Вы находитесь на странице: 1из 4

ADOO

.
1

2.1. Evoluo do Instituto da Adoo A adoo na antiguidade tinha como prenuncio perpetuar o culto domestico. Ela era muito praticada pelos povos orientais como se pode verificar nos cdigos de Manu e o de Hamurabi. A Bblia revela notcias de sua aplicao pelos hebreus. Porm, foi somente no direito romano que este instituto difundiu-se, encontrando disciplina e ordenamento jurdico sistemtico, pelo qual, um chefe de famlia sem herdeiros podia adotar como filho um menino de outra famlia. O adotado deveria receber o nome do adotante e herdar seus bens. O princpio basilar da adoo na antiguidade que foi absorvido pelo direito civil contemporneo era o de que a adoo no poderia se afastar da filiao natural: adoptio naturam. Na Idade Mdia, sob a influncia do Direito Cannico que entendia ser a famlia crist apenas aquela oriunda do sacramento matrimonial, a adoo caiu em desuso at desaparecer completamente. Com a Revoluo Francesa, porm, a adoo voltou pauta e, posteriormente, mesmo que timidamente, o Cdigo de Napoleo de 1804 incluiu-a em seu corpo. A legislao francesa influenciou diversas culturas, inclusive a brasileira. O instituto da adoo previsto no cdigo civil de 1916 preocupava-se com os pais que no podiam ter prole e as normas eram em seu beneficio. Atualmente, o novo cdigo civil e o estatuto da criana e do adolescente visam proteger o interesse do menor desamparado conforme o art. 1625 C/C. somente ser admitido adoo que constituir efetivo benefcio para o adotado. Dessa forma, devera o processo passar pelo crivo do juiz que analisara os reais benefcios que a adoo poder trazer ao adotado. 2.2. O processo de adoo As regras para a adoo so estipuladas pelo Cdigo Civil nos artigos 1.618 a 1.629 e no Estatuto da Criana e do Adolescente nos artigos 39 a 52, e visam proteger tanto o adotante como o adotado. necessrio saber que o processo de adoo irrevogvel, ou seja, no pode ser desfeito, como pode ser visto no artigo 48 da Lei n. 8.069/90 determina que: A adoo irrevogvel. Igual matria tratada no Cdigo Civil em seus artigos 1.621, 2: O consentimento previsto no caput revogvel at a publicao da sentena constitutiva da adoo e 1.628, 1 parte que diz: Os efeitos da
2

adoo comeam a partir do trnsito em julgado da sentena,.... Mesmo que ocorra a morte dos adotantes, os pais naturais no retomaro o poder familiar, uma vez que a famlia do adotado deixa de ser a sua famlia de sangue e passa a ser a famlia do adotante. 2.3. Requisitos da adoo O primeiro requisito com relao diferena mnima de dezesseis anos de idade entre adotante e adotado (art.1619). Tambm, o consentimento dos pais ou representante legal de quem se deseja adotar ou a concordncia do adotado se ele tiver mais de doze anos (art.1621), lembrando que este consentimento ser dispensado se os pais forem desconhecidos ou se tiverem sido destitudo do poder familiar. E por fim, o processo judicial (art.1623), efetivo benefcio para o adotado (art.1625) e estagio de convivncia (ECA art.46), este por sinal indispensvel na adoo feita por estrangeiros.

2.4. Quem pode adotar e quem no pode adotar Em termos de condies para o art. 42 da Lei 8.069/90 diz que: Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. No que rege ao estado civil da pessoa a lei no faz nenhuma distino entre o estado civil do pretenso adotante, porem se for um casal existem alguns pr-requisitos como Ningum pode ser adotado por duas pessoas, salvo se forem marido e mulher, ou se viverem em unio estvel. (art. 1.622 do CC/2002) e A adoo por ambos os cnjuges ou concubinos poder ser formalizada, desde que um deles tenha completado vinte e um anos de idade, comprovada a estabilidade da famlia. ( 2 do art. 42 da Lei n. 8.069/90). Ainda com respeito a pessoas casadas ou em unio estvel, possvel que o companheiro adote o filho biolgico de sua esposa, mantendo assim relao de adotante e adotado, conservando o poder familiar deste com sua me. O art. 1622 pargrafo nico fala que podero adotar conjuntamente os judicialmente separados ou divorciados desde que estes tenham convivido por algum tempo com o adotado e que concordem em relao a guarda e o regime de visitas. A legitimidade tambm dada ao morto conforme o art.42 pargrafo 5 do ECA e art.1628 C/C-02, devendo atender a dois pressupostos: que tenha havido inequvoca
3

manifestao de vontade do adotante e que o falecimento deste tenha ocorrido no curso do procedimento. E por fim, relevante citar que existe proibio feita pelo ECA no art.42 pargrafo 1, ou seja no podem adotar os ascendentes e os irmos do adotando. 2.5. Quem pode ser adotado O Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece em seu Captulo 3 Art. 19 que Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Portanto qualquer criana e adolescente com at 18 anos data do pedido de adoo, cujos pais forem falecidos ou desconhecidos, tiverem sido destitudos do poder familiar ou concordarem com a adoo de seu filho, podem ser adotados.

2.6. Os efeitos da adoo Quanto aos efeitos, a adoo confere ao adotado desfrutar de todos os direitos aos descendentes tanto no campo sucessrio como alimentcio. necessrio afirmar que ao ser adotado desaparecem todas as ligaes do adotado com a famlia natural, todos os limes com a famlia original so esquecidos e apagados. O parentesco agora so os da famlia do adotante, a adoo enseja a condio de filho ao adotando em sua plenitude, gerando o vinculo com todos os parentes do adotante. A Constituio Federal de 1988, no artigo 227 pargrafo 6 enftica em afirmar que os filhos por adoo tero os mesmo direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

Вам также может понравиться