Вы находитесь на странице: 1из 11

Curiosidades de Casamento

O Vestido de Noiva
Voc sabia que a cor branca do vestido de noiva s foi popularizada no sculo XVII, na Inglaterra, atravs da rainha Vitria em sua unio com o primo, o prncipe Albert. Um fato curioso deste casamento foi que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela poca no era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, ento, ela no teve outra alternativa, a no ser pedir o prncipe em casamento. E esta moda da cor branca no vestido de noiva lanada por ela permanece at os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Mdia, no havia cor especfica para a cerimnia; a cor mais usada era o vermelho. O vestido branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grcia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebraes importantes, como o nascimento e o casamento.

O Buqu de Noiva
Para os antigos gregos e romanos, o buqu de noiva era formado por uma mistura de alho e ervas ou gros. Esperava-se que o alho afastasse espritos maus e as ervas ou gros garantissem uma unio frutfera. Na antiga Polnia, acreditava-se que, colocando acar no buqu da noiva, seu temperamento se manteria "doce". Diz tambm a tradio que a mulher solteira que pegar o buqu da noiva, ser a prxima a se casar.

O Anel de Noivado
O primeiro anel de noivado de que se tem notcia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477. At o sculo XIII no havia aliana de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um perodo de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realizao da cerimnia matrimonial. por isso que hoje se tem o costume de usar um anel de noivado e depois a aliana de casamento.

A Aliana de Casamento
"Aliana" siginifica compromisso, pacto, unio.

Na Sagrada Escritura, o relacionamento de Deus com os homens aparece repetidamente em termos de aliana do latim foedus, tambm conhecido como brith em hebraico e diathke em grego. Acredita-se que uso de alianas no terceiro dedo da mo esquerda no casamento servia para selar o matrimnio e vem da tradio crist, do sculo XI, em que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao corao. Encontramos um conto que, a partir do valor de uma aliana, nos ajuda a entender e repensar melhor sobre o valor de cada um. Clique aqui para ler esse conto. Coisas que a noiva deve usar e que tem simbologias a) Algo velho: Simboliza o seu passado que voc ir deixar para trs para comear uma vida com o seu amado: Pode ser: Alguma jia, sua aliana de compromisso ou alguma medalhinha escondida por dentro do vestido. b) Algo novo: Que simboliza a nova vida que voc ir comear: Pode ser: Seu vestido de noiva, seus sapatos ou sua lingerie. c) Algo azul: Que simboliza felicidade e podem ser: Detelhes azuis na sua lingerie, ou mesmo uma fitinha amarrada no suti (achei isso meio ano novo mas tudo bem!) d) Algo emprestado: Tem que ser algo de alguma amiga, cunhada ou irm sua que esteja casada e feliz no casamento, pois este pertence que ela ir te emprestar simboliza a sorte que ela tem e que ir dividir com voc! Pode ser: o vu do casamento dela, o arranjo de cabelo que ela usou, ou mesmo os brincos antigos da sua av. Mas cuidado, no use nada com prolas no seu casamento, pois isso pode simbolizar lgrimas na vida de casada. Outras curiosidades: Nos EUA, quanto maior o for o diamante do anel de noivado, maior o amor do noivo pela noiva! (Nossa! Sem comentrios!) O noivo deve carregar a noiva ao entrar na casa nova, o que evita que possibilidade de a noiva tropear, o que significaria m sorte no lar. Essa tima: Certifique-se de que a gravata do seu bofe t certinha e colocada corretamente, porque se tiver torta ou mal colocada, isso ser sinal de infidelidade dele no casamento. Para que voc tenha muitos filhos, os convidados devem jogar arroz em vocs!

Ah, e por fim a que mais me marcou na novela e que eu no conhecia. Ns aqui jogamos o buqu pras solteiras, n verdade?! Nos EUA, Inglaterra e no Mxico h o costume de se jogar o buqu pras solteiras e a ccinta liga pros solteiros. Quem deles pegar o prximo a casar.

LANAMENTO DO BOUQUET Diz a tradio que a amiga solteira da noiva que apanhar o seu bouquet ser a prxima a casar. Este lanamento continua a ser muito praticado em Portugal sendo uso lanar-se o bouquet durante a festa da boda. A tradio de o noivo carregar a noiva para dentro de casa vem da poca romana. Para estes, o portal de entrada era considerado sagrado e pensavam ser guardado pela deusa Vestal. Assim, se no o fizesse o noivo estaria a incorrer no desagrado da deusa.

CERIMNIA RELIGIOSA H algumas dcadas, os noivos tinham de publicar os "banhos". Isto significa que tinha de ser feito, publicamente, o anncio do casamento, tal como acontecia na cerimnia civil. A cerimnia religiosa era acompanhada por um processo civil que deveria acontecer ao mesmo tempo que a cerimnia religiosa. Caso j se tivesse realizado o casamento religioso, os noivos poderiam entrar juntos na Igreja. Caso a cerimnia civil no tivesse ainda ocorrido, havia que manter o protocolo com rigor. Assim, o noivo devia chegar Igreja 30 minutos antes do incio da cerimnia, seguindo-se a me da noiva e as damas de honor. A tradio, em muitos casos continua a manter-se. Razo pela qual, ainda hoje, a noiva a ltima achegar ao altar, acompanhada pelo pai. Os noivos deviam - e devem - trocar os votos de amor e fidelidade, atravs do "sim" e das alianas que cada um colocam no dedo anelar da mo esquerda um do outro. O noivo quem coloca primeiro a aliana no dedo da sua amada. O ritual obriga que seguidamente o casal siga para a sacristia da Igreja para assinar o registo de casamento. S ento que deixa a Igreja, finalizando a cerimnia religiosa. ainda tradio que, sada da Igreja os convidados formem um corredor para aplaudir os recmcasados, atirando-lhes ptalas de rosas ( que significam sensibilidade e respeito mtuo), bagos de arroz ( que representam a felicidade e a prosperidade) bem como gros de trigo (que esto directamente relacionados com a fertilidade)

O VU DA NOIVA A utilizao dos vus est muito associada aos costumes orientais e Deusa do amor da sua mitologia Ishtar, tendo sido a mesma quem primeiro o ter usado. Tambm as histrias bblicas apresentam um conselho importante relativo utilizao do vu na histria de Jacob que foi levado a casar com a irm de Raquel, Leah, que se escondeu por detrs de um vu. A utilizao dos vus nos tempos modernos advm do seu simbolismo sendo associado modstia, pureza e juventude, sendo por isso muitas vezes s utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

ANEL DE NOIVADO Na Antiguidade, o noivo capturava a noiva para demonstrar as suas intenes de casamento. Para tal amarrava-lhe os pulsos e os tornozelos. Numa fase posterior, este acto era apenas simbolizado atravs de um anel. Pelas tradies romanas, a oferta de um anel de ouro noiva simbolizava que o noivo confiava nela a sua fortuna.

1.

De acordo com a tradio Hindu, chover no dia do casamento considerado um sinal de sorte; No Japo, o casal de noivos bebe 9 goles de sake, tornando-se marido e mulher a partir do primeiro gole; Na ndia, o irmo do noivo joga flores sobre o casal no fim da cerimonia para os proteger do mal; Na China, a cor do amor o vermelho e durante a cerimonia do casamento, o casal bebe vinho com mel com dois copos atados por uma fita vermelha; Na Alemanha, a noiva transporta o sal e po no seu bolso para assegurar recompensa e o noivo transporta gros de cereais para dar sade e sorte; Na Turquia, antes da noiva sair da igreja, pede as suas amigas solteiras para escreverem os seus nomes na sola dos seus sapatos. Depois da noite de dana, a tradio dita que a assinatura da pessoa que estiver mais gasta ser a prxima pessoa a casar; Para adoar a unio, as noivas devem colocar um pouco de acar dentro de suas luvas; Os Ingleses acreditam que se a noiva encontrar uma aranha no vestido de casamento, esta trar sorte ao casamento; Na Holanda, planta-se um pinheiro fora da casa dos recm-casados como smbolo de fertilidade e sorte;

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10. O noivo leva a noiva no colo pela porta de sua nova casa para a proteger dos espritos maus que esto espreita no cho da porta; 11. De acordo com o folclore Ingls, o sbado considerado o dia mais azarento, o que acaba por ter uma certa graa, visto ser o dia mais procurado e popular para se casar; 12. No Egito, para dar boa sorte as mulheres egpcias beliscam a noiva no dia do casamento; 13. J no Oriente Mdio, as noivas pintam motivos henna nas mos e nos ps para as proteger do mau-olhado; 14. Uma noiva Sueca costuma colocar uma moeda de prata (oferecida pelo seu pai) e uma moeda de ouro (oferecida pela sua me) em cada sapato, assegurando que ela nunca passar sem eles.

15. Na frica do Sul, os pais da noiva e do noivo, ambos, transportam fogo, simbolizando a passagem do fogo dos seus coraes para acender o fogo dos coraes dos recm-casados.

Promessas Matrimoniais Martha Medeiros. " Promete no deixar a paixo fazer de voc uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele no pertence a voc e que est ao seu lado por livre e espontnea vontade? Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romntica? Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e no uma via de cobranas por sonhos idealizados que no chegaram a se concretizar? Promete sentir prazer de estar com a pessoa que voc escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece voc e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como voc a ela? Promete se deixar conhecer? Promete que seguir sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que no usar a rotina como desculpa para sua falta de humor? Promete que far sexo sem pudores, que far filhos por amor e por vontade, e no porque o que esperam de voc, e que os educar para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda? Promete que no falar mal da pessoa com quem casou s para arrancar risadas dos outros? Promete que a palavra liberdade seguir tendo a mesma importncia que sempre teve na sua vida, que voc saber responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saber lidar com sua prpria solido, que casamento algum elimina? Promete que ser to voc mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja? Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros. "

Alianas O smbolo da unio. O termo aliana, vem do hebraico e significa compromisso. As duas alianas trocadas, tem o simbolismo de unir e isolar o casal de todo o mal. Acredita-se que a aliana tem o poder de unir e coloc-la no dedo da pessoa amada, torna o seu amor exclusivo. Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem comeo e sem fim. A aliana comeou a ser usada entre os hindus como forma de simbolizar o casamento, mas foi realmente difundida, quando o hbito foi adotado por romanos e gregos. Os romanos acreditavam, que a aliana deveria ser colocada no quarto dedo da mo esquerda, pois passa por ele uma veia (veia d'amore), que vai direto ao corao. No incio ela era usada como um "recibo de compra" da noiva, deixando claro aos demais interessados, que ela no estava mais disponvel. A partir do sculo IX a igreja crist passou a adotar a aliana como smbolo da unio entre casais cristos. Na onda da tradio sempre se seguem as superstio e no caso da aliana no foi diferente. Na Esccia se acredita que se a mulher perd-la, com certeza perder tambm o marido. Para os egpcios ela representava a eternidade. Os gregos imantavam as alianas pois acreditavam que isso atrairia o corao do amado. Amndoas Cinco em um.. Os italianos e portugueses trouxeram para o nosso pas a tradio de distribuir aos parentes amndoas s vsperas do casamento e posteriormente como forma de lembrana aos convidados.

Diz a tradio que familiares e convidados devem comer cinco amndoas como forma de trazer boa sorte aos noivos. Cada uma das amndoas trar: Felicidade, sade, fertilidade, riqueza e vida longa. Arroz O smbolo da fartura Na China, 2000 antes de Cristo, o arroz era o smbolo da fartura. A tradio de se jogar arroz nos noivos, surgiu aps o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus sditos que realizassem uma verdadeira "Chuva de Arroz" sada da cerimnia. Deste ento esta tradio existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos. Beijo

Beijar a alma

Muitas culturas tem o beijo ao fim da cerimnia como uma representao do compartilhamento das almas entre marido e mulher. Bolo

O smbolo da fertilidade. Imagine no dia do seu casamento, algum jogar o bolo na sua cabea? Pois era assim que os romanos desejavam ao novo casal fertilidade. Eles faziam o bolo com farinha, gua e sal e partiam uma fatia na cabea da noiva, garantindo assim muitos filhos ao casal. Por volta de 1500 na Alemanha que os bolos comearam a tomar a forma de hoje, alguns atingindo at dois metros de altura cobertos com aucar. A Frana aprimorou a receita e passou a fazer obras de arte iimitando templos antigos e suas colunas. E por fim, ao repartir o bolo, simboliza partilhar a vida em comum, como marido e mulher.

Bouquet O smbolo da proteo. O bouquet surgiu na Grcia antiga como forma de proteo contra a inveja alheia. Os primeiros bouquets portanto, sem muita preocupao esttica, eram produzidos basicamente com ervas e temperos, muitos deles com aromas caractersticos e fortes, como o alho que tinha como inteno espantar maus espritos. As flores ento comearam a ganhar a vez por motivos bvios e cada uma tem seu significado. Mas no se esquea de fazer sempre dois bouquets. Um abenoado pelo sacerdote, que deve ser guardado e o outro para ser lanado s convidadas. Quem o alcanar dever ser a prxima a se casar. As flores e seus significados: Hera - Fidelidade Violeta - Modstia Flor da Laranjeira - Fertilidade e alegria ao casal Miostis - "No te esqueas de mim" Cravo Rosa - Fidelidade Cravo Amarelo - Desprezo Cravo Branco Rajado - Suspiro Cravo Branco - Inclinao Cravo-da-ndia - Portador seguro Cravo Rosa Rajado - Alento Jacinto - Dor, pesar Jasmim Amarelo - Vergonha Jasmim Mido - Paixo Jasmim-da-Itlia - Zelo

Jasmim-do-Cabo - Pretenso Lrio Branco - Ardor Lrio Roxo - Confiana Lrio do Vale - Leviandade Lrio Escarlate - "J no posso mais" Aucena - Candura Amor Perfeito - "Existo para ti s" Amor Perfeito Roxo - lembrana expressiva Amor Perfeito Amarelo - Esquecimento Boto da Rosa Amlia - Esperana Boto de Rosa Cheirosa - "Meus olhos s vem a ti" Boto da Rosa Branca - Casamento Boto da Rosa Encarnada - perfeio Boto da Rosa da ndia - " No posso" Boto do Cravo Branco - "Espero resposta" Boto do Cravo Encarnado - Atrativo Boto Cravo Rosa - Unio Dlia Escarlate- " s um portento" Heliotrpio - Delrio ou abandono Goivo Amarelo - Preferncia Goivo Encarnados - Enfados Goivo Roxo - Solido Goivo Branco - "No sei quando ser" Gernio triste - Esprito melanclico Gernio Limo - Capricho

Perptua Branca - Mistrio Perptua Roxa - Constncia eterna Margarida Dobrada - "Estou de acordo com vossos sentimentos" Sempre-Viva - "Hei de amar-te at morrer" Rosa Branca - Afeio Rosa Capuchinha - Brilhantismo Rosa-da-ndia - Estimao Rosa Cheirosa - Laos Indissolveis Rosa de Cheiro Encarnada - "sou assaz feliz" Rosa Amlia - Murmurao Rosa Dobrada - Esplendor Rosa-de-Jeric - Graas Duas Rosas Amlia - "Tu sers meu bem" Trs Rosas Amlia - "Hoje ou amanh" Trs Rosas da ndia - "Suspirar pela companhia" Duas Violetas - "Quero ficar solteira"

As Folhas e seus significados: Alecrim Seco- Saudades Alecrim Verde - Firmeza Alecrim Desfolhado - Cimes Alfazema Murcha - Vaidade Arruda - "guarda a carapua" Avenca - Chamar Folha do Louro - Premiar

Folha do Cipreste - "Separao forada" Folha de Rosa Rubra - "Sim" Folha de Rosa Branca - "No"

* significados extraidos de:(Adolfo Morales de Los Rios Filho, in BANDEIRA, Manuel; ANDRADE, Carlos Drummond de. Rio de Janeiro em prosa e verso)

Вам также может понравиться