Вы находитесь на странице: 1из 9

Tcnico de Mecatrnica Automvel - Nvel IV Curso EFA

Sistemas de Conforto e Segurana


Formador: Rui Dias
Paulo Jorge Sousa Fidalgo N15

UFCD: 5025 50 Horas Junho de 2013

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Introduo ............................................................................................................................................................ 2 Automvel que estaciona sozinho ................................................................................................................... 3 Sistema de suspenso ativa em automveis .................................................................................................... 4 Sistemas de Conforto e Segurana do automvel em estrada ............................................................................ 5 Adaptive cruise control - ACC ........................................................................................................................... 5 Forward Collision Warning FCW .................................................................................................................... 5 Speed regulation system .................................................................................................................................. 5 Blind spot information system BLIS ............................................................................................................... 5 Lane departure/Lane assist / Impairement warning LDW ............................................................................ 6 Fuel Efficiency Advisor FEA ............................................................................................................................ 6 Safe HMI - Navigation ....................................................................................................................................... 6 Curve Speed Warning CSW ............................................................................................................................ 7 Concluso ............................................................................................................................................................. 8

5025 - Sistemas de conforto e segurana


Cdigo: 5025 Carga Horria: 50 horas Objectivos

Identificar as caractersticas e princpio de funcionamento dos sistemas de conforto e segurana.

Pgina 1 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Introduo
Os automveis se tornaram desejo da maioria dapopulao mundial, e com a exploso nos ltimos anos de sua produo e comercializao, surgiram vrios efeitos colaterais como o aumento dos acidentes, perdas de vidas humanas, aumento da poluio e outros. nesse contexto que o desenvolvimento das tecnologias entra para ajudar o homem a controlar melhor e diminuir esses efeitos colaterais. Nos ltimos anos houve um desenvolvimento muito grande de tecnologias voltadas a deixar automveis autnomos, esse desafio tem atrado um nmero grande de pesquisadores, principalmente da rea de inteligncia artificial que atualmente tambm chamada de sistemasinteligentes, esses sistemas podem ser realizado com base em sistema especialista composto por um conjunto de regras heursticas, ou, baseado em uma Rede Neural Artificial com aprendizado supervisionado. Existe vrios projetos que utilizam esses conceitos como: o sistema desenvolvido pelo NavLab da CMU (Pomerleau; Batavia) [1][2] que capaz de conduzir uma caminhonete pelas estradas americanas; o rob do tipo rover enviado para Marte pela NASA (Stone)[3], entre outros. Esses Sistemas Inteligentes tentam reproduzir nos automveis comportamentos que o condutor faria em situaes de deslocamentos como: mudar de faixa, manter distncia segura do automvel da frente, controle dos freios para que as rodas no travem em uma frenagem forte conhecida por sistema ABS, visualizao de pontos cegos entre outros. Esses sistemas embarcados podem ser considerados um sistema computacional com propsitos especficos, que deve funcionar de forma autnoma, proporcionando aos condutores dos automveis uma maior segurana e conforto, e o futuro muito promissor, quando os automveis comear a se comunicar entre si usando tecnologias sem fio atravs de sensores que esto a cada dia evoluindo a uma velocidade espantosa, assim cooperaram uns com os outros para evitar desde acidentes a at fazer com que os transito seja otimizado diminuindo assim os congestionamentos. A Europa comeou no inicio de 2010 um teste de sistemas inteligentes embarcados em automveis para coletar dados cientificamente que devero fornecer respostas sobre os impactos na segurana, eficincia e conforto dos condutores. Nos prximos tpicos vou discorrer sobre os automveis que estaciona sozinho, sistemas inteligentes embarcados que no percebemos e sobre os sistemas que o projeto EuroFOT estar testando na Europa.

Pgina 2 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Automvel que estaciona sozinho


O automvel uma paixo mundial, mas para muitos proprietrios a baliza uma provao, mas a tecnologia j consegue contornar esse problema de maneira satisfatria, principalmente nas grandes cidades onde as vagas so limitadas. A Toyota foi a primeira companhia a desenvolver um sistema que auxilia o estacionamento, no ano de 2003, para seu hibrido Prius oferecendo-o ao mercado, porque at o momento s se tinha esses dispositivos em carros conceitos que no chegavam ao mercado consumidor, primeiramente a Toyota leva a opo para o mercado Japons e depois para o Norte Americano e Europa. Hoje esse sistema j faz parte de outras companhias como a Audi, Hyundai, Volkswagem entre outras. No Brasil a Volkswagem lanou o modelo Tiguan 2010 que tem o sistema Park-Assist, com sensores eletrnicos que ajudam a estacionar sem a necessidade de o condutor girar o volante durante a baliza, para manter total segurana, o Park-Assist automaticamente desligado se o condutor fora o volante durante a manobra de estacionamento, da mesma forma, ele pra de funcionar se o carro for excessivamente acelerado, ultrapassando a velocidade de segurana, de 7 km/h, esse sistema um opcional do modelo e custa cerca de 3.765,00 a mais no valor do automvel [5]. Antes de o automvel passar pelo local provvel do estacionamento, aciona-se a funo Park-Assist no painel. Depois, o display mostra se o espao disponvel suficiente para realizar o estacionamento, isso se da por meio de trs retngulos, representando os dois carros j estacionados e o espao entre eles. Ento acionar-se a r e tirar as mos do volante. Depois, o nico trabalho do motorista controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio, enquanto o Park-Assist se encarrega de virar o volante na direo e na medida exatas para acomodar o automvel na vaga [5]. Cada companhia define seu prprio nome para o sistema, e eles so desenvolvidos de vrias formas, mas no final todos ajudam o condutor a estacionar o automvel, no caso da Toyota o sistema designado como Intelligent Parking Assist System (IPAS), ele usa processadores de computadores que esto ligados ao automvel, sistema de alerta atravs de sonar, cmera de backup, e dois sensores adicionais nos pra-choques. O conjunto de sensores de sonar, conhecidos como auxiliar intuitivo de estacionamento, inclui vrios sensores nos pra-choques que detectam obstculos, permitindo que o automvel avise e calcule os ngulos de direo idealdurante estacionamento regular [4]. Estes sensores mais os dois sensores de estacionamento adicionais esto ligados a um processador central do computador, que por sua vez integrado com o sistema de cmara de backup para fornecer as informaes de estacionamento aos condutores. Quando o conjunto de sonar e o recurso dos sensoresso usados, o processador calcular o ngulo de direo, e exibe um mapa de navegao em uma tela touchscreen instalado no
Pgina 3 de 8 Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana painel em conjunto com uma cmera com as informaes dos obstculos. O Intelligent Parking Assist System permite atravs da tela touchscreen que o condutor faa algum ajuste fino de direo da vaga e depois que aperta o boto ok, o sistema ativado, e o processador central calcula as paralelas e seus ngulos de direo da vaga, acionando as interfaces com os sistemas Electric Power Steering do automvel para gui-lo corretamente ao local escolhido de estacionamento, deixando para o condutor a funo de solta o volante e controlar a acelerao e a frenagem do automvel. Concluindo essa parte o sistema de grande ajuda para os condutores que tem dificuldades na execuo das balizas, principalmente para condutores inexperientes, as companhias esto investindo nessa rea e a tendncia o melhoramento do sistema, tornando real e acessvel ao mercado consumidor um automvel que possa se mover sozinho.

Sistema de suspenso ativa em automveis


A suspenso ativa uma tecnologia automvel que controla os movimentos verticais das rodas atravs de um sistema eletrnico. Ao contrrio do sistema de suspenso comum, que trabalha de acordo com a rodagem, a suspenso ativa corrige as imperfeies da pista com mais eficincia que, por sua vez, d mais estabilidade e desempenho ao veculo, seja em curvas, acelerao ou frenagem, e facilita o controle do condutor, ela trabalha corrigindo a ao das imperfeies do piso a onde o automvel estar se deslocando de forma que permita uma maior estabilidade do automvel e conforto para o condutor ao dirigir o automvel. Ela trabalha de formaimperceptvel, ou seja, o condutor no percebe seu funcionamento principalmente os menos experientes [10]. Essas tecnologias trabalham de uma forma discreta ajudando os condutores, e provendo um conforto muito grande na conduo dos automveis atuais, e esse conforto ainda maior quando se abordar a parte da tecnologia que faz com que deficientes fsicos se desloquem conduzindo seu prprio automvel.

Pgina 4 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Sistemas de Conforto e Segurana do automvel em estrada

Adaptive cruise control - ACC (controle


adaptativo de cruzeiro) - utiliza sensores de avano para medir continuamente a distncia de outros veculos, ajustando automaticamente a velocidade para garantir que o automvel no fique muito prximo do da frente. O motorista aciona o controlo de cruzeiro definindo a velocidade mxima desejada e selecionando o intervalo de tempo para os veculos da frente. ACC em seguida, ajusta a velocidade do veculo para corresponder ao veculo anterior, conforme necessrio. Evita acidentes em rodovias, pois a velocidades mais constante regular, controlando a distncia entre os automveis, talvez no seja to eficiente para as ruas das grandes cidades por causa do transito pesado, do anda e para, que as grandes cidades tm. Esse sistema no projeto esta disponvel nas marcas Ford, Volvo, Audi e Wolkswagen.

Forward Collision Warning FCW - um sistema que pode ajudar a evitar os


acidentes onde a batida se da na traseira de outro automvel ou minimizar os efeitos que ela possa causar. A instalao do radar varre continuamente a rea em frente do veculo, e se a aproximao estiver muito perto do outro automvel, o condutor alertado atravs de sinais de som e luz, e se esse risco de coliso aumenta apesar dos avisos, os freios so pr-carregados para se preparar para frenagem eficiente pelo condutor. Quando a coliso iminente e o condutor no promove nenhuma reao para evitar a coliso, automaticamente os freios so acionados para reduzir o impacto do acidente. Disponveis nos modelos Ford e Volvo.

Speed regulation system - Este sistema a


regula a velocidade em determinados vias. O sistema funciona como um piloto automtico mantendo a velocidade constante de acordo com a escolhida pelo condutor.

Blind spot information system BLIS Este sistema faz uso de pequenas cmaras em cada lado do espelho para detectar um automvel ou moto que possa estar no ponto cego do condutor, se for detectado um automvel ou moto ele emite uma luz de aviso, sendo capaz de reconhecer e ignorar a prpria sombra do automvel, tambm funciona noite. Mostra boas perspectivas na deteco de outros automveis e moto nos pontos cegos, principalmente quando instalado em veculos longos como caminhes, facilitando a vida dos condutores ma procura de algum obstculo em sua lateral.

Pgina 5 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Lane departure/Lane assist / Impairement warning LDW - O sistema


ajuda o condutor a manter sua posio de pista, ou seja, que ele mantenha o automvel dentro da faixa de rolagem, sendo avisado atravs de alertas se o veculo cruza as marcaes de pista acidentalmente. O alerta pode ser sonoro ou haptical (vibrao ou pequeno torque no volante ou banco do condutor). O sistema mantm a posio de um veculo atravs da deteco de marcas de pista ou limites de rua atravs de um sensor de vdeo, essa advertncia ocorre apenas acima de certa velocidade mnima. Ele aceita especificaes do condutor, como por exemplo, definio do indicador ou suprimir o aviso, ele projetado para operar em rodovias ou estradas equivalente, podendo se necessrio ser desligado pelo condutor. O sistema tambm composto por um alerta de condutores cansados e distrados. Ele tem cmera que acompanha os movimentos do carro entre as marcaes de pista e calcula o risco do condutor perder o controle do automvel, se o risco for elevado uma mensagem indica na tela que hora do condutor fazer uma pausa para descanso.

Fuel Efficiency Advisor FEA - O sistema funciona como conselheiro no uso do


combustvel, com nome de Dynafleet ele um sistema de informao de transporte da Volvo Trucks, que fornece em tempo real a localizao atual dos veculos, seu consumo de combustvel, avisos ao condutor, intervalos de manuteno e muito mais. O uso do combustvel com eficincia, ou eco-conduo, apoiada por meio de funes a bordo para o condutor, bem como relatrios de acompanhamento do sistema de back-office Dynafleet Online.

Safe HMI - Navigation - Esse sistema na verdade um conjunto de tcnicas e


solues que coloca a disposio dos condutores informao enquanto o automvel estiver em movimento, por exemplo, sistemas de navegao e informaes de trnsito, dicas essenciais de segurana, utilizando-se e considerando os aspectos da interface homem/mquina. Os sistemas de navegao fornecem a localizao e informaes de orientao da via para o condutor. Existem vrios tipos de sistemas como a montagem OEM, a soluo de ps-venda etc., com posies diferentes de visualizao e tecnologias, como exibir informaes da central, cabea-up, display destacvel ou separados, que esto disponvel no mercado. A BMW disponibiliza o sistema Head-Up Display que coloca informaes selecionadas diretamente na linha de viso do condutor, esta exposio virtual projetada no pra-brisa e pode ser facilmente visto em todas as condies de luz. Evitando que o condutor procure por alguma informao em outros dispositivos tirando a ateno da via, esse sistema pode prover uma grande variedade de informaes como velocidade, prximas curvas da via, sentido da via e muito outras, dependendo da especificao que o projeto tenha.

Pgina 6 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Curve Speed Warning CSW - O sistema


com essa tecnologia foi desenvolvido para ajudar os condutores a identificar situaes potencialmente perigosas se uma curva na estrada, alertando o condutor com antecedncia permitindo-lhe tempo para reagir adequadamente. As informaes do sistema sobre as curvas so pr- definidas com base em analises de mapas digitais da estrada e anlise das caractersticas geomtricas da curva, ao combinar essas informaes com fatores externos, como condies climticas e estimativas de atrito da estrada, a velocidade mxima recomendada para a curva estimada. Se o veculo se aproxima a uma velocidade superior ao valor recomendado, o sistema emite o alertar ao condutor para o risco potencial, e prepara os sistemas de segurana do automvel para provvel uso se necessrio, e ativamente inibe uma maior acelerao do automvel. O desempenho do sistema global da CSW digital baseada em mapas tem uma um melhora excelente quando adicionado ao sistema sensores de viso, tais como as Lane Deteco e Tracking (LDT) e viso de chuva baseada em sensoriamento remoto. O mdulo de deteco de pistas pode fornecer informaes adicionais sobre a forma e a distncia para se aproximar da curva, desta forma a estimativa da velocidade mxima recomendada mais precisa e confivel. O sensor de chuva capaz de detectar as gotas de chuva no pra-brisa e estimar o atrito dos pneus com a via, sendo importante parmetro para o mdulo CSW, pois o atrito um dos fatores determinantes para a estabilidade do automvel. Alm de sinais de advertncia e de intervenes ativas, o sistema CSW tambm pode auxiliar o usurio durante a noite por meio do sistema de iluminao dianteira adaptativa (AFL), a tecnologia capaz de se adaptar forma, direo e intensidade do feixe de luz e seguir a direo da estrada. Ao ajustar a direo do feixe de luz, a AFL pode preparar o condutor para curvas em sentido contrrio e gui-lo na direo certa, mesmo antes do condutor ver acurva. Esta tecnologia tambm ajuda a reduzir o efeito ofuscante dos faris dos veculos que se aproximam, oferecendo maior conforto ao condutor, melhorando a segurana dos automveis.

Pgina 7 de 8

Paulo Fidalgo

UFCD: Sistemas de conforto e segurana

Concluso
A rea das montadoras de automveis esta tendo um grande avano mas tecnologias envolvidas no produto, principalmente atualmente com o apelo pelo ecologicamente correto, que quanto menos poluio o produto provocar mais destaques ele ter no mercado. Os sistemas inteligentes ou inteligncia artificial, inteligncia social, lgica fuzzy, algoritmos e muitas outras tecnologias e tcnicas esto sendo usadas no desenvolvimento de automveis autnomos, buscando principalmente a segurana e o conforto dos condutores de automveis. Essa realidade fcil de comprovar com vrios exemplos: atualmente esta acontecendo uma exposio na china que apresenta projetos conceitos de automveis totalmente automatizados com capacidade de limpar o ar, produzir sua prpria energia e comunicar-se entre si evitando acidentes e fazendo com que o trnsito tenha um fluxo melhor, automveis hbridos j esto sendo produzidos nas linhas de montagem e vendidos em todo mundo. Em paralelo esta em teste um grande nmero de automveis na Europa, embarcados com tecnologias avanadas, com propsito de coletar dados dos sistemas e dos condutores para verificar cientificamente os benefcios que os sistemas inteligentes podem agregar na vida dos condutores de automveis, acredito que o automvel que consiga se deslocar sem o condutor eficientemente ainda estar distante na prtica, mas a cada dia essa realidade se aproxima ainda mais, e se o homem conseguir implementar com eficincia por exemplo a computao quntica, esse pulo nas tecnologias dever ser algo imaginvel, no s em relao aos automveis nas em toda tecnologia que conhecemos atualmente. Essa rea dos sistemas inteligentes para automveis promissora para pesquisas, existem muitas iniciativas em todo o mundo voltadas para a segurana e conforto dos condutores de automveis utilizando-se da inteligncia artificial e outras tcnicas avanadas.

Pgina 8 de 8

Paulo Fidalgo

Вам также может понравиться