Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA EB 2.

3/S DE REBORDOSA
EVT 2010/2011 Ficha Formativa / Cartaz 5 Ano

O que um Cartaz?
um aviso ou anncio, escrito ou impresso, que se apresenta ao pblico para chamar a ateno sobre uma informao ou um produto. O primeiro cartaz impresso data de 1480. Na antiguidade j se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. Hoje, o cartaz, um dos fenmenos mais tpicos da nossa sociedade. Um cartaz tem como funo principal atrair o pblico. Os imperativos de concorrncia impuseram ao criador de cartazes vria regras. A "principal", a de que o cartaz deve ser entendido por toda a gente e falar imaginao.

Os cartazes no apresentam todos a mesma forma, mas, de uma maneira geral, so rectangulares e dispostos na vertical. Outras podem surgir, de acordo com o tema e a imaginao de cada um.

CARTAZES DE RUA E DE INTERIORES CARTAZES DE RUA Tm finalidade de atrair a ateno de quem passa e a mensagem que transmite deve ser captada por muitas pessoas ao mesmo tempo. CARTAZES DE INTERIORES Destinam-se a pequenos grupos. Estes podem ser lidos com mais ateno e conter mais informao

Funo do cartaz
FUNO INFORMATIVA A funo deste cartaz informar. Ex: Comemoraes, espectculos, esclarecimentos populao, etc. FUNO APELATIVA Esta funo mais usada na publicidade, para convencer o pblico a consumir determinado produto. Na realizao de um cartaz necessrio ter em ateno o pblico a que se destina. Um cartaz destinado ao pblico infantil, tem que ser diferente daquele cujo objectivo um pblico adulto. Um cartaz deve atrair a ateno do observador e transmitir a sua mensagem de forma eficaz.

Aspectos a ter em conta na realizao de um cartaz Para elaborares um cartaz, precisas de saber quais os elementos que ele pode apresentar: - forma, tamanho, imagem, texto, cor e como us-los. Estes elementos podem no estar todos presentes, visto que alguns so facultativos como, por exemplo, a cor.

ELEMENTOS DO CARTAZ Imagem, texto, cor.

CARTAZ
IMAGEM O desenho, pintura ou colagem, ela tem que transmitir a ideia correcta daquilo que queres dizer. TEXTO Deve ser curto, sugestivo, de fcil memorizao e compreenso. (Nos de rua, mas nos de interior, o texto pode ser um pouco maior.) COR A cor permite salientar ou atenuar as formas.

EXECUO DE UM CARTAZ
ANTES DO PROJECTO Escolher o tema ou assunto a tratar. Decidir o contedo da mensagem principal do cartaz. A quem se destina a mensagem? Onde vai ser colocado? No interior ou exterior? Formato e dimenses FAZER UM ESTUDO PRVIO DE Que tipo de imagem transmite melhor a tua ideia. Que tipo de letras pretendes usar. Como organizar da melhor forma os elementos de texto, imagem e cor. Escolher a tcnica mais adequada. Guache, aguarela, colagem, etc. COMPOSIO ou ORGANIZAO do ESPAO essencial para uma leitura clara e fcil da mensagem. Dois centros

Q Centro geomtrico. P Centro ptico. Q o centro do cartaz. P para onde converge o olhar do observador (ponto importante).

Aluno:

Ano; 5 Turma
EVT 2010/2011

Вам также может понравиться