Вы находитесь на странице: 1из 3

LISTA DE EXERCCIOS PARA RECUPERAO - 1 ANO 3 LEI DE NEWTON / TRABALHO DE UMA FORA PROF.

HELINTON
01 - Dois blocos de massas mA = 3 kg e mB = 2 kg, apoiados sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa, so empurrados por uma fora F de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine a acelerao do conjunto.

02 - Os corpos A e B encontram-se apoiados sobre uma superfcie horizontal plana perfeitamente lisa. Uma fora F de 40 N aplicada em A conforme indica a figura. Dados: mA= 8 kg e mB= 2 kg. Determine: a) acelerao dos corpos A e B; b) a fora que A exerce em B.

03 - Dois corpos 1 e 2, de massas m 1= 6 kg e m2= 4 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em 2 uma fora horizontal de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio.

04 - Dois corpos A e B, de massas m A= 5 kg e mB= 10 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma fora horizontal de 30 N. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio. 05 - Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais 5 kg e 3 kg, interligados por um fio de massa desprezvel, so puxadas sobre um plano horizontal liso por uma fora horizontal F. A acelerao do conjunto de 6 m/s 2. Determine: a) a fora F; b) a fora de trao no fio. 06 - Na situao do esquema abaixo, no h atrito entre os blocos e o plano, m 1=8kg e m2=2kg. Sabe-se que o fio que une 1 com 2 suporta, sem romper-se uma trao de 32N. Calcule a fora admissvel fora F, para que o fio no se rompa.

07 - Utilizando os dados do esquema abaixo determine: a) a acelerao do sistema; b) a trao T1 e a trao T2.

08 - Calcular o trabalho realizado por uma fora de 28 N que desloca um objeto numa distncia de 2 m na mesma direo e sentido da fora.

09 - Uma fora constante de 20 N produz, em um corpo, um deslocamento de 0,5 m no mesmo sentido da fora. Calcule o trabalho realizado por essa fora. 10 - Um carrinho deslocado num plano horizontal sob a ao de uma fora horizontal de 50 N. Sendo 400 J o trabalho realizado por essa fora, calcule a distncia percorrida.

11 - Um boi arrasta um arado, puxando-o com uma fora de 900 N. Sabendo que o trabalho realizado pelo foi de 18000 J, calcule a distncia percorrida pelo boi. 12 - Sobre um corpo de massa 10 kg, inicialmente em repouso, atua uma fora F que faz variai sua velocidade para 28 m/s em 4 segundos. Determine: a) a acelerao do corpo; b) o valor da fora F; c) o trabalho realizado pela fora F para deslocar o corpo de 6 m.

13 - Um carro percorre uma estrada reta e horizontal, em movimento uniforme, com velocidade constante de 20 m/s, sob a ao de uma fora de 1800 N exercida pelo motor. Calcule o trabalho realizado pelo motor em 4s. 14 - Determine o trabalho total gasto pelo avio para ir do ponto A ao ponto B.

15 - Uma pessoa realizou um trabalho de 9 J para levantar verticalmente uma caixa que pesa 4 N. Quantos metros atingiu a altura da caixa? 16 - Para elevar um livro que pesa 5 N, do cho at uma altura de 2m, qual o valor do trabalho necessrio?

17 - Um bloco de massa 2 kg tirado do solo e colocado a uma altura de 5 m. Determine o trabalho da fora peso.

18 - Uma pedra de massa 0,5 kg libertada da altura de 20 m em relao ao solo. Determine o trabalho da fora peso para traz-la at o solo.

19 - Voc pega do cho um pacote de acar de 5 kg e coloca-o em uma prateleira a 2m de altura. Enquanto voc levanta o pacote, a fora que voc aplica sobre ele realiza um trabalho. A fora peso que age sobre o pacote tambm realiza um trabalho. Considerando g = 10 m/s2, determine: a) quanto vale o peso desse pacote de acar? b) calcule o trabalho realizado pela fora peso durante a subida do pacote. Lembre que esse trabalho negativo.

20 - Determine o trabalho realizado pelo guindaste para elevar a caixa do cho ao teto da construo.

Вам также может понравиться