Вы находитесь на странице: 1из 5

1 CONTEXTUALIZAO DA ORGANIZAO A RB LTDA.

uma empresa do ramo auto pea, localizada na Rua Voluntrios da Ptria, 2000 CIC, na cidade de Curitiba. A RB uma empresa Multinacional de origem Alem fundada em 1886, possui 260 fbricas ao redor do mundo com mais de 242 000 funcionrios, seu faturamento no ltimo ano foi de 40 bilhes de euros, sendo que 2,9 bilhes foram investidos em pesquisa e desenvolvimento e 2,4 bilhes em ativos. As projees futuras so boas tendo em vista que a RB lder mundial no mercado de produtos Diesel, possui alta tecnologia e seus produtos so desenvolvidos em conjunto com os clientes algo muito importante, pois o cliente a pea chave no negcio. A RB Ltda, hoje a lder mundial e tambm uma das maiores e mais importantes fabricantes de sistemas de injeo diesel para veculos de passageiros, veculos comerciais leves e pesados, motores industriais, martimos e agrcolas do mundo. A RB Ltda comeou com uma linha de produo de sistemas de injeo diesel em 1927, e atualmente ostenta a mais extensa rea de pesquisa, desenvolvimento e programa de produo de todo o mundo, com a vantagem de possuir alta qualidade, preos competitivos e a segurana do equipamento original de fbricas em importantes montadoras como: Daimler Chrysler, Mack, Volvo, Scania, MAN, Volkswagen, Ford, entre outras. A empresa esta dividida em vrios nveis hierrquicos, sendo eles: Diretor de Produo Pessoa responsvel pela planta que reporta para Diretor Comercial Pessoa que dirige toda parte Comercial e Financeira da

Presidncia na Matriz (Alemanha) e Conselho da Fundao. Organizao, subordinada ao Diretor de Produo, porem reporta algumas atividades para a Matriz. Diretor Engenharia Pessoa responsvel por toda parte de desenvolvimento dos produtos (engenharia e mtodos de construo);

Gerentes Pessoa responsvel por uma determinada rea da cadeia da

produo. Exemplo Gerente de Qualidade abrange toda as reas que so responsveis por qualidade de construo (dimensional do produto), produo (mtodos padronizados) e atendimento (Satisfao do Cliente). Chefe Pessoa que cuida do efetivo operacional do macro processo da fabrica Planejador Pessoa responsvel por desenvolver o mtodos e tcnicas de (pessoas que produzem o produto); fabricao. Exemplo Planejador de Metrologia realiza tcnicas de medio, desenvolve calibradores, realiza as analise estatsticas do processo e aplica as ferramentas da qualidade. Especialista Pessoal que executam as tcnicas desenvolvidas pelo Superviso Pessoa que cuida diretamente de um grupo de operadores de um Operador Pessoa que executa as tarefas que agregam valor direto a produto planejamento. processo, dando todo o apoio administrativo. (operacional).

O nome RB destacou-se na histria do desenvolvimento tecnolgico, que hoje esto representados por 03 setores de negcios: Tecnologia Automotiva, Bens de Consumo e Tecnologia de Construo e Tecnologia Industrial. O negocio da Fabrica de Curitiba esta totalmente voltado para o sistema de injeo diesel. Atualmente produzindo Bombas de injeo Diesel, bicos injetores e os Sistemas de injeo UP e CRI. Sua produo esta dividida para o setor automotivo nacional e internacional, tais como veculos de transporte pesado, utilitrios, implementos agrcolas e sistema de gerao de energia.

O servio que ser prestado a RB esta direcionado a: Desenvolver um novo processo de controle dimensional e introduzi-lo para o Realiza uma analise do laboratrio atual para avaliar a necessidade de novos Analisar as tcnicas que so utilizadas atualmente para propor modificaes que Propor uma logstica que beneficie ao mximo a relao da produo em casos Elaborar uma documentao eficiente que repasse para o operador as novo produto que a RB Ltda ir fabricar. investimentos para o novo produto. otimizem o processo eliminando os desperdcios. de no conformidades no processo de exame das caractersticas. atividades que bsicas que ele necessite realizar para que o processo seja eficaz. Os principais fornecedores que daro suporte na parte de equipamento de medio sero DEA, Zeiss, Leitz e Mitutoyo (Mquinas de Medio por Coordenadas). J no desenvolvimento de dispositivos contaremos com Microntek Usinagem de Preciso e Usicomp Usinagem e Indstria de Peas Ltda. O cliente que utilizara o produto final ser a Fabrica Cummins de motores, sendo este o um dos principais clientes de seus produtos.

2 VISO EMPREENDEDORA. Empreendedorismo ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que j existem. sonhar para frente, dar funo e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo provocar o futuro, reunir experincias e ousadias, ir alm do tradicional segundo consultor Jos Carlos Teixeira, publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notcias, de 19/05/2000. Misso da RB: Oferecer produtos de ponta no mundo todo, mantendo nossa palavra, buscando a melhoria continua e sendo melhores que a concorrncia. Para ns a qualidade o nosso maior tesouro, a inovao garante os negcios de amanh e a Orientao ao Cliente empolga clientes e Colaboradores. Viso da RB: Efeito nos Clientes: Conquistamos nossos clientes com fora inovadora e eficincia operacional, com credibilidade e qualidade. Unio dentro da Empresa: Como colaboradores, estamos unidos no mundo inteiro pela vivncia diria de nossos valores. A diversidade cultural um diferencial competitivo para ns. Misso do projeto: Desenvolver tcnicas para minimizao do Led Time de medio reduzindo os custos e eliminando os desperdcios. Oferecendo um servio de ponta, buscando a melhoria continua. Viso do Projeto: Ter a melhor metodologia de medio, com a maior flexibilidade e qualidade de servio para um sistema de produo enxuto. Servir de referencia para novos laboratrio de medio com foco produtivo.

PARTICIPAO DE MERCADO DA RB Ltda. Na Amrica do Sul, so atendidos todos os clientes do mercado Diesel, angariando uma participao de 75%. Em nvel mundial, datem-se a liderana de mercado com 65% de participao. Este fato se deve a grande variedade e diferenciao tecnolgica de nossos sistemas e presena global, j que possui 23 plantas distribudas nos continentes Europeu, Asitico e Americano. Recentes lanamentos da RB para o mercado de reposio Diesel, so componentes para injeo eletrnica - incluindo aplicaes UIS (Unit Injector System - Bomba-bico), para caminhes Scania e Volvo, e STH (Conjunto porta-injetor) para caminhes Mercedes-Benz, mostrando que tambm na reposio a Bosch acompanha a tendncia mundial de evoluo tecnolgica dos sistemas Diesel.

Вам также может понравиться