Вы находитесь на странице: 1из 5

Captulo 4 Motor de Induo

O motor de induo recebe a corrente alternada diretamente nos enrolamentos do estator. Esta corrente ento transmitida ao rotor por induo, assim como em um transformador, a partir do estator. Desse modo, o rotor recebe a potncia no por conduo e sim por induo e, portanto, chamado de motor de induo. Para o funcionamento do motor de induo no so necessrios comutador, anis e escovas, o que o torna pouco necessitado de manuteno. Alm desta importante caracterstica, o motor de induo uma mquina robusta e relativamente barata, o que o torna bastante popular e adequado para vrios tipos de acionamentos. A ausncia de escovas evita as perdas eltricas por faiscamento e as perdas mecnicas, causadas pelo contato entre as escovas e o comutador ou anis. Como consequncia, o motor de induo possui uma eficincia relativamente alta. Em resumo, podem-se citar as seguintes vantagens do motor de induo: (i) robustez; (ii) relativamente barato e; (iii) exige pouca manuteno. Por outro lado, apresenta as seguintes desvantagens: (i) velocidade no facilmente controlada; (ii) corrente de partida pode ser de cinco a oito vezes a nominal e; (iii) apresenta fator de potncia (fp) baixo e atrasado quando est ligeiramente carregado. Existem dois tipos bsicos de motor de induo: motor de induo monofsico e motor de induo polifsico. Os monofsicos so mais teis em aplicaes domsticas. Por outro lado, os motores polifsicos so severamente utilizados em ambientes industriais onde se dispe de fonte de tenso trifsica mais facilmente. Como os sistemas de gerao, transmisso e distribuio so trifsicos, a maioria dos motores polifsicos so tambm trifsicos. trifsicos. Sendo assim, neste captulo os esforos sero concentrados nos motores de induo

Notas de Aula Professor Danton Diego Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

4.1 Motor de Induo Trifsico (MIT) Um motor de induo constitudo, basicamente, de um estator e um rotor. O estator formado por lminas de ao de alta permeabilidade revestidas por uma moldura de ao ou ferro fundido. A moldura de ao ou ferro fundido o suporte mecnico do motor e formado por material magntico projetado para no transportar fluxo magntico. O estator possui plos lisos e enrolamentos trifsicos distribudos espacialmente. O rotor pode ser de dois tipos: rotor gaiola de esquilo (ou simplesmente gaiola) e rotor bobinado. O rotor gaiola comumente empregado quando a carga acionada requer pequeno torque de partida e formado por barras curtocircuitadas nas extremidades do rotor, dando um aspecto de gaiola. Diferentemente, o rotor bobinado requerido apenas quando h a necessidade de acionar cargas que exigem alto torque de partida. O rotor bobinado apresenta enrolamentos trifsicos e anis de alumnio fundido localizados em cada extremidade do eixo do rotor.

4.1.1 Princpio de Funcionamento O estator de um MIT composto por enrolamentos idnticos que so interconectados e mecanicamente espaados de 120 eltricos para formar trs fases. Quando os terminais do motor so conectados a uma fonte trifsica balanceada, correntes de mesma amplitude e defasadas de 120 fluiro pelos enrolamentos: iA (t ) = I m sen ( t )

iB (t ) = I m sen ( t 2 3)

(1)

iC (t ) = I m sen ( t + 2 3) As correntes alternadas (CA) fluindo em cada um dos enrolamentos geram, em cada enrolamento, um campo magntico senoidal:
Notas de Aula Professor Danton Diego Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

H A (t ) = H m sen ( t )

H B (t ) = H m sen ( t 2 3)

(2)

H C (t ) = H m sen ( t + 2 3) A interao entre estes trs campos gera um campo magntico resultante de amplitude constante, que gira na velocidade sncrona. Se f a frequncia da corrente que flui no estator e p o nmero de plos do motor, a velocidade sncrona do campo magntico resultante ser: Ns = 120 f , p (3)

que em rotaes por minuto (rpm) pode ser diretamente obtida por:

s =

4 f p

(4)

que dada em radianos por segundo. As correntes senoidais que circulam nos enrolamentos do estator produzem um fluxo ( ) tambm senoidal que percorre o material

ferromagntico. Pela lei de Farady ( E = Nd dt ), tenses so induzidas no rotor do MIT. Tais tenses produziro correntes que iro interagir com o campo magntico do entreferro e daro origem ao torque eletromagntico, conhecido por torque de partida. Assim, quando o torque de partida maior do que o torque da carga, o rotor comea a girar na mesma direo do campo. Na ausncia de carga (funcionamento a vazio) o rotor alcana uma velocidade quase igual velocidade sncrona. Porm, o rotor nunca deve girar com velocidade igual velocidade sncrona, pois neste caso, as bobinas do rotor estariam estacionrias em relao ao campo magntico resultante e no haveriam foras eletromotrizes (fem) induzidas nelas. Conseguentemente, no haver mais torque o rotor ir parar de girar. Em resumo, o rotor recebe a energia por induo somente quando h diferena entre a velocidade do rotor e do campo magntico resultante. Uma vez que o rotor gira a uma velocidade
Notas de Aula Professor Danton Diego Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

menor do que a do campo magntico, o MIT tambm conhecido por motor assncrono. Considerando-se que Nm seja a velocidade do rotor a uma dada carga, a velocidade do campo magntico girante em relao ao rotor ser: N r = Ns Nm (5) relativa, quando normalizada, referida como

r = s m
Esta velocidade

escorregamento, e representada pela letra s, da forma: s= N r N s N m s m = = . Ns Ns s (6)

As correntes induzidas nos enrolamentos do rotor tambm produzem um campo girante, cuja velocidade em relao ao rotor : N1 = 120 f1 , p (7)

em que f1 a frequncia da tenso induzida e da corrente no circuito do rotor. Como N1 expressa a velocidade do campo girante em relao ao rotor, pode-se concluir que N1 = Ns Nm. Substituindo esta relao em (7) e isolando-se f1: f1 = p( N s N m ) . 120 (8)

De (3), (6) e (8), obtm-se: f1 = p ( sN s ) = sf , 120 (9)

em que f1 a frequncia no rotor e f a frequncia no estator. Logo: N1 = sN s . (10)

A Equao (9) mostra claramente que a frequncia do rotor (f1) depende diretamente do escorregamento do motor. Um motor de induo usualmente opera com baixo escorregamento. Em consequncia disso, a frequncia das

Notas de Aula Professor Danton Diego Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

tenses induzidas no rotor tambm baixa e, por esta razo, as perdas no ncleo do motor so frequentemente desconsideradas no circuito do rotor. A velocidade do rotor pode tambm ser expressa em termos da velocidade sncrona e do escorregamento: N m = (1 s ) N s . (11)

importante lembrar que, como o rotor gira a velocidade Nm, a velocidade do campo girante em relao ao estator ser dada por: N m + N1 = (1 s ) N s + sNs = Ns . (12)

Portanto, o campo do estator e do rotor esto estacionrios um em relao ao outro e a interao entre estes campos produz um torque constante em regime.

Exemplo 4.1: Uma mquina de induo trifsica, 4 plos, 460 V, 100 Hp e 60 Hz, entrega potncia de sada nominal com um escorregamento de 0,05. Determine: (a) Velocidade sncrona e a velocidade do rotor. (b) Velocidade do campo girante no entreferro. (c) Frequncia do circuito do rotor. (d) Escorregamento (RPM). (e) Velocidade do campo do rotor relativo a: i) ii) iii) Estrutura do rotor. Estrutura do estator. Campo girante do estator.

Notas de Aula Professor Danton Diego Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

Вам также может понравиться