Вы находитесь на странице: 1из 5

ENGENHARIA DE PETRLEO E GS

rea: ENGENHARIA Atualmente o setor de petrleo e gs o mais dinmico na economia brasileira. Sua parcela no PIB do Brasil passou de 3% em 1997 para 10% em 2008, com previso de alcanar 20% at 2020. Somente por causa do desenvolvimento do pr-sal, devem ser criados 700.000 empregos por centenas de empresas. Os investimentos deste mundo parte so contabilizados em centenas de bilhes de dlares. Ser preciso formar uma enorme quantidade de profissionais qualificados e o ensino a distncia possui papel central nesta tarefa.

Curso: Curso de Ps-Graduao Lato Sensu, Especializao em Engenharia de Petrleo e Gs. Apresentao do Curso: O curso de Especializao em Petrleo e Gs possui estrutura voltada a formao de recursos humanos para a atuao na indstria petrolfera, principalmente no segmento de Explorao e Produo, abordando tanto o ponto de vista da prestao de servios quanto das expectativas do cliente. Os obtivos principais so: aapacitar os participantes nas principais disciplinas que compem o segmento de Explorao e Produo de Petrleo e Gs, dando-lhes a oportunidade de buscar sua insero em um dos setores mais valorizados da indstria mundial; mostrar, atravs da experincia de profissionais do setor, como o cotidiano das empresas que atuam na rea e prover ferramentas que possibilitem um diferencial especialista, muito valorizado pelo mercado. Pblico-Alvo: -Egressos de qualquer curso superior de Engenharia -Profissionais de nvel superior que j atuam no setor e desejam se especializar Organizao Curricular: Curso de Ps-Graduao Lato Sensu, especializao em Engenharia de Petrleo e Gs Disciplinas Comuns C/H

Metodologia da Pesquisa e da Produo Cientfica TOTAL Disciplinas Especficas Fundamentos de Engenharia de Petrleo Geologia e Geofsica do Petrleo Engenharia de Reservatrios Perfurao de Poos Completao de Poos Instalaes e Processos de Produo Processamento e Refino Gerenciamento de Projetos e Contratao de Bens e Servios TOTAL Total Geral das Disciplinas Trabalho de Concluso de Curso CARGA HORRIA TOTAL DO CURSO Ementas:

40 h/a h/a C/H 40 h/a 40 h/a 60 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 380 h/a 60 h/a 440 h/a

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa e da Produo Cientfica CARGA HORRIA: 40h EMENTA A linguagem e as modalidades de trabalhos acadmicos. Normas tcnicas. Conceitos e fundamentos tericos em Metodologia Cientfica. O planejamento da pesquisa acadmica. Estrutura, desenvolvimento e apresentao de Trabalhos acadmicos. Obteno e gerenciamento de dados bibliogrficos. DISCIPLINA: Fundamentos de Engenharia de Petrleo CARGA HORRIA: 40h EMENTA Introduo dos alunos do curso de Especializao em Petrleo e Gs ao conhecimento bsico de processos petrolferos, desde o reservatrio exportao dos fluidos para o continente. Uma viso geral das principais disciplinas que compem a rea de petrleo e gs. Panorama do mercado e reas de atuao DISCIPLINA: Geologia e Geofsica do Petrleo CARGA HORRIA: 40 h/a EMENTA Minerais e rochas. Modelos de estrutura e composio da Terra. O ciclo das rochas. Tectnica global. Sedimentos e processos sedimentares. Depsito e rochas sedimentares. Tempo geolgico. As rochas geradoras e a acumulao de hidrocarbonetos. As rochas selantes e as trapas estruturais e estratigrficas. Tipos de rochas que atuam como reservatrios. Fatores que condicionam a gerao, migrao e aprisionamento dos hidrocarbonetos. Potencial de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares brasileira. Propriedades fsicas das rochas e fluidos. Mtodos Potenciais: gravimetria e magnetometria. Mtodos Eltricos. Mtodo ssmico: ondas ssmicas e princpios de propagao, noes de aquisio e processamento de dados. Ssmica 2D, 3D e 4D. Ssmica OBC. Famlias CDP e CMP. Propriedades elsticas. DISCIPLINA: Engenharia de Reservatrios CARGA HORRIA: 60h EMENTA Propriedades dos fluidos de reservatrios: caracterizao, comportamento de fases, classificao e

propriedades fsicas. Propriedades das rochas reservatrio e interao rocha-fluido: porosidade, permeabilidade absoluta e relativa, saturao e presso capilar. Fluxo de lquidos em meios porosos. Mecanismos de produo. Influxo de gua. Previso de comportamento de reservatrios: (mtodos analticos): balano de materiais, influxo de gua, capa de gs e curvas de declnio de produo. Gerenciamento de reservatrios. Mtodos primrios e secundrios de recuperao. Mtodos especiais de recuperao. Estimativas de reservas. DISCIPLINA: Perfurao de Poos CARGA HORRIA: 40h PROFESSOR (A): EMENTA Tipos de poos de petrleo. Introduo aos conceitos e mtodos de perfurao de poos, Sondas e equipamentos necessrios construo de poos, Arquitetura de poo, Colunas de perfurao, Ferramentas, Acessrios, Brocas, Equipamentos de cabea e de segurana de poo, Fluidos de Perfurao, Hidrulica de Perfurao, Principais operaes na perfurao de poos. Perfurao direcional e horizontal: introduo e definies, planejamento do poo, acompanhamento direcional (MWD/LWD). Perfurao de poos de longa extenso: introduo e definies, processos de limpeza de poo. Configuraes de colunas de perfurao (Bottom Hole Assembly). Operaes de workover; operaes com arame e flexitubo. Intervenes em poos. Controle de poos. DISCIPLINA: Completao de Poos CARGA HORRIA: 40h PROFESSOR (A): Eduardo dos Santos Radespiel EMENTA Noes gerais das operaes de completao em poos de petrleo. Sondas de completao terrestres. Tipos de completao. Principais componentes da coluna de produo. Equipamentos de Superfcie. Tpicos de cimentao primria. Fluidos de completao, Noes de Perfilagem. Tcnicas para conteno de areia e principais equipamentos utilizados. Projeto do poo, Canhoneio. Dano de formao. Restaurao e tcnicas de estimulao. Faturamento hidrulico. DISCIPLINA: Instalaes e Processos de Produo CARGA HORRIA: 40h EMENTA Fluxo em tubulaes e formaes. Padres de escoamento vertical e horizontal. Correlaes de fluxo multifsico horizontal e vertical. Viso geral da rea de elevao e escoamento. Etapas de fluxo. Acoplamento poo-reservatrio. Elevao natural e artificial por Gas Lift Contnuo, Bombeio Centrfugo Submerso, Bombeio Mecnico e Bombeio de Cavidades Progressivas. Sistemas de produo martimos e terrestres. Sistemas de produo antecipada. Estruturas martimas para produo. Ancoragem. Sistemas submarinos de produo e conceitos para sua operao. Linhas, manifolds, rvores de natal seca e molhada. Completao submarina. DISCIPLINA: Processamento e Refino CARGA HORRIA: 40h EMENTA A cadeia de produo e o ambiente downstream. O refino no Brasil: histrico, situao atual e perspectivas futuras. O esquema de refino. Noes bsicas de destilao, craqueamento e produo de combustveis, lubrificantes e outros produtos no combustveis. Aspectos ambientais do refino. Fundamentos da logstica e gerenciamento da cadeia de suprimento. Caractersticas de modais

hidrovirios, ferrovirios, rodovirios, dutovirios. Custos de transporte rodovirio e martimo. Aspectos ambientais do transporte de petrleo e derivados. Processamento primrio de petrleo. ndice de qualidade global da gua de injeo. Processo de tratamento de gua do mar para injeo. Problemas relacionados. Tratamento do gs associado. DISCIPLINA: Gesto de Projetos e Contratao de Bens e Servios CARGA HORRIA: 40h EMENTA Metodologia de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos aplicados a indstria de Petrleo e Gs, estrutura do gerenciamento de projetos, stakeholders, escritrios de projetos, Ferramentas de planejamento, monitoramento e controle. Identificao dos riscos, anlise dos riscos (qualificao e quantificao), respostas aos riscos, controle dos riscos. Desenvolvimento e anlise do gerenciamento da cadeia de suprimentos da indstria do petrleo e gs, envolvendo as melhores prticas para contratao de bens e servios e o gerenciamento e execuo contratual. DISCIPLINA: Orientao e Elaborao do Trabalho de Concluso de Curso CARGA HORRIA: 60 h/a EMENTA Fundamentao terica e atividade prtica para a estrutura, organizao e apresentao do Trabalho de Concluso de Curso com base na Metodologia Cientfica.

Metodologia e Avaliao: A construo da aprendizagem se d por meio do ambiente virtual, e inclui encontros presenciais para realizao das provas presenciais e apresentao do Trabalho de Concluso de Curso - TCC. O contedo a ser desenvolvido organizar-se- por disciplinas com cargas horrias prprias e atividades especficas como chats, frum de discusso, contatos via e-mail, por meio dos quais os alunos podero trocar idias, realizar reflexes e ampliar seus conhecimentos. As disciplinas sero disponibilizadas aos alunos por meio de mdia impressa ou passvel de impresso. O material didtico elaborado especificamente para a metodologia a distncia e contribui no s para a aprendizagem do aluno, como tambm para sua maturidade intelectual, pois propicialhe ampliar experincias e prosseguir na sua especializao profissional. A avaliao do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realizao de atividades avaliativas a distncia propostas no curso, no TCC e na prova presencial, conforme determinao legal. Corpo Docente:

O Corpo Docente do curso exerce papel relevante na mediao do processo de ensinoaprendizagem. composto por doutores, mestres e especialistas com experincia acadmica e profissional, entre eles:
TUTOR FORMAO

Daniela de Melo Apoluceno Marcos Faerstein Fabiano Andersson Eduardo dos Santos Radespiel Tiago Moreira Barbosa Daniel Monteiro Pimentel

Doutora Mestre Mestre Mestre Especialista Mestrando

Durao do Curso: O Curso de Especializao em Engenharia de Petrleo e Gs tem durao aproximada de 12 meses. Certificao: O Curso atende s exigncias da Resoluo CNE/CES n 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal n 5.622 de 2 de dezembro de 2005. autorizado pelo Ministrio da Educao MEC, pela Portaria n 1.663/2006, com validade em todo o territrio nacional.

Вам также может понравиться