Вы находитесь на странице: 1из 9

Professores da vida

Elio E. Mller

Colgio Evanglico de Panambi.

FOLHETO POPULAR
27 de junho de 2013

de Elio Eugenio Mller, 1972. uma Reviso em 1999. a Concluso, do mesmo autor, 2013.

Reservados todos os direitos ao autor.

Novo endereo do autor: ELIO EUGENIO MLLER Rua Guilherme Pugsley 2512, Ap 1003 80600-310 - Curitiba PR Fone: (041) 99511741 eliomuller@uol.com.br

Professores da vida.
Eu estudei quase uma vida estudantil inteira numa mesma escola, o Colgio Evanglico de Panambi. Foi da primeira srie primria ao segundo ano da Escola Tcnica de Comrcio. Foram 12 anos de minha vida neste Colgio. Talvez algum ir estranhar essa minha conta, por isso preciso explicar que alm dos cinco anos de Escola Primria, fiz a 6 Srie, de formao profissionalizante, para eventual emprego no comrcio local, com aulas de datilografia, correspondncia comercial, jurdico comercial, alemo comercial, noes de contabilidade e merceologia (cincia comercial que trata das leis de compra e venda). Foi na verdade, um ano perdido. O certo teria sido o ingresso direto na 1 srie do Curso Ginasial, o que realizei na sequncia.

Quando iniciei os meus estudos a minha escola era ainda pequena e era denominada de Escola Sinodal Tobias Barreto.

Tenho as melhores lembranas possveis daquele tempo, a comear pelo ambiente, no complexo educacional no chamado Morro da Igreja, numa escola que era um verdadeiro laboratrio de ensino, com uma formao da melhor qualidade, num ambiente cercado de rvores e, nos fundos, at com uma extensa mata.

Lembro muito bem da minha primeira professora, Gerda Margarida Weiser, uma mulher solteirona, franzina e meiga Era uma pessoa muito doce.. Uma tima alfabetizadora. Lembro que a turma toda gostava dela.

Professora Gerda Margarida Weiser

Depois, no terceiro ano primrio, tivemos a professora Lilly Fensterseifer que nos acompanhou at a 5 srie. Quando entrei pra quinta srie, aconteceu o pior. Passei a estudar de manh. Acordar s seis. No inverno era um frio intenso. A professora Lilly foi bem mais severa que Gerda, mas eu a adorava e gostava de ir at a propriedade dos pais dela para ver a enorme propriedade, o potreiro com gado e as plantaes. Na 6 srie minha professora foi Elira Brackmann. Ela era uma boa professora, atenciosa, propunha atividades, nos ouvia e nos aguentava, pois a maioria no estava satisfeito por descobrirem que

a 6 srie representava uma perda de um ano que poderia j ter sido dedicado ao curso ginasial..

A minha escola cresceu ampliando o seu espao fsico. Eis o complexo do Colgio Evanglico de Panambi. O ponto alto da paisagem era o bosque que dominava toda a paisagem nos fundos do Colgio.

No Curso Ginasial no lugar de um professor, havia vrios. Porm tnhamos o chamado professor da turma, o amigo e conselheiro. O meu professor de classe durante os quatro anos foi Bruno Prass, natural de Picada Capivara, Ivoti. Ele estudara no PrTeolgico e s no se tornara pastor, por uma questo de vocao. Ele desejava ser professor.

Prof. Bruno Prass

Desta fase do Ginasial recordo bem de todos os professores que tambm foram marcantes.

Fao incio com Oscar Lange, nosso professor de duas matrias, Histria e Religio, que eram minhas favoritas. Ele conseguia transformar a matria em aulas vivas nos fazendo embarcar em verdadeiras viagens pela histria da nossa civilizao bem como viagens atravs da Biblia.

Professor Oscar Lange

Parecia que a gente estava presente nos cenrios que o professor Oscar Lange ia pintando diante de ns. O professor de classe Bruno Prass foi o nosso professor de duas matrias, de Portugus e de Ingls. Foram aulas que tambm me marcaram muito. Ele me ensinou como ler contos e poesias e nos fez decorar, por exemplo, I-juca Pirama de Gonalves Dias, que depois tivemos que encenar. Ele nos incentivava a ler muito e tnhamos que conhecer algumas obras dos principais escritores nacionais. Alm de Portugus tivemos tambm aulas de Latim, com o professor Prass. Uma matria que eu detestava era a Matemtica. O interessante, porm, que o prprio diretor co Colgio assumira estas aulas.

Diretor Hermann Wegermann

O Diretor Wegermann era muito competente mas tambm muito exigente. Entretanto, apesar de toda essa dedicao, ele no conseguiu despertar em mim um interesse maior pela Matemtica.

O professor de Francs foi Eugen Leitzke. As aulas foram ministradas nos dois anos finais, do curso de nivel ginasial. O professor de Msica e Canto foi inicialmente Alfred Petzold. Eu adorava a histria da Msica tanto a clssica bem como tambm a popular, a folclrica e a tradicionalista. Ele nos fazia pesquisar as biografias dos expoentes da Msica Clssica, desde Betthoven, a Mozart, a Haendel e tantos outros. O momento mximo para mim, eram os dias em que ele trazia a sua velha eletrola e nos proporcionava edies de msica clssica, no intuito de nos dar a conhecer algumas das principais obras. Nos anos posteriores as aulas de canto foram assumidas pela professora Gisela Brietzke. As aulas dela foram voltadas mais ao cancioneiro do folclore riograndense e ao tradicionalismo gacho.

J na Escola Tcnica do Comrcio, no nvel de 2 grau, destaco os nomes dos professores Willy Pautz (portugus), o bancrio Pinga Pinz e o industrialista e lder poltico Orlando Schneider, sendo que este ltimo era o Diretor do Curso,.

Professor Orlando Idlio Schneider Diretor da Escola Tcnica de Comrcio

A Escola Tcnica de Comrcio funcionou em trs salas, na ala esquerda, deste prdio.

Esses e muitos outros professores foram responsveis pela minha formao educacional e contriburam muito por me tornar quem eu sou hoje.

E eu tenho certeza de que eu sou muito daqueles meus professores do passado, principalmente da fase inicial, de alfabetizao e do curso primrio (hoje diramos do ensino fundamental).

Sade e felicidade para todos os professores. Elio Eugenio Mller

Вам также может понравиться