combinao de tijolo e argamassa ou concreto, assim como a combinao de tijolo e pedra. Nas paredes de pedra, a silharia dispunha-se geralmente em osso -ou com macacos e pivs interiores no visveis-; a face exterior do silhar costuma-se talhar ligeiramente, de forma a oferecer uma superficie ligeiramente abaulada, de aspecto rstico, que por vezes se quadra (parede inclinada almofadada). Recorria-se a diversas modalidades de aparelho, cujas denominaes convm recordar.

Denomina-se opus quadratum o que dispe os silhares em formas de amarrao; opus caementicium, o construdo s com concreto; o opus incertum utiliza pedras sem desbastar que se incrustam no ncleo de concreto, enquanto o chamado opus reticulatum, muito peculiar, encastra no concreto pirmides de tufo vulcnico, deixando a descoberto as bases que formam como uma espcie de retcula; por fim, dava-se o nome de opus tectorium ao trabalho de revestimento de uma parede com materiais pobres.

As Ordens Arquitetnicas

No que diz respeito aos suportes, Roma mantm o princpio das ordens arquitetnicas gregas, com algumas variantes. Desaparece praticamente o drico, substitudo pelo toscano, segue-se o jnico, enriquece-se a tipologia do corntio, ornamentando frequentemente, enchendo as estrias com baquetas ou junquihos, e inclusive introduzem-se algumas figuras entre as volutas dos caulculos (cabeas de ninfas, stiros, animais, etc.); e da fuso do jnico e do corntio surge a ordem compsita, que conserva as volutas do primeiro e, do segundo, as duas filas de folha de acanto que arrancam do colarinho. A nova ordem, o toscano, caracteriza-se por uma base tica: dois toros e uma esccia sobre um plinto quadrado. O fuste liso, e o capitel consiste numa moldura ou colarinho, um tramo liso que se chama friso do capitel, e um equino, rematando no baco quadrado. Em edificios ricos, esta ordem ornamenta-se estriando o fuste, colocando rosetas ou motivos vegetais no friso do capitel e adornando o equino com ovas e setas; assim, tem sido chamado muitas vezes ordem drica romana. Nao raro encontrar capitis compsitos resultantes da combinao do capitel toscano com as folhas de acanto do corntio. As diferentes ordens utilizam-se independentemente, mas frequente que se sobreponham. Em tais casos, mantm-se o princpio clssico de ordenao: do mais forte ao mais fraco: assim, na parte inferior do edifcio deve ir o toscano, seguindo o jnico, o corntio e compsito. Quanto aos suportes, em geral, os pilares ou pilatras, isto , pilares geminados- devem ir em baixo, e em cima as colunas. No tabularium do ano 78 a.C. aparece pela primeira vez o toscano por debaixo do jnico. Em alguns casos empregam-se caritides ou atlantes.

O Arco Romano

O arco outro elemento fundamental da arquitetura romana. Pode estar isolado ou metido na parede, funcionando neste ltimo caso como arco de descarga, o que das mais interessantes contribuies dos construtores romanos. Estes arcos de descarga so, em geral, rebaixados; nos vos livres, pelo contrrio, emprega-se sistematicamente o arco semicircular ou de meio ponto. Habitualmente o arco aparece numa organizao arquitravada, que faz com que entre a curva do arco -ou entre dois arcos contguos- e seu enquadramento se criem uns espaos triangulares denominados juntas. Para a construo dos arcos fazia-se uso de estruturas provisrias de madeira (cimbres), que se retiravam urna vez colocadas as aduelas, isto , os silhares em forma de cunha que os formavam. Quanto ao modo de dispor essas aduelas, alm da normal disposio de convergncia das juntas, aparecem sistemas como o engatilhado -fazendo um corte nas juntas- e o monta-cavalo - de maneira que seu trasdorso siga a linha das fiadas horizontais da parede-, entre outros. Praticamente, aparecem ento os sistemas que, renovados no Renascimento, chegaro at os nossos dias. Na arquitetura romana empregam-se simultaneamente os dois sistemas de cobertura: em madeira e em pedra ou alvenaria. A cobertura de madeira mais habitual o artesoado, formado por grandes vigas transversais enlaadas por outras longitudinais, fazendo uma quadrcula. Nas construes de carter utilitrio usa-se a cobertura de duas guas ou cumeeira. Quanto cobertura de pedra ou alvenaria, os arquiteros fizeram da abbada um elemento de construo de primeira ordem. As abbadas mais freqentes nos edifcios so as de bero e a cpula, ainda que haja exemplos de abbadas planas ou rebaixadas.

4. A ascenso de Roma (sculo II A.C)

A partir do sculo II A.C, com a derrota de Cartago na segunda Guerra Pnica, Roma, que j dominava a pennsula Itlica, se aproxima dos reinos helensticos. Na poca de Augusto, no incio da Era Crist, o Imprio Romano se estendia da Espanha Sria. Os romanos difundiram a arte dos gregos em todo o seu territrio. Na arquitetura, destaca-se a presena do arco, que lana novas possibilidades estruturais que repercutem na concepo do espao arquitetnico. A temtica arquitetnica se amplia, em funo da maior complexidade dos programas (aquedutos, edifcios pblicos, pontes, etc.) Nas artes destacam-se a pintura mural (afrescos), elementos decorativos, e a teatralidade da escultura.

5. Roma Republicana

Nos sculos III e II a.c., Roma empenhou-se em conquistar os seus inimigos e em expandir o imprio, quer localnente quer em regies longnquas. No tempo da repblica, foi governada por uma oligarquia de patrcios que dominavam o Senado e a Assemblia. Este perodo terminou com as Guerras Civis e a subida ao poder do imperador Augusto, em 27 a.C. No perodo da repblica romana, surgiu um novo tipo de arquitetura inspirada nas tradies etrusco-italianas, adotando-se estilos gregos clssicos e de mtodos de construo romanos. So muito poucos os edifcios deste perodo que sobreviveram at aos nossos dias, mas o que existe permite-nos compreender que se verificou uma procura inovadora de novos materiais de construo, de tipos de edifcios e de expresses decorativas. Graas a esta procura, os Romanos conseguiram formar um estilo arquitetnico prprio.

Clrcus Maximus (sculo IV)

Os circos destinavam-se a corridas de cavalos e a lutas de gladiadores.

O Circus Maximus, em Roma, do princpio do sculo IV, mas sofreu alteraes. Construdo em terreno plano, tem 600 metros de comprimento, lugares sentados em toda a volta, exceto no extremo em linha reta onde havia um conjunto de taratares (portas da meta). Um muro, o spina, com meta, ou postes de mudana de direo em cada extremo, delimitava a zona de circulao.
5

Pompia Pompia, uma cidade situada ao sul de Npoles e que data do sculo III a. C.., ficou muito danificada na sequncia de vrios sismos em 63 d.C. Mais tarde, uma erupo do Vesvio ocorrida em 79 d.C. preservou o que restava com uma espessa camada de cinza. As escavaes comearam no fim do sculo XVIII e revelaram uma antiga povoao romana de grande riqueza arquitetnica. A planta das ruas, as habitaes e os monumentos pblicos estavam intactos, e entre estes figuravam muitos edifcios do perodo da repblica. Alguns so exemplares romanos dos mais antigos que se conhecem, como as baslicas e os balnerios. O sul de Itlia foi fortemente influenciado pelos primeiros colonos gregos. Pompia no exceo e revela igualmente uma predileo pelo estilo grego nas residncias dos ricos. Edifcios da Repblica fora de Roma Fora de Roma, a arquitetura da repblica entre os sculos III e I a.C. revelou as mesmas tendncias da capital, quer nos tipos de construo quer nos materiais. Os Romanos no dispunham das grandes jazidas de mrmore dos Gregos, e por isso exploraram os recursos locais de tufo calcrio, travertino e peperino. Nesta poca, desenvolveram e padronizaram a produo de tijolos cozidos no forno. O desenvolvimento do concreto extremamente durvel influenciou a construo de antigos e novos tipos de edificios. O concreto nunca ficava exposto; era sempre revestido por uma camada exterior de tijolos ou de estuque pintado. Neste perodo, os templos fora de Roma aliaram as tradies etrusco-italianas s ordens clssicas helensticas. 6. Edifcios Augustinianos Quando Augusto chegou ao poder, em 27 a.c., aps uma guerra civil, inaugurou um perodo de paz e de prosperidade chamado pax romana, que durou dois sculos. Empenhou-se em reconstruir as infra-estruturas de Roma e do imprio, construindo estradas, pontes e aquedutos e estimulando os ricos a beneficiarem a cidade com os seus edifcios. Infelizmente, poucas foram as construes seculares que sobreviveram. Augusto seguiu claramente o exemplo do seu pai adotivo,Jlio Csar, em muitos aspectos. Reconstruiu o frum e concluiu o Teatro de Marcelo, o exemplo mais antigo e mais visvel em Roma da combinao do arco e da ordem aplicada.
6

Registraram-se progressos na utilizao do cimento: a pozzolanza, uma areia vulcnica, vulgarizou-se e foi inventado um processo de secagem mais lento para o cimento . No entanto, o perodo augustiniano foi conservador em termos de gosto. Do Teatro de Marcelo s restam dois pisos. em cujos arcos se sobrepem as ordens jnica e drica. No se sabe se existia um terceiro piso corntio ou apenas um tico. O Drico romano tinha sempre uma base. 7. Os Flvios O imperadorVespasiano (reinou entre 69 e 79 d.e.) fundou a nica dinastia imperial, a dinastia dos Flvios. Tal como os seus antecessores, (os Jlio Cludios), rejeitaram a austeridade arquitetnica dos perodos republicano e augustiniano. O seu legado uma extravagncia que s podia ter sido produzida numa fase de paz e de abundncia. A arquitetura domstica e palaciana criou novas formas experimentais de compartimentos e de abbadas, embora fosse sobretudo nas termas que os Romanos operaram esta revoluo. O domnio do beto e das abbadas permitiu construir vos cada vez maiores sem necessidade de suporte, como a sala octogonal e iluminada por cima da Domus urea de Nero. Em 64 d.C., o fogo destruiu uma grande parte da cidade e Nero produziu legislao destinada sua reconstruo; proibiu o uso da madeira e recomendou pavimentos e tetos de cimento, com arcos sobre nveis mais baixos. A ordem toscana As origens da ordem toscana remontam aos Etruscos e encontram-se nos seus cmulos. Embora os Romanos a reconhecessem como italiana, a ordem toscana presente nos monumentos romanos est de fato mais prxima da ordem drica grega do que qualquer exemplar etrusco. Ao contrrio da ordem drica, a ordem toscana caracteriza-se por um friso simples e no tem mtulos na cornija. De um modo geral, tem um intercolnio mais largo e era considerada mais imperfeita do que as outras ordens. O Coliseu, Roma

A construo do Coliseu, ou Anfiteatro Flaviano, ordenada por Vespasiano, teve incio em 70 d.C., e foi um presente oferecido cidade de Roma. Foi inaugurado por seu filho, Tito, em 80 d. C. e concludo no reinado de Domiciano. Foi erigido no stio do lago artificial dos jardins que envolviam a Domus urea de Nero. O subsolo argiloso era a base ideal para o enorme peso do edifcio. O colosso que se erguia nas imediaes, uma grande esttua de Nero, pode ter estado na origem do nome do anfiteatro. Em contraste com a extravagncia egosta de Nero, Vespasiano teve a astcia de doar o anfiteatro aos Romanos para estes assistirem a espectculos de gladiadores, e ao faz-lo criou o primeiro anfiteatro permanente da cidade. A planta e a decorao eram fundamentalmente conservadoras, mas sua escala (188 x 156 metros) e a logstica da construo tornam-no nico. Materiais Os materiais foram selecionados deliberadamente para suportar o peso e a escala do edifcio. As fundaes so de concreto, as escadas radiais de tufo calcrio elevam-se at ao cimo do edifcio, que de concreto revestido de tijolo, e o exterior de travertino. Infra-estrutura em arco Foi utilizada uma infra-estrutura arqueada de trs pisos para sustentar as bancadas. Escadas radiantes (vomitrios) encaminhavam as pessoas para os seus lugares cuneiformes, que se chamavam cuneus. O anel exterior de corredores, alm de facilitar o movimento da multido, suportava as presses exteriores do edifcio. O Panteo, Roma O Panteo foi construdo por Adriano, cerca de 118-28 d.C., no local de un antigo templo erigido pelo cnsul Marco Agripa. Era um templo dedicado ostensivamente a todos os deuses, mas o motivo que levou Adriano a ordenar a sua construo e a estranha incluso de uma inscrio do templo de Agripa no prtico continuam a ser um enigma. um dos grandes edifcios da antigidade que chegaram at ns, em parte devido ao fato de estar completo, visto que o papa Bonifcio velou pela sua conservao e converteu-o nuna igreja em 609 d. C. Contudo, a sua sobrevivncia no suficiente para explicar a forte influncia que exerceu na histria da

arquitetura. Os motivos residem na sua planta tecnicamente inovadora, na sua vasta escala e no seu interior imponente e inspirador. Decorao romana O Panteo reflete uma nfase nova e caracteristicamente romana no espao e na decorao interior. Isto deve-se maior liberdade do projetista, graas ao uso de beto decorado, que permite uma maior variedade em termos de planta e de escala. Exterior O templo consiste num tambor dividido em 3 nveis coroados por uma cpula oca, e embutido num prtico de oito coluna de largura e 3 de profundidade.Inicialmente, o templo talvez fosse revestido de estuque, mas hoje o revestimento dos trijolos de cimento.

BIBLIOGRAFIA HAUSER, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte. So Paulo. Mestre Jou, 1982. MUNFORD, Lewis. A Cidade na Histria. 2 ed. Martins Fontes: Unb, 1982. ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. 2 ed. Lisboa: Arcdia. 1977.

Marcus Vitruvius Pollio (sc I d.C.) (Diccionario de Architectos) Vitruvio debe su fama, principalmente, a su tratado De Arehtectura, dedicado al emperador Augusto. Esta obra ejerci gran influencia en los tiempos ulteriores, sobre todo en el Quattrocento, influencia que, con el Renacimiento, se difundi por Europa y dur hasta principios de este siglo. En esta obra, los arquitectos se forjaron su concepcin de Ia arquitectura clsica: rdenes, proporciones, formas y motivos. Tal fama se explica por cuanto dicho libro es Ia nica obra que nos leg Ia Antigedad en este dominio. Trata de esttica, dei estudio directo de los monumentos antiguos y da el codigo de Ia profesin de arquitecto. Situando muy alto el ideal de Ia misma, Vitruvio exige que el arquitecto sea letrado, tenga conocimientos de dibujo, geometria, ptica, aritmtica, fisica, msica, acstica. No deja de citar en apoyo de esto una teoria dei griego Piteo (siglo IV a.J.) en concordancia. Es paradjica esta orientacin, en un momento en que Ia arquitectura romana evolucionaba hacia Ia ingenieria, tendencia que se increment en Ia poca imperial. Vitruvio, como Apolodoro de Damasco algo despus, fue tambin ingeniero y trabaj en proyectar mquinas de guerra a Ia vez que meditaba Ia planta de una basilica. De hecho, Vitruvio, estableciendo rigidos sistemas de proporciones y resumiendo procedimientos, exponia lo que haban sido los mtodos griegos de construccin de la poca helenstica, exponia lo que haban sido los mtodos griegos de construccin de Ia poca helenistica. As los libros III y IV de su obra, que tratan de Ia construccin de templos y del empleo de los grandes ordenes, se inspiran en un escrupuloso sistema de proporciones, que derivan de un elemento bsico, el mdulo. Esto es lo que mostr Ictino en el tratado que escribi sobre el Partenn.

10

Вам также может понравиться