Вы находитесь на странице: 1из 11

FUNDAMENTOS DO KAOS Jorge Mautner (1983)

fundamentos do kaos

Kaos = aparente repetio, como o ato sexual; deixaria de ser gostoso por ser sempre aparentemente a mesma coisa? Kaos = introduo de monotonia oriental no proceder e na arte do homem ocidental. Nova noo de tempo. Kaos = avano em espiral, rebelio pura e permanente, luta contra a III guerra mundial absorvendo-a, dormindo com ela, tornando-a comestvel, realidade sexual, palpvel, gustvel. Kaos = tenso dramtica, enlouquecedora, purificadora, da existncia. Tenso que aumenta sempre, tenso contraditria com estados de alma os mais opostos e diversos, convergindo sempre para uma tenso maior e para una ampliao maior dos opostos em intensidade e fria, aumentando assim a intensidade da tenso. Sado-masoquismo, depois um supra sado-masoquismo, e depois um supra-supra sado-masoquismo, e assim por diante, conscincia-intuio, razo-irracional, triste-alegre, luz-escurido, Yang-Yin, tudo aumentando sem cessar, em intensidade e fria, aumentando assim a tenso que une os opostos em crescimento contnuo, crescimento que inclui recuos, mortes, no-crescimentos, assassinatos. Kaos =o que eu sou. Ilegvel e legvel, sbio e burro, queimao, fogo que arde dentro da gente, necessidade de dizer, de dizer, de roubar o segredo dos deuses. E depois de cada roubo, a certeza de que h um segredo maior e que preciso roub-lo tambm, e assim por diante.

jorge mautner na hora talvez da depresso mais profunda, do vale mais enchido de lgrimas (e por isso mesmo um lago de choro seco), da tristeza mais chorona, que a gente d o salto, e atinge o inesperado oxignio da angstia que provoca a serenidade. As incompreenses ditadas pela carncia, pela ausncia de dadivosidade (talvez seja demais exigir tanta coisa de seres humanos to carentes, to cercados pela misria) as aes que tendem a dividir, e no unir. O desequilbrio no juzo crtico. A noo possessiva e objetificada no amor. As aes desencadeadas pelo grande medo, emocional, social, coletivo, individual-existencial intransfervel. Todos os medos reunidos na gelia geral do medo. Mas no medo ainda se est no terror do pesadelo, na angstia deu-se o salto, emergiu-se para a serenidade ditada por estranha mistura simultnea e constante da tristeza com a alegria, uma espcie de porco doce-azedo chins, um resumo ocidental do Tao chins, um retalho de retratos zen, uma exploso e uma imp1oso (uma bomba A e outra H, uma converte matria em energia, a outra energia em matria) assim os meus pensamentos de agora se dirigem com extrema lgica pelo tempestuoso mar das paixes. As ambiguidades em solene movimento. A tristeza esvoaa como esquadrilha de Migs soviticos imperialistas da KGB querendo bombardear algum territrio chins ideogrmico, ou algum pomar e jardim de belezas ocidentais onde arranha-cus redescobrem a natureza com a ecologia e o samba irmo gmeo dos blues da genial raa afro-india-americana que faz o planeta pulular de novidades e alegria com encanto e sinceridade e falta de mesquinhez. Vos altos, baixos, hermticos, abertos, sempre imperativo do: tudo ao mesmo tempo. Porque condenam assim uma mente assim? Esse sistema nervoso, ser incompatvel com o mais? A parania o mito defensivo da nossa mais ntima memria e mais acarinhado projeto. A destruio obra dos inimigos e traidores. O amor o pssaro que anuncia a Paz, e a guerra motivada por dios terrenos de conquista e cimes. De Tria at a nossa triste guerra entre as paredes cinzentas desse quarto guanabarino. Chove, chove, a chuva muito reconfortante pois tem um ritmo de mil batuques de alguma Iemanj celestial.

fundamentos do kaos

ILUMINAO FELINA: POSTURA DO SENTIR

A guerra mundial no ser o fim da Humanidade, ou tambm poder ser o fim. Que ser ser....... Sou um religioso, mstico, irracionalista. Intensificar a sensibilidade intuitiva, sensorial, visual. Aprender a ver tudo de novo, sob um novo ngulo, a partir de um novo foco. Ser profeta. Ouvir o que ningum ouve. Desprezar o conhecimento racional ao ponto, apenas, de consider-lo 15% de nossa capacidade... A iluminao comea quando se descobre que a maior coisa ser gato. E quando a gente comea a aprender a respirar como o gato, e andar como os felinos, e a sentir o cheiro das coisas mais do que compreender as coisas, neste dia que voc entra no reino da iluminao. Quando a gente gato, a gente age quando nos nervos d vontade de agir. Raramente a gente pensa. A gente desliza como tigres, tudo sensual, e no h sentido nenhum, meta nenhuma, objetivo nenhum, apenas desliza vagarosamente com os nervos registrando tudo. Eu, como gato, s vezes falo com os homens. Alguns deles so simpticos mas querem sempre explicar coisas. E eles me falam de revo1ues e teorias. E depois que Trotsky morreu assassinado no Mxico, com machadadas na cabea e seu sangue correu. Imaginem aquele velhinho, personagem da tragdia grega, com aqueles culos e aquela barbicha e aquele olhar ao mesmo tempo doce, duro, com o crnio arrebentado. A revoluo acabou. Depois eu vou procurar meus amigos gatos, com os quais no preciso falar, pois a gente se entende por gestos e olhares.

jorge mautner

Kaos o anti cor de rosa Marx + Nietzsche a chegada do irracional num mundo economicamente satisfeito no dia da fartura econmica vir sobre o mundo o grande delrio do sangue e do sexo. Surgir de novo que nem na Grcia Arcaica o t-t selvagem das canes de Dionisius-Exu e de outros deuses asiticos. No haver deuses, o deus ser o prprio homem que se agoniar procura do grande mistrio que restou: a morte. Claro, a Humanidade avanou, porm estaremos num momento paralelo ao momento em que a tragdia comeou na Grcia e a figura mtica de Dionisius era o smbolo do homem trgico. O super-homem de Nietzsche gritar pelo mundo seu grito de dor. Kaos = conflito criador. KAOS = REBELIO CONSTANTE, postura trgica e dinmica para a morte Herclito e Heidegger, os maiores pensadores, que deram ao homem sua terrvel dimenso. E a chuva se abater, se abater como chicotadas e como chicotadas na areia da praia a areia da praia ficar cinzenta e o mundo como praia ficar cinzento e ento tudo mergulhar no irracionalismo da poesia num grande mito trgico em que o choque das paixes humanas vigorar como nica lei como um ciclone sobre os homens. Ser o dia da tomada de conscincia coletiva de que o ser para a morte. E ento a se festejar a vida. Sem piedade crist, sem trapaa, sem dogmas, sem leis, sem conceitos. Apenas a flauta, o tambor, a chuva e a dana.

fundamentos do kaos

Foi o samba quem tudo me ensinou. A negritude una cultura to profunda se no for mais, que a chamada caucasiana, ocidental, fustica. Heidegger, Mozart, iguais se no pouco inferiores a: batuques, maracatus e blues. Orixs e ax! Um dia, brevemente, os tambores dos terreiros ecoaro em Londres, Paris, Viena, at mesmo em Buenos Aires, alimentando os plidos vampiros que necessitam de nosso sangue, vitamina B12 para sobreviver e rir e ter alegria. Ns fabricamos o plasma mundial. Braslia o lugar de pouso de discos-voadores. A f sempre foi apenas a mais rigorosa das cincias. S os mais ousados a possuem. Ela est exatamente no meio da diagonal formada pelas foras gravitacionais que se instalam em ambos os aparentes extremos de nosso universo elptico. Emanam a fora da gravidade cuja velocidade maior que a da luz e essa fora que o magnetismo do teu olhar a invadir oceanos como flecha de algum Oxossim voador.

jorge mautner

Gil como os pr-socrticos, vai alm da filosofia, pensa, um pensador que canta, dana, melodiza & harmoniza seus pensamentos. Como nas tribos primitivas (primitivas = super-contemporneas porque ideogrmicas como a flecha e o relmpago) os feiticeiros so sbios, e no taoismo do Yang & Yin. Ao mesmo tempo a encruzilhada do movimento tropicalista, seu lado mais negro, que acabou com o mal entendido separatista de arte elitista versus arte popular, acabou numa unio-unidade, para alm dos (se comparados ao tropicalismo) ainda estreitos horizontes descortinados pela bossa-nova, e pela cano poltica de protesto linear. Gil absorve tudo isso e torna-se diferente. Ausncia de dogmatismo e encruzilhada de tudo: mquina e anti-mquina, ascetismo e drogas, campo e cidade (Refazenda & Sociedade annima), negritude dos ts-ts & cultura branca at universidade de economia. Eis Gil: o viajante dos opostos, e que os amalga de modo surreal dentro do cotidiano nacional daquele bom-humor antes do zen de aquele abrao escrito na priso, uma priso misteriosa e enigmtica como s acontece a um pr-socrtico cantante, como Lao-Ts, Anaxgoras, Pitgoras, Herclito. H sempre uma mensagem filosfica em suas msicas. Um chamado de pai, pai de famlia, de nao, de tribo, de santo. Gil tem muito de lder e estadista. Por isso apia o profeta Jorge Mautner! Namora a agudeza de diamantes do concretismo e apoia-se na genial base populista de um Jackson do Pandeiro, atravs das tradies assimiladssimas de Dorival Caimmy, Joo Gilberto e Ary Barroso. Avana para alm de Jimi Hendrix, com Strauss e Mahler e Walter Smetak da Bahia, um radical de erudito que virou misticismo alm-alm-atonal com instrumentos precrios e perecveis. A matria plstica da guitarra eltrica e o som de pau de um berimbau suado. Gil gosta de encarnar as contradies e apresent-las apaziguadas, eis o que eu acho sua maior qualidade, prontas pra comer, por isso sua mais profunda seiva potica

fundamentos do kaos o ser e o dizer mais completo daquilo que se poderia chamar de alma democrtica brasileira, a surgir surgindo, absolutamente original, negra e mestia, sonora e pensadora, calma, disposta a superar e a cicatrizar feridas, o rio de um continente e o mar de atlntida misturados na batucada da pororoca. Gil gosta do amazonas, ele como um todo para mim, o amazonas da essncia potico-filosfica autntica, sem dogmatismos.

jorge mautner

O romantismo revolucionrio. A paixo sua mola propulsora: o impulso. O hipster, o novo mutante da sociedade contempornea, o homem que vive j a prxima contradio. Mergulhado numa tica completamente nova, nada tem a ver com o Humanismo burgus da Revoluo Francesa, o da Renascena. Sua viso tica aproxima-se muito mais de tica Nietzscheana que tem suas razes profundas no pensamento dialtico do Tao Chins, e do budismo. Freud batizou Dionisius de id. Mas nem assim foi possvel dom-lo. Id ou Dionisius ou Zagreus mostrou-se mais forte. a eterna e velha histria de quererem amputar um dos lados da contradio, se isso acontecer cessa o movimento, e portanto a vida. J Marx denuncia o fato na Misria da Filosofia. Herclito critica Homero que havia dito: possa a discrdia desaparecer entre os deuses e os homens. Herclito objeta: Homero no se d conta de que est pregando a destruio do universo: se sua prece fosse atendida, todas as coisas pereceriam. Todos os dialticos sabem da necessidade de todos os opostos. Ergo-me violentamente contra todos os que querem amputar um dos opostos da grande roda da Histria que gira sem cessar, gratuitamente, com sangue, luta e choques cada vez maiores. O hipster possui uma tica dinmica, dialtica, que no separa razo e irracional, nem conhecimento de intuio, mas sintetiza-os num supra conhecimento e numa supra ao. Quando desaparecer a contradio entre o indivduo e sociedade teremos a 1 sociedade acima do bem e do mal no mundo.

fundamentos do kaos

Eu j estou condenado. Todos ns estamos condenados. Quando eu ando pela rua, e o vento encosta na minha carne, eu gosto do vento. Depois d uma vontade louca de comer. Era um dia de chuva e o vento soprava. Encontrei uma menina de 19 anos. Usava culos e deu-me um jornal para ler. Era um jornal internacional, e no espancamento de prisioneiros em prises da Amrica Latina. Ela era uma menina triste. Ns nos olhamos e ela sorriu. A chuva molhava os jornais que ela segurava debaixo do brao como se fosse um beb. Vamos tomar um caf com leite? Ela concordou e ns entramos num bar. Tomamos o caf com leite em silncio e depois, olhando para a asa da xcara, que era de porcelana branca, ela falou: Estou morta. E havia una cano de Dylan pelo ar.

Вам также может понравиться