Вы находитесь на странице: 1из 2

Apresentao O curso de Especializao em Ensino de Sociologia no Ensino Mdio se configura em uma importante ao na perspectiva de se construir respostas para os desafios

colocados na atualidade para a rea. Procura oferecer contribuies terico-metodolgicas que propiciem um ensino de Sociologia no nvel mdio dinmico, interativo, pautado no dilogo entre aluno e professor sobre a rea de conhecimento, a escola e o mundo, priorizando o espao e o tempo vividos dos/pelos sujeitos, em diferentes escalas. assim que o estudante pode compreender como e porque se processam as relaes scio-histrico-espaciais cotidianas, fundamentais na formao da cidadania plena na sociedade brasileira. O curso foi aprovado na Chamada de Novos Cursos/UAB/CAPES 2013 e ter sua oferta inicial em 2014.1, nos polos de apoio presencial que estejam com situao AA. Objetivos

Pblico-alvo Professores graduados que esto atuando nos sistemas pblicos de ensino e ministram aulas nos Ensinos Fundamental e Mdio. Obs: Havendo vaga, e em consonncia com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituies formadoras, outros segmentos podero ser atendidos na oferta deste curso. Processo seletivo O processo seletivo ser especfico e definido aps a Chamada de articulao do sistema UAB/CAPES. Contedo Programtico O curso proposto tem a durao de 360 horas, divididas em trs mdulos distintos, conforme descrito no quadro a seguir:
1 Mdulo Introduo ao Ambiente Virtual Memria de Formao Docente Memria e Prtica Docente Ensino de Sociologia: histria, metodologia e contedo 2 Mdulo Histria da Sociologia Cultura e Identidade Estrutura e Mudanas Sociais Participao Poltica e Cidadania Espao Escolar 3 Mdulo Ensino de sociologia: contedos e metodologias Orientao Terica Metodolgica para desenvolver o TCC 100h 40h 10h 10h 40h 180h 32h 44h 32h 40h 32h 80h 40h 40h

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE HUMANIDADES


SECRETARIA DE APOIO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Especializao em Ensino de Sociologia no Ensino Mdio Projeto Nacional

O curso de Especializao em Ensino de Sociologia para o Ensino Mdio reafirma a concepo de um processo formativo que estabelea o permanente dilogo entre os conhecimentos tericos da Sociologia e as prticas desenvolvidas no espao das salas de aula do Ensino Mdio brasileiro e vislumbra que os professores-cursistas: Problematizem seu prprio lugar de professores de Sociologia. Compreendam o ensino de Sociologia como campo filosfico. Pensem, de forma crtica, os fundamentos filosficos de uma didtica da Sociologia. Elaborem uma postura crtica sobre o lugar e o sentido de ensinar Sociologia no ensino mdio brasileiro. Encontrem elementos para aprimorar sua formao filosfica. Experimentem novas possibilidades para ensinar e aprender Sociologia e para apreciar seu trabalho.

Metodologia e Estratgias de Acompanhamento A figura apresenta a configurao do curso oferecido na modalidade EaD na UAB/UECE no que diz respeito disponibilizao de recursos pedaggicos sncronos e assncronos. Tais recursos procuram fomentar a convergncia e o dilogo entre as mdias no processo de aquisio de ensino-aprendizagem, amplia as possibilidades de estmulo pedaggico e refora a aquisio do conhecimento.
Figura 1: Estrutura disponibilizada para alunos nos cursos oferecidos na modalidade EaD na UECE

Encontros presenciais: os encontros so realizados por disciplina e tm a funo de esclarecer dvidas e realizar avaliao de aprendizagem. Linha telefnica: 85. 3101.9962 para atendimento ao cursista. Fax: acesso direto pelo nmero 85 3101.9614 Correio Eletrnico: alana.dutra@aluno.uece.br para esclarecimentos acadmico e/ou administrativo.

Fale Conosco Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE) Av. Paranjana, 1700 UECE Campus do Itaperi - Serrinha CEP 60.740-903 - Fortaleza-CE Informaes: 85. 3101.9962 e 85 3101.9614 E-mails: alana.dutra@aluno.uece.br Site: http://www.sate.uece.br/.

Da Inscrio A inscrio ser exclusivamente on line por meio de Ficha de Inscrio disponibilizada no endereo: http://www.sate.uece.br/. Aps o preenchimento da Ficha de Inscrio, o candidato dever efetuar um depsito bancrio, no valor de R$ 50,00 realizado no Banco do Brasil, Agncia 008-6 Conta Corrente N 24.794-4 em nome do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO) e encaminhar a SATE os documentos que esto listados na Chamada Pblica. Os documentos e o comprovante de pagamento devem ser encaminhados via correios ou entregue pessoalmente em: Curso de Especializao em Ensino de Sociologia no Ensino Mdio Secretaria de Apoio s Tecnologias Educacionais (SATE) UECE Campus do Itaperi Av. Paranjana, 1700 CEP 60.740-903 Fortaleza - CE Dos investimentos As turmas do curso de especializao em Especializao em Ensino de Sociologia no Ensino Mdio oferecidas nos polos de apoio presencial e que foram previamente articuladas por meio de Chamada Pblica de Oferta da UAB/CAPES so inteiramente gratuitas.

Neste curso, estaro disponveis para os alunos: Livros impressos: livros de contedos especficos das disciplinas, elaborados por especialistas da rea, editados pela UAB/UECE e impressos. Ambiente Virtual de Aprendizagem: vrias opes de interatividade como: disponibilizao em pdf dos livros, fruns de noticias e interao, tutoria a distncia para interaes online, Provas online, Contedo extra, Secretaria do curso, Controle Acadmico Video e web conferncias: recursos pedaggicos que funcionam de forma sncrona ou assncrona, tambm so colocados a disposio do aluno, facilitando maior interao e aproximando os envolvidos no processo ensinoaprendizagem.

Вам также может понравиться