Вы находитесь на странице: 1из 7

MONSTROS EMBAIXO DA CAMA: OS BENEFCIOS DAS HISTRIAS DE ASSOMBRAO NO IMAGINRIO INFANTIL

Jales Renan Silva Reis1 Anglica Crispim2

Resumo

Este artigo proporciona o leitor relacionar-se com o mundo imaginrio cercado de assombraes que algumas crianas convivem geralmente durante o perodo noturno e a forma de lidar com os medos mais comuns da infncia. Destaca o papel fundamental dos pais na compreenso deste universo cercado de medo, monstros, fantasmas e outros seres, para que possam auxiliar seus filhos a superar esta fase. Com o auxlio das histrias de assombrao, cria-se um ambiente caracterstico que leva a criana a incorporar o personagem da trama e descobrir a melhor maneira de lidar com os seus prprios medos.

Palavras-chave: Psicologia. Educao. Infncia. Medo. Assombrao.

Abstract

This article provides the reader relate to the imaginary world surrounded by ghosts that some children often coexists during the night and how to deal with the most common childhood fears. Highlights the role of parents in understanding this universe surrounded by fear, monsters, ghosts and other beings, so they can help their children overcome this phase. With the help of ghost stories, it creates an environment characteristic that leads the child to incorporate the character of the plot and find out the best way to deal with their own fears.

Keywords: Psychology. Education. Childhood. Fear. Haunt.

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Braslia. Especializando em Psicopedagogia Institucional e Clnica pela Unio Educacional de Braslia. 2 Professora orientadora. Especialista em Gesto e Orientao Educacional.

INTRODUO

Quem nunca se apaixonou por uma histria em quadrinhos onde o personagem principal est dormindo, janela do quarto aberta e de repente seu sono interrompido por um barulho estranho vindo de fora da casa? Quem sabe aquele conto ou fbula onde o objetivo descobrir o que h na floresta no meio da noite iluminada pela lua cheia? Os benefcios trazidos pelos enredos que contemplam assombraes, fantasmas, monstros e tudo que se relaciona ao medo das crianas significativo e merece destaque. A criana quando se interessa pelo desenrolar e desfecho da histria mergulha no ambiente de tal maneira que quando percebe est na pele do personagem, buscando alternativas e caminhos para se livrar da situao. Desta maneira, este artigo trabalhar a forma como as histrias de assombrao podem auxiliar as crianas a vencerem os medos mais comuns vividos por elas nesta fase e como a famlia pode e deve intervir neste aspecto. Para isso, compreende-se tal universo a partir do conhecimento das ferramentas que o desestabiliza, que o enfraquece e o torna vulnervel e malevel, para que ento a criana acredite que no existe um monstro embaixo da cama querendo agarr-la.

OS MONSTROS E A FAMLIA

A definio da palavra medo no universo da psicologia ou psicopedagogia, encontra-se com relaes prximas angstia e perturbao frente s situaes de ameaa real ou imaginria. Para a cincia, tais relaes se fazem presentes durante toda a vida tanto nos animais como em seres humanos e so indispensveis para a sobrevivncia. O universo da criana, que segundo do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) compreende a fase inferior aos doze anos de idade, est repleto de situaes volteis onde tudo novo, mgico e muitas vezes ameaador. Leva-se em considerao o carter socializador da formao humana, sugere-se que as situaes hostis vividas pela criana devem ser superadas em conjunto com todos

os elementos que compem o ambiente, para que desta forma, a criana aprenda a no ter medo. Ou seja, a famlia no pode eximir-se da responsabilidade de passar pela fase junto dos filhos, uma vez que o processo de aprendizagem da criana est em constante crescimento e indispensvel que se tenha um norteador, uma luz que ilumine o caminho a ser seguido. Um forte aliado dos pais quando o assunto driblar o medo dos filhos pode estar dentro de casa: uma pelcia, uma boneca, um super-heri do desenho animado ou at mesmo uma revista em quadrinhos. Tudo isso pode compor uma atmosfera agradvel, aconchegante e segura, afastando o perigo e a sensao de abandono que o medo proporciona. Lidar com os medos dos filhos pode ser algo difcil e que requer um aprendizado no s por parte dos pequenos, mas tambm por parte dos pais. natural que um pai ou uma me no saiba o que fazer ao se deparar com seu filho chorando no quarto afirmando veemente ter visto um fantasma passar rapidamente pela janela. Acalm-lo pode ser uma tarefa que requer acima de tudo conhecimento. Para que a criana consiga ultrapassar a barreira que impede seu retorno ao mundo real e a aprisiona em seu mundo imaginrio sombrio necessrio que os pais mergulhem neste universo cercado de mistrio, medo e por vezes descontrole para que consigam compreender como este mundo funciona e o que fazer para desestabiliz-lo, para ento desprender a imaginao. No fcil. A famlia necessita entender que o medo de assombrao, fantasmas e bruxas esto inseridos em um universo que somente a criana se encontra naquele momento e que se queremos ajud-la, precisamos entrar com elas e juntos descobrirmos o caminho de sada. Como sugere Martins, 2008:
[...] Torna-se importante a consciencializao que, s atravs do enfrentar dos desafios, que conseguimos ultrapass-los. Recorrendo aceitao e validao dos sentimentos dos filhos, cabe aos pais ajudarem a criana na procura da forma mais eficaz de resoluo do problema, ao invs da fuga [...]. Os medos, sendo marcadores do desenvolvimento da criana, funcionam como tarefas desenvolvimentais, s quais cabe criana ultrapassar, resultando na promoo da autonomia da criana, no seu desenvolvimento emocional, que consequentemente se repercute ao nvel do seu auto-conceito. O enfrentar dos medos evita que, a longo prazo, estes possam possuir uma dimenso patolgica resultante em fobias [...].

Para o educador e filsofo Mario Sergio Cortella, o medo na infncia deve ter um tratamento inteligente pelos adultos. preciso ajudar a criana a identific-lo,

examin-lo e enfrent-lo, sem fingir que algo pequeno, porque, para ela, tem uma dimenso maior. Assim como em uma praia onde algumas crianas necessitam acostumar-se com a areia para ento entrar na gua, o medo de assombraes e monstros da noite deve ser vencido vagarosamente. Minimiza-se a ideia de tentar acabar com as aflies a qualquer custo, de maneira forada, pois isso pode no s agravar a situao como tambm tornar a criana tmida, introspectiva e um adulto dependente no futuro.
[...] uma regra de ouro para vencer os medos enfrent-los gradualmente, por aproximaes sucessivas. No h dvida de que essencial procurar perceber qual a intensidade do medo, como ele percebido pela criana e qual a sua implicao na adaptao da criana ao seu contexto de vida [...]. (ALVES, 2010).

Destaca-se ento o papel das histrias de assombrao, contos misteriosos e personagens fictcios que compem a atmosfera sombria dos medos na infncia. O enredo presente em um conto de assombrao faz com que a criana se sinta parte e por vezes na pele do personagem. A curiosidade despertada e mantida a cada entrelinha do desenrolar da histria, prendendo a ateno e despertando no leitor ou orador o interesse pelo desfecho da trama. O folclore brasileiro e seus personagens um forte exemplo da existncia de estrias tradicionais e mitolgicas que atravessam geraes carregando quase sempre um contexto de assombrao e mistrio. Lendas como a do Boitat, SaciPerer, Negrinho do Pastoreio, Mula-sem-cabea, Curupira e Iara esto cercadas de elementos que incentivam a criana a encontrar a melhor forma de se livrar de uma situao de risco ou vencer o vilo. Os pais podem criar situaes onde o medo dos filhos se insira nas estrias de modo to natural que quando a criana menos espera, j consegue trabalhar seu medo de maneira independente, superando esta fase complexa com a ajuda dos prprios personagens. Para Anis (2012), h muitos bons livros infantis que falam do medo e de como a personagem principal venceu o seu medo. As histrias permitem s crianas identificar-se com os heris e projetar os seus medos nas histrias.

NO CAIR DA NOITE, NO BALANAR DAS RVORES

Para que tal universo possa ser compreendido, analisa-se um dos principais fatores que se faz presente na maioria das histrias de assombrao: a noite. neste momento em que o sol se pe, a maioria dos animais se recolhe, a lua vista no cu e o mais importante: forma-se o cenrio perfeito que amedronta os pequenos. Os pais vo para o quarto dormir, l fora somente o som do vento batendo na janela ou a lmpada balanando em frente casa. Neste momento, todos os fatores que do vida aos seres imaginrios que, durante o dia, no representam mal nenhum como os vampiros, mas que ao entardecer e no cair da noite so relativamente invasivos e hostis no imaginrio se fazem presentes. O ambiente urbano se difere do rural tambm no aspecto medonho. Enquanto na cidade barulhos e sons provocados por elementos tpicos da vida urbana, (buzinas, carros, lojas e mquinas) se sobressaem, no ambiente rural, a quantidade de possibilidades que podem ser criadas e recriadas pelo imaginrio infantil relacionando com as assombraes da noite talvez triplicada: a goteira do filtro pode simbolizar passos de um estranho pela casa, o cachorro que late l fora, os cavalos que ficam inquietos e os grilos que silenciam quando algum passa por perto somam elementos que afirmam: tem algo errado por aqui. Duas possibilidades podem ser consideradas: a criana que fica quieta na cama e somente observa, ouvindo tudo ao seu redor ou aquela que imediatamente chama pelos pais pedindo ajuda. Sendo assim, extrai-se que a noite traz consigo um ar de mistrio. Histrias com este tema sempre esto presentes quando se trabalha com o imaginrio das assombraes. Se o enredo est na cidade, as explicaes para os acontecimentos podem ser facilmente expostas, devido pequena quantidade de possibilidades existentes. No rural, o leque de opes maior e a dificuldade tambm. O ambiente rural por si s j complexo, devido s origens das histrias relacionadas ao medo serem passadas de pai para filho ao redor da fogueira, criando e recriando mitos e lendas que rodam o pas. Diante disso, conclui-se que os contos de assombrao podem antecipar mesmo que de maneira reduzida os acontecimentos que possivelmente o imaginrio infantil ir produzir na hora do sono. Com isso, a capacidade das crianas em lidar com essas situaes j vivenciadas torna-se

mais satisfatria e o medo tende a diminuir gradativamente com o tempo, juntamente com o apoio dos pais.

CONSIDERAES FINAIS

A hora de dormir pode ser tambm um momento prazeroso. Para aquelas crianas que esto iniciando a alfabetizao, livros ilustrados e desenhos podem contar-lhes histrias que facilitaro seu relaxamento. Aqueles que j leem, o ideal sempre uma leitura antes do sono para acalmar. Outro fator importante a rotina. Crianas que no possuem horrio fixo para realizar tarefas tendem a apresentar dificuldades significativas no sono. Deixar a porta aberta ou o abajur ligado traz sensao de segurana. Lembre-se: assombrao se vence com conhecimento. Ler uma histria que aborde o tema, fazendo com que a criana incorpore o personagem e mande embora o monstro que mora embaixo da cama enquanto ela dorme mais simples do que parece.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. SP, Ed. Scipione, 1989. ALVES, Sandra. Os Medos das Crianas. Disponvel em: <http://sandrraalves.bloguepessoal.com/284357/Os-Medos-das-Criancas/>. Acesso em: 19/07/2013. ANIS, Daniela. O Bicho-Papo e os Medos na Infncia. Disponvel em: <http://danielaaneis.bloguepessoal.com/414279/O-Bicho-Papao-e-os-Medos-naInfancia/>. Acesso em: 19/07/2013. GOMES, Bruno Pereira. Os medos da criana. Disponvel <http://aconversacompais.blogspot.com.br/2008/06/os-medos-da-criana.html>. Acesso em: 27/07/2013. em:

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histria e histrias. SP, Ed. tica, 1985. MARTINS, Aracy Alves. A escolarizao da leitura literria. BH, Ed. Autntica, 2001. MARTINS, Raquel. O Medo na Criana. Disponvel <http://educacaodeinfancia.com/o-medo-na-crianca/>. Acesso em: 27/07/2013. em:

Revista Crescer (online). Que medo todo esse? Maro de 2009. Pgs. 60-63. Disponvel em: <http://www.cosacnaify.com.br/noticias/materia-crescer.pdf>. Acesso em: 19/07/2013.

Вам также может понравиться