Вы находитесь на странице: 1из 12

Publicao online semanal com sede em Vila Velha de Rdo

Direco de J. Mendes Serrasqueiro Serrasqueiro Paginao e Arte Final de Gina Nunes


N. 105 de 18 de Julho de 2013 Neste nmero: 12 Pginas Gratuito
________________________________________________________________________________________________________________

Editorial
Mendes Serrasqueiro
No Boletim Municipal de Vila Velha de Rdo, no seu lti-

Falar Claro

Os Heris da Desgraa
Escreveu: CSAR AMARO

mo nmero, editado em Junho pela autarquia, a sua presidente, dra. Maria do Carmo Sequeira, escreveu sobre quanto lhe costuma ser grato falar do desenvolvimento do seu concelho, das pessoas que considerou a maior riqueza destas terras e, como sempre destacou o Turismo, quaSeguro diz que " se um fenmeno da regio que a todo o instante atrai pessoas. Um fenomeno que no o , na acepo da palavra, j que por aqui quase tudo bonito e histrico. real! E com a criao do Geopark, este territrio reforou a sua actuao num novo paradigma de evoluco, com um enfoque particular no Turismo de Natureza e na certificao e qualificao do alojamen- to, restaurao, animaco e produtos tradicionais, a que acresce um crescendo notvel, com o Ensino, Casa de Artes e Cultura, a dinmica da Biblioteca Municipal e, muito mais No surpreende, portanto que mais processos de qualificao aqui cheguem!

A cultura

Uns querem chegar cadeira do Poder Local, outros querem conserv-la

J no h ponta por onde

se possa pegar de um GOVERNO totalmente desgovernado, desorientado e irreconhecvel. Portugal em termos institucionais, est entregue e sob a alada de dois chamados Polticos Dr. Pedro Passos Coelho e Dr. Paulo Portas - H muito tempo desavindos, pela e nsia do Poder, pese embora o facto de se apresentarem em pblico de semblante sorridente, querendo fazer crer ao Povo que tudo est bem, e ainda pior, que tudo ir correr s mil-maravilhas. Por outro lado, os Partidos na Oposio, com particular relevo para o Partido Socialista, vo esfregando as mos de contentamento, na medida em que,
Continua na pgina seguinte

Ler neste nmero:


Ideias teis para a Salvao Nacional
- Pg. 12

Rectificao

As Festas Populares no Concelho


- Pag. 5

Este Grifo caiu morto e a respectiva notcia, tambem morreu na paginaco! No saiu, por lapso, de que pedimos desculpa, mas est hoje com o devido destaque na

Pag. 10

- Ler na pgina 11

Pag. 2

Falar Claro

Os Heris da Desgraa
Continuao da pgina anterior

Escreveu: Csar Amaro

esto na mira de surgir um colapso que acabe de vez com a fantochada da coligao PSD/CDS, provocando, como no poder deixar de acontecer, eleies legislativas antecipadas. O Presidente da Repblica Anbal Cavaco Silva, denotando algumas fragilidades em poder solucionar tal situao, tudo tem feito na tentativa de remediar um mal, para o qual a cada momento que passa, j no existe remdio para a sua difcil cura. O PR chamou sua presena todos os Partidos Polticos; Confederaes Empresariais, e Organizaes Sindicais, com o objectivo de encontrar uma linha de rumo capaz de evitar a continuidade de uma situao catica em que o Pas se encontra mergulhado, sobretudo em termos Polticos, Econmicos e Sociais. Tm vindo tambm a pblico, vrias personalidades, que num passado ainda recente, desempenharam vrios cargos de grande responsabilidade na governao do Pas, bem como Crticos da TV, passando por Organizaes de caracter no oficial, chamando a ateno dos graves erros cometidos pelo Governo, ainda em funes, atingindo tambm o Presidente da Repblica por ter consentido toda esta situao danosa para o Pas e para a maioria dos Portugueses, e no ter tomado outras atitudes, que pudessem ter evitado o descalabro em que Portugal est mergulhado.

E vm j a as Eleies Autrquicas
Aproximam-se as eleies Autrquicas (finais de Setembro) e tudo j se movimenta, casos em que uns querem chegar cadeira do Poder Local, outros de o conservarem, mesmo sabendo que, nos termos da Lei, j concluram o nmero de mandatos. A maioria do Povo Portugus continua a viver com enormes dificuldades, com tendncia a agravarem-se. Contudo, o Povo Annimo vai resistindo, no obstante da tradio das grandes festas e folias. Alis, absolutamente justo e necessrio, no s porque um direito de todo o Cidado, mas que at ajuda a esquecer as agruras da vida quotidiana. Porem e apesar de tudo, uma grande percentagem da nossa Sociedade vai cantando e rindo, porventura at desejando que esta situao continue.

E, enquanto o Pas sofre, para o Futebol continua a haver milhes


Veja-se, entre outros casos, a mfia das SADs que envolvem o futebol da alta competio, nos negcios da compra de jogadores estrangeiros que envolve valores de milhes e milhes de euros, deturpando e desvirtuando a essncia do Desporto. Refira-se a este propsito, que os Clubes no topo da I Liga, segundo tem sido referido publicamente, registam valores alarmantes dos seus Passivos. Ser caso para perguntar: Quando no tiverem liquidez, quem pagar as suas dvidas? Ser o Povo? No admira em face do que tem acontecido! Tudo ser de esperar num Mundo pirata em que se vive.

Csar Amaro.

Pag. 3

ALCAINS
Alcains apresenta a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro

Est patente desde o dia 1 deste ms at 15 de Setembro no Museu do Canteiro, em Alcains, a exposio sobre a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro.

Segundo descreve o Dirio Digital de Castelo Branco, Bordalo Pinheiro dirigiu o sector tcnico e artstico da Fbrica de Faianas, em Caldas da Rainha, onde desenvolveu uma criativa actividade de ceramista, influenciada pelos diversos figurinos estticos coevos, mas sobretudo, por correntes naturalistas, s quais empresta a sua viso acutilante sobre a sociedade. As figuras de movimento tornaram-se muito populares e Bordalo Pinheiro reproduziu figuras polticas e populares como o cura, o sacristo, o polcia da secreta, a ama das Caldas, a alcoviteira e o Z-Povinho. Esta exposio itinerante do Museu Bordalo Pinheiro, da Cmara Municipal de Lisboa, conta com vrias figuras de movimentos e outras cermicas de Bordalo Pinheiro cedidas por alguns coleccionadores.

OLEIROS

Espao de Recreio Infantil em Praia Fluvial \


A Cmara Municipal requalificou o espao de recreio infantil situado na praia fluvial de Aude Pinto, recentemente reconhecida pela Quercus com Qualidade de Ouro.

Segundo notcia divulgada pelo Dirio Digital, saliente que todos os anos so efectuados melhoramentos naquele espao, tentando sempre torn-lo mais acessvel e dentro dos mais elevados patamares de qualidade". Este ano foi a vez do espao de recreio infantil, destinado a crianas e adolescentes dos 2 aos 14 anos, onde para alm de uma zona de jogo e recreio mais segura e esteticamente mais apelativa, houve ainda lugar para a criao de um espao de lazer dotado de mesas de apoio.

VILA DE REI

A poca balnear do concelho, que estar aberta at 15 de Setembro, funciona com todas as infra-estruturas e bares de apoio abertos ao pblico
As praias fluviais tero os seus bares a funcionar nos seguintes horrios: Penedo Furado, das 9.00 s 24.00h; Fernandaires, das 10.00 s 20.00h; Pego das Cancelas, 10.00 ``as 18.00h; Bostelim, das 08.00 s 02.00h com funcionamento do Parque de Campismo Rural durante o dia. A piscina descoberta est aberta ao pblico das 10.00 s 12.00h e das 15.00 s 20.00h. As praias so vigiadas por nadadores-salvadores.

Pag. 4

CASTELO BRANCO

Orquestra Tpica Albicastrense, com muita gente jovem e muita qualidade artstica apresentou o seu novo CD

A Orquestra Tpica Albicastrense, apresentou, na ltima Sexta-feira, o seu novo trabalho discogrfico, a que foi dado o ttulo de Tributo, necessariamente para apresentar novos temas e recordar algumas das belas melodias que projectaram o prestigioso agrupamento albicastrense em Portugal e alm fronteiras. A OTA que agora completou meio sculo e mais sete anos, tem actualmente como maestro Carlos Salvado que tem criado uma nova dinmica no popular agrupamento. O novo CD destaca agora, entre as novas gravaes, trs medleys um com msica portuguesa de norte a sul de Portugal e ilhas, o segundo com um tributo ao fado, com alguns dos fados mais conhecidos, e o terceiro com tributo a Arlindo de Carvalho, que emprestou OTA muito do seu talento como compositor e cantor. Faz ainda parte do novo CD o Hino da Cidade de Castelo Branco, da autoria do tenente Manuel Dias Catana e de Eugnia Lima e, ainda, o ex-libris da OTA Saudades da Beira. Convidados especiais, entre os quais o presidente da Cmara Municipal Joaquim Moro, e muito pblico, assistiram ao espectculo, ao qual apenas faltou a fundadora da OTA, Eugnia Lima, por imperativo da sua sade. IDANHA-A-NOVA Alunos da Califrnia estudaram lngua e cultura portuguesa no Geopark Naturtejo
Pelo quarto ano consecutivo Universitrios da Califrnia estudaram, cinco dias, no Geopark Naturtejo. frequentando o curso de Vero Lngua, Literatura e Cultura Portuguesa.

A organizadora deste Curso Deolinda Ado, directora do Programa de Portugus da Universidade do Estado da Califrnia em San Jos e Directora Executiva do Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Berkeley (Califrnia). As Instituies de Ensino Superior Portuguesas parceiras nesta iniciativa so as Universidades dos Aores, Lusfona do Porto e Lusfona de Lisboa, bem como o Instituto Politcnico de Castelo Branco, atravs da Escola Superior de Gesto de Idanha-a-Nova

Pag. 5

Festas Populares em Sarnadinha


Dias 19 de 20 de Julho
Sexta-feira dia 19
20/22.00 horas Horas da Sardinhada Com o Grupo de Percusso Gentes de Rdo 00.00 horas Discoteca ao ar livre DJ Zounds

Sbado, dia 20 22.00 horas Arraial Popular com o Grupo Musical

S ns Dois
Manuel Emdio e Ins

Festas Populares e Religiosas


em louvor de Nossa Senhora do Carmo
Cebolais de Baixo Dias 19, 20 e 21 de Julho

Manuel Emdio um Msico que faz todos divertirem-se!

Sexta-feira, dia 19 22.00 horas Arraial Popular Manuel Emdio-Teclados e Viola Sbado, dia 20 22.00 horas Arraial Popular com o Grupo Musical OSIS TRIO (foto em cima) Domingo, 21 17.00 horas Missa seguida de Procisso 19.00 horas Arraial Popular ao som de Sistema de SomSalpicos de Luz

A favor dos Bombeiros Voluntrios

Arraial Popular
Largo do Mrtir ao Lado do Quartel dos Bombeiros I Parte Incio: 18.00 horas Actuao de Ranchos Folclricos Actuao de um Acordeonista II Parte Bailarico com o Grupo Musical

Mais festas populares que se realizam em outras datas 26 e 27 de Julho em Vale de Pousadas 27 e 28 de Julho em Marmelal 14, 15 e 16 de Agosto em Vilas Ruivas

- Servio de Jantares - Bar aberto durante o Arraial Organizao do Grupo de Amigos dos Bombeiros Voluntrios

Apresentaremos os respectivos programas no prximo nmero

Pag. 6

Jornalista Constana Cunha e S

Passos ou Seguro:

Um deles sai decapitado


A comentadora poltica Constana Cunha e S afirmou na TVI 24 que se os trs partidos, PSD, CDS e PS, chegarem a acordo para o compromisso de salvao nacional exigido por Cavaco Silva, Portugal ter um governo de gesto at ao prximo ano.

Contudo, a jornalista admitiu que este cenrio difcil de se concretizar pois o PS e o PSD no iro conseguir resolver todos os seus atritos em apenas cinco dias, e, por isso, um dos dois [Passos Coelho ou Seguro] sai daqui decapitado, concluiu. No programa Notcias s 21:00, da TVI 24, Constana Cunha e S disse que no centro das negociaes tripartidrias est o corte na despesa no valor de 4.700 milhes de euros, matria que dificultar o entendimento entre o PS e o Governo, j que Antnio Jos Seguro tem garantido a vrios membros do PS que, havendo cortes no Estado, ele no far o acordo. Agora, com a entrada em cena do PS, desaparece tudo? Fica metade? Um tero? Coisa nenhuma? No se percebe muito bem. O que se percebe bem que esta gente anda toda a brincar connosco. Eu penso que h um dos dois [Passos Coelho ou Seguro] que sai daqui decapitado, no sei qual deles, referiu a jornalista.

Eu no acredito na boa vontade desta gente para se entenderem todos os trs e levarem isto a bom porto at 2014, disse tambm a comentadora deitando por terra
as esperanas de um possvel acordo entre o Governo e o principal partido e oposio. evidente que um deles vai sair muito mal nesta histria ou todos eles. Seguro tem garantido sempre que s negoceia no havendo cortes, frisou. Constana Cunha e S voltou a referir a sua desconfiana num bom porto para as negociaes entre os partidos: Eu acho que ns estamos metidos numa trapalhada de morte! No antevejo nada de bom porque (...) no vejo maneira de isto se resolver em qualquer coisa de estvel. Aqui, a comentadora colocou em cima da mesa dois cenrios que podem resultar desta tentativa de compromisso de salvao nacional. Um primeiro passa por um plano vagussimo onde o acordo no vale nada e portanto politicamente irrelevante, e um segundo focado em medidas concretas. Neste segundo plano Constana Cunha e S deixa no ar a dvida quanto credibilidade desta hiptese pois diz no perceber como possvel, em apenas cinco dias, chegar a um acordo quando todas as medidas sugeridas pelo PS foram chumbadas pela maioria e todos os cortes do Governo foram criticados pelos socialistas. Portanto, eu no vejo sada feliz disto. Eu acho que o que se est a passar em Portugal uma palhaada, concluiu.

CP vende lugares para lugares que no existem


A CP vendeu pelo menos 40 lugares inexistentes na viagem do Intercidades desta segunda-feira entre Lisboa e Faro. O comboio saiu da estao do Oriente com duas carruagens a menos do que o previsto, revelou o Jornal i. Estava previsto que o Intercidades 570 tivesse sete carruagens, mas em vez disso partiu do Oriente com apenas cinco, informao que o prprio funcionrio da CP s soube depois de estarem todos os passageiros no comboio na estao da partida. Passaram 45 minutos at que os passageiros das carruagens fantasma que at ali estavam a viajar em p fossem sentados pelo revisor que os distribuiu pelos assentos livres.

Pag. 7

no sentido de alcanarem um compro-

misso de salvao nacional. A probabilidade de haver um acordo deste teor pouca, ao dar 10 ou 15% de hipteses de concretizao estou a ser generoso, sublinhou o professor,
salientando que a proposta de Cavaco boa em teoria, mas sai estragada na

Eanes considera iniciativa de Cavaco Ousada e correcta


O ex-Presidente da Repblica Ramalho Eanes afirmou esta terafeira que a iniciativa de Cavaco Silva de suscitar negociaes entre PSD, PS e CDS ousada e correcta, apesar de to criticada, e pode permitir que o Pas saia da crise. Em entrevista RTP, Ramalho Eanes disse: Estou convencido de que com

prtica. Era uma boa ideia porque vai ser preciso um acordo a partir de 30 de Junho de 2014; segundo porque era um
momento em que o Presidente estava forte devido crise que havia na coligao; terceiro, porque havia um sentimento popular forte contra os partidos e a classe poltica e o Presidente veio dizer 'tenham juzo' no possvel continuar a brincar com o Pas, sustentou Marcelo. Todavia, o chefe de Estado deixou

esta iniciativa do presidente, to criticada, mas to ousada e correcta, vamos poder sair da situao de crise.
Na quarta-feira, Cavaco Silva props, numa comunicao ao Pas, um "compromisso de salvao nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e eleies antecipadas a partir de Junho de 2014.

tanta coisa com um ponto de interrogao e adiou de tal forma o fechar que o que aconteceu que os mercados reagiram como tinham reagido crise provocada por Paulo Portas, observou o antigo presidente do
PSD. Posto isto, rematou Marcelo, Cavaco

Marcelo Rebelo de Sousa:


Em teoria pode ser uma boa ideia, mas poderia sair estragada na prtica
O comentador poltico Marcelo Rebelo de Sousa destacou no habitual espao de opinio que protagoniza na TVI, que a proposta que o Presidente da Repblica apresentou relativamente ao um compromisso de salvao nacional que vincule PSD, CDS e PS, embora seja uma boa ideia em teoria, sai estragada na prtica. No entanto, h milagres, assinalou Marcelo.

no resolveu a crise e prolongou-a e ao prolong-la agravou-a, sendo que, se o


acordo entre PSD, CDS e PS falhar, quem ficar entalado ser o prprio Presidente da Repblica.

H milagres afinal, nas ltimas duas semanas s vi porcos a andarem de


bicicleta em Portugal. As palavras pertencem ao antigo lder socialdemocrata, Marcelo Rebelo de Sousa, e reportam-se ao acordo proposto pelo Presidente da Repblica, Cavaco Silva, que lanou um repto aos partidos que assinaram o memorando de entendimento

Entretanto, j h quem considere que o acordo ser impossvel. Ser? O PS considera que PSD e CDS mantm uma intransigncia absoluta no corte de 4,7 mil milhes de euros na despesa e fontes do partido j adiantaram que, para j, um acordo impossvel com a direita. J a maioria dos conselheiros do PSD ouvidos pela Comunicao Social acredita num consenso entre os partidos que assinaram o memorando com a troika. O PS diz que h uma intransigncia absoluta dos partidos da maioria face necessidade de cortar 4,7 mil milhes
Continua na pgina 11

Pag. 8

Demagocia e Demagogos
Por AURLIO CRUZ

Continua-se a anunciar, por tudo e por nada, que h justia e que podemos confiar nela. Mas existir, realmente, justia, no s a que proclamada nas barras dos tribunais mas, tambm, a que se reivindica para o regime social? Por tudo quanto se fala e, muitas vezes, pelo que no se diz, leva-nos a sentir preocupaes muito srias A ideia que nos acompanha e que nos invade o esprito aps anlise sob a vida actual deste pas, torna-se, simplesmente, inquietante. Todos os que nasceram sob a Bandeira das Quinas tm conhecimento real de que o presente se encontra a abarrotar de dvidas. E o futuro (?). Assim como se preconiza, como j uma convico quase certa, uma incgnita. Apreenses e obscuras expectativas existem e no so nada optimistas. A justia social , sem sombra de dvidas, um dos pilares problemticos que continua, e continuar, inerente ao trabalho, sade, habitao, famlia e prpria vida que presentemente se tem que enfrentar cheia de dificuldades! Hoje, qualquer destes temas no deixam de ser abordados com enorme suspense nos quadrantes polticos e, tambm, fora da poltica Mas, ao cabo e ao resto, as promessas que se tm feito, no tm passado do que vulgarmente se chama de mera demagogia barata! Vive-se, assim, indiscutivelmente, num total desassossego. continuam a constatarem-se promessas de melhoria, anunciando mudanas, sobretudo em cargos e de pessoas, e tudo por dez reis de mel coado ! Necessariamente que se reconhece uma total saturao de promessas inqualificveis. O mito da justia social encontra-se implantado como a argamassa existente nas gaiolas residenciais edificadas em terrenos arveis mas que aguardam legislao mais consentnea para parcos ordenados, e o mesmo se constata nos milhares de quilmetros de autoestradas que rasgam a Natureza, agora com o trnsito pouco fludo pelo mesmo fenmeno social. Decididamente, so (foram)obras necessrias, certo, mas paralelamente quem determina as leis deveria implementar a sua adaptao nossa realidade social, actualmente muito mal tratada, j que se vem vidas humanas sob o relento das estrelas Portanto, chega de tanta demagogia e de tantas afrontas aos direitos humanos e constitucionais. Senhores polticos: no criem amores perfeitos para os ofertar a quem pouco os merece. No continuem a falsear a realidade em que o Pas vive. Haja sinceridade nas afirmaes que se produzem e conquistem os lugares que iro ocupar (ou que j ocupam) mas com a convico de que a justia social que o povo portugus tanto faz por merecer, no morreu, no deve morrer e no morrer. Mas, para continuar a manterse viva e no condenada morte precisa que quem ainda pode ajudar, que acorde. Talvez ainda seja tempo!

Aurlio Aurlio Cruz

Pag. 9

Notcias em poucas linhas


A Associao Desportiva e Recreativa de Retaxo vai disputar o nacional da 3. Diviso em Futsal, Jos Robalo ser o novo treinador da equipa. ********** A equipa de Salgueiro do Campo venceu o torneio inter-aldeias, vencendo na final a equipa de Pvoa de Rio de Moinhos . O tempo normal de jogo concluiu com o resultado de 2-2 tendo-se recorrido marcao de grandes penalidades para decidir o vencedor 6-4 para a turma de Pvoa. ********** O Clube Desportivo de Alcains apronta-se para a nova poca que j vem a. O Alcains reforou-se com Bruno e Lourenlo (Benfica e C.Branco), Cordeiro (Estao de Covilh) e Nabais (Mao). Os jogos de preparao tero incio dia 19 sob a orientao do seu tcnico Hugo Andriaa). ********** Como j tivemos oportunidade de noticiar, o CDRC de Vila Velha de Rdo, volta a participar no Distrital de Futebol da AFCB, na categoria Seniores. Francisco Lopes continuar a treinar a equipa e, segundo consta, deve contar com novos jogadores. A preparao ter incio dia 6 de Agosto.

Covilh: Sporting vence equipa chinesa no particular da prpoca


O Sporting da Covilh, da II Liga de futebol, venceu por 3-1 uma equipa composta por chineses que jogam em

clubes portugueses, num encontro de preparao da poca. O treinador Francisco Chal aproveitou para rodar o plantel e experimentar diferentes esquemas de jogo. Entretanto, o Sporting da Covilh fez a sua apresentao aos scios, num jogo com o Sporting B, que se realizou no Complexo Desportivo da Covilh.

Curiosidades no Desporto

Mourinho desenhou suite para Anceloti desfrutar!

O treinador portugus no estreou a nova residncia para a equipa no centro de treinos. Desenhou um espao para a equipa tcnica, onde agora est... Ancelotti. Jos Mourinho deixou uma suite por estrear no Real Madrid. Conta a imprensa espanhola que o treinador portugus desenhou um espao no centro de estgio em Valdebebas, onde podia dormir e ver vdeos com a equipa tcnica. O problema que a nova residncia para a equipa no ficou pronta antes da final da Taa do Rei, com o Atltico de Madrid, e o treinador portugus nunca usufruiu das instalaes.

Pag. 10

Grifos Aves magestosas que habitam nas Portas de Rdo, tambm morrem ao calor
Tera-feira, dia 9, algumas pessoas tiveram a oportunidade de recordar e sentir que a beleza est no pssaro que voa foram ver ao Cais do Tejo, o cuidado que pessoas dedicam aos Grifos que habitam na Serra de Vila Velha de Rdo.

Uma vez mais se falou por aqui num antigo projecto do Jornal Pblico,denominado Pblico na Escola, que visou estimular a conservao da Natureza e a proteco do Ambiente junto dos alunos das escolas bsicas e secundrias. Um projecto que consistiu na colocao de uma cmara de vdeo num ninho de grifos na zona do Tejo Internacional, para que os estudantes pudessem seguir em directo, 24 horas por dia, o comportamento destes magestosos animais e perceber a necessidade de conservar todas as espcies ameaadas em Portugal. E foi, particularmente, a partir de ento, que o grifo pertencente ao gnero dos abutres e que uma das maiores aves que existem em Portugal, tm suscitado curiosidade e interesse, pois como se escreveu oportunamente, muitos leitores tero ficado surpreendidos com este facto, pois talvez no imaginassem que houvesse abutres entre ns. O projecto em causa tem como parceiros a Refer, responsvel pela instalao da cmara e de toda a infra-estrutura tecnolgica que permite as imagens em directo; a Fundao para a Computao Cientfica Nacional, responsvel pela disponibilizao do sinal e por gravar todas as aces no ninho para posterior divulgao; a SIC, que ainda faz a cobertura televisiva ao longo de toda a poca de nidificao; e o prprio jornal Pblico, que forneceu as imagens em directo atravs do seu site: Grifos na Web. Naturalmente que quem vive na regio de Vila Velha de Rdo, continua aqui a interessar-se pelo voo das aves, seguindo a filosofia de que a beleza est no pssaro que voa E quando se toma conhecimento de que um grifo cai doente na serra ou no Tejo, h quem d imediatamente o alarme Quercus, Cmara Municipal ou, talvez prioritariamente, a Nuno Coelho. gerente da Estalagem Portas de Rdo, que , incondicionalmente, um bom amigo destes animais. Foi precisamente o que aconteceu, quando uma turista, em passeio e deitando um olhar pelas Portas de Rdo, viu um grifo voando j em dificuldades, acabando por cair. O aviso chegou Estalagem e Nuno Coelho correu clere at chegar ao grifo doente, que resgatou, ainda que no percurso aquele industrial da Incentivos Outdoors e a sua equipa, tenham encontrado mais dois grifos, um j morto e o outro no cho, lutando pela vida! Depois, em caixas prprias para o transporte destas aves, Nuno Coelho, j acompanhado pelo vereador da Cultura da Cmara Municipal, Jos Manuel Alves, promoveram o envio das caixas transportando as aves, para um servio especial de assistncia, da Quercus, em Castelo Branco, para ser tambm analisada a causa da morte de um dos grifos, aquele que a imagem nos mostra na primeira pgina. Cuidados muito especiais foram tomados quanto ao transporte das aves.

Pag. 11

R.do Arrabalde,28 6030-235 Vila Velha de Rdo


N, 105 de 18 e Julho de 2013

Neste nmero:12 Pginas Semanrio Regionalista Editado em Vila Velha de Rdo Director
J. Mendes Serrasqueiro

Portas do Almouro em processo de classificao

Paginao e Arte Final Gina Nunes E-mail mendes.serrasqueiro @gmail.com

Telefones
272 545323- 272 541077

Telemveis
96 287 0251 96 518 3777

Ecos de Rdo enviado s quintas-feiras entre as 20 e 22 horas Envio gratuito por E-mail Pode visitar todas as nossas edies em

As autarquias de Vila Velha de Rdo e Proena-aNova assinaram um protocolo de cooperao com o objectivo de preservar a fauna e flora e valorizar o patrimnio natural e cultural das Portas do Almouro, uma rea que abrange duas aldeias com potencial turstico, Sobral Fernando e Foz do Cobro. A classificao das Portas do Almouro como parque natural regional , sem dvida, um factor que vai beneficiar dois concelhos vizinhos. Para Maria do Carmo Sequeira, presidente da Cmara Municipal de Vila Velha de Rdo, o rio corre mas tem duas margens, Faz sentido que ambas se unam. A classificao do local o objectivo prioritrio, o que permitir dar a possibilidade de ambos os concelhos terem algum apoio nas candidaturas que vo fazer, sendo que
as populaes das duas aldeias podero beneficiar deste projecto. Joo Paulo Catarino, presidente da autarquia de Proena-a-Nova, referiu que a inteno classificar este monumento de uma forma

ecosderodao.blog spot.com

municipal para que possamos ter sempre um papel importante na gesto e a certeza de que nada ser feito ao arrepio da vontade das populaes. As
linhas gerais do acordo preveem a realizao de estudos e registos fotogrficos e cartogrficos do patrimnio existente, assim como sesses de esclarecimento e workshops com a populao e agentes tursticos. Mas, a mdio prazo dever ser elaborado um plano de aco que enquadre iniciativas de valorizao e salvaguarda.

Continuao da pag. 7

de euros no mbito da reforma do Estado, algo que a direco de Antnio Jos Seguro tem rejeitado sucessivamente. Assim e de acordo com fontes do PS, um acordo tripartido ,pelo menos por agora, impossvel devido falta de concordncia em relao a um dos trs pilares do !compromisso de salvao nacional - os cortes na despesa.

Pag. 12

Ideias teis para a Salvao Nacional!


Escreveu: CRUZ DOS SANTOS

economia portuguesa vive, h mais de dez anos, momentos dramticos, face aos muitos riscos a que est exposta. At quando, que deixamos de depender da Troika? Ou seja, do afluxo dos fundos internacionais (externos), para satisfazermos as nossas necessidades bsicas, como seja, o pagamento de salrios da funo pblica e penses? O impacto sente-se em toda a sociedade e todos temos casos dramticos (uns mais que outros), porque todos, infelizmente, sentimos o peso desta eterna e maldita austeridade. E enquanto o pas atrofia por causa das dvidas e da corrupo uma vez que esta constitui a principal causa da crise em que nos sitiaram os corruptos continuam impunes. Portugal obteve, nesta dcada, o vergonhoso ttulo de campeo mundial do aumento da corrupo. Oitenta e trs por cento dos cidados, acha que a corrupo aumentou nos ltimos trs anos e aponta como entidades mais corruptas o Parlamento e os partidos, justamente aquelas cuja misso deveria ser a de lutar contra o flagelo. E seria nestes escombros de suspeio, que a Justia deveria investigar e, com a competncia que se lhe exige, perseguir os corruptores, para que o Estado recuperasse uma parte significativa do que estes cavalheiros roubaram aos portugueses. Como? Confiscando-lhes as fortunas, bem como as grandes manses e luxuosas vivendas, automveis top-gama, de grande cilindrada e outros bens.

Meus Senhores: estamos cada vez mais apreendidos por penhora. No nos resta outra alternativa, seno pormos ideias criativas a funcionar, que nos forneam, enfim, lucros financeiros, para podermos amortizar os pesados juros que estes amigos(?) do FMI e do Banco Mundial Europeu, nos tm vindo a cobrar.
Assim, se me permitem, aqui deixo algumas sugestes, para a Salvao Nacional: -o Parlamento poderia vender patrocnios. O Governo tambm. Venderse-iam sesses parlamentares, uma a uma, segundo os temas em debate. Assim como reunies do Conselho de Ministros; as dezenas de convites, de acordo, com o Sr. Presidente da Repblica, incluindo moes de censura, ameaas de sadas irrevogveis e outras criancices anlogas ao Big Brother! E, num sistema de Justia to carente de meios, os julgamentos em folhetins ou episdios. Cada Juiz venderia exclusivos s televises, podendo alargar-se, conforme os crimes, a outros sectores: missas, enterros, casamentos e exames universitrios, seriam igualmente apresentados, na RTP1, SIC, TVI, assim como no canal CM, em horrios e dias alternados. E nem esqueceramos as Polcias e as Foras Armadas. Sim! Porque em tempo de guerra, no se limpam armas! J pensaram, no impacto que teriam os tanques e os helicpteros a passearem-se por Cabo Verde, por Angola, Kosovo, Grcia e pela Bsnia, anunciando marcas e negcios, como: sardinhas em conserva e os populares pastis de nata? Bem como telemveis, sabonetes, baterias e vinho verde? Como nas corridas de automveis, os prprios soldados inscreveriam, nas costas dos uniformes, mensagens publicitrias de venda e compra de ouro e dos shampoos para cabelos espigados. E que tal, colocarmos os submarinos junto costa, para viagens submersas tursticas? Ento, vocs, caros leitores, no acham, que se trataria de um alto potencial de negcios, com benefcio para todos ns? Bastaria, para isso, reduzir ainda mais, os padres da honra.
Cruz dos Santos - COIMBRA Muito feliz esta exteriorizao (leia-se, emoo) de um homem irritado, como tantos milhares de portugueses. Que no se lhe acabe a tinta na caneta, j que qualidadade jornalstica e inspirao sempre tem de sobra - MS

Вам также может понравиться