Вы находитесь на странице: 1из 8

PRTICA INTERRUPTOR PARALELO INSTALAES ELTRICAS

RAYSSA PEREIRA

Juazeiro do Norte - CE Setembro 2013

i SUMRIO

INTRODUO .............................................................................................................................. 3 DESENVOLVIMENTO ................................................................................................................. 5 CONCLUSES ............................................................................................................................... 8

INTRODUO Esta prtica foi proposta com o intuito de montar um circuito no qual uma lmpada de 40 W iria ligar a partir da instalao de um interruptor paralelo, como o ilustrado na figura 1.

Figura 1- Interruptor paralelo O interruptor paralelo muito utilizado para acender ou desligar uma lmpada em lugares diferentes ou distantes . Por exemplo : em um corredor longo , em escadas , e etc . O circuito proposto foi o seguinte :

Para a execuo da prtica foram utilizados os seguintes materiais: Uma lmpada de 40W, um interruptor paralelo e trs fios : fase, neutro e retorno, em que os fios possuem uma dimenso de 1,5 mm , pelo fato de estarmos trabalhando com um circuito que contenha lmpadas, deve-se obedecer as normas, assim seguindo as sesses mnimas estudadas . E por ultimo alguns equipamentos nos auxiliaram como : os alicates , fita isolante e a guia.

DESENVOLVIMENTO A princpio separa-se os fios por cores, os quais foram azul para neutro, branco para retorno e vermelho para fase.Dando sequncia passou-se os respectivos fios com ajuda da guia atravs do eletroduto, uma caixa de passagem por vez. A primeira coisa feita foi interligar os interruptores. Essa interligao foi de um interruptor direto pro outro, ou seja, sem emendas e sem outras coisas pelo caminho. Foi usado dois fios, de preferncia do mesmo comprimento e da mesma cor, para no fazer confuso. Ligou-se contatos das extremidades dos interruptores, um com o outro ( o retorno ) . Como pode ser visto na figura 2 :

Figura 2 - Ligao do retorno Posteriormente foi conectado o retorno da lmpada para um

interruptor.Representado na figura 3 :

Figura 3 - Ligao do retorno para a lmpada Feito isso , liga-se o neutro na lmpada. Representado na figura 4 :

Figura 4 - Ligao do neutro . E para finalizar, basta ligar o fase no contato do meio do outro interruptor.Como pode ser visto na figura 5 :

Figura 5 - Ligao do fio fase Aps o trmino da instalao , a mesma foi averiguada pelo professor responsvel, por motivos de segurana. Quando certificaram-se que o mesmo estava conectado corretamente ligou-se a bancada rede e observou-se, aps o acionamento da lmpada, que o teste fora realizado com sucesso.

CONCLUSES O que foi visto nas aulas tericas , pde ser observado com e efetividade nesta prtica. A ligao em paralelo tem como finalidade ligar e desligar uma mesma lmpada ou conjunto de lmpadas em interruptores diferentes um exemplo onde muito utilizado em escadas, um interruptor fica embaixo e o outro em cima assim podemos ligar e desligar a iluminao sem problema tanto de baixo tanto de cima.

APNDICES

Вам также может понравиться