Вы находитесь на странице: 1из 5

[Escreva texto] Resumo Histria 9 ano

A GRANDE CRISE DO CAPITALISMO - O ABALO DA ECONOMIA AMERICANA

PROSPERIDADE ENGANADORA

Uma prosperidade enganadora: em meados de 1929 tudo parecia bem na economia americana. Agricultura e industria atingiram nveis de produo elevadssimos Na Bolsa de Nova Iorque as aes alcanavam as cotaes mais altas de sempre. Milhares de pessoas investiam na bolsa, os valores das aes subiram, mas as empresas no estavam to prsperas como o valor das aes fazia acreditar. Superproduo produo agrcola e industrial crescia mais

rapidamente do que o consumo, o que levava acumulao dos stocks de mercadorias, sem que houvesse compradores, os preos tiveram de baixar. Deflao situao econmica de baixa generalizada dos preos , levando a uma quebra dos lucros para as empresas.

[Escreva texto] Resumo Histria 9 ano Agricultores no conseguiam vender as suas produes., levando muitos deles runa, isto levou tambm reduo da capacidade de consumo de produtos industriais.

A CRISE INSTALA-SE:

Outubro de 1929 -baixa de lucros em muitas empresas americanas, tanto agrcolas como industriais;

Com receio de que estas desvalorizassem, muitos investidores tentaram vend-las, todos procuraram fazer o mesmo.

24 de outubro de 1929 quinta-feira negra , 12 milhes de aes foram apresentadas na Bolsa sem encontrarem comprador foi o Crash de Wall Street

Milhares de acionistas ficaram arruinados , tendo o valor das aes continuado em descida acentuada. Muitos bancos foram falncia, arrastando consigo empresas que dependiam do crdito bancrio.

Acentuava-se a crise de superproduo os preos desceram, grande parte dos produtos agrcolas e industriais no tinham compradores.

Milhares de empresas, sobretudo as pequenas e mdias, tiveram de fechar.

O desemprego aumentou comeou o crculo vicioso das crises mais desempregados menor consumo mais falncias mais desemprego e assim sucessivamente.

[Escreva texto] Resumo Histria 9 ano

UMA CRISE ESCALA MUNDIAL

A Grande Depresso: a crise tornou-se na grande depresso do sistema capitalista, pela gravidade, pela durao e pela dimenso geogrfica atingida. A partir dos finais de 1932 comearam a fazer-se sentir os primeiros sinais de recuperao. Teve uma dimenso praticamente mundial, no escapando quase nenhum pais (excetuando a URSS, que estava isolada economicamente).

Fatores de propagao da Crise:

- Rapidez do alastrar da crise - Retirada dos capitais americanos investidos na Europa (levando falncia de bancos, e de empresas). - Contrao do comrcio mundial- a crise levou a que os pases reduzissem as suas compras ao estrangeiro, muitos pases no conseguiram escoar a sua produo ( quer industrial quer de matrias primas).

As graves consequncias sociais: - EUA milhares de agricultores foram runa e tiveram de deixar as suas terras procurando trabalho. - uma enorme misria abrangeu cidades e campos, e milhes de toneladas de alimentos foram destrudas, para tentar aumentar os preos.

[Escreva texto] Resumo Histria 9 ano - Nos EUA e resto do mundo muitos pequenos e mdios industriais perderam os seus bens e tiveram de tornar-se assalariados ou caram no desemprego. - Membros das classes mdias ficaram arruinados (perderam tudo o que tinham). - Milhes e milhes de trabalhadores foram lanados no desemprego e na mais dura misria sem subsdios ou indemnizaes. - Esta situao criou um clima de descontentamento e de desespero, o que ter profundas consequncias polticas.

AS RESPOSTAS CRISE:

O New Deal americano: - EUA foram os primeiros a iniciar uma politica de intervencionismo econmico ( esta interveno do estado da economia no era desejada pela maioria dos industriais, banqueiros e comerciantes).

- 1933 Presidente Franklin Roosevelt dos EUA lanou o chamado New Deal - tratava-se de um conjunto de medidas de recuperao econmica, pretendia-se resolver o problema do desemprego, aumentar o poder de compra da populao, de forma a relanar o consumo e a produo.

- Medidas do New Deal financiamento de grandes obras pblicas (estradas, barragens, escolas etc); criar novos empregos; limitao da semana de trabalho a 40 horas semanais para criar novos postos de trabalho, subsdios s empresas que admitissem novos trabalhadores, melhoria do poder de compra dos assalariados com medidas como o salrio mnimo e o subsdio de desemprego.

[Escreva texto] Resumo Histria 9 ano - A poltica de Roosevelt conseguiu reanimar a economia dos EUA, mas os efeitos da crise s desapareceram totalmente com a segunda guerra mundial, que iria dar um impulso produo industrial. _____________________________________________________

Вам также может понравиться