Вы находитесь на странице: 1из 38

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Aula 04 Prof.

Gabriel Pereira I Introduo Ol, pessoal! Esta a Aula 04 do curso de Exerccios Comentados de Direito Previdencirio (Conhecimentos Especficos) para o cargo de Tcnico do Seguro Social. A partir dessa aula, nosso foco ser o estudo do Plano de Benefcios da Previdncia Social. Como eu j havia dito anteriormente, esse um contedo muito importante para o concurso. Juntamente com os tpicos Organizao e Princpios Constitucionais e Segurados, a matria de Benefcios deve concentrar o maior nmero de questes na prova do dia 12 de fevereiro. Agradeo aos alunos que me enviaram, por email, sugestes de outras questes da Fundao Carlos Chagas que ainda no foram abordadas no curso. J utilizei algumas dessas sugestes nessa aula e ainda incluirei outras questes sugeridas nas prximas aulas. Essa contribuio de grande valia para analisarmos o mximo de questes possveis da banca FCC durante nosso curso. Por fim, gostaria de esclarecer a respeito do Frum de Dvidas. Estou atrasado com as perguntas, mas j me programei para atualizar o Frum nos prximos dias.

Um abrao e bons estudos!

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA AULA 04

Contedo: 9) Plano de Benefcios da Previdncia Social: beneficirios, espcies de prestaes, benefcios, disposies gerais e especficas, perodos de carncia, salrio-de-benefcio, renda mensal do benefcio, reajustamento do valor dos benefcios. Benefcios em espcie (aposentadoria por idade, por tempo de contribuio, por invalidez e especial; penso por morte). QUESTES 1 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) A Previdncia Social o segmento da Seguridade Social que visa a propiciar os meios indispensveis subsistncia da pessoa humana, quando ocorrer certa contingncia prevista em lei. So beneficirios das prestaes previdencirias: A) somente os segurados. B) segurados e seus dependentes. C) toda e qualquer pessoa que j tiver contribudo para a Previdncia Social, pelo menos com 01 (uma) contribuio mensal, sendo indiferente o perodo de tal recolhimento. D) aqueles que sofrerem riscos sociais, tais como incapacidade laborativa e idade avanada, independente de contribuio Previdncia Social. E) todos os brasileiros, independente de contribuio Previdncia Social. 2 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2010) Assinale a opo correta, entre as assertivas abaixo, relacionada aos benefcios que os dependentes da Previdncia Social tm direito luz da Lei n 8.213/91. a) Aposentadoria por tempo de contribuio. b) Auxlio-doena. c) Auxlio-acidente. d) Aposentadoria por invalidez. e) Penso por morte. 3 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) So dependentes do segurado do Regime Geral da Previdncia Social:

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA A) todos aqueles que dependam economicamente do segurado, sendo irrelevante o vnculo conjugal ou consanguneo. B) todos aqueles indicados como dependentes, nos termos da legislao tributria do imposto de renda. C) as pessoas designadas pelo segurado para serem dependentes. D) cnjuge, companheiro(a), filho(a) no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido(a), pais, irmo() no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido(a). E) cnjuge, companheiro(a), filho(a) no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido(a), pais, irmo() no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido(a). 4 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Caio, em maio de 2000, separou-se, judicialmente, de Maria. Na referida separao, acordou-se, judicialmente, que Caio no iria pagar penso alimentcia ex-esposa e que s iria pagar tal encargo para Ana, filha do casal, 19 anos. Em agosto de 2002, Caio conhece Teresa, com a qual vem a morar e manter unio estvel. Em agosto de 2004, Caio falece. Quem tem direito penso por morte, na qualidade de dependente de Caio? A) Maria, Ana e Teresa. B) Maria e Ana. C) Ana e Teresa. D) Ana. E) Teresa. 5 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Clio, segurado empregado da previdncia social, tem um filho, com 28 anos de idade, que sofre de doena degenerativa em estgio avanado, sendo, portanto, invlido. Sobre essa situao, analise os itens abaixo: I - o filho de Clio considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos. II o filho de Clio, enquanto seu dependente, far jus a penso por morte ou auxlio-recluso, no caso da morte de Clio ou de sua priso, respectivamente. III - o filho de Clio no considerado seu dependente, pois tem idade superior a 21 anos.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I, II e III. E) Apenas em I. 6 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Paulo , de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano poca do acidente era casado com Raquel. Nessa situao, A) Somente Paulo tem direito ao benefcio de penso por morte. B) Paulo e Raquel devem comprovar dependncia econmica de Juliano para terem direito penso por morte. C) Somente Raquel tem direito ao benefcio de penso por morte. D) Paulo e Raquel no tm direito a qualquer benefcio da previdncia. E) Paulo e Raquel podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre ambos. 7 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Csar, segurado da previdncia social, vive com seus pais e com seu irmo, Getlio, de 15 anos de idade. Caso Csar venha a falecer, A) O pagamento de benefcios previdencirios a seus pais e a seu irmo s devido se estes comprovarem dependncia econmica com relao a Csar. B) Em nenhuma situao Getlio ter direito a benefcio de penso por morte do irmo. C) Os pais no so considerados dependentes de Csar, ainda que comprovem dependncia econmica. D) Os pais e o irmo de Csar podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre os trs. E) A dependncia econmica de Getlio em relao a Csar presumida. 8 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Edson menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdncia social. Nessa situao, A) Edscon deve comprovar dependncia econmica em relao a Coutinho para ser considerado seu dependente. B) Coutinho pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este seu dependente. C) Edson equiparado a filho pela legislao previdenciria.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA D) Coutinho no pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este no seu dependente. E) Edson poder ter direito a benefcios como dependente de Coutinho, desde que Coutinho no tenha outros filhos legtimos. 9 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Gilmar, invlido, e Solange so comprovadamente dependentes econmicos do filho Gilberto, segurado da previdncia social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situao, A) Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condies com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefcios. B) O filho, desde que tenha a qualidade de dependente, tem precedncia sobre os pais de Gilberto, para efeito de recebimento eventual de benefcios. C) Gilmar e Solange podero requerer o benefcio de penso por morte em caso de falecimento de Gilberto, que dever ser rateado entre ambos. D) A dependncia econmica de Gilmar e Solange em relao a Gilberto presumida. E) Em caso de falecimento de Gilberto, somente Gilmar tem direito a recebimento de benefcio como dependente de Gilberto. 10 (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) 12 (doze)

contribuies mensais, 180 (cento e oitenta) contribuies mensais e nenhuma contribuio so os perodos de carncia, respectivamente, dos seguintes benefcios previdencirios: A) auxlio-doena, aposentadoria por idade e penso por morte. B) auxlio-doena, aposentadoria por invalidez e penso por morte. C) auxlio-acidente, penso por morte e servio social. D) auxlio-acidente, aposentadoria por idade e penso por morte. E) aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuio e aposentadoria por idade. 11 - (ESAF/AFT/2010) Assinale a opo correta, entre as assertivas abaixo, relativas ao nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio previsto na Lei n. 8.213/91. a) Auxlio-doena no caso de acidente de qualquer natureza 14 (quatorze) contribuies mensais. b) Auxlio-recluso 12 contribuies mensais. c) Aposentadoria por idade independe de contribuies mensais.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) Aposentadoria por tempo de servio 120 contribuies mensais. e) Penso por morte independe de contribuies mensais. 12 (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) O cumprimento do perodo de carncia A) no exigido para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de acidente de qualquer natureza ou causa. B) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de hepatopatia grave. C) no exigido para o salrio-maternidade para as seguradas empregadas e facultativas. D) obrigatrio e so exigidas 180 contribuies mensais para a aposentadoria por idade para aqueles que se filiaram ao Regime Geral de Previdncia Social em janeiro de 1990. E) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para o auxlio-doena para os segurados especiais.

13 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Perodo de Carncia o nmero de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. O dia de incio da contagem do perodo de carncia o(a): A) primeiro dia do ms de filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, para o segurado empregado domstico. B) primeiro dia do ms de filiao ao Regime Geral da Previdncia Social, para todos os segurados, obrigatrios ou facultativos. C) primeiro dia do ms em que se iniciou a execuo de atividade remunerada, como segurado empregado, sendo presumida a contribuio. D) data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, para o trabalhador avulso. E) data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, para todos os segurados, obrigatrios ou facultativos.

14 (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Analise os itens abaixo: I - Uma segurada empregada do regime de previdncia social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses no ter direito ao auxlio-doena pelo fato de no ter cumprido a carncia de doze contribuies.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA II - Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdncia social h trs meses e esteja grvida de seis meses ter direito ao salrio-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuies que faltam para completar a carncia. Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) Somente em I. C) Somente em II. D) Nenhum dos itens. E) Somente em II, desde que ela recolha com juros e multa.

15 - (CESPE/Advogado Geral da Unio/2004 adaptada) A respeito do incio da contagem do perodo de carncia, analise os itens a seguir: I - A carncia contada, nos casos dos segurados empregados e dos trabalhadores avulsos, a partir da data de filiao ao RGPS. II - Nos casos do empregado domstico, do contribuinte individual, do facultativo, conta-se a carncia a partir da data do efetivo pagamento da primeira contribuio sem atraso. Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) Somente em I. C) Somente em II. D) Nenhum dos itens. E) Somente em II, exceto para o segurado facultativo.

16 (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Se uma empregada domstica estiver devidamente inscrita na previdncia social, ser considerado, para efeito do incio da contagem do perodo de carncia dessa segurada, A) o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada. B) o dia do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso. C) o primeiro dia do ms em que se iniciou a execuo da atividade remunerada. D) na data de requerimento do benefcio. E) o dia do primeiro registro em sua carteira de trabalho como empregada domstica.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 17 - (FCC/Tcnico Judicirio-TRF 4 Regio/2004) O valor bsico utilizado para clculo da renda mensal do benefcio a ser pago ao segurado denominado de A) salrio mnimo. B) salrio-de-contribuio. C) salrio-de-benefcio. D) contribuio previdenciria. E) benefcio previdencirio. 18 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) A respeito do clculo do valor do benefcio previdencirio, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por idade consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, multiplicado pelo fator previdencirio. B) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por tempo de contribuio consiste na mdia dos 36 (trinta e seis) ltimos salrios-decontribuio, corrigidos monetariamente ms a ms. C) O auxlio-doena tem como base de clculo o salrio-de-benefcio do segurado. D) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por invalidez consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo. E) O fator previdencirio ser calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuio do segurado.

19

(CESGRANRIO/Analista

Previdencirio-INSS/2005)

que

percentual do salrio-de-benefcio correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxlio-doena, do auxlio-acidente e da aposentadoria por invalidez? A) 100%, 91% e 50%. B) 91%, 100% e 70%. C) 91%, 50% e 100%. D) 91%, 50% e 70%. E) 50%, 91% e 100%. 20 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) O artigo 201, pargrafo 3 da Constituio Federal de 1988 assim dispe: " assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA valor real, conforme critrios definidos em lei". Tal dispositivo disciplina a manuteno do valor real dos benefcios previdencirios, que consiste em: A) assegurar reajustamentos de modo que a renda mensal seja equivalente ao nmero de salrios mnimos da renda mensal inicial, na data de incio do benefcio. B) reajustar o benefcio de acordo com a variao inflacionria, de modo a evitar diminuio injusta do seu poder de compra, variao esta que ser fixada em lei. C) corrigir, monetariamente, todos os salrios-de-contribuio considerados no clculo do benefcio. D) adotar critrios de reajustamento dos benefcios previdencirios fixados anualmente pelo Poder Judicirio. E) aplicar o mesmo ndice de reajustamento vigente na data de incio do benefcio a todo o perodo de reajuste, durante a existncia do benefcio. 21 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Em novembro de 2004, Josu, segurado empregado, de 60 anos, faz requerimento administrativo de aposentadoria em uma das agncias da Previdncia Social. Em anexo ao referido pedido, apresenta cpia da carteira de trabalho, que comprova o vnculo empregatcio com a empresa Pes, doces e comidas deliciosas LTDA, como balconista, durante 30 anos completos, na data de requerimento. Voc, na qualidade de servidor do INSS responsvel pelo ato de concesso de benefcios, deve decidir corretamente pela(o): a) concesso de aposentadoria por idade; b) concesso de aposentadoria proporcional; c) concesso de aposentadoria por tempo de contribuio; d) concesso de aposentadoria especial; e) indeferimento do pedido de aposentadoria. 22 - (FCC/Procurador Especial de ContasTCM-BA/2011) Segundo as regras do Regime Geral da Previdncia Social, o benefcio da aposentadoria por invalidez benefcio a) programado; reclama carncia e no permite a volta ao trabalho durante seu gozo. b) no programado; no reclama carncia e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro das possibilidades do segurado. c) no programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho, durante sua concesso.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) no programado; reclama carncia, inclusive se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho durante sua concesso. e) programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro dos limites impostos pelo perito do INSS. 23 - (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) Pode-se afirmar corretamente que A) o retorno voluntrio ao trabalho do aposentado por invalidez faz presumir a alta mdica e acarreta a cessao automtica do benefcio, sem direito a nova percia. B) a recuperao total da capacidade de trabalho do aposentado por invalidez, aps a alta mdica que ocorrer dentro de cinco anos contados do incio do benefcio, possibilita o contribuinte individual receber o valor integral do benefcio durante quantos meses forem os anos de durao do benefcio. C) aquele que receber aposentadoria especial e retornar atividade que ensejou a concesso da aposentadoria ter o benefcio cessado e est dispensado de devolver as importncias recebidas da autarquia previdenciria. D) a recuperao total da capacidade laborativa do aposentado por invalidez, aps a alta mdica que ocorrer dentro de cinco anos contados da data do incio do benefcio, possibilita ao segurado contribuinte individual receber o valor integral do benefcio por seis meses. E) o retorno voluntrio ao trabalho do segurado que receber auxlio-doena faz presumir a alta mdica e acarreta a cessao automtica do benefcio, sem direito a nova percia. 24 - (Juiz-TRF da 5 Regio/2005-adaptada) A respeito dos benefcios do Regime Geral da Previdncia Social, julgue os itens que se seguem. I - Precede, necessariamente, aposentadoria por invalidez, o benefcio do auxlio-doena, que ser concedido ao segurado considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. II - O valor do benefcio da aposentadoria por invalidez de segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa deve ser acrescido de 25%, sendo esse acrscimo devido mesmo em situaes em que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal. III A aposentadoria por idade devida ao segurado que, cumprida a carncia exigida pela Lei n 8.213/1991, completar 70 anos de idade, se homem, e 65, se mulher. No caso de trabalhadores rurais, essas idades so reduzidas para 60 e 55 anos, respectivamente.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Os itens que esto certos so: a) II e III b) II c) I, II e III d) I e II e) I 25 - (Perito Mdico-INSS/2005) De acordo com a Lei n 8.213/91 e suas atualizaes, a aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia legal, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, conforme dispuser a Lei, durante: a) 25, 20 ou 35 anos. b) 20, 25 ou 30 anos. c) 15, 20 ou 25 anos. d) 10, 15 ou 20 anos. e) 5, 10 ou 15 anos. 26 - (Funrio/Analista do Seguro SocialINSS/2008) Para concesso da aposentadoria especial a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos, ser feita mediante formulrio denominado: A) Programa de Controle de Sade Ocupacional (PCMSO). B) Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT). C) Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). D) Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP). E) Laudo Tcnico de Condies de Trabalho (LTCAT). 27 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Atualmente, para a concesso de aposentadoria especial, imprescindvel que o(a): a) segurado comprove, alm do tempo de contribuio, a exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, de modo habitual, permanente e no intermitente. b) segurado comprove que trabalhou durante 15, 20 ou 25 anos sujeito a condies especiais, independente do perodo de exposio a agentes agressivos durante a jornada de trabalho. c) segurado declare que executou atividades sob condies especiais, independente de a empresa empregadora emitir ou no laudo tcnico.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA d) segurado tenha, no mnimo, 50 anos de idade. e) atividade desempenhada pelo segurado se enquadre na categoria profissional presumida em lei como sujeita a condies insalubres, penosas ou perigosas. 28 - (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) A penso por morte A) devida ao dependente invlido se a invalidez ocorrer aps o bito do segurado. B) devida ao dependente que receba aposentadoria por invalidez que est dispensado da realizao de nova percia mdica. C) cessa para a viva com o novo casamento. D) cessa com a emancipao de segurado invlido. E) cessa com a adoo, para o filho adotado que receba penso por morte dos pais biolgicos, exceto quando o cnjuge ou companheiro adota o filho do outro. 29 - (FCC/ProcuradorPGE-MT/2011) Considere as seguintes afirmaes relacionadas penso por morte: I. A penso por morte, havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos em partes iguais. II. Reverter em favor dos demais a parte daquele cujo direito penso cessar. III. A parte individual da penso extingue-se pela morte do pensionista. IV. A parte individual da penso extingue-se tambm para o filho, pela emancipao ou ao completar 24 (vinte e quatro) anos de idade, salvo se for invlido. V. Para o pensionista invlido, extingue-se o benefcio da penso por morte pela cessao da invalidez. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II e V. d) I, III e IV. e) II, III e V.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 30 - (FCC/Analista do Ministrio PblicoMPE-SE/2009) Em relao penso por morte considere: I. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessa imediatamente, estando desobrigados os dependentes da reposio dos valores recebidos em qualquer hiptese. II. No faz jus penso o dependente condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do segurado. III. Prescrevem as prestaes respectivas no reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contado da data em que forem devidas, exceto para os dependentes menores ou incapazes. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I, apenas. c) II, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III apenas.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

GABARITO 1) B 12) A 22) C 2) E 23) B 3) D 4) E 5) A 6) C 7) A 8) D 9) B 10) A 11) E 21) E

13) C

14) D 24) B

15) A

16) B

17) C 18) B

19) C 20) B

25) C 26) D 27) A 28) E 29) B 30) B

QUESTES COMENTADAS
1 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) A Previdncia Social o segmento da Seguridade Social que visa a propiciar os meios indispensveis subsistncia da pessoa humana, quando ocorrer certa contingncia prevista em lei. So beneficirios das prestaes previdencirias: A) somente os segurados. B) segurados e seus dependentes. C) toda e qualquer pessoa que j tiver contribudo para a Previdncia Social, pelo menos com 01 (uma) contribuio mensal, sendo indiferente o perodo de tal recolhimento. D) aqueles que sofrerem riscos sociais, tais como incapacidade laborativa e idade avanada, independente de contribuio Previdncia Social. E) todos os brasileiros, independente de contribuio Previdncia Social.

Gabarito: letra b. De acordo com o art. 8 do Decreto n 3.048/1999 (RPS), so beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social as pessoas fsicas classificadas como segurados e dependentes. A noo de beneficirios do RGPS pode ser entendida como a delimitao do pblico-alvo do Regime, ou seja, todo aquele que tem ou possa vir a ter direito de receber alguma prestao previdenciria do RGPS, sejam benefcios ou servios. Alm disso, a previdncia social tem carter contributivo, o que significa dizer que s tem direito s prestaes do Regime quem contribui, alm de seus dependentes. Por essa razo, as alternativas d e e esto incorretas. Assim, beneficirio do RGPS aquele que tem a qualidade de segurado ou de dependente, como se afirma na letra b.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


2 - (ESAF/Auditor-Fiscal do Trabalho/2010) Assinale a opo correta, entre as assertivas abaixo, relacionada aos benefcios que os dependentes da Previdncia Social tm direito luz da Lei n 8.213/91. a) Aposentadoria por tempo de contribuio. b) Auxlio-doena. c) Auxlio-acidente. d) Aposentadoria por invalidez. e) Penso por morte.

Gabarito: letra e. De todos os benefcios do RGPS (aposentadorias por invalidez, por tempo de contribuio, por idade e especial; auxlios doena, acidente e recluso; salrios famlia e maternidade; e penso por morte), apenas a penso por morte e o auxlio-recluso so benefcios destinados aos dependentes, os demais so benefcios dos prprios segurados do Regime. Em seu art. 18, a Lei n 8.213/1991 classifica os benefcios e servios quanto a seus destinatrios. Em seu inciso II, dispe que, quanto aos dependentes, so devidos os benefcios de penso por morte e auxlio-recluso. Portanto, dentre as alternativas da questo, a letra e a nica que traz um benefcio devido ao dependente (penso por morte). Todas as demais alternativas tratam de benefcios do prprio segurado. Registre-se que os servios de reabilitao profissional e servio social so devidos tanto para os segurados como para os dependentes (art. 18, III). Ateno para no se confundir com o salriofamlia. Apesar de ele ser concedido em funo do nmero de filhos do segurado, como estudaremos na Aula 06, ele um benefcio devido ao prprio segurado.
3 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) So dependentes do segurado do Regime Geral da Previdncia Social: A) todos aqueles que dependam economicamente do segurado, sendo irrelevante o vnculo conjugal ou consanguneo. B) todos aqueles indicados como dependentes, nos termos da legislao tributria do imposto de renda. C) as pessoas designadas pelo segurado para serem dependentes. D) cnjuge, companheiro(a), filho(a) no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido(a), pais, irmo() no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido(a). E) cnjuge, companheiro(a), filho(a) no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido(a), pais, irmo() no emancipado(a), de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido(a). Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Gabarito: letra d. Esta questo est um pouco prejudicada em funo da recente alterao do art. 16 da Lei n 8.213/1991, que define os dependentes dos segurados da previdncia, introduzida pela Lei n 12.470/2011. A nova redao dada pela Lei alargou as possibilidades de concesso de benefcios para filhos e irmos aps 21 anos, para incluir, alm dos invlidos, aqueles que tenham deficincia intelectual ou mental que o torne absolutamente ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. Feito esse registro, vamos analisar as alternativas da questo. As letras a, b e c trazem afirmaes sobre os segurados que contrariam frontalmente o disposto no art. 16 da Lei n 8.213/1991. Portanto, a dvida do candidato poderia ser entre as alternativas d e e, que se diferenciam apenas pela idade limite para que o filho ou o irmo sejam considerados dependentes da previdncia social. Todavia, de acordo com a Lei, esse limite de idade de 21 anos. Logo, gabarito letra d. A ttulo de complementao, transcrevo o art. 16 da Lei n 8.213\1991, em sua redao atual, que define os dependentes do RGPS: Art. 16. So beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: I - o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redao dada pela Lei n 12.470, de 2011) II - os pais; III - o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redao dada pela Lei n 12.470, de 2011)

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA 1 A existncia de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito s prestaes os das classes seguintes. 2 .O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declarao do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica na forma estabelecida no Regulamento. (Redao dada pela Lei n 9.528, de 1997) 3 Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estvel com o segurado ou com a segurada, de acordo com o 3 do art. 226 da Constituio Federal. 4 A dependncia econmica das pessoas indicadas no inciso I presumida e a das demais deve ser comprovada.

4 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Caio, em maio de 2000, separou-se, judicialmente, de Maria. Na referida separao, acordou-se, judicialmente, que Caio no iria pagar penso alimentcia ex-esposa e que s iria pagar tal encargo para Ana, filha do casal, 19 anos. Em agosto de 2002, Caio conhece Teresa, com a qual vem a morar e manter unio estvel. Em agosto de 2004, Caio falece. Quem tem direito penso por morte, na qualidade de dependente de Caio? A) Maria, Ana e Teresa. B) Maria e Ana. C) Ana e Teresa. D) Ana. E) Teresa.

Gabarito: letra e. Em agosto de 2004, data de falecimento de Caio, segurado do RGPS, Ana j tinha 23 anos, considerando que em maio de 2000 ela tinha 19 anos. Portanto, Ana, apesar de ser filha de Caio, no era mais sua dependente, de acordo com o artigo 16 do Regulamento da Previdncia Social. Da mesma forma, Maria, ex-mulher de Caio, tambm no tem direito penso por morte do ex-marido, pois na separao judicial ela no fez jus a penso alimentcia. Segundo o art. 17 do RPS, ocorre perda da qualidade de dependente do cnjuge pela separao judicial, exceto enquanto lhe for
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA assegurada a prestao de alimentos. Logo, a nica que ter direito penso por morte, na qualidade de dependente de Caio, Teresa, com quem Caio mantinha unio estvel.
5 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Clio, segurado empregado da previdncia social, tem um filho, com 28 anos de idade, que sofre de doena degenerativa em estgio avanado, sendo, portanto, invlido. Sobre essa situao, analise os itens abaixo: I - o filho de Clio considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos. II o filho de Clio, enquanto seu dependente, far jus a penso por morte ou auxlio-recluso, no caso da morte de Clio ou de sua priso, respectivamente. III - o filho de Clio no considerado seu dependente, pois tem idade superior a 21 anos. Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I, II e III. E) Apenas em I.

Gabarito: letra a. Sabemos que, pela definio de dependente da Lei n 8.213/1991, o filho maior de 21 anos mantm a qualidade de dependente se invlido ou, a partir da Lei n 12.470/2011, se tiver deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. Como o enunciado afirma que o filho de Clio invlido, ele considerado seu dependente, mesmo tendo 28 anos de idade. Logo, o item I est correto e o item III est errado. O item II est correto porque os benefcios de penso por morte e auxlio-recluso so, de fato, os dois benefcios destinados aos dependentes do segurado. Portanto, est correto o que se afirma em I e II e o gabarito letra a.
6 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Paulo , de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano poca do acidente era casado com Raquel. Nessa situao, A) Somente Paulo tem direito ao benefcio de penso por morte. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


B) Paulo e Raquel devem comprovar dependncia econmica de Juliano para terem direito penso por morte. C) Somente Raquel tem direito ao benefcio de penso por morte. D) Paulo e Raquel no tm direito a qualquer benefcio da previdncia. E) Paulo e Raquel podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre ambos.

Gabarito: letra c. Raquel, que na poca do falecimento de Juliano era casada com ele, dependente de classe superior a Paulo, pai do segurado, e, portanto, receber o benefcio sozinha, sem rate-lo com Paulo. A existncia de dependente de classe superior exclui o direito de dependentes de classe inferior (art. 16, 2, RPS). Desse modo, est correto o que se afirma em c. Em relao necessidade de comprovao da dependncia econmica, somente os pais e os irmos precisam comprov-la, pois ela presumida para os dependentes da classe I cnjuge, companheiro (a) e filhos (art. 16, 17, RPS).
7 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Csar, segurado da previdncia social, vive com seus pais e com seu irmo, Getlio, de 15 anos de idade. Caso Csar venha a falecer, A) O pagamento de benefcios previdencirios a seus pais e a seu irmo s devido se estes comprovarem dependncia econmica com relao a Csar. B) Em nenhuma situao Getlio ter direito a benefcio de penso por morte do irmo. C) Os pais no so considerados dependentes de Csar, ainda que comprovem dependncia econmica. D) Os pais e o irmo de Csar podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre os trs. E) A dependncia econmica de Getlio em relao a Csar presumida.

Gabarito: letra a. Como vimos na questo anterior, existe uma hierarquia entre as classes de dependentes e a existncia de dependente de classe superior exclui o direito de dependentes de classe inferior (art. 16, 2, RPS). O cnjuge, companheiro (a) e os filhos so dependentes de classe I, os pais so dependentes de classe II e os irmos so dependentes de classe III. A questo resolvida pela regra do 7 do art. 16: A dependncia econmica das pessoas de que trata o inciso I presumida e a das demais deve ser comprovada. Portanto, tanto os pais quanto os irmos devem comprovar sua dependncia econmica do segurado para terem sua qualidade de dependente
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA reconhecida. Por isso, est correto o que se afirma em a. A letra b est errada porque Getlio pode ter direito ao benefcio de penso pela morte do irmo, caso no existam dependentes das classes superiores. Assim, se os pais de Csar no dependessem economicamente dele, mas o irmo sim, Getlio faria jus ao benefcio. As demais alternativas tambm esto incorretas.
8 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Edson menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdncia social. Nessa situao, A) Edscon deve comprovar dependncia econmica em relao a Coutinho para ser considerado seu dependente. B) Coutinho pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este seu dependente. C) Edson equiparado a filho pela legislao previdenciria. D) Coutinho no pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este no seu dependente. E) Edson poder ter direito a benefcios como dependente de Coutinho, desde que Coutinho no tenha outros filhos legtimos.

Gabarito: letra d. Atualmente, o menor sob guarda no mais equiparado a filho pela legislao previdenciria, no sendo considerado como dependente do segurado, e no enseja o pagamento de salrio-famlia. At a Lei n 9.528/1997, eram equiparados ao filho, mediante declarao do segurado: o enteado; o menor que, por determinao judicial, esteja sob a sua guarda; e o menor que esteja sob sua tutela e no possua condies suficientes para o prprio sustento e educao. Todavia, aps essa alterao legislativa, apenas o enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declarao do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica. Portanto, a letra d est correta e todas as demais esto erradas.
9 - (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Gilmar, invlido, e Solange so comprovadamente dependentes econmicos do filho Gilberto, segurado da previdncia social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situao, A) Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condies com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefcios. B) O filho, desde que tenha a qualidade de dependente, tem precedncia sobre os pais de Gilberto, para efeito de recebimento eventual de benefcios. C) Gilmar e Solange podero requerer o benefcio de penso por morte em caso de falecimento de Gilberto, que dever ser rateado entre ambos. D) A dependncia econmica de Gilmar e Solange em relao a Gilberto presumida. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


E) Em caso de falecimento de Gilberto, somente Gilmar tem direito a recebimento de benefcio como dependente de Gilberto.

Gabarito: letra b. J vimos as regras que definem os dependentes da previdncia social e seus respectivos direitos durante a aula e em questes anteriores. No caso do enunciado, os pais de Gilberto so dependentes de classe II e o filho dependente de classe I, desde que menor de 21 anos, ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. Apesar de o enunciado no explicitar esse fato, a nica alternativa correta a letra b, pois a existncia de dependente de classe superior exclui o direito de dependentes de classe inferior (art. 16, 2, RPS).
10 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) 12 (doze) contribuies mensais, 180 (cento e oitenta) contribuies mensais e nenhuma contribuio so os perodos de carncia, respectivamente, dos seguintes benefcios previdencirios: A) auxlio-doena, aposentadoria por idade e penso por morte. B) auxlio-doena, aposentadoria por invalidez e penso por morte. C) auxlio-acidente, penso por morte e servio social. D) auxlio-acidente, aposentadoria por idade e penso por morte. E) aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de aposentadoria por idade.

contribuio

Gabarito: letra a. Os perodos de carncia exigidos para os benefcios esto previstos no art. 29 do Decreto n 3.048/1999. So exigidas 12 contribuies mensais para os benefcios de auxlio-doena e aposentadoria por invalidez (comum); 180 contribuies mensais para as aposentadorias por idade, por tempo de contribuio e especial; e 10 contribuies mensais no caso de salrio-maternidade, para as seguradas contribuinte individual, especial e facultativa. Portanto, a alternativa correta a letra a.

11 - (ESAF/AFT/2010) Assinale a opo correta, entre as assertivas abaixo, relativas ao nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio previsto na Lei n. 8.213/91.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


a) Auxlio-doena no caso de acidente de qualquer natureza 14 (quatorze) contribuies mensais. b) Auxlio-recluso 12 contribuies mensais. c) Aposentadoria por idade independe de contribuies mensais. d) Aposentadoria por tempo de servio 120 contribuies mensais. e) Penso por morte independe de contribuies mensais.

Gabarito: letra e. Essa uma questo relativamente fcil, pois sabemos que a penso por morte independe de contribuies mensais, por se tratar de um evento imprevisto e no programado. As opes das letras a e b esto erradas porque o auxlio-doena acidentrio e o auxlio-recluso independem de carncia. As letras c e d esto erradas porque o perodo de carncia para as aposentadorias por idade e por tempo de contribuio de 180 contribuies mensais.
12 (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) O cumprimento do perodo de carncia A) no exigido para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de acidente de qualquer natureza ou causa. B) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade decorrer de hepatopatia grave. C) no exigido para o salrio-maternidade para as seguradas empregadas e facultativas. D) obrigatrio e so exigidas 180 contribuies mensais para a aposentadoria por idade para aqueles que se filiaram ao Regime Geral de Previdncia Social em janeiro de 1990. E) obrigatrio e so exigidas 12 contribuies mensais para o auxlio-doena para os segurados especiais.

Gabarito: letra a. As disposies sobre perodo de carncia esto plasmadas no Decreto n 3.048/1999, em seus arts. de 26 a 30. Independe de carncia a concesso de auxlio-doena e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa, bem como nos casos de segurado que, aps filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social, for acometido de alguma das doenas ou afeces especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e da Previdncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao, mutilao, deficincia ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream tratamento particularizado. Desse modo, a alternativa a est correta e a letra b est errada, pois a hepatopatia grave est entre as doenas ou afeces
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e da Previdncia Social que dispensam a exigncia de carncia (art. 67, III, da IN INSS/PR n 20/2007). A letra c est errada porque no exigida carncia da segurada empregada para a concesso de salrio-maternidade, mas no caso de segurada facultativa exigida carncia de 10 contribuies mensais. A letra d capciosa, pois trata de uma regra transitria. Antes da Lei n 8.213/1991 a carncia para a aposentaria por idade era de apenas 60 meses. Por fim, a letra e est errada porque, para os segurados especiais, independe de carncia a concesso dos benefcios aposentadoria por idade ou por invalidez, auxlio-doena, auxlio-recluso ou penso por morte, desde que comprovem o exerccio de atividade rural no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, ainda que de forma descontnua, igual ao nmero de meses correspondente carncia do benefcio requerido (art. 30, IV, RPS).
13 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Perodo de Carncia o nmero de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. O dia de incio da contagem do perodo de carncia o(a): A) primeiro dia do ms de filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, para o segurado empregado domstico. B) primeiro dia do ms de filiao ao Regime Geral da Previdncia Social, para todos os segurados, obrigatrios ou facultativos. C) primeiro dia do ms em que se iniciou a execuo de atividade remunerada, como segurado empregado, sendo presumida a contribuio. D) data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, para o trabalhador avulso. E) data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, para todos os segurados, obrigatrios ou facultativos.

Gabarito: letra c. Vimos que as regras sobre o incio da contagem do perodo de carncia variam de acordo com o tipo de segurado. Para o segurado empregado e trabalhador avulso, como presumida a contribuio, o incio da contagem o primeiro dia do ms em que se iniciou a execuo da atividade remunerada, ou seja, quando houve a filiao ao Regime. Para o empregado domstico, contribuinte individual e facultativo, o incio da contagem a data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso. Portanto, a alternativa c a resposta correta.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


14 (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Analise os itens abaixo: I - Uma segurada empregada do regime de previdncia social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses no ter direito ao auxliodoena pelo fato de no ter cumprido a carncia de doze contribuies. II - Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdncia social h trs meses e esteja grvida de seis meses ter direito ao salriomaternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuies que faltam para completar a carncia. Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) Somente em I. C) Somente em II. D) Nenhum dos itens. E) Somente em II, desde que ela recolha com juros e multa.

Gabarito: letra d. O item I est errado porque o auxlio-doena acidentrio no observa perodo de carncia, somente o auxlio-doena comum. O enunciado deixa claro que o auxlio-doena devido por conta de acidente sofrido. Nesse tipo de situao, o auxlio-doena devido no observa carncia. J o item II tambm est errado porque a carncia, no caso do segurado contribuinte individual, s contada da data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, no sendo consideradas para esse fim as contribuies recolhidas com atraso referentes a competncias anteriores (art. 28, II, RPS).
15 - (CESPE/Advogado Geral da Unio/2004 adaptada) A respeito do incio da contagem do perodo de carncia, analise os itens a seguir: I - A carncia contada, nos casos dos segurados empregados e dos trabalhadores avulsos, a partir da data de filiao ao RGPS. II - Nos casos do empregado domstico, do contribuinte individual, do facultativo, conta-se a carncia a partir da data do efetivo pagamento da primeira contribuio sem atraso. Est correto o que se afirma em: A) I e II. B) Somente em I. C) Somente em II. D) Nenhum dos itens. E) Somente em II, exceto para o segurado facultativo. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Gabarito: letra a. Mais uma questo sobre o incio da contagem do perodo de carncia. Conforme j explicado nas questes anteriores, ambos os itens esto corretos.
16 (CESPE/Tcnico do Seguro Social-INSS/2008-adaptada) Se uma

empregada domstica estiver devidamente inscrita na previdncia social, ser considerado, para efeito do incio da contagem do perodo de carncia dessa segurada, A) o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada. B) o dia do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso. C) o primeiro dia do ms em que se iniciou a execuo da atividade remunerada. D) na data de requerimento do benefcio. E) o dia do primeiro registro em sua carteira de trabalho como empregada domstica.

Gabarito: letra b. Para o empregado domstico, o prazo de carncia contado a partir da data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso (art. 28, II, do RPS).
17 - (FCC/Tcnico Judicirio-TRF 4 Regio/2004) O valor bsico utilizado para clculo da renda mensal do benefcio a ser pago ao segurado denominado de A) salrio mnimo. B) salrio-de-contribuio. C) salrio-de-benefcio. D) contribuio previdenciria. E) benefcio previdencirio.

Gabarito: letra c. Questo relativamente simples, sobretudo em funo das alternativas apresentadas. Segundo o art. 31 do Decreto n 3.048/1999, salrio-de-benefcio o valor bsico utilizado para clculo da renda mensal dos benefcios de prestao continuada, inclusive os regidos por normas especiais, exceto o salrio-famlia, a penso por morte, o salrio-maternidade e os demais benefcios de legislao especial. Logo, resposta correta letra c.
18 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) A respeito do clculo do valor do benefcio previdencirio, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por idade consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, multiplicado pelo fator previdencirio. B) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por tempo de contribuio consiste na mdia dos 36 (trinta e seis) ltimos salrios-de-contribuio, corrigidos monetariamente ms a ms. C) O auxlio-doena tem como base de clculo o salrio-de-benefcio do segurado. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


D) Atualmente, o salrio-de-benefcio da aposentadoria por invalidez consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo. E) O fator previdencirio ser calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuio do segurado.

Gabarito: letra b. A afirmativa da letra b est pautada numa regra antiga da Lei n 8.213/91, que perdeu sua vigncia ao ser alterada pela Lei n 9.876/99. Atualmente, o salrio-de-benefcio consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, sendo multiplicada pelo fator previdencirio nos casos de aposentadoria por idade e por tempo de contribuio (art. 32, RPS). Portanto, a letra b est incorreta e o gabarito. Todas as demais alternativas esto corretas.
19 - (CESGRANRIO/Analista Previdencirio-INSS/2005) A que percentual do salrio-de-benefcio correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxlio-doena, do auxlio-acidente e da aposentadoria por invalidez? A) 100%, 91% e 50%. B) 91%, 100% e 70%. C) 91%, 50% e 100%. D) 91%, 50% e 70%. E) 50%, 91% e 100%.

Gabarito: letra c. O artigo 39 do Decreto n 3.048/1999 define a renda mensal dos benefcios a partir de um certo percentual do salrio-de-benefcio. Segundo o dispositivo, a renda mensal do auxlio-doena corresponde a 91% do salrio-de-benefcio, a do auxlio-acidente a 50% e a da aposentadoria por invalidez a 100%. Logo, a alternativa b est correta.
20 - (INSS, Cesgranrio - Tcnico Previdencirio - 2005) O artigo 201, pargrafo 3 da Constituio Federal de 1988 assim dispe: " assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei". Tal dispositivo disciplina a manuteno do valor real dos benefcios previdencirios, que consiste em: A) assegurar reajustamentos de modo que a renda mensal seja equivalente ao nmero de salrios mnimos da renda mensal inicial, na data de incio do benefcio. B) reajustar o benefcio de acordo com a variao inflacionria, de modo a evitar diminuio injusta do seu poder de compra, variao esta que ser fixada em lei. C) corrigir, monetariamente, todos os salrios-de-contribuio considerados no clculo do benefcio. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


D) adotar critrios de reajustamento dos benefcios previdencirios fixados anualmente pelo Poder Judicirio. E) aplicar o mesmo ndice de reajustamento vigente na data de incio do benefcio a todo o perodo de reajuste, durante a existncia do benefcio.

Gabarito: letra b. O comando constitucional garantiu o reajustamento dos benefcios previdencirios, para preservar-lhes o valor real, mas delegou lei a definio dos critrios de reajustamento. Atualmente, a Lei n 8.213/1991, com redao dada pela Lei n 11.430/2006, prev que o valor dos benefcios em manuteno ser reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salrio mnimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de incio ou do ltimo reajustamento, com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE (art. 41-A). Portanto, no existe vinculao do valor do benefcio ao salrio-mnimo. O reajustamento tem por objetivo justamente evitar a diminuio injusta do poder de compra do benefcio diante do fenmeno inflacionrio.
21 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Em novembro de 2004, Josu, segurado empregado, de 60 anos, faz requerimento administrativo de aposentadoria em uma das agncias da Previdncia Social. Em anexo ao referido pedido, apresenta cpia da carteira de trabalho, que comprova o vnculo empregatcio com a empresa Pes, doces e comidas deliciosas LTDA, como balconista, durante 30 anos completos, na data de requerimento. Voc, na qualidade de servidor do INSS responsvel pelo ato de concesso de benefcios, deve decidir corretamente pela(o): a) concesso de aposentadoria por idade; b) concesso de aposentadoria proporcional; c) concesso de aposentadoria por tempo de contribuio; d) concesso de aposentadoria especial; e) indeferimento do pedido de aposentadoria.

Gabarito: letra e. Essa uma questo interessante sobre uma situao-problema tpica do trabalho do servidor do INSS, que exige um conhecimento importante a respeito dos requisitos para concesso de aposentadorias por idade e por tempo de contribuio. Primeiramente, o candidato deveria descartar as alternativas b e d, tendo em vista que no existe benefcio previdencirio denominado aposentadoria proporcional (b) e o enunciado no faz nenhuma meno exposio a condies especiais que Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA pudessem prejudicar a sade ou a integridade fsica do trabalhador, o que ensejaria a concesso de aposentadoria especial. A alternativa a est errada porque Josu tem 60 anos e a aposentadoria por idade s devida ao segurado que completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos, se mulher (art. 51 do Decreto n 3.048/1999). A alternativa c tambm est errada porque a aposentadoria por tempo de contribuio s ser devida ao segurado aps 35 anos de contribuio, se homem, ou 30 anos de contribuio, se mulher (art. 56 do Decreto n 3.048/1999). Portanto, Josu ainda no atende ao critrio de idade para se ter direito aposentadoria por idade e tampouco atende ao critrio de tempo de contribuio para ter direito aposentadoria por tempo de contribuio. Para fazer jus a um desses dois benefcios, teria que contribuir por mais 5 anos, para ter direito aposentadoria por tempo de contribuio; ou esperar completar 65 anos de idade, para ter direito aposentadoria por idade. Desse modo, a resposta certa letra e, pois o servidor deve indeferir o pedido de aposentadoria, pois o segurado no atende aos requisitos para concesso do benefcio.

22 - (FCC/Procurador Especial de ContasTCM-BA/2011) Segundo as regras do Regime Geral da Previdncia Social, o benefcio da aposentadoria por invalidez benefcio a) programado; reclama carncia e no permite a volta ao trabalho durante seu gozo. b) no programado; no reclama carncia e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro das possibilidades do segurado. c) no programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho, durante sua concesso. d) no programado; reclama carncia, inclusive se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho durante sua concesso. e) programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro dos limites impostos pelo perito do INSS.

Gabarito: letra c. Primeiramente, vejamos a diferena entre benefcio programado e benefcio no-programado. Benefcio programado aquele decorrente de evento programado, cuja concesso depende do cumprimento dos requisitos de elegibilidade previstos neste Regulamento, ou seja, o segurado j sabe antecipadamente quando ter direito ao benefcio. o caso
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA da aposentadoria por idade, por exemplo. Quando o segurado homem completa 65 anos de idade e conta com a carncia de 180 contribuies mensais, possui direito aposentadoria por idade. J o benefcio no programado est mais ligado ideia de risco e decorre de evento no programado, como a morte ou invalidez do segurado. A aposentadoria por invalidez um benefcio no programado, pois ningum sabe antecipadamente quando ficar invlido, trata-se de um risco social. Portanto, as alternativas a e e j esto erradas, pois a aposentadoria por invalidez no um benefcio programado. Quanto carncia, a aposentadoria por invalidez tem carncia de 12 contribuies mensais nos casos comuns. Contudo, independe de carncia a concesso de aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa, bem como nos casos de segurado que, aps filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenas ou afeces especificadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e da Previdncia e Assistncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao, mutilao, deficincia ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream tratamento particularizado (art. 30, RPS). Assim, as alternativas b e d tambm esto erradas, pois em b se afirma que a aposentadoria por invalidez no reclama carncia em nenhuma situao e em d dito que o benefcio sempre exige carncia, inclusive quando decorrente de acidente de trabalho, o que est incorreto. A alternativa c, que est correta, ainda traz outras duas caractersticas da aposentadoria por invalidez. Primeiro, que o benefcio substitui o salrio, o que est correto, pois a aposentadoria por invalidez consiste numa renda mensal de 100% do salrio de benefcio e substitui a remunerao do trabalhador. Depois, que a aposentadoria por invalidez no permite o retorno ao trabalho durante sua concesso. Ora, a invalidez est ligada justamente incapacidade para o trabalho e, por isso, o aposentado por invalidez que retornar voluntariamente atividade ter sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno (art. 46, Lei n 8.213/1991).

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


23 (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) Pode-se afirmar

corretamente que A) o retorno voluntrio ao trabalho do aposentado por invalidez faz presumir a alta mdica e acarreta a cessao automtica do benefcio, sem direito a nova percia. B) a recuperao total da capacidade de trabalho do aposentado por invalidez, aps a alta mdica que ocorrer dentro de cinco anos contados do incio do benefcio, possibilita o contribuinte individual receber o valor integral do benefcio durante quantos meses forem os anos de durao do benefcio. C) aquele que receber aposentadoria especial e retornar atividade que ensejou a concesso da aposentadoria ter o benefcio cessado e est dispensado de devolver as importncias recebidas da autarquia previdenciria. D) a recuperao total da capacidade laborativa do aposentado por invalidez, aps a alta mdica que ocorrer dentro de cinco anos contados da data do incio do benefcio, possibilita ao segurado contribuinte individual receber o valor integral do benefcio por seis meses. E) o retorno voluntrio ao trabalho do segurado que receber auxlio-doena faz presumir a alta mdica e acarreta a cessao automtica do benefcio, sem direito a nova percia.

Gabarito: letra b. Segundo o art. 49 do RPS, verificada a recuperao da capacidade de trabalho do aposentado por invalidez, exceto quando o aposentado por invalidez retornar voluntariamente atividade, ser observada a seguinte regra: quando a recuperao for total e ocorrer dentro de cinco anos contados da data do incio da aposentadoria por invalidez ou do auxliodoena que a antecedeu sem interrupo, o beneficio cessar: aps tantos meses quantos forem os anos de durao do auxlio-doena e da aposentadoria por invalidez, para os demais segurados, exceto para o segurado empregado que tiver direito a retornar funo que desempenhava na empresa ao se aposentar, na forma da legislao trabalhista, para quem cessar de imediato. Portanto, esse caso se aplica ao contribuinte individual e a letra b est correta. A letra a est errada porque, segundo a IN INSS n 45, garantido ao segurado o direito de submeter-se a novo exame mdicopericial para avaliao de sua capacidade laborativa, quando apresentada defesa ou interposto recurso. A letra c tambm contradiz norma da referida IN, que dispe que os valores recebidos indevidamente pelo segurado aposentado por invalidez que retornar atividade voluntariamente devero ser devolvidos (art. 208). A letra d est incorreta porque, como vimos na letra b, a regra para recebimento do benefcio aps o retorno atividade outra tantos meses quantos forem os anos de durao do auxlio-doena e da Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA aposentadoria por invalidez. Por fim, a letra e tambm est equivocada porque a regra que expressa vlida apenas para a aposentadoria por invalidez, pois no caso de auxlio-doena no se presume perda total da capacidade de trabalho.
24 - (Juiz-TRF da 5 Regio/2005-adaptada) A respeito dos benefcios do Regime Geral da Previdncia Social, julgue os itens que se seguem. I - Precede, necessariamente, aposentadoria por invalidez, o benefcio do auxliodoena, que ser concedido ao segurado considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. II - O valor do benefcio da aposentadoria por invalidez de segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa deve ser acrescido de 25%, sendo esse acrscimo devido mesmo em situaes em que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal. III A aposentadoria por idade devida ao segurado que, cumprida a carncia exigida pela Lei n 8.213/1991, completar 70 anos de idade, se homem, e 65, se mulher. No caso de trabalhadores rurais, essas idades so reduzidas para 60 e 55 anos, respectivamente. Os itens que esto certos so: a) II e III b) II c) I, II e III d) I e II e) I

Gabarito: letra b. A nica assertiva certa a do item II, que reproduz o teor do art. 45 da Lei n 8.213/1991 e seu pargrafo nico: O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento). Pargrafo nico. O acrscimo de que trata este artigo: a) ser devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal; b) ser recalculado quando o benefcio que lhe deu origem for reajustado; c) cessar com a morte do aposentado, no sendo incorporvel ao valor da penso. No item I, a palavra necessariamente torna a assertiva incorreta, pois a aposentadoria por invalidez devida ao segurado considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, esteja
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA ou no em gozo de auxlio-doena (art. 42, Lei n 8.213/1991). Portanto, um acidente grave que provoque incapacidade total e definitiva de imediato ensejar o recebimento de aposentadoria por invalidez sem a necessidade de recebimento de auxlio-doena prvio. O item III est construdo de forma correta, mas as idades exigidas para a aposentadoria por idade esto erradas no primeiro trecho da sentena, pois o benefcio devido para o segurado que completar 65 anos, se homem, e 60, se mulher. A reduo para os trabalhadores rurais est descrita corretamente.
25 - (Perito Mdico-INSS/2005) De acordo com a Lei n 8.213/91 e suas atualizaes, a aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia legal, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, conforme dispuser a Lei, durante: a) 25, 20 ou 35 anos. b) 20, 25 ou 30 anos. c) 15, 20 ou 25 anos. d) 10, 15 ou 20 anos. e) 5, 10 ou 15 anos.

Gabarito: letra c. A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carncia exigida, ser devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produo, que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica (art. 64, RPS). Portanto, a alternativa c a resposta correta. A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, exercido em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo mencionado anteriormente.
26 - (Funrio/Analista do Seguro SocialINSS/2008) Para concesso da aposentadoria especial a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos, ser feita mediante formulrio denominado: A) Programa de Controle de Sade Ocupacional (PCMSO). B) Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT). Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


C) Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). D) Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP). E) Laudo Tcnico de Condies de Trabalho (LTCAT).

Resposta: letra d. A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carncia exigida, ser devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produo, que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica (art. 64, RPS). Para tanto, o segurado dever comprovar a efetiva exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para a concesso do benefcio. A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio denominado Perfil Profissiogrfico Previdencirio, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho (art. 68, RPS, 2). Portanto, a resposta certa a letra d.
27 - (CESGRANRIO/Tcnico Previdencirio-INSS/2005) Atualmente, para a concesso de aposentadoria especial, imprescindvel que o(a): a) segurado comprove, alm do tempo de contribuio, a exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, de modo habitual, permanente e no intermitente. b) segurado comprove que trabalhou durante 15, 20 ou 25 anos sujeito a condies especiais, independente do perodo de exposio a agentes agressivos durante a jornada de trabalho. c) segurado declare que executou atividades sob condies especiais, independente de a empresa empregadora emitir ou no laudo tcnico. d) segurado tenha, no mnimo, 50 anos de idade. e) atividade desempenhada pelo segurado se enquadre na categoria profissional presumida em lei como sujeita a condies insalubres, penosas ou perigosas.

Resposta: letra a. Alm dos arts. 64 a 70 do Decreto n 3.048/1999, a aposentadoria especial tratada nos artigos 57 e 58 da Lei n 8.213, sendo que a letra a a nica alternativa que reflete tais dispositivos. Segundo o 3 do art. 57, a concesso da aposentadoria especial depender de
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA comprovao pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo fixado. J o 1 do art. 58 dispe que a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho nos termos da legislao trabalhista. Portanto, os demais critrios levantados nas demais alternativas esto errados.
28 - (FCC/Mdico Perito Previdencirio-INSS/2006) A penso por morte A) devida ao dependente invlido se a invalidez ocorrer aps o bito do segurado. B) devida ao dependente que receba aposentadoria por invalidez que est dispensado da realizao de nova percia mdica. C) cessa para a viva com o novo casamento. D) cessa com a emancipao de segurado invlido. E) cessa com a adoo, para o filho adotado que receba penso por morte dos pais biolgicos, exceto quando o cnjuge ou companheiro adota o filho do outro.

Resposta: letra e. A penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no (art. 105, RPS). A letra a est errada, pois a penso por morte somente ser devida ao filho e ao irmo cuja invalidez tenha ocorrido antes da emancipao ou de completar a idade de vinte e um anos, desde que reconhecida ou comprovada, pela percia mdica do INSS, a continuidade da invalidez at a data do bito do segurado (art. 108, RPS). Portanto, a verificao do cumprimento dos requisitos para a concesso do benefcio se reporta ao momento do fato que enseja o benefcio, no caso, o bito do segurado. Assim, se o filho ou irmo no era invlido na data do bito do segurado, no tinha a qualidade de dependente, no havendo direito a benefcio. A letra b est pautada no antigo pargrafo nico do art. 198 do RPS, que afirmava que ao dependente aposentado por invalidez poder ser exigido exame mdico-pericial, a critrio do Instituto Nacional do Seguro Social. Tal dispositivo foi revogado pelo Decreto n 6.722/2008. Primeiramente, preciso
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA esclarecer que a legislao previdenciria no veda o recebimento conjunto de aposentadoria por invalidez e de penso por morte. Assim, imaginado um aposentado por invalidez que venha a ter direito a penso por morte do pai, por exemplo, ele est obrigado a submeter-se a exame mdico a cargo da previdncia social, independentemente de sua idade e sob pena de suspenso do benefcio, a despeito da revogao do pargrafo nico do art. 108 mencionado. Essa obrigao deve ser observada tanto para o recebimento da penso, como dependente (art. 109, RPS), quanto para o recebimento da aposentadoria, como segurado (art. 46, RPS). As letras c, d e e tratam da cessao do pagamento da penso por morte. Segundo o art. 114 do RPS, o pagamento da cota individual da penso por morte cessa: pela morte do pensionista; para o pensionista menor de idade, pela emancipao ou ao completar vinte e um anos, salvo se for invlido; ou para o pensionista menor de idade, ao completar vinte e um anos, salvo se for invlido, ou pela emancipao, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior; ou para o pensionista invlido, pela cessao da invalidez, verificada em exame mdico-pericial a cargo da previdncia social; pela adoo, para o filho adotado que receba penso por morte dos pais biolgicos. A letra e est correta, pois reproduz uma das hipteses de cessao da penso por morte, que a adoo. A letra d est errada principalmente porque nem sempre a emancipao causa para interrupo da penso por morte, pois caso ela se d pela colao de grau cientfico em curso de ensino superior, a penso no interrompida. Por fim, a alternativa c tambm est errada, pois no existe tal previso. O que no pode a viva se casar de novo e, no caso de falecimento do seu novo marido, requerer uma segunda penso por morte de cnjuge.
29 (FCC/ProcuradorPGE-MT/2011) Considere as seguintes afirmaes

relacionadas penso por morte: I. A penso por morte, havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos em partes iguais. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


II. Reverter em favor dos demais a parte daquele cujo direito penso cessar. III. A parte individual da penso extingue-se pela morte do pensionista.

IV. A parte individual da penso extingue-se tambm para o filho, pela emancipao ou ao completar 24 (vinte e quatro) anos de idade, salvo se for invlido. V. Para o pensionista invlido, extingue-se o benefcio da penso por morte pela cessao da invalidez. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II e V. d) I, III e IV. e) II, III e V.

Resposta: letra b. Apenas o item IV est errado. Os itens I e II esto corretos, pois reproduzem o teor do art. 113 do RPS: A penso por morte, havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos, em partes iguais. Pargrafo nico: Reverter em favor dos demais dependentes a parte daquele cujo direito penso cessar. Os demais itens tratam das hipteses de cessao do pagamento da parte individual da penso. Como visto na questo anterior, os itens III e V esto corretos, com fundamento no art. 114 do RPS (incisos I e III, respectivamente). Por fim, o item IV est errado porque o limite de idade para o filho no invlido ser considerado dependente de 21 anos, e no 24 anos, como afirmado.
30 - (FCC/Analista do Ministrio PblicoMPE-SE/2009) Em relao penso por morte considere: I. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessa imediatamente, estando desobrigados os dependentes da reposio dos valores recebidos em qualquer hiptese. II. No faz jus penso o dependente condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do segurado. III. Prescrevem as prestaes respectivas no reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contado da data em que forem devidas, exceto para os dependentes menores ou incapazes. Est correto o que se afirma em Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA


a) I, II e III. b) I, apenas. c) II, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III apenas.

Resposta: letra b. Segundo o art. 112 do RPS, A penso poder ser concedida, em carter provisrio, por morte presumida: mediante sentena declaratria de ausncia, expedida por autoridade judiciria, a contar da data de sua emisso; ou em caso de desaparecimento do segurado por motivo de catstrofe, acidente ou desastre, a contar da data da ocorrncia, mediante prova hbil. Contudo, verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessa imediatamente, ficando os dependentes desobrigados da reposio dos valores recebidos, salvo m-f. Portanto, o item I est errado, pois os dependentes no esto desobrigados da reposio dos valores recebidos em qualquer hiptese. Caso tenha agido com m-f, eles estaro obrigados a repor tais valores. J o item II est correto. No h, at onde tenho conhecimento, qualquer norma especfica na legislao previdenciria do RGPS sobre o assunto. No entanto, a concluso pode ser feita por meio de uma interpretao sistemtica do cdigo civil e tambm por analogia Lei n 8.112/1990. Veja os dois trechos destas leis que possibilitam esta interpretao: Cdigo Civil: Art. 1.814. So excludos da sucesso os herdeiros ou legatrios: I - que houverem sido autores, co-autores ou partcipes de homicdio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucesso se tratar, seu cnjuge, companheiro, ascendente ou descendente; Lei n 8.112/1990: Art. 220. No faz jus penso o beneficirio condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do servidor.
Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO PARA O INSS - EXERCCIOS PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA Quanto ao item III, a afirmativa de que prescrevem as prestaes respectivas no reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contado da data em que forem devidas, exceto para os dependentes menores ou incapazes, tambm est correta.Ela cpia quase literal do art. 103, pargrafo nico, da Lei n 8.213/1991, sendo que tal norma est pautada no princpio da segurana jurdica. Veja abaixo: Art 103. (...) Pargrafo nico. Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela Previdncia Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Cdigo Civil.

Prof. Gabriel Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

38

Вам также может понравиться