Вы находитесь на странице: 1из 3

2.

3 Formaes Modulares Certificadas

O Instrumental Orff

Carl Orff

O mtodo

Para alm de ser conhecido mundialmente pelas suas obras de grande impato e polmica, Carl Orff ainda conhecido pela criao, no ano de 1925, do grande projeto da sua vida: um centro de Educao Musical para crianas e amadores que foi o principal alvo de sua dedicao e orgulho at aos ltimos dias da sua vida. Carl Orff criou o chamado Mtodo Carl Orff, que um mtodo de ensino da msica que leva as pessoas a expressarem-se por instrumentos de percusso, de incio fazendo rudos muito simples e, depois, exploses que se tornam cada vez mais elaboradas. Este jogo conduz rapidamente associao de gestos e ritmos simples que mais tarde sero aglomerados em grupos antes de se ter noo de como ler ou escrever msica. Carl Orff desejava, acima de tudo, que os seus alunos se tornem conscientes das possibilidades de criao espontnea. Desta forma, os executantes deste mtodo adquirem muito mais rapidamente a noo de ritmo do que a noo de harmonia.

Composio do instrumental Orff


Os Instrumentos Orff resultam do trabalho desenvolvido por Carl Orff ao longo da sua carreira como msico e como uma pessoa ligada ao teatro, literatura e educao. Estes tm como principal objetivo permitir s pessoas tocarem um instrumento, de manuseamento relativamente simples, e participarem numa msica de conjunto, onde todos os intervenientes devem participar e trabalhar na criao e estruturao de algumas ideias. O instrumental Orff muitas vezes conjuga a sua utilizao com outros instrumentos, tal como: flauta de bisel, meldica, instrumentos tradicionais,

DCT/007.01

Formadora: Natlia Santos

Pgina 1 de 3

2.3 Formaes Modulares Certificadas

Instrumentos Orff diviso por famlias


Os Instrumentos Orff dividem-se em trs grandes famlias: Madeiras, Metais e Peles. O agrupamento por famlias feito devido s semelhanas tmbricas que os instrumentos possuem. TIMBRE a propriedade do som que nos permite reconhecer a sua origem. O timbre diferencia, personaliza o som. Por meio do timbre identificamos o que est produzindo o som. Na famlia das Madeiras os instrumentos produzem som atravs de madeira que vibra ao ser percutida.

Os Instrumentos Orff da famlia dos Metais so constitudos por instrumentos que produzem som atravs de metal que vibra ao ser percutido.

DCT/007.01

Formadora: Natlia Santos

Pgina 2 de 3

2.3 Formaes Modulares Certificadas

Os Instrumentos Orff da famlia das Peles so constitudos por instrumentos que

produzem som atravs da pele que vibra ao ser percutida.

DCT/007.01

Formadora: Natlia Santos

Pgina 3 de 3

Вам также может понравиться