Вы находитесь на странице: 1из 9

Escola B+S Bispo D.

Manuel Ferreira Cabral Disciplina de Qumica Ano lectivo 2010/2011

Composio de uma liga metlica

Professora:___________________ Classificao:__________________

Questo Problema
uma liga metlica?

29/09/2010

Como determinar a presena de alguns elementos na composio qualitativa de

Objectivo
Identificar, qualitativamente, o ferro e o mangansio no material que constitui o clipe, aps dissoluo deste numa soluo cida.

Introduo Terica
Uma liga metlica uma mistura slida, frequentemente homognea, que se obtm por arrefecimento de um metal fundido com um ou mais elementos, metlicos ou no metlicos. A mistura normalmente realizada dissolvendo-se uns nos outros, no estado lquido, os elementos constituintes da liga. O metal base, ou solvente, cuja concentrao a mais elevada fundido em primeiro lugar num cadinho e em seguida adicionam-se os outros elementos da liga sob a forma de fragmentos slidos, previamente pesados, que se dissolvem por agitao. Devido ao efeito de liga ou formao de estrutura polifsica, as caractersticas da liga metlica resultante so geralmente melhoradas em relao s caractersticas dos metais puros. As ligas mais teis incluem bronze, lato, cupronquel, duralumnio, prata alem, peltre, solda, ao e ao inoxidvel. O ao uma liga do sistema ferrocarbono trabalhvel a quente, que susceptvel de adquirir propriedades muito diversas por meio de tratamentos adequados. Trata-se de uma das ligas mais vulgarmente utilizadas onde a percentagem de carbono , geralmente, de apenas 0,1 a 1,0% mas, nos aos no ligados e fracamente ligados, a

percentagem de carbono pode atingir 2% e nos aos fortemente ligados 2,5%. So tambm constituintes normais do ao o silcio (0,2%) e o mangans. A percentagem de carbono na liga tem uma importncia fundamental nas propriedades do material e na utilizao que se pretende para esse material. Por outro lado, o ao pode ser submetido a diversos tratamentos, tanto trmicos como fsicoqumicos, com a finalidade de lhe conferir determinadas propriedades, obtendo-se ligas denominadas de aos especiais. O ao pode ser classificado atendendo sua composio: ao-carbono, aos ligados (com nquel, com cobalto, com silcio ou com crmio, entre outros); e sua utilizao: autotemperante, de cadinho, rpido, para manes, para molas, automtico, de construo, elctrico, fundido, entre outros. Por exemplo, os clipes que vulgarmente se utilizam so constitudos por um ao com uma percentagem de mangansio inferior a 1%, que aumenta a dureza da liga. Uma anlise qumica consiste na determinao dos componentes de uma amostra qumica. Quando esta anlise tem por objectivo isolar e identificar os elementos, ies ou funes orgnicas ou inorgnicas que constituem uma substncia, esta designa-se de anlise qualitativa. Quando a finalidade conhecer a proporo em que se encontram os diferentes componentes de um produto, denomina-se de anlise quantitativa. A anlise qualitativa pode efectuar-se por via seca, isto , sem dissolver a amostra, ou por via hmida A anlise qualitativa por via hmida (em soluo aquosa) tem como finalidade conhecer a proporo em que se encontram os diferentes componentes de um produto na qual a amostra dissolvida num meio aquoso, envolvendo a separao e procedendo de seguida a uma identificao sistemtica dos diferentes anies e caties (marcha analtica) por reaces de precipitao selectiva. Na anlise qualitativa por via hmida, necessrio dissolver, adequadamente e com segurana, a amostra quando a mesma se encontra no estado slido. As principais tcnicas ou escalas de trabalho usadas na anlise qualitativa so a microescala e a semi-microescala. Na microescala, a massa da amostra varia entre os 0,001g e os 0,01g;enquanto que, na semi-microescala, a massa da amostra varia entre os 0,01g e os 0,1g.

Materiais e Reagentes
Materiais/Equipamentos
Balo volumtrico de 100mL Clipe (m=0,1g) Pipeta de Pasteur Erlenmeyer, de 100mL e de 250mL Funil Papel de filtro Placa de aquecimento Provetas de 10mL e de 100mL Vidro de relgio Pompete

Reagentes
HNO3 (3mol/dm3) gua desionizada H3PO4 (15mol/dm3) K3Fe(CN)6 3H2O KIO4

Procedimento
Erlenmeyer de 250mL: Clipe+50ml HNO3 (3 mol/dm3) Aquecer na hotte

Em papel de filtro: 2 Gotas da soluo + 2 Gotas de K3[Fe(CN)6]

Num erlenmeyer de 100 mL: 5cm3 da soluo + 2cm3 de H3PO4 + 2 cm3 de KIO4 Aquecer na hotte
4

Registo de observaes
K3[Fe(CN)6]3H2O (aq) Soluo (clipe dissolvido H3PO4 (aq) + KIO4(aq) Azul Rosa com HNO3) Tabela 1:Registo das cores obtidas aquando a mistura da soluo preparada com os reagentes

Tratamento de resultados
Inicialmente, adicionou-se cido ntrico concentrado amostra a analisar (clipe), oxidando o mangansio a catio Mn2+ (aq) e o ferro a catio Fe3+ (aq): Fe(s) + 6H+(aq) + 3NO3(aq) 3NO2(g) + Fe3+(aq) + 3H2O(l) Mn(s) + 4H+(aq) + 2NO3(aq) 2NO2(g) + Mn2+(aq) + 2H2O(l) Para se identificar o io Fe3+(aq) adicionou-se a soluo ao sal K3Fe(CN)6, hexacioanoferrato(III) de potssio tri-hidratado formando um precipitado azul: 4Fe3+(aq) + 3[Fe(CN)6]4(aq) Fe4[Fe(CN)6]3(s) Para se identificar o io Mn2+(aq) adicionou-se periodato de potssio (KIO 4), um oxidante muito forte em meio cido fosfrico de modo a que o catio mangansio fosse oxidado a anio permanganato MnO4: 2Mn2+(aq) + 5IO4 + 3H2O(l) 5 IO3 + 2MnO4 (aq) + 6H+(aq)

Discusso
Com o intuito de analisar uma liga metlica (o ao inoxidvel), para determinar a presena dos elementos Fe3+(aq) e Mn2+(aq) na sua composio qualitativa, procedemos dissoluo de um clipe em acido ntrico, para detectar a presena dos caties anteriormente referidos, visto que, a presena do acido ntrico oxida o mangansio a catio Mn2+ e o ferro a catio Fe3+. No caso da identificao de Fe3+ (aq), este pode ser identificado pela reaco com o sal K3Fe(CN)6, com a formao de um precipitado de cor azul-escura. O que se observou quando juntou-se algumas gotas da soluo do clipe dissolvido com a soluo de hexacianoferrato (III) de potssio. O catio mangansio oxidado a anio permanganato MnO 4-, na presena de periodato de potssio (KIO4), em meio cido fosfrico (H3PO4). Tal se observou quando colocou-se a soluo dissolvida em meio cido fosfrico, e em seguida adicionou-se o KIO4, verificando-se assim, que o catio mangansio havia sido oxidado, pois a mistura de solues, depois de aquecida, ficou com a cor violeta; cor caracterstica do io MnO4-.

Concluso
Para proceder anlise da liga metlica, a amostra tem de ser dissolvida num cido para que se obtenha uma soluo que contenha caties metlicos. No caso do clipe (constitudos por ao, que uma liga ferro-carbono), este foi dissolvido em cido ntrico, que iria oxidar o mangansio e o ferro (material que constitui o clipe), transformando-se ento, em caties metlicos. Esta amostra facilitou a anlise qualitativa de caties, pois sups-se que existiriam apenas os dois ies referidos, e desprezou-se possveis interferncias. Pde-se assim, identificar facilmente a presena dos ies Mn2+ e Fe3+, com as reaces efectuadas.

Bibliografia
Diciopdia 2008 http://www.infopedia.pt/$analise-quimica http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_qualitativa SIMES, T.; QUEIRS, M.; SIMES, M. (2010). Qumica em Contexto (Parte 1); pg.151; Porto Editora.

Вам также может понравиться