Вы находитесь на странице: 1из 5

Georges Didi-Huberman fala sobre imagens e memrias do Holocausto

Em ensaios sobre fotografias dos campos de concentrao e sobre o Museu de Auschwitz-Birkenau, o filsofo francs, que far conferncias no Rio em maio, discute a forma como historiadores e instituies recordam o Holocausto, buscando alternativas entre a interdio do irrepresentvel e a explorao cultural e comercial Por Guilherme Freitas Em agosto de 1944, um grupo de prisioneiros do campo de concentrao de Auschwitz-Birkenau, na Polnia ocupada pelos nazistas, elaborou um plano desesperado para tentar fazer chegar ao mundo em guerra notcias do horror que viviam. Eles eram membros do Sonderkommando, o comando especial formado por judeus forados a trabalhar nas cmaras de gs. Com apoio da Resistncia polonesa, contrabandearam uma mquina fotogrfica, e um prisioneiro annimo conseguiu fazer quatro imagens, despachadas para fora do campo em um negativo escondido em um tubo de pasta de dente. Mesmo desfocadas e tomadas por grandes reas de sombra (pois o prisioneiro precisou se esconder nas cmaras de gs para fotografar sem ser visto), essas imagens so o registro visual mais explcito que se conhece do inferno dos campos. Em duas delas, possvel ver homens caminhando entre pilhas de corpos incinerados ao ar livre. Em outra, um grupo de mulheres nuas conduzido para o crematrio. A quarta pouco mais que um borro.

O filsofo e historiador da arte francs Georges Didi-Huberman tem se dedicado a analisar essas fotos e, mais que isso, a debater a maneira como historiadores, instituies (e o pblico em geral) lidam com as imagens e as memrias do Holocausto. Esse o tema de dois de seus ensaios mais importantes, recmpublicados em portugus: Imagens apesar de tudo, de 2004, em edio do Projeto Ymago (www.proymago.pt), e Cascas, de 2011, includo no novo nmero da revista serrote. Imaginar o inimaginvel Professor da Escola de Estudos Avanados em Cincias Sociais (EHESS), em Paris, Didi-Huberman rene em Imagens apesar de tudo dois textos. O primeiro um estudo das quatro fotografias, no contexto do debate sobre o carter irrepresentvel do Holocausto. Se o projeto nazista era no deixar rastros do extermnio em massa para torn-lo inimaginvel, argumenta o filsofo, ento as fotos dos prisioneiros dirigiam-se ao inimaginvel, e refutam-no da maneira mais dilacerante possvel.

O segundo texto uma resposta polmica criada pelo primeiro. O autor foi criticado duramente por pesquisadores como Claude Lanzmann, diretor do documentrio Shoah e

defensor da tese de que no h representao do Holocausto em imagens (em seu filme de nove horas, um marco do cinema e da historiografia, Lanzmann usa apenas testemunhos). O pensamento, a escrita e a arte devem resistir ao sentimento de impossibilidade. Quando algo se apresenta como impensvel, a que deve trabalhar o pensamento diz Didi-Huberman, em entrevista por telefone, de Paris. Podemos at partir do princpio de que no h representao perfeita de um evento extremo como a Shoah. Mas se ficamos nessa posio tudo est perdido, porque nos submetemos ao inimaginvel e fazemos dele algo sagrado. Prefiro dizer que podemos tentar imaginar, apesar de tudo. Essa tese encontra eco em Cascas, no qual Didi -Huberman narra uma visita, em junho de 2011, ao Museu de Auschwitz-Birkenau, criado em 1947 na rea dos antigos campos. Descendente de vtimas do Holocausto (no qual morreram 800 pessoas com o sobrenome Huberman, entre eles seus avs), o filsofo, ao se ver diante do local onde era feita a triagem dos recm-chegados, diz para si mesmo: Isto inimaginvel. Mas acrescenta: logo devo imagin -lo apesar de tudo. Cascas construdo como uma srie de comentrios sob re fotos que DidiHuberman fez durante a visita. Registrou planos abertos dos galpes, estradas e da vegetao do campo, e captou detalhes reveladores. As cascas que arranca de uma rvore em Birkenau funcionam como metfora para a relao entre as imagens e a realidade: A casca no menos verdadeira que o tronco. inclusive pela casca que a rvore, se me atrevo a dizer, se exprime.

A certa altura, espanta-se ao ver trs das fotografias do prisioneiro annimo reproduzidas em totens enormes, em verses modificadas. As sombras foram eliminadas, tornando o enquadramento mais regular, e at os corpos das mulheres foram retocados. A quarta, o borro, sequer foi includa no memorial. Costumamos pensar que as imagens devem mostrar algo reconhecvel, mas elas so mais do que isso. So gestos, atos de fala. As sombras e a falta de foco dessas fotos mostram a urgncia e o perigo com que foram feitas. Eliminar isso com o pretexto de que prejudicam a visibilidade errado. Essas fotos so testemunhos, e desonesto cortar a fala de uma testemunha. Temos que escutar tambm seus silncios. Esse apenas um dos problemas apontados por Didi-Huberman em uma instituio que tenta transformar um lugar de barbrie em lugar de cultura. Antigos galpes de Auschwitz foram transformados em pavilhes nacionais. Outro virou estande comercial, onde se encontra venda um gibi sobre a paixo

de uma prisioneira por um guarda do campo. A questo toda est em saber de que gnero de cultura esse lugar de barbrie tornou-se o espao pblico exemplar, escreve. Usar simplificaes e mentiras para transmitir a verdade um contrassenso diz o filsofo, que, porm, elogia o fato de Birkenau ter sido transformado no em um museu, como Auschwitz, mas em stio arqueolgico. Arqueologia das imagens Didi-Huberman deixa clara a preferncia pelo que chama de olhar arqueolgico sobre as imagens e o mundo. Mtodo inspirado no filsofo Walter Benjamin e no historiador da arte Aby Warburg (1866-1929), sobre quem organizou em 2011 a exposio Atlas, base da mostra que traz o francs ao Rio em maio ( leia mais aqui), e do livro Atlas ou a gaia cincia inquieta, que sair em breve em portugus pelo Projeto Ymago. Didi-Huberman aponta Warburg como um dos fundadores de uma arqueologia das imagens. Warburg via as imagens como objetos arqueolgicos. Em cada imagem que olhamos e relacionamos com outras imagens e textos, podemos descobrir pontos de convergncia de mltiplas temporalidades diferentes. O filsofo define o olhar arqueolgico como a capacidade de comparar o que vemos no presente, o que sobreviveu, com o que sab emos ter desaparecido. S assim, diz, o visitante atual de Auschwitz entende que no caminha apenas em um museu, e sim no maior cemitrio do mundo. Analisar imagens antigas como andar por uma runa. Quase tudo est destrudo, mas resta algo. O importante como nosso olhar pe esse algo em movimento. Quem no sabe olhar atravessa a runa sem entender.

Вам также может понравиться