Вы находитесь на странице: 1из 16

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Processo

de

Promoo

001. PROVA objetiva

Assistente de Diretor de Escola Coordenador Pedaggico Diretor de Escola

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 60 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao das provas objetiva e dissertativa de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas e a transcrio da resposta definitiva. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao das provas. Ao sair, voc entregar ao fiscal o caderno de questes dissertativas, a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

25.08.2013 | tarde

Formao Especfica 01. Apoiando-se em argumentaes tericas e no que as pesquisas demonstram, Lck (2010) concorda com a afirmao de que a alma da gesto escolar consiste na (A) elaborao do planejamento e distribuio das tarefas. (B) discusso dos problemas e captao de recursos. (C) soluo de problemas e tomada de decises. (D) coordenao de processos decisrios e distribuio de recursos. (E) elaborao de projetos e mobilizao de grupos.

04. Apoiando-se em pesquisas realizadas em vrios pases, L ibneo e outros (2003) afirmam que as caractersticas organizacionais interferem no desempenho dos alunos, reforando a ideia de que a qualidade do ensino depende de mudanas na organizao escolar no seguinte mbito: (A) estrutura fsica, condies de funcionamento, cultura organizacional, relaes entre alunos, professores e funcionrios. (B) estrutura pedaggica, prticas de avaliao, controle de recursos financeiros e programas de apoio. (C) estrutura administrativa, relaes institucionais, cultura escolar e prticas avaliativas. (D) estrutura didtico-pedaggica, aplicao e controle de recursos, interaes entre os atores do processo ensino/ aprendizagem. (E) estrutura didtica, grau de interaes entre os membros, cultura organizacional e autonomia de avaliao.

02. Segundo o pensamento de Azanha (1993), fundamental que a auto nomia das escolas pblicas esteja impregnada de um ideal pedaggico que embase uma tarefa educativa. Para o autor, a excelncia dessa tarefa educativa ser medida por sua capacidade de (A) articular uma nova ordenao administrativa e peda ggica. (B) formar homens crticos, livres e criativos. (C) adotar propostas inovadoras. (D) despertar o esprito tico de seus educadores. (E) desenvolver processos de eficincia no ensino.

05. Muitos estudiosos da escola concordam com a tese de que o processo de massificao da educao no s ampliou o nmero de alunos mas tambm trouxe para as escolas estudantes de perfis muito diferentes daqueles com as quais ela estava preparada para lidar, provocando a desestabilizao de sua ordem interna e abrindo o campo para o conflito. De acordo com Chrispino (2002), o conflito deve ser entendido como resultado (A) das diferenas institucionais e do currculo. (B) da formao moral a ser conquistada.

03. Considere o texto de Rose Neubauer e Ghisleine Silveira (2009) a respeito do papel do gestor escolar e da responsabilizao da escola. A nfase posta na ltima dcada ao do gestor como liderana para a eficincia e a da escola e a responsabilizao da escolar, pelos obtidos, acabou por estimular, no Brasil, de pagamento de bnus, premiao de e/ou diretores pelo de seus alunos ou de suas escolas. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. (A) papel estimuladora valorizao equipe r ecursos experincias educadores sucesso (B) desempenho institucional valorizao proposta mritos sistemticas equipes desempenho (C) envolvimento motivadora eficcia equipe destaques processos educadores resultado (D) perfil adequada valorizao programao sucessos formas professores resultado (E) papel estratgica eficcia unidade resultados experincias professores desempenho

(C) da regularidade na ordenao escolar. (D) dos diferentes e das diferenas. (E) da divergncia entre ordem e poder.

06. Maral (Progesto mdulo III) afirma que os gestores escolares/a equipe gestora, no desempenho de suas atividades cotidianas, deparam-se com situaes conflitantes e imprevisveis que se somam aos demais desafios a serem enfrentados na articulao, coordenao e organizao do trabalho pedaggico. Para identificar esses desafios, o registro sistemtico da prpria ao pode ser um eficiente recurso para o gestor (A) estabelecer rotinas prvias para as atividades cotidianas da escola. (B) desenvolver a competncia de refletir sobre os fundamentos de sua prtica. (C) elaborar propostas tcnicas para as questes da comunidade escolar. (D) operacionalizar as aes escolares em torno dos anseios da comunidade. (E) priorizar as prticas cotidianas para atender s normas do sistema de ensino.
3
SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

07. A expressiva participao da sociedade nas manifestaes ocorridas, de norte a sul, em nosso pas durante o ltimo ms de junho, retrata concretamente a conquista social j obtida por muitos cidados em relao ao direito de ter um papel ativo na sociedade. Segundo Alarco (2010), nem polticos nem educadores podem i gnorar a dimenso sociopoltica dessa construo do poder pelo cidado, facilitada pelo acesso informao. Para a autora, o reconhecimento do exerccio livre e responsvel da cidadania exige das pessoas (A) facilidade de acesso s redes de informao. (B) vontade para aprender e dominar diferentes mdias. (C) estmulos para participar de redes sociais. (D) curiosidade e criatividade para navegar na internet. (E) capacidade de pensar e sabedoria para decidir.

10. Estudiosos sobre o papel da liderana nas organizaes tm destacado o modo avanado de direo estratgica e liderana participativa denominado DpV (Direo por Valores), cujo enfoque est centrado nos valores, nas pessoas e no d ilogo sobre valores.
(Trigo e Costa, 2008)

Para vrios autores, a DpV tem uma finalidade tripla, conforme o quadro: 1.Simplificar a) Enquadrar a viso estratgica apontando para onde deve ir a empresa no f uturo b) Integrar a direo estratgica com a poltica de pessoas a fim de desenvolver o compromisso com um rendimento profissional de qualidade no dia a dia c) Absorver a complexidade organizativa derivada das crescentes necessidades de adaptao a mudanas em todos os nveis da empresa

2.Orientar

3.Comprometer 08. Considere parte do documento da UNESCO a respeito das Diretrizes de Implementao dos Padres de Competncia em TIC para Professores. Por intermdio do uso e efetivo da no processo de escolarizao, os alunos tm a chance de complexas em tecnologia, sob a orientao do principal , que o professor. Em sala de aula, ele responsvel por o ambiente e as oportunidades de que facilitem o uso da tecnologia pelo aluno para aprender a se comunicar. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) corrente tecnologia adquirir capacidades agente estabelecer preparar aprendizagem (B) correto informao aprender relaes orientador organizar selecionar estudos (C) formal internet construir relaes supervisor preparar selecionar aprendizagem (D) seletivo mdia sistematizar informaes agente organizar ampliar entendimento (E) parcial tecnologia assimilar informaes orientador estabelecer selecionar comunicao 09. O Projeto UNESCO Padres de Competncia em TIC para Professores: marco poltico no se restringe apenas melhoria da prtica dos professores em todas as reas do trabalho, mas espera que os docentes (A) faam uso de suas habilidades tecnolgicas para a valorizao da aprendizagem e do ensino. (B) promovam mudanas significativas em sala de aula para a valorizao do sistema educacional. (C) contribuam para um sistema de ensino de mais qualidade que favorea o desenvolvimento econmico e social do pas. (D) estimulem seus alunos no processo de escolaridade r eforando a participao democrtica. (E) contribuam significativamente para a formao de mo de obra especializada e competitiva.
SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

Assinale a alternativa que apresenta a relao correta. (A) 1-a; 2-b; 3-c. (B) 1-c; 2-a; 3-b. (C) 1-b; 2-c; 3-a. (D) 1-c; 2-b; 3-a. (E) 1-b; 2-a; 3-c.

11. Os dados da pesquisa realizada por Martins (2008) junto s escolas jurisdicionadas ao Centro Paula Souza permitem afirmar que embora diretores, professores e funcionrios administrativos possam sentir-se inseguros em situaes de conflitos gerados em reunies de rgos colegiados nos processos institucionais, o campo de tenso constitudo pode, s vezes, funcionar como (A) estmulo para a implementao de ideias comuns geradoras de projetos coletivos. (B) fora motivadora para disseminar interesses pessoais. (C) forma distorcida do fluxo de informaes. (D) situao privilegiada para burlar as diretrizes. (E) processos de manuteno da infraestrutura escolar.

12. Observe as informaes sobre o Saresp, conforme o documento Matrizes de referncia para a avaliao. Numa avaliao de larga escala como o Saresp, em que se avalia a da qualidade do sistema de ensino de So Paulo, com a das competncias e habilidades a serem pelos alunos, a todos os internos do sistema de ensino e a toda c omu nidade externa, reafirma-se o da Secretaria de Estado da Educao de o desenvolvimento do plano de metas vinculado melhoria da da educao. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) repercusso oficial apresentao sistematizadas participantes dever relacionar proposta (B) proposta regular relao assimiladas componentes lema acompanhar promoo (C) profundidade tcnico matriz apreendidas agentes objetivo promover finalidade (D) evoluo pblico indicao desenvolvidas atores compromisso monitorar qualidade (E) melhoria oficial grade assimiladas agentes objetivo controlar promoo 13. O Programa de Qualidade da Escola (PQE) avalia cada e scola do sistema de ensino da rede estadual paulista, a partir de um indicador o IDESP , composto por dois critrios que se complementam na avaliao da qualidade da escola. So eles (A) o currculo de cada escola e o estgio de aprendizagem de seus alunos. (B) o desempenho dos alunos no Saresp e o fluxo escolar. (C) a mobilizao escolar em torno de seu projeto pedaggico e o estgio dos alunos. (D) o projeto pedaggico e o posicionamento da unidade escolar no IDEB. (E) o posicionamento da unidade escolar nas avaliaes e xternas e as metas para as sries finais. 14. O mapeamento detalhado da educao brasileira por meio da anlise dos dados por escola, municpios e estados, o btidos pelo Ideb ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica , permite caracterizar este ndice como poderoso instrumento para que (A) os alunos valorizem os esforos e os projetos desenvolvidos em suas escolas. (B) as propostas pedaggicas sejam adequadas s necessidades do sistema educativo. (C) os governantes identifiquem as escolas problemticas e as promissoras de sua rede. (D) os professores sejam estimulados a participar de processos de aperfeioamento. (E) os pais reforcem sua participao nas decises colegiadas da escola.
5

15. Recupere o texto de Candau (2007) a respeito da violncia na escola. Inmeras pesquisas no mbito da educao tm mostrado que, muitas vezes, existe uma entre a cultura escolar e a cultura social de dos alunos e alunas, podendo este fato ser tambm fonte de violncia, por exemplo, de violncia ou daquela presente nas especificamente escolares, como nos modos de conceber a e a disciplina. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) diferena conhecimento formal atitudes avaliao (B) distino propriedade simblica aes promoo (C) distncia referncia simblica prticas avaliao (D) reparao referncia tica atividades avaliao (E) distncia origem emocional atitudes realidade

16. Segundo Sarmento e Gouveia (2008), utilizar o desenho i nfantil como fonte de pesquisa para melhor apreender o olhar diferenciado da criana sobre o mundo um recurso possvel e vlido. Contudo, para os autores, o uso de produes grficas infantis como fonte de pesquisa requer que elas sejam (A) valorizadas pela instituio onde o registro foi efetuado. (B) caracterizadas e validadas como produo infantil. (C) registradas conforme documento e padres da pesquisa. (D) validadas por relatos de seus autores. (E) acompanhadas da prpria historicidade do documento.

17. Conforme o documento Progesto, mdulo X, a educao pblica com qualidade para toda a populao est relacio nada ao conceito de equidade, enquanto concretizao do (A) direito democrtico de todos os cidados desenvolverem seu potencial intelectual. (B) dever do Estado em estabelecer polticas pblicas voltadas educao. (C) papel precpuo do sistema escolar relativo s competncias e habilidades profissionais. (D) planejamento, da organizao e da distribuio dos fatores que aliceram as prticas escolares. (E) carter formativo e tico das instituies pblicas voltadas ao ensino.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

18. Segundo Maria Helena G. Castro (2000), os mecanismos de monitoramento e acompanhamento de polticas pblicas relacionadas s reformas educacionais so considerados como (A) sofisticao tcnica dos sistemas. (B) instrumentos de gesto. (C) complementos de informao. (D) estratgias tericas de atuao. (E) prioridades de deciso.

21. Segundo Lopes (2008), na diversidade de enfoques construdos sobre organizao curricular, a interpretao da disciplinarizao na escola tende a ser derivada da disciplinarizao no campo cientfico. Entretanto, a autora defende que no caberia a transposio imediata do conhecimento cientfico para o contexto escolar. O posicionamento da autora diz respeito (A) identificao entre disciplinas escolares e disciplinas cientficas e consequente transposio de interpretao da cincia para a realidade da escola. (B) ao conhecimento escolar e ao conhecimento cientfico enquanto instncias prprias de conhecimento e que as disciplinas escolares possuem uma constituio epistemolgica e scio-histrica distinta das disciplinas cientficas. (C) transposio direta de interpretao da cincia de r eferncia para o contexto escolar, visando facilitar o trabalho com contedos culturais relevantes. (D) disciplinaridade nas cincias e na escola como parte do mesmo mecanismo simblico de fragmentao e controle do conhecimento. (E) ao currculo disciplinar entendido como lgica das c incias ou da natureza do conhecimento e no como algo baseado nos interesses e necessidades dos alunos. 22. Segundo Fullan (2009), a mudana pode ocorrer porque i mposta a ns, por eventos naturais ou pela reforma deliberad a, ou porque participamos voluntariamente dela. Em ambos os casos, o significado de mudana raramente ficar claro no incio, e a ambivalncia permear a transio. N enhuma inovao pode ser assimilada a menos que seu significado seja (A) reintegrado. (B) argumentado. (C) compartilhado. (D) racionalizado. (E) significativo. 23. Abranches (2003), ao abordar o tema da escola democrtica, desenvolve um estudo sobre a autonomia da escola centrada na participao dos grupos na educao. Para a autora, As escolas tambm criaram formas para sobreviver aos ditames de um regime racionalmente controlado, criando mecanismos para acelerar o processo desenvolvimentista, sem perder a sua vocao democratizadora. () as escolas, na sua funo reprodutora, foram encontrando sadas que se efetivaram na medida em que os processos educativos desvendaram a intencionalidade dos controles advindos de fora. Os mecanismos aos quais a autora se refere correspondem formao de (A) Associao de Pais e Mestres (APM) e Centro Cvico. (B) Caixa Escolar e Conselho de Classe. (C) Conselho de Escola e Conselho de Classe. (D) Conselho de Escola e Grmio Estudantil. (E) Centro Cvico e Conselho de Classe.
6

19. Acreditar que as escolas so ambientes formativos e que t odas as aes e ocorrncias de uma escola tm carter pedaggico, conforme Libneo e outros (2003), significa aceitar que (A) a escola sempre um espao de formao democrtica, solidria e de garantia dos direitos sociais. (B) a gesto escolar e a organizao dos espaos educativos independem dos objetivos educacionais. (C) a formao social e cultural de um grupo tarefa exclusiva da escola. (D) o interesse pblico determina procedimentos e processos de deciso da gesto escolar. (E) as pessoas mudam com as prticas e que as organizaes mudam com as pessoas.

20. Segundo Chrispino (2002), a experincia do conflito prpria de quem vive em sociedade. Nas sociedades abertas e pluralistas, possvel encontrar pessoas conflitantes em torno de um tema e ao mesmo tempo parceiras em relao a outro. O exerccio salutar de assumir posies discordantes e fazer alianas permite que a sociedade (A) estabelea regras fixas de convivncia grupal. (B) reforce os fatores desencadeadores dos conflitos. (C) reconhea o posicionamento conflitual como negativo. (D) retorne a seu estado de equilbrio. (E) disponha de normas impeditivas de aes conflituais.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

24. De acordo com Carvalho (2001), construir o projeto pedaggico da escola construir tambm a convivncia democrtica. Isso exige lderes tecnicamente preparados para o exerccio do cargo, o que significa que devem conhecer a si mesmos e os procedimentos adequados para trabalhar com suas equipes. A preocupao de construir a convivncia democrtica na escola requer que (A) os docentes sejam independentes e autnomos em suas prticas pedaggicas. (B) os rgos da Secretaria da Educao determinem e spaos de reflexo nas escolas com todos os atores do processo. (C) a participao dos pais nos espaos escolares ocorra mediante a solicitao da equipe gestora. (D) a equipe gestora de cada escola lidere o exerccio de autocrtica das prticas muitas vezes baseadas em posturas autoritrias. (E) a equipe de gestores organize e entregue projetos a s erem desenvolvidos pelos professores.

26. Como afirma Gomes (2005), os clssicos atribuem a tenso na escola aos fatores ligados ao nascimento e a conquista de status a mescla complexa entre as origens sociais do aluno e o seu mrito, na intrincada rede de fatores extra e inter-escolares. Enfocando a escola como uma rea conflitual, estabelea as relaes: 1.Democratizar oportunidades obedecendo ao princpio de igualdade 2. Preparar o aluno para uma sociedade cada vez mais independente 3. Conservar a herana sociocultural a) Preparar os alunos para uma multiplicidade de papis b) Grupos cada vez menos privilegiados socialmente ascendem escolarizao c) Conservar a transmisso a cada gerao assegurando a continuidade e acumulao da cultura d) Ajustar a educao s normas e aos padres existentes e promover o desenvolvimento pessoal

4. Exercer a funo de controle social

Assinale a alternativa que apresenta a relao correta. 25. Segundo Gomes (2005), mais fcil para pases que tm menos recursos multiplicar salas de aula e matrculas do que interferir no processo de escolarizao para reduzir as suas diferenas internas, sobretudo no que concerne qualidade. Portanto, a escola pode tornar-se caixa amplificadora das d iferenas sociais ao obter resultados mais dspares no fim da escolaridade que no seu incio. A afirmao reflete que a escola em questo (A) oferece formas efetivas de organizao e integrao, fazendo com que o mrito deixe de estar associado origem social do aluno. (B) desenvolve um currculo e aplica um sistema de avaliao que favorece os alunos que possuem menor capital cultural. (C) desenvolve um currculo clssico que comum para t odos, gerando desigualdades de oportunidades. (D) desenvolve um processo educativo que diminui as desigualdades sociais e oferece possibilidades de xito para os menos favorecidos. (E) efetiva uma organizao escolar igualando as condies de ensino em relao valorizao do aprender, anulando as diferenas sociais dos alunos. (A) 1-b; 2-a; 3-c; 4-d. (B) 1-a; 2-b; 3-c; 4-d. (C) 1-d; 2-c; 3-a; 4-b. (D) 1-c; 2-b; 3-a; 4-d. (E) 1-b; 2-c; 3-d; 4-a.

27. Para Gatti (2009), vrios fatores interagem na comparao dos desafios formao de professores: de um lado a expanso da oferta da educao bsica e os esforos da incluso social; de outro, as exigncias colocadas pelas transformaes sociais. Para a autora, o magistrio deve ser considerado (A) ocupao secundria. (B) setor nevrlgico na sociedade contempornea. (C) organizao profissional. (D) grupo de especializao profissional. (E) profisso complementar.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

28. A formao dos professores no pode ser pensada a partir das cincias e seus diversos campos disciplinares, mas sim a partir da funo social prpria da escolarizao.
(Gatti, 2009)

30. Considere a seguinte situao problema: Joozinho, com dez anos, frequenta o quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pblica. Em casa, como filho caula, ele consegue tudo o que deseja e faz tudo que lhe d na telha. Na aula, ele conversa demasiadamente e sempre briga com os colegas quando no atendido nos seus desejos. Seus pais justificam o mau aproveitamento escolar considerando sua pouca idade. Segundo Yves de La Taille in Aquino (1996), claro que existe um vnculo entre disciplina em sala de aula e moral. Primeiramente, porque tanto disciplina como moral colocam o problema da relao do indivduo com um conjunto de normas. E segundo, porque vrios atos traduzem o desrespeito, pelo c olega, pelo professor, ou ainda, pela prpria escola. certamente este aspecto desrespeitoso de certos comportamentos discentes que preocupam no mais alto grau os educadores. Pode-se analisar o comportamento de Joozinho como decorrente da (A) falta de motivao nas condutas humanas, a despeito da qualidade intelectual da matria ministrada pelo professor. (B) ausncia de valorizao dos estudos e da instruo por parte da famlia, refletindo no comportamento em sala de aula, fazendo com que o aluno sinta vergonha. (C) falta de autoestima da criana, explicada pela sua pouca idade e ocultao de valores por seus pais, resultando no comportamento descompromissado em sala de aula. (D) organizao da famlia antes organizada em funo de adultos, mas que passa agora a ser organizada em funo das crianas, resultando na falta de limites e desero do espao pblico. (E) possvel vergonha que fica por conta da escola, enquanto o olhar reprovador do professor fica sem efeitos.

Nesse texto, Gatti afirma que (A) se deve ensinar s novas geraes o conhecimento acumulado e consolidar valores e prticas coerentes com a vida civil. (B) a formao de professores deve ser pensada a partir das cincias e seus diversos campos disciplinares. (C) a formao docente necessita do domnio de conceitos cientficos especficos para garantir a fundamentao terica. (D) se devem ensinar s novas geraes conhecimentos decor rentes da tradio sociocultural formadora do povo. (E) os professores em sua formao so marcados pelas demandas provenientes das reas especficas do conhecimento.

29. Segundo o Caderno do Gestor, Vol. 2, 2008, a viso construtivista do conhecimento em situaes de ensino, aprendizagem ou avaliao valoriza a importncia de se considerarem esses processos em uma perspectiva (A) contextualizada e interativa. (B) complexa e racional. (C) formativa e integral. (D) sistmica e social. (E) sistmica e relacional.

31. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio, um currculo referido a competncias supe que se aceite o desafio de (A) desenvolver a interdisciplinaridade de forma a con textualizar o conhecimento adquirido pelos alunos. (B) promover os conhecimentos prprios de cada disciplina articuladamente s competncias e habilidades do alun o. (C) articular as disciplinas e as atividades escolares desenvolvendo as competncias e habilidades dos alunos. (D) tomar o conhecimento de cada disciplina para privilegiar uma delas como fundamental para o desenvolvimento das competncias e habilidades. (E) suprir os alunos de saberes e fazeres culturais por meio de desenvolvimento de competncias e habilidades.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

32. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio, a Lei de Diretrizes e Base da Educao, Lei n. 9.394/96, deslocou o foco do ensino para a aprendizagem, o que justifica sua filosofia centrada no(a) (A) direito de aprender. (B) liberdade de ensino. (C) construo do conhecimento. (D) reflexo para o ensinar. (E) valorizao do ensinar.

35. Segundo Saviani (2010), as teorias crtico-reprodutivistas operam como uma crtica cerrada hegemonia instalada na socie dade capitalista. Neste sentido, elas participam do movimento contra-hegemnico da sociedade. Portanto, elas no podem ser consideradas teorias que se estruturam a partir e em funo de prticas educativas. As teorias crtico-reprodutivistas so (A) orientaes didticas. (B) propostas normativas das aes pedaggicas. (C) diretrizes que orientam as atividades educativas. (D) teorias sobre a educao.

33. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio aborda a importncia dos contedos do ensino no mundo contemporneo, ainda que a escola no seja mais a nica detentora da informao e do conhecimento. A escola atual exige maior qualidade de aprendizagem, sendo indispensvel (A) memorizar os contedos das diferentes disciplinas para aplic-los na vida real. (B) aprender os contedos de forma sistemtica para poder articular a teoria com a prtica. (C) continuar aprendendo, enquanto a mais vital das competncias que a educao deste sculo precisa desenvolver. (D) desenvolver competncias para conseguir articular teoria com a prtica e poder aplic-las no cotidiano. (E) construir formas sistemticas de aprendizagem nas rea s do conhecimento, para aplic-las durante a vida.

(E) reorientaes das prticas educativas.

36. Saviani (2010), em seus estudos sobre as tendncias peda ggicas no Brasil, enfoca as ideias pedaggicas, suas concepes e respectivos autores em um contexto histrico. Considerando isso, relacione as colunas. Ideias Pedaggicas Concepes e autores

1. Teoria do capital humano. a) Concepo Libertadora Pedagogia tecnicista. Paulo Freire Princpios da: racionalidade, eficincia e produtividade. 2. Primazia dos contedos b)Pedagogia Histricopara distinguir uma peda-crtica gogia progressista. Diretrizes que orientam as atividades educativas Contedos indissociveis das realidades sociais. Dermeval Saviani 3. Pedagogia centrada no c)Pedagogia Crtico-social s aber do povo e na autodos Contedos nomia de suas organizaJos Carlos Libneo es. Preconiza uma educao autnoma. 4. Educao entendida como d)Concepo Produtivista da Educao mediao no processo no seio da prtica social Valnir Chagas global. Teoria crtica no reprodutivista. Assinale a alternativa que representa a relao correta entre as ideias pedaggicas e as concepes e autores. (A) 1-a, 2-b, 3-c, 4-d. (B) 1-b, 2-a, 3-c, 4-d. (C) 1-b, 2-c, 3-d, 4-a. (D) 1-c, 2-b, 3-a, 4-d. (E) 1-d, 2-c, 3-a, 4-b.

34. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e o Ensino Mdio, no m omento em que se o processo de universalizao do Ensino Fundamental e se a heterogeneidade que caracteriza o povo brasileiro, a escola, para ser democrtica, tem que ser igualmente a todos, no tratamento de cada um e nos resultados. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. (A) termina integra compreensiva diferenciada abrangente (B) finaliza assume acessvel nica diversificada (C) termina adquire acessvel diferenciada abrangente (D) conclui incorpora acessvel diversa unitria (E) conclui assume aceitvel diversificada globalizada

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

37. Pinheiro (in Veiga, 2007), tendo como referencial o trabalho coletivo da escola, apresenta trs eixos orientadores do projeto poltico-pedaggico entendido como o elemento articulador da organizao do trabalho pedaggico. Os referidos eixos so (A) gesto, currculo e avaliao. (B) legislao, gesto e avaliao. (C) participao, currculo e avaliao. (D) reflexo, gesto e currculo. (E) reflexo, consenso e organizao.

40. Segundo Penin (2001), grupos e comunidades criam culturas e spe cficas que se identificam por demonstrar uma srie de c aractersticas comuns. Entretanto, no se pode afirmar que haja igualdade no comportamento e nas realizaes numa determinada cultura. Sempre haver divergncias e tenses no interior de qualquer cultura. So essas divergncias e tenses que (A) perpetuam expresses artsticas, desenvolvendo a identidade das sociedades. (B) expressam prticas aceitas cotidianamente. (C) mantm a igualdade nas realizaes culturais em uma sociedade em mudana. (D) mantm em movimento as sociedades e a cultura que nelas se desenvolve. (E) identificam as verdades grupais. 41. De acordo com a Lei Complementar n. 1.078/2008, a Bonificao por Resultados (BR), com vistas melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino pblico, (A) ser paga a servidores da Secretaria de Educao afastados para outros rgos, bem como para os aposentados e pensionistas. (B) constitui prestao pecuniria permanente, vinculada aos vencimentos e ao salrio do servidor. (C) ser incorporada aos vencimentos e sobre ela incidiro os descontos previdencirios e de assistncia mdica. (D) integra-se aos proventos ou s penses para quaisquer efeitos, sendo tambm considerada para clculo de benefcio. (E) ser paga ao servidor que tenha participado do processo para cumprimento das metas em pelo menos 2/3 (dois teros) do perodo de avaliao. 42. O diretor de escola agir, nos termos da Resoluo SE n. 02/2012, ao planejar a recuperao contnua aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, entendendo que o Professor Auxiliar (A) atuar paralelamente s atividades desenvolvidas no horrio regular de aula, mediante atendimento necessariamente individualizado. (B) poder atuar somente em classes do ensino fundamental e mdio, sendo que, no ensino mdio, em classes cujo nmero de alunos ultrapasse 30 (trinta) alunos. (C) ter como funo precpua substituir o professor responsvel pela classe ou disciplina no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem. (D) poder atuar, em cada classe, com at 10 (dez) aulas semanais, nos anos iniciais do ensino fundamental, e enquanto se fizer necessrio superao das dificuldades discentes. (E) atuar em classe regular do ensino fundamental e mdio, em salas de recursos multifuncionais, desenvolvendo atividades de ensino diferenciadas e especficas.

38. Segundo Dourado (2001), a democracia supe convivncia e entendimento entre pessoas que pensam de modo diferent ee querem coisas distintas. O aprendizado democrtico i mplica a capacidade de discutir, elaborar e aceitar regras coletivamente. Na escola, no diferente, pois encontramos tambm a diversidade e o conflito de interesses. Para o autor, a busca da convivncia democrtica na escola ocorre pelo (A) convencimento. (B) mrito. (C) interesse. (D) dilogo. (E) favorecimento.

39. Considere a definio de recuperao contnua, conforme o Caderno do Gestor, vol. 1. A recuperao contnua a que est inserida no trabalho pedaggico no dia a dia da sala de aula, constituda de pontuais e em decorrncia da avaliao e sistemtica do do aluno. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. (A) realizado intervenes imediatas diagnstica desempenho (B) efetuado atividades precisas inicial trabalho (C) efetivado tarefas incisivas contnua progresso (D) realizado programaes imediatas intensiva desempenho (E) programado intervenes precisas diagnstica aproveitamento

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

10

43. A Recuperao Intensiva caracteriza-se como mecanismo de recuperao pedaggica centrada na promoo da aprendizagem do aluno, mediante atividades de ensino diferenciadas e superao das defasagens de aprendizagem diagnosticadas pelos professores. De acordo com a Resoluo SE n. 02/2012, correto afirmar que (A) a Recuperao Intensiva estrutura-se em apenas 2 (duas) etapas: Etapa I organizada como classe do 5. ano; Etapa II organizada como classe do 9. ano. (B) o docente titular de cargo no pode constituir ou ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de Recuperao Intensiva nem compor sua carga suplementar com elas. (C) os alunos do 9. ano do ensino fundamental no podem ser promovidos para a 1. srie do ensino mdio em regime de progresso parcial, pois os estudos ocorrem concomitantemente. (D) a equipe gestora da escola no poder providenciar a formao de classes de recuperao intensiva no perodo de 16 a 20 de janeiro, nem excepcionalmente. (E) a organizao das classes de recuperao intensiva dever resultar de indicao feita pelos professores, no ltimo Conselho de Classe/Ano, realizado ao final do ano letivo anterior.

45. Com relao aos Cursos de Educao de Jovens e Adultos, de acordo com Deliberao CEE n. 82/2009, correto afirmar que o(s) (A) currculo para essa modalidade de ensino dever ser organizado por componente curricular, sendo vedada sua organizao por reas do conhecimento. (B) cursos que correspondem aos trs anos do Ensino Mdio devem ser organizados de forma a atender ao mnimo de 12 (doze) meses de integralizao e 800 horas de efetivo trabalho escolar. (C) alunos dos Cursos de Educao de Jovens e Adultos devem, necessariamente, submeter-se aos Exames organizados e/ou administrados pela Secretaria de Estado da Educao para receber certificao. (D) cursos sero organizados em dois nveis, correspondentes, respectivamente, aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Mdio. (E) cursos que correspondem aos quatro Anos Finais do Ensino Fundamental devem ser organizados de forma a atender ao mnimo de 18 (dezoito) meses de integralizao e 1200 horas de efetivo trabalho escolar.

46. De acordo com o Parecer CEE n. 67/1998, correto afirmar que (A) o regimento de cada unidade escolar dever ser submetido apreciao do conselho de escola, porm, a fim de se garantir sua autonomia, no ser submetido Diretoria de Ensino. (B) as escolas, para assegurar o cumprimento da carga horria mnima de 800 (oitocentas) horas anuais, ficaro impedidas de funcionar em trs turnos diurnos. (C) o tempo destinado ao recreio, para cumprimento da carga horria prevista em lei, no ser considerado como atividade escolar nem computado na carga horria diria da classe. (D) a criao do Grmio Estudantil depende de aprovao do conselho de escola, sendo necessrios mais de 50% dos votos para sua aprovao. (E) todos os bens da escola sero patrimoniados, sistematicamente atualizados, e cpia de seus registros encaminhados anualmente ao rgo de administrao local.

44. De acordo com a Lei Complementar n. 1.097/2009, artigo 2, correto afirmar que o(a) (A) interstcio mnimo para fins de promoo de 5 (cinco) anos na faixa inicial. (B) promoo ser possvel ao titular de cargo de suporte pedaggico em extino. (C) interstcio ser interrompido em funo de licena maternidade ou sade. (D) promoo ocorrer mediante avaliao terica, sendo vedada avaliao de natureza prtica. (E) interstcio mnimo para fins de promoo de 4 (quatro) anos nas faixas subsequentes.

11

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

47. Analise as afirmaes seguintes, classificando cada uma em V (verdadeira) ou F (falsa). ( )  O regimento escolar dispor sobre a composio, natureza e atribuies dos conselhos de classe e srie. ( )  Os conselhos de classe e srie sero constitudos por todos os professores da mesma classe ou srie, e a participao de alunos de cada classe depender da idade deles. ( )  Os conselhos de classe e srie devero se reunir, ordinariamente, uma vez por bimestre, ou quando convocados pelo diretor, exceto em perodos de recesso escolar. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a classificao correta das afirmaes, de acordo com o Parecer CEE n. 67/1998. (A) V; F; F. (B) V; V; F. (C) F; F; V. (D) V; V; V. (E) F; V; F.

49. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 04/2010, artigo 18, as etapas e as modalidades do processo de escolarizao estruturam-se de modo orgnico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao longo do percurso do estudante. Conforme esse documento, literalmente, a dimenso orgnica (A) atendida quando so observadas as especificidades e as diferenas de cada sistema educativo, sem perder o que lhes comum: as semelhanas e as identidades que lhe so inerentes. (B) corresponde capacidade de autogesto que cada unidade escolar desenvolve ao se defrontar com obstculos de naturezas diversas, tais como racismo, discriminao ou injustias. (C) diz respeito a uma concepo de educao em que a escola vista como um organismo vivo que, ao longo dos anos, vem se desenvolvendo e encontra-se no auge de sua maturao. (D) compreende os processos educativos que acompanham as exigncias de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contnuo e progressivo. (E) refere-se a uma forma de hierarquia em que os rgos centrais, como secretarias de educao, estabelecem diretrizes que nortearo o trabalho articulado entre diretorias de ensino e escolas.

48. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 04/2010, correto afirmar que a (A) compreenso das dimenses do educar e do cuidar, em sua especificidade, significa admitir que compete escola educar e famlia cuidar, na educao bsica. (B) escola de qualidade social da educao adota como centralidade o professor e o ensino, valorizando o profissional da educao por meio de um plano de carreira justo. (C) transversalidade uma forma de organizar o trabalho didtico-pedaggico em que temas e eixos temticos so integrados s disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas. (D) escola de Educao Bsica o espao em que se absorve e se transfere a cultura herdada, tarefa primordial da educao formal. (E) transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, assumindo-se a concepo de que conhecer tomar a realidade como algo estvel, pronto e acabado.

50. Conforme a Resoluo CNE/CEB n. 02/2001, correto afirmar que (A) a educao especial no substituir em hiptese alguma os servios educacionais comuns, a fim de promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com necessidades educacionais especiais. (B) realizar avaliao do aluno, para a identificao de suas necessidades educacionais especiais e a tomada de decises quanto ao atendimento necessrio, funo exclusiva do corpo docente, dos coordenadores e dos diretores. (C) haver temporalidade flexvel do ano letivo, para atender s necessidades educacionais especiais de alunos com deficincia mental, de forma que possam concluir em tempo maior o currculo previsto para a srie/etapa escolar. (D) o atendimento escolar aos alunos com necessidades especiais ter incio no ensino fundamental, assegurando-lhes os servios de atendimento educacional especializado sempre que se evidencie sua necessidade. (E) haver formao de classes com alunos com necessidades educacionais especiais conforme o ano escolar em que forem classificados, de modo que essas classes especiais no prejudiquem as classes comuns.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

12

51. O projeto educacional de implantao do regime de progresso continuada dever especificar, entre outros aspectos, mecanismos que assegurem avaliaes da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliao e da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciao de seu desempenho em todo o ciclo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com a Deliberao CEE n. 09/1997, artigo 3, inciso II. (A) classificatria ... seletiva (B) contnua ... cumulativa (C) diagnstica ... classificatria (D) formativa ... diagnstica (E) diagnstica ... contnua 52. A cincia, de acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 02/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio, conceituada (A) como o processo de produo de expresses materiais, smbolos, representaes e significados que correspondem a valores ticos, polticos e estticos. (B) na sua perspectiva ontolgica de transformao da natureza, como realizao inerente ao ser humano e como mediao no processo de produo da sua existncia. (C) como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da histria, na busca da compreenso e transformao da natureza e da sociedade. (D) como a transformao do conhecimento em fora produtiva ou mediao do conhecimento e a produo, marcada, desde sua origem, pelas relaes sociais que a produziram. (E) como a proposta de ao educativa constituda pela seleo de conhecimentos construdos pela sociedade, expressando-se por prticas escolares formais. 53. Com relao s normas para os currculos da educao no Brasil, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 26, correto afirmar que (A) o ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, constituir componente curricular facultativo nos diversos nveis da educao bsica. (B) o ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e asitica. (C) a msica dever ser contedo obrigatrio e exclusivo do componente curricular que trata do ensino da arte, a fim de promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (D) os currculos do ensino fundamental e mdio devem incluir os princpios da proteo e defesa civil e a educao ambiental de forma integrada aos contedos obrigatrios. (E) a educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular facultativo da educao bsica, sendo sua prtica obrigatria ao aluno.
13

54. Em conformidade com a Resoluo CNE/CEB n. 01/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos, correto afirmar que (A) cabe aos estabelecimentos de ensino regulamentar, alm dos cursos, os procedimentos para a estrutura e a organizao dos exames supletivos. (B) os alunos de cursos semipresenciais podero ser avaliados, para fins de certificados de concluso, em exames supletivos semipresenciais de instituies autorizadas pelo poder pblico. (C) o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil aplica-se tambm para o da prestao de exames supletivos. (D) os estudos de Educao de Jovens e Adultos realizados em instituies estrangeiras no podero ser aproveitados junto s instituies nacionais. (E) a competncia para a validao de cursos com avaliao no processo e a realizao de exames supletivos fora do territrio nacional privativa da Unio, ouvido o Conselho Nacional de Educao.

55. A carga horria dos cursos de formao de docentes para a pr-escola e anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a Deliberao CEE n. 111/2012, ser composta de, no mnimo, (A) 100 (cem) horas de atividades terico-prticas e de aprofundamento em reas especficas, no estgio supervisionado. (B) 300 (trezentas) horas de estgio supervisionado. (C) 400 (quatrocentas) horas para formao cientfico-cultural. (D) 2800 (duas mil e oitocentas) horas para o Curso de Pedagogia. (E) 3200 (trs mil e duzentas) horas para o Curso Normal Superior.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

56. Segundo a Resoluo CNE/CEB n. 07/2010, artigo 5, a educao de qualidade, como um direito fundamental, , antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. De acordo com esse documento, literalmente, a pertinncia (A) alude importncia de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparveis. (B) diz respeito ao empenho da sociedade no combate s desigualdades sociais, pressionando os rgos pblicos para garantir tanto o acesso quanto a permanncia do aluno na escola em condies de igualdade. (C) reporta-se promoo de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigncias sociais e de desenvolvimento pessoal. (D) corresponde anlise dos componentes curriculares luz das mudanas que o mundo atravessa com a globalizao e os novos desafios impostos educao. (E) refere-se possibilidade de atender s necessidades e s caractersticas dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.

58. Os sistemas de ensino e as escolas adotaro, como norteadores das polticas educativas e das aes pedaggicas, alguns princpios. Dentre eles, os princpios ____________: de justia, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoo do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestaes de preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto, de acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 07/2010, artigo 6. (A) filosficos (B) ticos (C) antropolgicos (D) estticos (E) polticos 59. Com relao s Orientaes sobre o Programa Ler e Escrever, sobretudo no que diz respeito ao Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) 4. srie, analise as seguintes afirmaes, classificando cada uma em V (verdadeira) ou F (falsa). ()  Os professores que atuam no PIC tero pontuao diferenciada para fins de evoluo funcional, desde que permaneam em regncia dessas classes durante todo o ano letivo e alcancem os objetivos propostos no Projeto. ( )  Mesmo os alunos que saibam ler e escrever devem fazer parte das turmas do PIC, pois certamente as atividades sero desafiadoras para eles. ()  O encaminhamento dos alunos ao PIC pode ser feito tomando-se como critrio os resultados das sondagens das hipteses de escrita que revelem que eles ainda no escrevem segundo hipteses alfabticas de escrita. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a classificao correta das afirmaes, de acordo com o Comunicado SE publicado em 21.12.2007. (A) V; F; F. (B) V; V; V. (C) F; F; V. (D) V; F; V. (E) F; V; F. 60. Com relao aos Cursos de Especializao que se destinam formao de profissionais da educao, de acordo com a Deliberao CEE n. 53/2005, correto afirmar que a instituio interessada em organizar e ministrar seus Cursos dever (A) exigir que o candidato, para matrcula em Curso de Especializao, seja portador de licenciatura. (B) indicar os professores responsveis com a titulao mnima de doutor, obtida em curso credenciado. (C) requerer a aprovao do Conselho Federal de Educao. (D) indicar o coordenador responsvel pelo curso e sua qualificao, com titulao mnima de doutor. (E) oferecer Cursos de Especializao com carga horria mnima de oitocentas horas, das quais duzentas se destinam ao estgio supervisionado.

57. A professora Salete encaminhou o adolescente Gustavo diretoria da unidade escolar onde trabalha com alunos do 7. ano do ensino fundamental. Segundo ela, o aluno deveria ser advertido porque, aps uma avaliao, ele teria discutido o resultado dessa avaliao, alegando que recorreria a instncias superiores escola se preciso fosse. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 07/2010, artigo 32, correto afirmar que a professora Salete (A) agiu corretamente, pois o professor autoridade mxima em sala de aula. (B) errou ao propor diretoria que advertisse o aluno, pois ela mesma deveria adverti-lo. (C) alm de sugerir uma advertncia, deveria convocar os pais e notific-los sobre o comportamento do filho. (D) equivocou-se ao tomar essa atitude, porque o aluno tem direito de discutir os resultados da avaliao. (E) julgou acertadamente a impertinncia do aluno que, pelo fato de ser ainda adolescente, no tem maturidade para questionar critrios avaliativos.

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

14

15

SEED1301/001-AsDirEscola-CoordPedag-DirEscola-Tarde

Вам также может понравиться