Вы находитесь на странице: 1из 14

Os Parmetros Curriculares Nacionais um documento oficial que possui metas, objetivos e princpios para a Educao Bsica.

. um instrumento para o professor organizar suas aes didticas pedaggicas na escola e na sala de aula, considerando a formao de um aluno que possa enfrentar o mundo atual como cidado participativo, reflexivo e autnomo, conhecedor os seus direitos e deveres. Em relao matemtica, propem uma discusso em relao importncia que a Matemtica desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formao de capacidades intelectuais, na estruturao do pensamento, na agilizao do raciocnio dedutivo do aluno, na sua aplicao a problemas, situaes da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio construo de conhecimentos em outras reas curriculares.

A MATEMTICA E OS PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS O conhecimento matemtico pode ser entendido como uma forma de pensamento a ser desenvolvido nos indivduos, que necessita da interveno escolar para sua organizao. Constitui-se num sistema de expresso atravs do qual podemos: organizar, interpretar e dar significados a certos aspectos da realidade que nos rodeia. Logo, aprender matemtica, mais do que aprender tcnicas de utilizao imediata, interpretar, construir ferramentas conceituais, criar significados, perceber problemas, preparar-se para resolv-los ou question-los, desenvolver o raciocnio lgico, a capacidade de compreender, imaginar e extrapolar. (Groenwald, 1999). O papel que a Matemtica desempenha na formao bsica do cidado brasileiro explicitado nas proposies dos Parmetros, para tanto, consideramos que os PCNs precisam ser considerados pela escola e principalmente pelos professores na perspectiva de um documento oficial que poder servir de parmetro para nortear a ao docente. Segundo os PCNS (Brasil, 1997), os alunos trazem para a escola conhecimentos, idias e intuies, construdas atravs das experincias que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam sala de aula com diferenciadas ferramentas bsicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Os PCNs so apresentados constitudos por Quatro Ciclos de Formao, que so formados pelas oito sries do ensino fundamental. Os PCNs (Brasil, 1997), afirma que as crianas que ingressam j no primeiro ciclo, tendo passado ou no pela pr-escola, trazem consigo uma bagagem de noes informais sobre numerao, medida, espao e forma, construdas em sua vivncia cotidiana. Essas

noes matemticas funcionaro como elemento de referncia para o professor na organizao das formas de aprendizagem. Ainda segundo os PCNs (Brasil, 1997), as situaes que as crianas observam e vivenciam (a me fazendo compras, a numerao das casas, os horrios das atividades da famlia, sua idade, etc...), os clculos que elas prprias fazem (soma de pontos de um jogo, controle de quantidade de figurinhas que possuem) e as referncias que conseguem estabelecer (estar distante de, estar prximo de) sero transformadas em objeto de reflexo e se integraro s suas primeiras atividades matemticas escolares. Desse modo, fundamental que o professor, antes de elaborar situaes de ensino, investigue qual o domnio que cada criana tem sobre o assunto que vai explorar e em que situaes algumas concepes so ainda instveis, quais as possibilidades e as dificuldades de cada uma para enfrentar este ou aquele desafio. OBJETIVOS GERAIS DE MATEMTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL identificar os conhecimentos matemticos como meios para compreender e transformar o mundo sua volta e perceber o carter de jogo intelectual, caracterstico da Matemtica, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o esprito de investigao e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; fazer observaes sistemticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior nmero possvel de relaes entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemtico (aritmtico, geomtrico, mtrico, algbrico, estatstico, combinatrio, probabilstico); selecionar, organizar e produzir informaes relevantes, para interpret-las e avali-las criticamente; resolver situaes-problema, sabendo validar estratgias e resultados, desenvolvendo formas de raciocnio e processos, como deduo, induo, intuio, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemticos, bem como instrumentos tecnolgicos disponveis; comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com preciso e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relaes entre ela e diferentes representaes matemticas; estabelecer conexes entre temas matemticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras reas curriculares;

sentir-se seguro da prpria capacidade de construir conhecimentos matemticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverana na busca de solues; interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de solues para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou no na discusso de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

PRIMEIRO CICLO As crianas que ingressam no primeiro ciclo, tendo passado ou no pela pr-escola, trazem consigo uma bagagem de noes informais sobre numerao, medida, espao e forma, construdas em sua vivncia cotidiana. Essas noes matemticas funcionaro como elementos de referncia para o professor na organizao das formas de aprendizagem. As coisas que as crianas observam (a me fazendo compras, a numerao das casas, os horrios das atividades da famlia), os clculos que elas prprias fazem (soma de pontos de um jogo, controle de quantidade de figurinhas que possuem) e as referncias que conseguem estabelecer (estar distante de, estar prximo de) sero transformadas em objeto de reflexo e se integraro s suas primeiras atividades matemticas escolares. OBJETIVOS DE MATEMTICA PARA O PRIMEIRO CICLO Neste ciclo, o ensino de Matemtica deve levar o aluno a: Construir o significado do nmero natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situaes-problema que envolvam contagens, medidas e cdigos numricos. Interpretar e produzir escritas numricas, levantando hipteses sobre elas, com base na observao de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemtica. Resolver situaes-problema e construir, a partir delas, os significados das operaes fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operao est relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operaes.

Desenvolver procedimentos de clculo mental, escrito, exato, aproximado pela observao de regularidades e de propriedades das operaes e pela antecipao e verificao de resultados.

Refletir sobre a grandeza numrica, utilizando a calculadora como instrumento para produzir e analisar escritas. Estabelecer pontos de referncia para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espao, bem como para identificar relaes de posio entre objetos no espao; interpretar e fornecer instrues, usando terminologia adequada.

Perceber semelhanas e diferenas entre objetos no espao, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situaes que envolvam descries orais, construes e representaes.

Reconhecer grandezas mensurveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratgias pessoais de medida. Utilizar informaes sobre tempo e temperatura. Utilizar instrumentos de medida, usuais ou no, estimar resultados e express-los por meio de representaes no necessariamente convencionais. Identificar o uso de tabelas e grficos para facilitar a leitura e interpretao de informaes e construir formas pessoais de registro para comunicar informaes coletadas.

CRITRIOS DE AVALIAO DE MATEMTICA PARA O PRIMEIRO CICLO Resolver situaes-problema que envolvam contagem e medida, significados das operaes e seleo de procedimentos de clculo Ler e escrever nmeros, utilizando conhecimentos sobre a escrita posicional Comparar e ordenar quantidades que expressem grandezas familiares aos alunos, interpretar e expressar os resultados da comparao e da ordenao Medir, utilizando procedimentos pessoais, unidades de medida no-convencionais ou convencionais (dependendo da familiaridade) e instrumentos disponveis e conhecidos Localizar a posio de uma pessoa ou um objeto no espao e identificar caractersticas nas formas dos objetos

SEGUNDO CICLO Muitos dos aspectos envolvendo o processo de ensino e aprendizagem abordados no item referente ao primeiro ciclo precisam tambm ser considerados pelos professores do segundo ciclo. No entanto, h outros aspectos a considerar, levando-se em conta que as capacidades cognitivas dos alunos sofrem avanos significativos. Eles comeam a estabelecer relaes de causalidade, o que os estimula a buscar a explicao das coisas (porqus) e as finalidades (para que servem). O pensamento ganha maior flexibilidade, o que lhes possibilita perceber transformaes. A reversibilidade do pensamento permite a observao de que alguns elementos dos objetos e das situaes permanecem e outros se transformam. Em relao ao ciclo anterior, os alunos deste ciclo tm possibilidades de maior concentrao e capacidade verbal para expressar com mais clareza suas idias e pontos de vista. Outro ponto importante a destacar o de que, por meio de trocas que estabelecem entre si, os alunos passam a deixar de ver seus prprios pontos de vista como verdades absolutas e a enxergar os pontos de vista dos outros, comparando-os aos seus. OBJETIVOS DE MATEMTICA PARA O SEGUNDO CICLO Neste ciclo, o ensino de Matemtica deve levar o aluno a: Ampliar o significado do nmero natural pelo seu uso em situaes-problema e pelo reconhecimento de relaes e regularidades. Construir o significado do nmero racional e de suas representaes (fracionria e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social. Interpretar e produzir escritas numricas, considerando as regras do sistema de numerao decimal e estendendo-as para a representao dos nmeros racionais na forma decimal. Resolver problemas, consolidando alguns significados das operaes fundamentais e construindo novos, em situaes que envolvam nmeros naturais e, em alguns casos, racionais. Ampliar os procedimentos de clculo mental, escrito, exato, aproximado pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operaes e pela antecipao e verificao de resultados.

Refletir sobre procedimentos de clculo que levem ampliao do significado do nmero e das operaes, utilizando a calculadora como estratgia de verificao de resultados.

Estabelecer pontos de referncia para interpretar e representar a localizao e movimentao de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posies.

Identificar caractersticas das figuras geomtricas, percebendo semelhanas e diferenas entre elas, por meio de composio e decomposio, simetrias, ampliaes e redues.

Recolher dados e informaes, elaborar formas para organiz-los e express-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e grficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicao.

Utilizar diferentes registros grficos desenhos, esquemas, escritas numricas como recurso para expressar idias, ajudar a descobrir formas de resoluo e comunicar estratgias e resultados.

Identificar caractersticas de acontecimentos previsveis ou aleatrios a partir de situaes-problema, utilizando recursos estatsticos e probabilsticos. Construir o significado das medidas, a partir de situaes-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras reas do conhecimento e possibilitem a comparao de grandezas de mesma natureza.

Utilizar procedimentos e instrumentos de medida usuais ou no, selecionando o mais adequado em funo da situao-problema e do grau de preciso do resultado. Representar resultados de medies, utilizando a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medida, comparar com estimativas prvias e estabelecer relaes entre diferentes unidades de medida.

Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano e de outras reas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemticos abordados neste ciclo.

Vivenciar processos de resoluo de problemas, percebendo que para resolv-los preciso compreender, propor e executar um plano de soluo, verificar e comunicar a resposta.

CRITRIOS DE AVALIAO DE MATEMTICA PARA O SEGUNDO CICLO Resolver situaes-problema que envolvam contagem, medidas, os significados das operaes, utilizando estratgias pessoais de resoluo e selecionando procedimentos de clculo Ler, escrever nmeros naturais e racionais, ordenar nmeros naturais e racionais na forma decimal, pela interpretao do valor posicional de cada uma das ordens, realizar clculos, mentalmente e por escrito, envolvendo nmeros naturais e racionais (apenas na representao decimal) e comprovar os resultados, por meio de estratgias de verificao Medir e fazer estimativas sobre medidas, utilizando unidades e instrumentos de medida mais usuais que melhor se ajustem natureza da medio realizada Interpretar e construir representaes espaciais (croquis, itinerrios, maquetes), utilizando-se de elementos de referncia e estabelecendo relaes entre eles Reconhecer e descrever formas geomtricas tridimensionais e bidimensionais Recolher dados sobre fatos e fenmenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organizao, e expressar o resultado utilizando tabelas e grficos TERCEIRO CICLO A caracterizao do aluno de terceiro ciclo no algo que possa ser feito de maneira simplificada. Nessa etapa da escolaridade convivem alunos de 11 e 12 anos, com caractersticas muitas vezes ainda bastante infantis, e alunos mais velhos, que j passaram por uma ou vrias experincias de reprovao ou de interrupo dos estudos, sendo que, dentre estes, muitos j trabalham e assumem responsabilidades perante a famlia. Principalmente no caso dos adolescentes, as significativas mudanas que interferem em seu desenvolvimento fsico, emocional e psicolgico repercutem fortemente no comportamento e trazem preocupaes relacionadas ao futuro profissional, vida afetiva, sexualidade e necessidade de liberdade. No caso da Matemtica, h uma forte tendncia em fazer do primeiro ano deste ciclo um ano de reviso dos contedos estudados em anos anteriores. De modo geral, os professores avaliam que os alunos vm do ciclo anterior com um domnio de conhecimentos muito aqum do desejvel e acreditam que, para resolver o problema, necessrio fazer uma retomada dos contedos.

Dentre os aspectos a serem considerados para reverter esse quadro, destaca-se a importncia de levar efetivamente em conta que os alunos chegam ao terceiro ciclo com uma bagagem razovel de conhecimentos matemticos e que fundamental dar continuidade ao processo de consolidao desses conhecimentos. No entanto, ocorre muitas vezes que esses alunos no conseguem exprimir suas idias usando adequadamente a linguagem matemtica; isso no significa que no tenham construdo nenhum tipo de conceito ou desenvolvido procedimentos. Por isso, fundamental diagnosticar o domnio que cada aluno tem sobre os diferentes contedos que sero explorados e identificar quais so suas possibilidades e dificuldades diante da aprendizagem desses contedos. Neste ciclo, preciso desenvolver o trabalho matemtico ancorado em relaes de confiana entre o aluno e o professor e entre os prprios alunos, fazendo com que a aprendizagem seja vivenciada como uma experincia progressiva, interessante e formativa, apoiada na ao, na descoberta, na reflexo, na comunicao. preciso ainda que essa aprendizagem esteja conectada realidade, tanto para extrair dela as situaes-problema para desenvolver os contedos como para voltar a ela para aplicar os conhecimentos construdos. OBJETIVOS DE MATEMTICA PARA O TERCEIRO CICLO Neste ciclo, o ensino de Matemtica deve visar ao desenvolvimento: Do pensamento numrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: ampliar e construir novos significados para os nmeros naturais, inteiros e racionais a partir de sua utilizao no contexto social e da anlise de alguns problemas histricos que motivaram sua construo; resolver situaes-problema envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e a partir delas ampliar e construir novos significados da adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao; identificar, interpretar e utilizar diferentes representaes dos nmeros naturais, racionais e inteiros, indicadas por diferentes notaes, vinculando-as aos contextos matemticos e no-matemticos; selecionar e utilizar procedimentos de clculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) em funo da situao-problema proposta. Do pensamento algbrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a:

reconhecer que representaes algbricas permitem expressar generalizaes sobre propriedades das operaes aritmticas, traduzir situaes-problema e favorecer as possveis solues;

traduzir informaes contidas em tabelas e grficos em linguagem algbrica e viceversa, generalizando regularidades e identificar os significados das letras; utilizar os conhecimentos sobre as operaes numricas e suas propriedades para construir estratgias de clculo algbrico. Do pensamento geomtrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a:

resolver situaes-problema de localizao e deslocamento de pontos no espao, reconhecendo nas noes de direo e sentido, de ngulo, de paralelismo e de perpendicularismo elementos fundamentais para a constituio de sistemas de coordenadas cartesianas;

estabelecer relaes entre figuras espaciais e suas representaes planas, envolvendo a observao das figuras sob diferentes pontos de vista, construindo e interpretando suas representaes;

resolver situaes-problema que envolvam figuras geomtricas planas, utilizando procedimentos de decomposio e composio, transformao, ampliao e reduo. Da competncia mtrica, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a:

ampliar e construir noes de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilizao no contexto social e da anlise de alguns dos problemas histricos que motivaram sua construo;

resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados preciso requerida. Do raciocnio que envolva a proporcionalidade, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a:

observar a variao entre grandezas, estabelecendo relao entre elas e construir estratgias de soluo para resolver situaes que envolvam a proporcionalidade. Do raciocnio combinatrio, estatstico e probabilstico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a:

coletar, organizar e analisar informaes, construir e interpretar tabelas e grficos, formular argumentos convincentes, tendo por base a anlise de dados organizados em representaes matemticas diversas;

resolver situaes-problema que envolvam o raciocnio combinatrio e a determinao da probabilidade de sucesso de um determinado evento por meio de uma razo. CRITRIOS DE AVALIAO PARA O TERCEIRO CICLO

Decidir sobre os procedimentos matemticos adequados para construir solues num contexto de resoluo de problemas numricos, geomtricos ou mtricos. Utilizar os diferentes significados e representaes dos nmeros naturais, inteiros, racionais e das operaes envolvendo esses nmeros, para resolver problemas, em contextos sociais, matemticos ou de outras reas do conhecimento.

Utilizar a linguagem algbrica para representar as generalizaes inferidas a partir de padres, tabelas e grficos em contextos numricos e geomtricos. Utilizar as noes de direo, sentido, ngulo, paralelismo e perpendicularismo para representar num sistema de coordenadas a posio e a translao de figuras no plano. Analisar, classificar e construir figuras geomtricas bidimensionais e tridimensionais, utilizando as noes geomtricas como ngulos, paralelismo, perpendicularismo, estabelecendo relaes e identificando propriedades.

Obter e expressar resultados de medies, utilizando as principais unidades padronizadas de medida de comprimento, capacidade, massa, superfcie, volume, ngulo e tempo.

Construir, ler e interpretar tabelas e grficos e escolher o tipo de representao grfica mais adequada para expressar dados estatsticos. Resolver problemas de contagem e indicar as possibilidades de sucesso de um evento por meio de uma razo. QUARTO CICLO No quarto e ltimo ciclo do ensino fundamental, muitos alunos ainda esto s voltas

com um processo de mudanas corporais, e de inquietaes emocionais e psicolgicas, que repercutem na vida afetiva, na sexualidade, nas relaes com a famlia e tambm na escola. Tambm nessa poca comea a se configurar para esses alunos uma nova e grande preocupao, a continuidade dos estudos e o futuro profissional. Tambm fato que alguns alunos j esto inseridos no mercado de trabalho, assumindo responsabilidades perante a famlia e ansiosos por melhores condies de vida. Pode-se dizer mesmo que, ao longo desse ciclo, para grande parte dos alunos comea a se esboar um projeto de vida para o qual

necessrio concluir o ensino fundamental. A perspectiva de ingresso na juventude, alm de expectativas quanto ao futuro, traz para os alunos do quarto ciclo novas experincias e necessidades. Nessa fase, o conhecimento do mundo e as experincias de vida acontecem no crculo do grupo, fora da tutela dos pais. Isso faz com que esses jovens ampliem suas percepes e tornem-se mais independentes e autnomos diante de certas vivncias: administrar as prprias economias, seja a mesada ou o salrio, decidir sobre a prioridade de gastos, adquirir coisas das quais necessitam, transitar sozinhos por novos espaos e lidar com novos referenciais de localizao, ter conscincia e participar das decises sobre o oramento familiar. Mesmo as atividades de lazer, como organizar comemoraes, participar de grupos de msica, de esportes etc., exigem planejamento, previso e capacidade para gerenciar as prprias aes. Essas novas vivncias e situaes colocam em jogo os conhecimentos matemticos, evidenciando para os alunos sua importncia e significado e fazendo com que se sintam mais competentes ante esse conhecimento. Em sntese, preciso fazer uso de todas essas situaes para mostrar aos alunos que a Matemtica parte do saber cientfico e que tem um papel central na cultura moderna, assim como tambm para mostrar que algum conhecimento bsico da natureza dessa rea e uma certa familiaridade com suas idias-chave so requisitos para ter acesso a outros conhecimentos, em especial literatura cientfica e tecnolgica. OBJETIVOS DE MATEMTICA PARA O QUARTO CICLO Neste ciclo, o ensino de Matemtica deve visar ao desenvolvimento: Do pensamento numrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: ampliar e consolidar os significados dos nmeros racionais a partir dos diferentes usos em contextos sociais e matemticos e reconhecer que existem nmeros que no so racionais; resolver situaes-problema envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais, ampliando e consolidando os significados da adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao; selecionar e utilizar diferentes procedimentos de clculo com nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais.

Do pensamento algbrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: produzir e interpretar diferentes escritas algbricas, expresses, igualdades e desigualdades, identificando as equaes, inequaes e sistemas; resolver situaes-problema por meio de equaes e inequaes do primeiro grau, compreendendo os procedimentos envolvidos; observar regularidades e estabelecer leis matemticas que expressem a relao de dependncia entre variveis. Do pensamento geomtrico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: interpretar e representar a localizao e o deslocamento de uma figura no plano cartesiano; produzir e analisar transformaes e ampliaes/redues de figuras geomtricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, desenvolvendo o conceito de congruncia e semelhana;

ampliar

aprofundar

noes

geomtricas

como

incidncia,

paralelismo,

perpendicularismo e ngulo para estabelecer relaes, inclusive as mtricas, em figuras bidimensionais e tridimensionais. Da competncia mtrica, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: ampliar e construir noes de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, utilizando dgitos significativos para representar as medidas, efetuar clculos e aproximar resultados de acordo com o grau de preciso desejvel; obter e utilizar frmulas para clculo da rea de superfcies planas e para clculo de volumes de slidos geomtricos (prismas retos e composies desses prismas). Do raciocnio proporcional, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: representar em um sistema de coordenadas cartesianas a variao de grandezas, analisando e caracterizando o comportamento dessa variao em diretamente proporcional, inversamente proporcional ou no proporcional;

resolver situaes-problema que envolvam a variao de grandezas direta ou inversamente proporcionais, utilizando estratgias no-convencionais e convencionais, como as regras de trs.

Do raciocnio estatstico e probabilstico, por meio da explorao de situaes de aprendizagem que levem o aluno a: construir tabelas de freqncia e representar graficamente dados estatsticos, utilizando diferentes recursos, bem como elaborar concluses a partir da leitura, anlise, interpretao de informaes apresentadas em tabelas e grficos;

construir um espao amostral de eventos equiprovveis, utilizando o princpio multiplicativo ou simulaes, para estimar a probabilidade de sucesso de um dos eventos. CRITRIOS DE AVALIAO PARA O QUARTO CICLO

Decidir sobre os procedimentos matemticos adequados para construir solues num contexto de resoluo de problemas numricos, geomtricos ou mtricos. Usar os diferentes significados dos nmeros naturais, inteiros, racionais, irracionais e das operaes para resolver problemas, em contextos sociais, matemticos ou de outras reas do conhecimento.

Resolver situaes-problema por meio de equaes e sistemas de equaes do primeiro grau com duas incgnitas. Resolver situaes-problema que envolvem a variao de duas grandezas direta ou inversamente proporcionais e representar em um sistema de coordenadas cartesianas essa variao.

Estabelecer relaes de congruncia e de semelhana entre figuras planas e identificar propriedades dessas relaes. Obter e expressar resultados de medidas de comprimento, massa, tempo, capacidade, superfcie, volume, densidade e velocidade e resolver situaes-problema envolvendo essas medidas.

Ler e interpretar tabelas e grficos, coletar informaes e represent-las em grficos, fazendo algumas previses a partir do clculo das medidas de tendncia central da pesquisa.

Resolver problemas de contagem e indicar as possibilidades de sucesso de um evento por meio de uma razo.

Referncias Bibliogrficas Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica / Secretaria de educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. Artigo cientfico - Educao Matemtica nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental. Disponvel em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/.../CC/CC_58.pdf Acesso em: 15/06/2010 s 20:50 h.

Вам также может понравиться