Вы находитесь на странице: 1из 4

FONTE: http://www.souescolhido.com/talmid/index.php?

p=3672
Seguindo o Rabino Yeshua

Nos dias atuais, embora todos aqueles que crem em Yeshua digam estarem dispostos a segu -Lo, na realidade poucos o fazem. Existe uma grande diferena entre crer em Yeshua e decidir ser talmid (discpulo de Yeshua). Muitos esto satisfeitos com apenas crer, mas a realidade que Yeshua nos convida a muito mais do que isto. Ele nos convida a segu-Lo. Mas, afinal, o que significa ser um talmid (discpulo) de Yeshua? Esta srie de artigos visa justamente auxilar a esclarecer o que era ser um talmid (discpulo ) de Yeshua no primeiro sculo. Afinal, Yeshua no espera que sejamos diferentes daquilo que eram os seus talmidim (discpulos) originais. Seu chamado ao discipulado no mudou e nunca mudar at o Seu retorno. Um talmid no primeiro sculo Nossa imagem de um talmid (discpulo) pode ser a de um homem barbado, trajando um robe e sandlias. Ou pode ser simplesmente a imagem de um dos Doze que seguiam a Yeshua. Costumamos pensar no discipulado como sendo algo exclusivo do Brit Hadasha (o chamado Novo Testamento ), um fenmeno dos evangelhos, iniciado por Yeshua quando escolheu os seus talmidim (discpulos). Nada mais distante da realidade.Muito antes dos dias de nosso Mestre, o discipulado j era uma instituio bem conhecida na cultura judaica.Todos os grande s sbios, e boa parte dos rabinos dentre os P'rushim (fariseus) tinham talmidim (discpulos). O que significava ser um Talmid A palavra talmid, no hebraico, quer dizer aluno. Talmidim o plural de talmid . Normalmente esta expresso traduzida de forma convencional como discpulos. O talmid era um aluno de um dos sbios. A tarefa de um talmid era aprender tudo o que o seu mestre tinha para ensinar. Os talmidim do Judasmo no primeiro sculo aprendiam tudo do seu mestre, mas mais do que isso, aprendiam a serem como o seu mestre. Eles aprendiam as histrias contadas pelo seu mestre. Aprendiam as lies que o seu mestre ensinava. Aprendiam a comer a comida que o seu mestre comia. Aprendiam a guardar o Shabbat da forma que o seu mestre guardava e a fazer tsedakah (caridade) como o seu mestre fazia. Eles aprendiam ainda a orar como o seu mestre orava, a jejuar como o seu mestre jejuava. Aprendiam as mitzvot (mandamentos) do Eterno de acordo com a forma em que o seu mestre as guardava.

Os discpulos literalmente moravam com seus mestres, conceito este que para ns ocidentais do sculo 21 bem diferente. Viviam em tempo integral com seus mestres, faziam suas refeies com ele, seguiam-no a todo lugar que fosse, e o mestre lhes ensinava tudo o que podia. Segundo a tradio judaica, um discpulo deveria cobrir-se do p de seu rabino. Ou seja, deveria andar to prximo ao seu rabino que o p levantando pelas sandlias do rabino chegaria a lhes cobrir. Em outras palavras, deveriam estar o mais prximo possvel de seu rabino a todo o momento. Aps serem plenamente treinados, tornavam-se eles prprios mestres e faziam seus prprios talmidim (discpulos). A tarefa principal de um talmid (discpulo) era se tornar como seu m estre. Por isto, encontramos a seguinte frase no evangelho de Lucas: "...mas todo o que for bem instrudo ser como o seu rabino." (Lucas 6:40) Ou seja, quando um talmid (discpulo) completamente treinado, torna -se um rabino e forma seus prprios talmidim (discpulos), os quais tambm devem ser treinados para serem plenamente como o seu rabino, e depois tambm formarem seus prprios talmidim (discpulos). O relacionamento entre o talmid e seu rabino O relacionamento entre rabino-talmid era um lao bastante estreito e poderoso. Os talmidim (discpulos) consideravam seus rabinos como tendo maior autoridade do que seus prprios pais. Era um relacionamento muito maior e mais intenso do que qualquer relacionamento entre professor-aluno que existe na cultura ocidental. Era uma relao como a de um servo e um mestre (vide Matitiyahu /Mateus 10:24). Por isto, os talmidim (discpulos) do primeiro sculo se referiam aos seus mestres como 'Minha Excelncia' (vide Matitiyahu / Mateus 23:7-8 no Brit Hadasha Netzari), tratamento o qual permanece at hoje entre alguns grupos rabnicos. Esta relao era expressa como sendo uma relao entre pai e filho. Na literatura rabnica, um sbio da Torah considerado como um pai, e seus talmidim (discpulos) so chamados de sua fa mlia. Tanto que as escolas rabnicas eram conhecidas como 'Casas'. Por exemplo, a escola rabnica de Hillel era chamada de 'Beit Hillel' (Casa de Hillel). por isto que temos termos como Pirkei Avot (A tica dos Pais), etc. Os sbios dizem que ao seu rabino cabe maior deferncia do que at mesmo o seu pai biolgico, pois seu pai biolgico aquele que te trouxe para este mundo, mas o seu rabino aquele que te leva para o olam haba (mundo vindouro) -vide Bava Metsi'a 2:11 no Talmud. As quatro tarefas de um talmid No primeiro sculo, os talmidim (discpulos) dos sbios tinham quatro tarefas principais, e no seria diferente com os talmidim de Yeshua.

I Memorizar as Palavras do Rabino: Era uma das tarefas de um talmid (discpulo) memorizar as palavras de s eu rabino. O processo de transmisso oral era o nico mtodo praticado pelos sbios na poca. A fidelidade em tal processo deve se seriedade com que um talmid (discpulo) encarava tal objetivo, e um dos motivos pelos quais podemos confiar plenamente nos relatos dos evangelhos a respeito das palavras de Yeshua. At hoje, a fidelidade no processo de transmisso oral do povo de Israel impressiona at o mais ctico dentre os historiadores. Os grandes rabinos no escreviam pergaminhos ou compunham livros par a os seus alunos lerem e estudarem. Ao invs disto, ensinavam oralmente e seus talmidim (discpulos) estudavam memorizando suas palavras. O processo de memorizao em si era bastante simples, e era feito atravs da repetio incessante feita pelo talmid (discpulo) das palavras do rabino. II Aprender as tradies e interpretaes do rabino: Era tambm tarefa de um talmid (discpulo) aprender a tradio de como o seu rabino guardava as mitzvot (mandamentos) de o Eterno e interpretava as Escrituras. Cada de talhe a respeito do seu rabino era importante para o talmid (discpulo). O ltimo aprendia como o seu mestre lavava as mos, como guardava o Shabbat, como jejuava, como orava, como fazia tsedakah (caridade), como afixava a mezuzah, quais b'rachot (bnos) recitava antes de comer, etc. Alm disto, a forma como o mestre interpretava certas passagens das Escrituras, o significado que era extrado do texto, os estudos por ele relatados, as parbolas e histrias contadas para elucidar um ponto, a forma como ele explicava um passuk (versculo) ou entendia um certo conceito cada uma destas coisas era de importncia primordial para um talmid (discpulo). Detalhes deste tipo no eram apenas triviais. Para um talmid (discpulo), eram como prolas e pedras preciosas a serem guardadas e estimadas. III Imitar as aes do rabino: Tambm era tarefa de um talmid (discpulo) ser como seu mestre. O maior chamado de um talmid era o de ser um reflexo de seu rabino. Seu objetivo era o de um dia ser tal como o seu rabino. Um talmid (discpulo) estudava no apenas para obter o conhecimento de seu rabino, mas tambm para aprender como agir, como falar, e como responder exatamente como seu mestre faria. Um talmid (discpulo) estudava para fazer tudo aquilo que seu mestre fazia. A passagem de Lucas citada no incio deste estudo ilustra este conceito. IV Formar outros talmidim (discpulos):

A ltima e mais importante tarefa de um talmid (discpulo), quando seu treinamento fosse concludo, era a de formar seus prprios discpulos. Ele deveria criar uma gerao de novos alunos para transmitir as palavras que seu rabino lhe havia dito, as quais foram memorizadas por ele, e que tambm deveriam ser memorizadas por seus prprios talmidim (discpulos). A funo dele era a de transmitir aos seus talmidim todas as tradies, interpretaes, aes e comportamentos de seu rabino, sendo para eles um modelo perfeito daquilo que seu rabino havia sido. O objetivo era passar a tocha do discipulado de gerao em gerao. Ou seja, cada talmid (discp ulo) tornava-se um professor, um rabino, um mestre e um pai para uma nova gerao de talmidim (discpulos). Estas funes descrevem o contexto cultural da instituio do discipulado nos evangelhos. Quando Yeshua chamou os seus talmidim (discpulos), o chamado oferecido foi justamente de realizarem as quatro tarefas acima. Era assim que os seus talmidim (discpulos) teriam entendido o chamado do mestre. Concluso Yeshua passou trs anos vivendo com seus talmidim, ensinando -os e treinando-os para serem um reflexo dEle neste mundo. Quando Ele partiu para o Pai, deixou a seguinte mitzvah (mandamento): " Portanto ide, fazei talmidim de todas as naes..." (Matitiyahu 28:19). A to conhecida Grande Comisso nada mais do que a instruo de formar novos talmidim , tal qual era esperado de um talmid do primeiro sculo. Ou seja, Yeshua disse a eles que seu perodo de aprendizado estava concludo e que eles agora deveriam ensinar aos outros exatamente tudo aquilo que haviam aprendido de Yeshua. - See more at: http://www.souescolhido.com/talmid/index.php?p=3672#sthash.vzUHfenv.dpuf

Вам также может понравиться