Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIDADE 12

Economia

Introduo

Os primeiros registros da utilizao de moeda datam do sc. VII a.C. e posteriormente cunhada em reinos da sia Menor (Ldia) e da Grcia (Peloponeso). Existem caractersticas bsicas para que algum ativo seja considerado moeda, e em todo o seu tempo de evoluo, a moeda foi mercadoria, como o sal; metal, como o ouro, inclusive; e papel, como as cdulas utilizadas hoje. Nesta unidade, voc ver as caractersticas do que entendemos por moeda, a evoluo do sistema financeiro e das formas de pagamento. Bons estudos!

Objetivo

Ao estudar esta unidade de aprendizagem, voc poder: Conhecer as caractersticas bsicas da moeda; Conhecer a evoluo da moeda e do sistema financeiro; Reconhecer os diferentes tipos de meios de pagamento.

Tpicos Abordados

No decorrer deste material voc conhecer diferentes temas. Confira abaixo: Moeda; Sistema financeiro; Meios de pagamento.

Economia Monetria

99

UNIDADE 12

Economia

As Funes da Moeda

Exemplo

A alta da moeda estrangeira.

Exemplo

Define-se moeda como o estoque de ativos que podem ser prontamente usados nas transaes. Ou seja, a moeda no se refere a toda e qualquer forma de riqueza, mas apenas a uma forma especfica.

Economia Monetria

100

UNIDADE 12

Economia

A moeda deve reservar a caracterstica de transferir o poder aquisitivo presente para o futuro. Ou seja, deve-se poder ter a opo de guardar determinada quantia em moeda hoje para gast-la amanh, na prxima semana ou no ms que vem. A moeda no uma reserva de valor perfeita porque em perodos inflacionrios os preos sobem e o valor real da moeda cai. Mesmo assim, as pessoas guardam moeda porque podem troc-la por bens e servios em algum momento futuro.

Padro de valor
Ser padro de valor indica que a moeda deve ser uma referncia para a cotao dos preos e para o registro das dvidas. Quando as lojas anunciam os preos de sua mercadoria o fazem expressando seus valores em reais.

Exemplo

Mesmo que o valor de uma picape seja o mesmo de algumas sacas de soja numa regio produtora, seu preo ser cotado em reais e no em sacas de soja.

As dvidas contradas nos bancos indicam que em uma data futura o devedor dever possuir uma certa quantia em reais para saldar a sua dvida.

Meio de troca
A moeda deve ser aceita na troca por qualquer produto que esteja venda. Ser meio de troca garante que o ativo utilizado para compra de todos os bens e servios. No deve existir a preocupao de a moeda ser aceita ou no para a compra de algum produto, como seria o caso se algum quisesse utilizar o feijo produzido na sua lavoura para isso.

Economia Monetria

101

UNIDADE 12

Economia

Tipos de Moeda
Moedas metlicas: so as moedas de pequeno valor, que geralmente so utilizadas em pequenas compras e para facilitar o troco. Nesse caso tambm se enquadram as antigas moedas de metais nobres Papel moeda: so as cdulas, a maior parte do dinheiro em poder do pblico. a moeda fiduciria. A moeda fiduciria no tem valor intrnseco, ou seja, no como um bem ou uma mercadoria, que possuem vapor prprio. Entretanto, tem seu valor determinado por lei, um certificado de posse da quantia que representa. Moeda escritural ou bancria: a soma dos depsitos vista, dos depsitos em conta corrente nos bancos comerciais. Por algum tempo algumas sociedades utilizaram como moeda bens que possuam algum valor intrnseco, como no caso do escambo (troca de mercadoria por mercadoria) e no caso do sal. Nesses casos em que a moeda possua valor intrnseco, era considerada moeda mercadoria.

Oferta monetria
A moeda possui uma particular caracterstica de mercadoria. Assim como qualquer outro bem, a moeda tem seu preo e quantidade determinados pela oferta e pela demanda. A quantidade de moeda disponvel chamada oferta monetria. A oferta de moeda a quantidade de moeda que atende as necessidades da sociedade. o governo quem controla a oferta de moeda atravs de restries legais que lhe do o monoplio sobre a emisso de moeda. A oferta de moeda um instrumento de poltica econmica. No Brasil, o controle da oferta de moeda feito pelo Banco Central. Os membros do Banco Central, que so nomeados pelo Presidente da Repblica, decidem sobre a oferta de moeda. O principal meio de controle da oferta monetria pelo Banco Central se d pelas operaes de mercado aberto. Para aumentar a quantidade de dinheiro na economia, o Banco Central compra ttulos do governo que esto em mos do pblico. Para reduzir a quantidade de moeda na economia, o Banco Central vende ttulos pblicos.

Economia Monetria

102

UNIDADE 12

Economia

Meios de pagamento
Os meios de pagamento so representados pelo volume de moeda em circulao na economia, ou seja, o total de moeda disponvel no setor privado no bancrio, que pode ser utilizada imediatamente pelo pblico para as transaes. Em outras palavras, o volume de moeda em circulao na economia menos os montantes mantidos em caixa pelas autoridades monetrias e pelos bancos comerciais, somados moeda escritural (os depsitos vista do pblico nos bancos).

Composio dos meios de pagamento

Economia Monetria

103

UNIDADE 12

Economia

Sistema financeiro nacional


O sistema financeiro nacional formado por instituies pblicas e privadas que atuam no mercado por meio de diversos instrumentos financeiros, seja na captao de recursos, na distribuio ou na transferncia de valores. O sistema dividido em subsistemas de intermediao e normativo. No subsistema de intermediao esto a instituies financeiras bancrias e no bancrias, o sistema brasileiro de poupana e emprstimo (SBPE), as instituies auxiliares e as instituies no financeiras. Estas instituies atuam na intermediao financeira, sua funo operacionalizar a transferncia de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos. No subsistema normativo esto o Conselho Monetrio Nacional (CMN), que constitudo pelo Banco Central (Bacen) e pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM); o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), composto pela Superintendncia de Seguros Privados (Susep) e Brasil Resseguros (IRB); e o Conselho de Gesto Previdenciria Complementar (CGPC), formado pela Secretaria de Previdncia Complementar.

A taxa Selic
A Selic Sistema Especial de Liquidao e Custdia, a taxa bsica de juros adotada pelo governo brasileiro. Foi criada em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto), com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociao de ttulos pblicos. A SELIC tambm o principal mecanismo de controle da inflao. O Comit de Poltica Monetria (Copom) rene-se a cada 45 dias para fixar a taxa de juros Selic e indicar a sua tendncia.

Economia Monetria

104

UNIDADE 12

Economia

Avaliao a Distncia

1 - A renda gerada pela filial de uma empresa brasileira situada na Bolvia entra para o PIB de qual pas? A - Comprar, vender e emprestar. B - Moeda fiduciria, moeda mercadoria e papel moeda. C - Reserva de valor, padro de valor e meio de troca. D - Ser valor, ter valor e determinar valor. E - Poupana, depsitos a vista e investimentos. 2 - Quais so os tipos de moeda? A - Moeda de nquel, moeda de ouro e moeda de cobre. B - Real, Dlar e Euro. C - Ouro, prata e papel moeda. D - Dourada, prateada e acobreada. E - Moeda metlica, papel moeda e moeda escritural. 3 - Dentro dos meios de pagamento, quais so os de maior liquidez? A - Moeda em poder do pblico e depsitos a vista nos bancos comerciais. B - Dinheiro e cheque. C - O M1, o M2 e o M4. D - Depsitos em poupana e cartes de dbito. E - O caixa dos bancos comerciais.

Atividade Obrigatria

Questo para discusso no frum: Como est o mercado financeiro nos dias de hoje? Diante do apresentado sobre o Sistema Financeiro Nacional, o que pode-se esperar da imensa variedade de produtos e investimentos bancrios criados ultimamente?

Economia Monetria

105

UNIDADE 12

Economia

Sntese
Para que seja considerada moeda, um ativo deve atender a trs funes bsicas: ser reserva de valor, padro de valor e meio de troca. Os tipos de moeda existentes so a metlica, o papel moeda e a escritural. Assim como qualquer outro bem, a moeda tem seu preo e quantidade determinados pela oferta e pela demanda. A quantidade de moeda disponvel chamada oferta monetria. No Brasil, o controle da oferta de moeda feito pelo Banco Central. Os membros do Banco Central, que so nomeados pelo Presidente da Repblica, decidem sobre a oferta de moeda.

Bibliografia Recomendada

DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley e BEGG, David. Introduo Economia. Traduo da 2 Edio. Rio de Janeiro: Elsivier, 2003. MANKIW, N. Gregory. Introduo Economia. Traduo da 5 Edio norte-americana. So Paulo: Cengage Learning, 2009. PINHO, Diva Benevides e VASCONCELLOS. Marco A. S. de (org.) Manual de Economia. Equipe de professores da USP. 5 Edio. So Paulo: Saraiva, 2004. ROSSETI, Jos Paschoal. Introduo Economia. 20 Edio. So Paulo: Atlas, 2010. VASCONCELLOS, Marco A. S. de. Economia: micro e macro. 4 Edio. So Paulo: Atlas, 2009. VASCONCELLOS, Marco A. S. de e GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. 3 Edio. So Paulo: Saraiva, 2008.

Economia Monetria

106

Вам также может понравиться