Вы находитесь на странице: 1из 3

A fraqueza e a transgresso, como elementos de obteno do melhoramento

Palavras-chaves: fraqueza, melhoramento, embrutecimento, indivduo independente, transgresso.

O presente artigo analisa a aparente contradio, exposta no primeiro aforismo do quinto captulo da obra de Nietzsche (1844-1900) Humano, demasiado humano um livro para espritos livres, em seu ttulo: Melhoramento pela degenerescncia1. O problema que se afigura, a nosso ver, o seguinte: como a degenerescncia pode levar algo ao melhoramento? Em nossa maneira lgica de pensar, a degenerescncia de algo (no seu todo ou em parte), no nos leva exatamente a pensar tratar-se de um processo de decadncia, e no de melhoramento, como pretende o ttulo do aforismo? O autor apresenta-nos, de incio, o diagnstico de um problema por ele denominado de embrutecimento do indivduo humano. Como anttese a esse embrutecimento, apresenta-nos o que ele, ao longo do breve aforismo ( 224), ir denominar de diferentes formas: melhoramento (j no ttulo), desenvolvimento, progresso e fortalecimento. O filsofo estabelece uma leitura peculiar para alguns termos, bem como para a realidade histrico-cultural que ele analisa, fazendo algumas inverses de sentido (por exemplo, os conceitos de forte e fraco - moralmente considerados.)
Aprende-se na histria2 que a linhagem de um povo, que melhor se conserva, aquela em que a maioria das pessoas tem um vivo esprito comunitrio, em conseqncia da identidade dos seus princpios fundamentais costumrios e indiscutveis (...). Neste caso, refora-se o bom costume activo, aprende-se a subordinao do indivduo e d-se firmeza ao carcter (...) inculcada tambm pela educao. O perigo destas comunidades fortes, assentes em indivduos do mesmo tipo, cheios de carter, o embrutecimento (...) que segue, alis, toda a estabilidade como a sua prpria sombra. dos indivduos mais independentes, muito mais inseguros e moralmente mais fracos, que depende, em tais comunidades, o progresso espiritual: so eles os homens que experimentam a novidade e, sobretudo, a variedade. (Nietzsche, op. cit. 224, pg. 206)

A primeira inverso que encontramos que o autor no concorda com a interpretao tradicional (designada na citao como histria), que propugna a identidade dos princpios costumrios entre os indivduos, ou seja: todos devem viver em comunidade, agindo (costume activo) e pensando a partir dos mesmos princpios (que, alis, so indiscutveis). Para o autor, isso leva o indivduo subordinao e ao embrutecimento. Em seguida, nova discordncia do autor, ao dizer que tal pressuposto (o da igualdade de agir e pensar), leva o indivduo firmeza de carter, a ser um indivduo moralmente forte. Jogo de palavras ou, novamente, uma outra inverso do filsofo, ao considerar o conceito de forte e firme de carter como algo negativo, algo que deve ser evitado? Certamente que a posio do autor de contraposio viso tradicional, que usa a educao como elemento inculcador de que o costume ativo seja algo digno ser seguido por todos, como um elemento no apenas de agregao e conservao social, mas at mesmo de desenvolvimento, de progresso. Afinal, ns brasileiros, podemos falar com conhecimento de causa de uma tal viso, uma vez que temos como divisa da bandeira de nossa ptria o lema ordem e progresso. Nietzsche defende, desta forma, que haja uma ruptura com a moral tradicional, em ltima instncia, uma transgresso do indivduo para com a ordem estabelecida. O interessante que esse indivduo transgressor considerado como um indivduo fraco. Aqui devemos entender que o termo fraco usado no sentido moral; na citao do autor, indivduos inseguros e moralmente mais fracos. Para ele, o indivduo moralmente forte s o a partir do momento em que estabelece uma profunda ligao com o costume praticado e defendido
1 2

Degenerescncia: decaimento, decadncia, definhamento, alterao dos caracteres dum corpo organizado. O trecho que extramos tem alguns termos sublinhados por ns apenas para efeito exegtico. 1

por todos, a partir do momento em que est preso tradio, suporte para a estabilidade, para a conservao. Fica patente a a antinomia conservao e progresso. Enquanto a dinmica da sociedade prima-se pela conservao, o autor introduz um elemento, o tipo fraco, como o inoculador de novas experincias, novos experimentos, comportamentos variegados, em oposio ao comportamento padro, normal. Ele o indivduo fraco - o elemento que permite o aperfeioamento do tipo, em oposio ao indivduo forte, instrumento da conservao. interessante as palavras do autor, O
perigo destas comunidades fortes, assentes em indivduos do mesmo tipo, cheios de carter, o embrutecimento (...) que segue, alis, toda a estabilidade como a sua prpria sombra (...), ou seja, a instabilidade, a desordem, inoculada pelo indivduo fraco, que possibilita a idia de se quebrar o ciclo da moral, de sair-se do embrutecimento (sombra da estabilidade).

Desta forma, uma nova inverso: a transgresso, o romper com limites estipulados pelo pacto social, uma forma a nica legtima no texto do autor de se construir um progresso espiritual. Ela s poderia ser feita por indivduos fracos, por estarem estes em uma situao delicada e insegura, ou seja, em nada segura, no prende-se a nada, a nenhum costume estabelecido e sacramentado. Eles (os indivduos fracos), desatam os ns, abrem uma ferida no elemento estvel de uma comunidade, inoculando algo de novo. esse algo novo, que deve ser incorporado e assimilado pela coletividade, que permite a noo de melhoramento. A ilustrao que o autor usa pode passar-nos por simplista, mas ela retrata bem o que ele quer dizer: raramente uma degenerao (...) no tem uma vantagem por outro lado. (...) O zarolho ter um olho mais forte, por exemplo, visto que ele transforma uma fraqueza em algo positivo, em um progresso. Ao contrrio do que a histria afirma, sobre o progresso, como sendo engendrado via luta pela vida3, Nietzsche acredita que o fortalecimento do homem dar-se-ia pela possibilidade que o homem fraco tem de instituir fins mais altos para a humanidade. Ele, aps inocular o elemento novo, enfraquece a fora estvel, permitindo ao organismo social a assimilao de seu novo costume, que levar a escalar um novo degrau em direo ao melhoramento. importante observarmos a conexo que o filsofo faz do processo educativo, com relao superao da moral vigente. O autor retrata dois possveis papis da educao. O primeiro fazer com que o homem se encubra por um sistema rgido, estvel e seguro, tal qual uma camisa de fora, que jamais permita ao educando desviar-se de sua rota. O segundo fazer com que o educador, ao tratar das feridas trazidas por seu educando, ou nele feitas via processo pedaggico, faa com que o sofrimento e a necessidade sejam elementos catalizadores do melhoramento, atravs do novo e do nobre. Acreditamos que a contradio apresentada no incio deste artigo desfaz-se pelos argumentos apresentados pelo prprio autor, na medida em que, ao construir sua crtica, a faz a partir, no da moral tradicional, mas a sim a partir de um distanciamento dela, situando-se em uma posio alm do bem e do mal, moralmente praticados. Exatamente por isso ele pode conceber o critrio da transgresso, legitimamente posto em prtica pelo tipo fraco. este critrio que permite-lhe (ao tipo fraco) se estabelecer como pea chave no melhoramento humano, escolhendo as possibilidades que mais lhe adequar. em relao a essas possibilidades que o autor ir definir uma nova educao, colocada a servio do progresso espiritual humano, e no mais da moral tradicional.
O ambiente educador pretende tornar cada homem dependente, na medida em que lhe pe sempre diante dos olhos o mais nfimo nmero de possibilidades. O indivduo tratado pelos seus educadores como se, na verdade, fosse algo novo, mas devesse tornar-se uma repetio. Se o homem aparece, primeiro, como algo desconhecido, algo nunca visto, pois deve ser transformado em algo conhecido, j visto. Chama-se um bom carter numa criana, ao aparecer da subordinao atravs da identificao com o j visto; quando a criana se pe ao lado dos espritos subordinados, ela manifesta, em primeiro lugar, o seu esprito comunitrio, que est a despertar; com base nesse sentido comunitrio, porm, ela ser mais tarde, til ao seu Estado ou sua classe.(Idem, ibidem.)
3

O que deve ser uma aluso teoria darwiniana, do processo de seleo natural e do instinto de sobrevivncia. 2

Referncia Bibliogrfica (autoria de Friedrich Wilhelm Nietzsche )


Humano, demasiado humano um livro para espritos livres, Vol. I, Portugal, Relgio Dgua Editores, Traduzido do alemo para o portugus por Paulo Osrio de Castro, 1997.

Вам также может понравиться