Вы находитесь на странице: 1из 14

IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL

Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

PTRIAEUTILIDADEDOTEXTONOSLIVROSESCOLARES:DURVALVIEIRADE AGUIARESUASDESCRIESPRTICASDAPROVNCIADABAHIA

RuyHermanndeArajoMedeiros SrgioEduardoMontesCastanho (UESB)

Resumo O presente texto partedeum trabalho maior, cujo mtodo pretende utilizar as categorias dialticas, mormente as categorias aparnciaessncia. O recorte atual privilegia a hermenutica da palavra ptria, principalmente, como palavra usada com frequncia em literatura escolar. Livros escolares foram constantes em apresentar textos patriticos,sendoqueoprogramaministerialde15dejulho1942fazincidirnoslivrosescolarestemasprivilegiandoa famlia,aescola,aterranatal.Muitoshistoriadoreseautoresdelivrosdidticoslouvaramaptriae,comseustextos, pretenderam servir a elas, criando conscincia patritica. Relevam nos textos o sentimento de amor ptria, mesmoquecustadamistificao.Oscontedospatriticosnoslivrosescolares,muitasvezes,pretendemcumpriro objetivo de moldar conscincias e, sobre as contradies sociais, elevar um sentimento que uniformize comportamento,quedirecione o esforo para osobjetivosdo Estado,dentre os quais o dedefendero territrio e o de dissuadir as lutas de classe. A noo de ptria evoluiu do sentido de lugar de nascimento, para abranger o de territriomonrquicoe,depois,serassimiladoaoconceitodenaopara,emboraaindaconservandoesse,significar sentimento(patriotismo),oucomunidadedesentimento,mitificado.Umaalienao.Umencobrimentodarealidade, queaconteceuprevalentemente naliteratura escolar. Issonoimpedeouso do sentido de Provncia de nascimento, quepersistiu,comoselemDurvalVieiradeAguiar,analisadoaseguir. Palavraschave:LivrosEscolares.DurvalVieira.PtriaeUtilidade.

Ptria:detorronatalacomunidadedesentimentos A ideia de ptria permeia muitos textos. Est presente em escritos literrios, discursos polticos, sermes, textos histricos e outros. Est presente,notadamente, nos livros escolares. A utilizao do vocbulo, esquerda e direita, suscita dificuldades conceituais. Contexto em que apareceefinalidadedeseuusocausamembaraossuadefinio. Jsedisse,contrariandoumdossentidosmaisentranhado,ealgunsrepetem,queonde se vive bem a aptria (ubi bene, ibi ptria), ou onde me sinto bem, a minha ptria. Mas, essaafirmaotocosmopolita,queencaminhaacertopendormaterialista,nodecisivamente aquilo que domina quando se fala de ptria. Ubi bene, ibi ptria esvaziao sentido mais comum desta,poisimportaemcisoentreespecficosolo(territrio)epessoaougeraoquenelehabita.
408


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

O comum a vinculao entre ptria e territrio, o que importa dizer que ptria, embora no assimilada totalmente vinculao pessoa solo, tem no territrio um de seus componentes e, mesmoquando no se vive no soloptrio, a este se deve lealdade (patriotismo). Essaalioantigaecotidianaedecorredaquiloqueseextraidemiradedetextos:ainafastvel lealdade,oamorentranhado,incondicionaleeterno(noenquantodure)ptria. J diz Afonso Celso Assis Figueredo (1926, p.1) em livro muitas vezes reeditado, no qual dmotivosparaamaroBrasil,mesmoqueesseexijasofrimento:
Queroque consagreis sempre ilimitado amor regio ondenascestes, servindoa com dedicao absoluta, destinandolhe o melhor de vossa inteligncia, os primores de vossos sentimentos, o mais fecundo de vossa atividade, dispostos a quaisquersacrifciosporela,inclusiveodavida. Embora padeceis por causa da ptria, cumpre que lhe voteis alto, firme, desinteressado afeto, o qual, longe de esmorecer, aumente, mesmo quando desconhecido,injustamenteaquilatado,ouingratamenteretribudo,e,jamais,em circunstancianenhuma,vacile,descreiaouseentibie.

Seja como no prtico do livro daquele autor: Right or Wrong, my Country. Autor mais equilibrado, e apesar disso, em pgina clebre na qual a palavra tem sentido que se d a nao, RuyBarbosa(1926,p.15)igualmenteelevaaptriae,ali,adefiniodessaencontraseassociada visoliberal:
A ptria no ningum:so todos; e cada qual tem no seio dela omesmodireito ideia, palavra, associao. A ptria no um sistema, nem uma seita, nem uma forma de governo: cu, o solo, o povo, a tradio, a conscincia, o lar, o bero dos filhos e o tmulo dos antepassados, a comunho da lei, da lngua e da liberdade. Osquea servem so os que no invejam, osqueno infamam, os que no conspiram, os que no emudecem, os que no se acorbadam, mas resistem, mas ensinam, mas esforam, mas discutem, mas praticam a justia, a admirao, o entusiasmo. Porque todos os sentimentos grandes so benignos, e residem originariamente no amor. No prprio patriotismo armado o mais difcil da vocao,easuadignidade,noestnomatar,masnomorrer.

A territorialidade compe a ideia de Ptria, e esse dado que tem profundas razes no tempo, ora comoo lugar de nascimento, ora o pas. Encontrase o termo para significar local (de nascena), referirse a regio ou a vila (municpio). No entanto no se deve esquecer que, com dosedeespiritualizao,otermofoiutilizadonosentidodepasdeorigem,oupas.Exemplodisso
409


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

se colhe na Crnica de Dom Joo I, de autoria de Ferno Lopes: com esta histria se mostra com simples e afetado estilo o zelo dehonrade Deus edo amor da ptria1. No mesmo sentido, Camesseexpressava,referindoseaPortugal:vereisamordaptria,nomovido/Deprmiovil, mas alto e quase eterno:/ que no prmio vil ser reconhecido/ por um prego do ninho meu paterno2. Vieira3utilizaapalavracomosentidodePas,Estado:
A segunda desgraa de S. Roque foi ser desgraado com os naturais. Quando S. Roque fez sua peregrinao de Frana para Itlia, havia guerras entre Itlia e Frana, e desta guerra lhe sucederam ao santo duas coisas notveis: a primeira, que chegando da Itlia, os italianos o trataram como inimigo, e o feriram: a segunda, que tornando para Frana, os franceses o trataram como traidor, e o prenderamporespia.Hmaiordesgraaqueesta?QueemItliametratemcomo inimigo,porquesoudeFrana,equeemFranametratemcomotraidor,porque venho de Itlia? S. Roque peregrinou de Frana para Itlia por amor de Deus, e tornou de Itlia para a Frana, por amor da ptria: e que quando vou em servio de Deus, me tenham por inimigo, e quando venho em servio da ptria, me tenhamportraidor?DesgraaGrande.

No mesmo sermo de So Roque, cujo pequeno passo acima transcrito, Vieira usa o termoptriaparaexpressarcidade:DepoisdeS.RoquehaverperegrinadoporItlia,recolheuse outra vez a Frana, e entrando em Montpellier ptria sua [...] 4. O contexto maior do sermo indica que ptria utilizada pelo embaixador da lngua portuguesa como pas e correspondenteestado,poissoautoridadespblicasqueprendemeacusamSoRoque. O termo de origem latina, usado com o sentido territorial (local de origem), documentado desde 1476, em Portugal, no mnimo, pois assim apareceu em registrado: deixaramsuasterraseptrias.(MACHADO1995).Noentanto,osentidorestritodotermo(local denascimento)deulugaraosentidodopassobdomniodeummonarca.

Citado por Trigueiro, Luis Forjas ptria in Polis enciclopdia Verbo da Sociedade e do Direito. V. 4, Lisboa/So Paulo:Portuguesa,s/d.p.1062. 2 Pgina1.123(Obrascompletas)CostumaseindicarlocalnosLusadascomocantoeestrofe.SerCanto1,estrofe X.LelloeIrmosEditores. 3 Cf.Referncias,pgina129(SegundoSermodeSoRoque). 4 Cf.Referncias,p.79,(PrimeiroSermodeSoRoque).
410


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

ApoiandoseemKantorawicz,JosGil(1989, p.276375)informa:
Kantorawicz, por exemplo, traa o percurso da palavra ptria que, tendo cado em desuso durante a Alta Idade Mdia (conservando apenas o sentido religioso de ptria celeste ou reinodeDeus) recupera, depois das cruzadas, o sentidode territrio onde se exerce o poder monrquico (nomeadamente o de lanar impostos): a defesa da ptria pelas foras do rei (da a necessidade de imposto) surge como consequncia natural da defesa de Jerusalm, cidade santa, ptria dos cristos (que acompanhada do lanamento de impostos). At a Revoluo Francesa, ir desempenhar um papel decisivo, no seio do discurso filosfico e poltico, no despontar do significado moderno de nao. j que no sculo XIII, na Frana de Felipe, o Belo, apalavra ptria comearaa designar todoo reino e, por esta poca, a monarquia territorial talvez se possa dizer nacional era na Frana suficientemente forte e organizada para se proclamar a si mesmo communis ptria de todos os seus sditos e para exigir servios extraordinrios emnomedameptria(Kantorowicz,1957).

Atribuiseptriacapacidadedefazeraceitarsacrifciosedemobilizarpessoas,grupose massas. Como principalmente se percebe noshinos (ou ficar a Ptrialivre/ou morrer pelo Brasil). Esse poder registrado em texto de enciclopdia francesa que, como a primeira desse nome, ganhouaresdegrandeautoridadeintelectual:
Lide de Patrie, avec le cortge des sentiments qu elle inspire et de devoirs qu elle impose, est, sans doute, le plus active e le plus puissante des ides directices de notre civilization moderne. Lamour de la patrie nous parait la fois naturel et necessaire; si bien que lantipatriotisme nous fait leffect de quelque chose monstruex, qui nous tonne encore plus quil nos indigne. Lamour de La patrie semble etre aujourdhui la seule force capable de rduire au silence, quand il le faut, les passions le plus violentes, comme celles qui divisent les habitants dun mme pays em partis politiques. Nul autre sentiment nest plus de taille lui tenir Tte. Lui Seul est capable, quand la patrie est em danger, de sparer les fils de la mere, eepoux de lpouse, de mettre lpe a la main de ceux mme que ont jur de ne ps tuer. Les devoirs le plus pressants, quil aient/devoirs pour but la conservation de lunit familiale ou lobservation des prcepts religieux, le cedent ainsi au devoir envers la patrie, suprematie garantie tant par lopinion que par les institutions publiques. Au patriotisme en reconnaitra le droit de nous demander le sacrificeabsoludenotrepersonalit.(...)5.

Emtraduo:

G.BouglPatrie,InLaGrandeEncyclopdie;Paris:LibrairieLarousse,1935.
411


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

A ideia de ptria, com o cortejo de sentimentos que inspira e dos deveres que impe, , sem dvida, mais ativa e poderosa das ideias diretivas da nossa civilizao moderna. O amor ptria nos parece a um s tempo natural e necessrio; tanto como o antipatriotismonos causao efeitode qualquer coisade monstruoso, que nos espanta mais do que nos indigne. O amor ptria parece hoje a nica fora capaz de reduzir ao silncio, quando isso preciso, as paixes mais violentas, como aquelas que dividem os habitantes de um mesmo pas em partidos polticos. Nenhum outro sentimento tem mais corpo para oporselhe. Somenteelecapaz,quandoaptriaestemperigo,desepararosfilhosdame, o esposoda esposa, ede colocar a espadanamodaqueles mesmosque juraram no matar. Os deveres mesmo os mais urgentes, que tm por finalidade a conservaoda unidade familiar oua observnciadospreceitos religiosos cedem tambm diante do dever perante a ptria, supremacia garantida tanto pela opinioquantopelasinstituiespblicas.

Emnopoucasvezesdahistria,apelouseemnomedaptriaouaptriaemitiuapelos. Emhorasdramticasdahistriaocorreramemmassamilhesdepessoasemdefesadaptria.Na Frana, diante de invaso estrangeira e de rebelies internas, a assembleia legislativa, sem qualquer sano real, em 11 de julho de 1792, declarou a ptria em perigo. Logo o decreto era divulgado em 22 e 23 de julho,ao troar dos canhes a espaos dehora. Os cidados eram como que atrados irresistivelmente pela bandeira tricolor carregadapor funcionrios. Improvisaramse locais de alistamento e, muitas vezes, serviam de mesa as caixas dos tambores. Os cidados marcharam para frente de batalha (Jemmapes e Fleurus) porque sabiam que a ptria est em perigo,comoselianabandeira. Que ideiafora esta capaz de unir adversrios, de separar o filhoda me, o esposoda esposa,decolocarnacinturadospacifistasaespada? evidente que no se trata de um enigma, embora, como em muitos casos em que o sentimento ocupa espao motivador maior, muita coisa fique por ser dita. No h nada de misteriosonoapeloaosentimentopatriticoenofatodeaptriaemnopoucasvezesseraideia fora em torno da qual se forja provisria unidade de foras sociais dspares. As contradies sociais so obscurecidas pela ideia de unidade, de uma salvaguarda para todos. Justificao de poder nacional e do Estado a ideia de ptria busca obter fidelidade, encobrir os conflitos, alienarmassivamenteasociedade.
412


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

Fazendopartedoaparatodopoder,aideiadeptria,comoocorrecomtodaaalienao (e reificao), ganha vidaindependente (comona religio) e submete as conscincias. A famosa cartadeRolandaLuisXVItomaaptriacomoente:
Aptrianodenenhummodoumapalavraaqueaimaginao,porcomprazer se aformoseou; uma entidade qual se fazem sacrifcios [...] que se criou com grandes esforos, quese ergueu emmeios inquietudes eque seama tanto pelo quecustaquantopeloqueseesperadela(In:SOBOUL,1989,p.54).

Aptriafsica(localdeorigem,territriomonrquico),passaanao,massedesenvolve como comunidade de sentimento, entidade qual se fazem sacrifcios,portantoinstrumento de dominao. Verdadeira cortina de fumaa que obscurece as conscincias, que introduz a mistificao. No caso da Frana de 1792 (a ptria em perigo), a explicao tem base material, nada mgico:
[...] a crise nacional, conjugandose com a crise econmica multiplicava o mpeto das massas: impulso nacional e movimento revolucionrio so inseparveis; um conflitode classes subentende e exacerbao patriotismo. Os aristocratasopem o rei nao de que encarnecem; os do interior esperam o invasor, os imigrados combatem nas fileiras inimigas. Para os patriotas de noventa e dois tratase de salvaguardaredepromoveraheranadeoitentaenove(SOBOUL,1989,p.54.).

Ora a crise nacional, sobreexcitando o sentimento revolucionrio, acentua as oposies sociais no prprio seio do antigo Terceiro Estado. Mais ainda que em 1789, a burguesia se inquieta. Era necessrio, diante do conflito entre faces do terceiro estado e da insatisfao popular (que, no interior, j se expressava com revoltas), encontrar um mvel que unisse a populao em torno de um objetivo comum: a invaso estrangeira criou possibilidade de desvio de cruenta guerra civil para o caminhoda defesa do estado Francs. Da surge o apelo contra os estrangeiros,aconsignadaptriaemperigoeoavanodabandeiratricolor. Essadistinoentreptria,consideradaterritrioouptrianaoeptriaentidade,mito, comunidade de sentimento, ainda no se completou, e a atual gerao j percebe o
413


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

desvanecimentodaideiade ptria; seudesfalecimentoparece prximo, e por isso possvelque nosecomplete. De qualquer maneira, Hegel j percebia que ptria tomava outro contedo desgarrando dosentidoquelheforaatribudoantes.Comefeito,aofalaremsentimentopolticoepatriotismo, Hegel(1997,p. 230)ensinavaemseucursodeFilosofiadoDireitoque:
[...] O sentimento poltico, o patriotismo em geral, como uma certeza que se funda na verdade (uma certeza apenas subjetiva no se funda na verdade, no passadeumaopinio)eoquerertransformadoemhbito.Spoderesultardas instituies que existem no Estado pois nelas que a razo verdadeiramente dada e real, pois no comportamento em conformidade com estas instituies que a razo adquire a sua eficcia. Este sentimento sobretudo o da confiana (que pode vir a ser uma compreenso mais ou menos cultivada) e da certeza de que meu interesse particular e o seu interesse substancial se conservam e persistem dentro do interesse e dos fins de um outro (no caso, o Estado) e, portanto, dentro de sua relao comigo como indivduo. Da provm, precisamente, queo Estado no seja para mim algo de alheio e que, neste estado deconscinciaeusejalivre.

Pretendesequeasolidariedadedeterminadapeladivisodotrabalhoeanecessidadede colaboraoentreosmembrosdasociedadesejamoscondicionantesdosentimentochamadode amorptria.Masoqueestmaisprximodarealidadeocondicionamentoideolgico:opoder passa a ser visto de maneira invertida. Ele radica na ptria e esta obscurece a verdadeira face daquele poder que exercido a um s tempo pela ptria a para a ptria, por meros servidores dela. A classe do poder escondese sob a ptria.A dominaoapareceobscurecidapelaideia de ptria; propagase sobre a realidade social com os apaixonantes apelos da ptria. A ideia de ptria,alienaasconscinciasaocolocarsecomoentequeexigesacrifcios,masquecompensar opatriota(anoseestdistantedasreligiessacrificais).

414


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

Escritospatriticosnoslivrosescolares Ptria deve ser constantemente alimentada. As repeties do termo, os partidos polticos, a imprensa, a escola e o escritor fornecem alimento constante entidade que exige sacrifcios:aptriaesperaquecadaumcumpraseudever. Livros escolares foram constantes em apresentar textos patriticos. Excertos de Ruy Barbosa (trecho de Palavras Juventude, j aqui referido), de Bilac (A Ptria), de Coelho Neto (MandamentosCvicos),SilveiraBueno(PalavraaosMoos),DomAquinoCorreia(SedeBrasileiro), JoaquimManoeldeMacedo(OTorroNatal),GonalvesDias(CanodoExlio)etc.,foram,entre 1930 e 1970, presena constante dos livros de ensino dedicados ao segundo grau. O programa ministerial de 15 de julho 1942 faz incidir nos livros escolares temas privilegiando a famlia, a escola, a terra natal; muitos historiadores e autores de livros didticos louvaram a ptria e, com seus textos, pretenderam servir a elas, criando conscincia patritica. Relevam nos textos o sentimentodeamorptria,mesmoquecustadamistificao:
Boa terra! Jamais negou a quem trabalha/ o po que mata a fome, o teto que agasalha.../quem com seu suor a fecunda e umedece / v pago o seu esforo e felizeenriquece!/criana!Noverspasnenhumcomoesse:/imitanagrandeza aterraemquenasceste.6

Os textos patriticos pretendem cumprir o objetivo de moldar conscincias e, sobre as contradies sociais, elevar um sentimento que uniformize comportamento, que direcione o esforoparaosobjetivosdoEstado,dentreosquaisodedefenderoterritrioeodedissuadiras lutas de classe. Mas serve igualmente de bandeira contra adversrios, como se l em manifestos polticos, exemplo daquele lanado por monarquistas em 24 de agosto de 1902, concitando os brasileirossarmas,eque,dentreoutrascoisas,diz:

BILAC,OlavoG.APtria.Dentreoslivrosmencionados,podemsercitadosNogueira,JulioProgramasdePortugus, vrias edies pela Companhia Editora Nacional, So Paulo; Nobrega Vandick, e Medeiros, Valter O Idioma do Brasil,vriasediespelaCompanhiaEditoraNacional,SoPaulo;Oliveira,Clefano,LopesdeFlordoLacio,Vrias ediespelaEdioSaraiva;SNunes,JosdeSLinguaVerncula,VriasediespelaEdioSaraiva.
415


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

A terra gloriosa de nossos avs, a nossa amada ptria, outrora invejada pelo estrangeiro como uma das mais felizes do mundo, est transformada em lodaal pestilento, onde s podem viver as oligarquias, sevadas no tesouro, tripudiando sobreahonranacional. Vede como a perversidade de homens sem patriotismo, livres de obedincia moral e afeitos violnciae ao crime, desfigurou anossa grandeza, desbaratoua nossariqueza,naorgiainfernalquenosdeprimeeavilta. Contemplaiamiservelsituaoemquenosachamos... Forado pasdebrbaros a nossafama. O Governo Brasileiro foiproclamado, na Europa,omaiscorruptodaterra!Osnossosdiplomatas,deslembradosdesuaalta misso, so objeto de ridculo nos pases civilizados, onde deslustram o nome brasileiroporsuainpciaeignorncia(In:CARONE,1969,p.41).

Os prprios textos patriticos so apresentados como um servio ptria. o caso das DescriesPrticasdaProvnciadaBahia,deDurvalVieiradeAguiar.Esseautorpodesertomado comomodelodeescritorpatriota,talcomoCoelhoNetoeOlavoBilac,quesuscitamamorptria aosleitoresdoslivrosescolares. o que o resumo que segue, com utilizao de pequenos trechos de seu livro DescriesPolticasdaProvnciadaBahia,pretendedemonstrar. DurvalVieiradeAguiar,republicano,tilepatriota. Pequenanoticia nos fornece Deolindo Amorim (1949, p. 257275) sobre Durval Vieira de Aguiar:
Em 1888 era Presidente da Provnciada Bahiao conselheiro Jos Luiz deAlmeida Couto, j pela 2 vez (...), tendo o seu governo tomado o maior interesse pelo estudotopogrficoehistricodasmunicipalidadesdaprovncia.Foiincumbidode fazer esse estudo e reunir os seus dados em trabalhosoficiais o Cel. Durval Vieira de Aguiar, comandante do Corpo policial da provncia, homem estudioso e de muito valor pessoal. justo recordar que o Cel. Durval foi, neste alto posto de comando, uma das figuras principais na Bahia por ocasio da Proclamao da Republica ao lado do grande republicano Cons. Virgilio Damasio. Mas a prefernciado governo provincial obedeceua uma circunstancia importantepara o assunto. Sendo o Cel. Durval Oficial de Polcia, teve ocasio de percorrer as diversas regies do interior baiano, ora comandando destacamentos, ora como oficial subalterno, e at mesmo como capito, observou bem, fazendo valiosos relatos(de)vriascidadesevilasdaBahia.
416


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

Durval Vieira de Aguiar, em 1882, inspecionoudestacamentos militares no serto baiano e foi encarregado por Joo dos Reis de Souza Dantas, Presidente Interino da Provncia, para restabelecerpaznomunicpiodeXiquexiqueondefacespolticas(PedraeMorro)estavamem conflitoarmado,desde1880. Acusado de ter sido privilegiado com altas ajudas de custo, Durval Vieira conseguiu desmentir as acusaes, demonstrando que percebeu apenas os vencimentos do cargo, pagamentodetransporte,umacarga,eordenana,pelatabelavigenteaotempo. Enquanto cumpria sua misso pelo interior baiano, desde bem antes de 1882, Durval Vieira de Aguiar recolhia informaes sobre vilas e povoados, flora, fauna, finanas, municipais, etc.,edepoisascompletoucomoutraspesquisas.PorintermdiodoconselheiroAntonioCarneiro da Rocha, publicou em 1883, artigo sobre aquele assunto no jornal Dirio da Bahia e posteriormenteessergodaimprensapublicoulheoutrostextossobrelocalidadesbaianas. As descries prticas redigidas por Durval Vieira de Aguiar foram enfeixadas em livro: Descries Prticas da Provncia da Bahia: com declarao de todas as distncias intermedirias das cidades, vilas e povoaes (1979). A edio foi realizada pela Tipografia do Dirio da Bahia, com data 1888, terminando de imprimirse em 1889. O livro passou a ser muito consultado e a aparece em bibliografia de trabalhos sobre histria, geografia, sociedade, mas, apesar disso, s ganhousegundaedioem1979pelalivrariaEditoraCtedra(RiodeJaneiro)emconvniocomo InstitutoNacionaldoLivro/MinistriodaEducaoeCultura,comprefciodeFernandoSales. Referida obra, alm de escrito dirigido ao leitor, de oferecimento, de mensagem aos imigrantesedeprefcio,contmdescriesde86municpios,umtextosobreoBrasil,outrosobre BahiadeTodososSantos(Salvador)efinalizacomtextoalusivoliberdade,transcritodeartigode jornal publicado sob pseudnimo de Lamartine. O autor passara a publicar no Dirio da Bahia, artigos sob influncia medianmica, comodiz, com assinaturade Voltaire, Diderot, Condorcet e outros. AsDescriesPrticastrazeminformaestopogrficas,histricas,situacionais,culturais, polticas,etc.Oleitormuitasvezessurpreendidopornotciasinesperadasoupormanifestaes deindignao.DurvalVieiradeAguiarseautoproclamapatriota,republicano,eseulivrofrutode deverpatritico,mastambmobraquepudesseservirdeutilidadepublica.
417


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

OautordasDescriesPrticasentendeuqueseusescritospublicadosnoDiriodaBahia e depois reunidos em livro possuam utilidade. Na dedicatria feita ao Dr. Jos Luiz de Almeida Couto, diz, do livro, que tivemos a veleidade de considerar de alguma utilidade para a nossa Provncia e para nossos comprovincianos (1979, p.3). Informa que desejava chamar a ateno para as atuais condies de vida e de progresso, bem como os dotes e defeitos materiais de nosso solo ((1979, p.3), com vista a tornar bastante conhecida a Bahia. Est interessado em demonstrar que a ento provncia era rica em agricultura e em minerais, pois a corrente imigratria dirigiase para as provncias do sul, desprezando a Bahia, por desconhecla. Exatamente por isso e por entender as vantagens de receber imigrantes europeus que o autor transcreveaLeiProvincialn2.604,de28dejulhode1888pelaqualogovernoficouautorizadoa publicar folheto, vertido em diversas lnguas, com informaes sobre a Bahia, e dispe sobre incentivos imigrao (pagamento de traslado, ajuda de custo, etc.), formao de ncleos coloniaisearrendamentooucompradelotesagrrios. Autilidadeestsemprepresentenotexto:
Tendo sido o nosso mais constante e ardente desejo escrever alguma obra que pudesseservirdeutilidadepblica,esmorecianosfrequentementeainsuficincia dos nossos conhecimentos prticos, os quais se bem (que) colhidos em grande nmero de localidades j por ns percorridas, no satisfariam de certo o esprito pblico, que necessitava de umadescrio, seno completa, ao menos geral, isto ,daProvnciainteira(prefcio).

Aqui eali, a ideia eo conjunto de informaes so marcados pelanoo de utilidade,na obra deDurval Vieirade Aguiar (1979, 1617) que, por mais de uma vez, informaque se trata de colaboraoProvnciaeprovadesuadedicaoaesta,como,aexemplo,sel:
Sem outra aspirao, viemos apenas dar nossa Provncia uma exigua, porm sincera, prova de dedicao, julgando com isso prestarlhe um servio, segundo nossaboainteno,poramordaqualpedimosindulgnciacrtica,quenodeve ser inexorvel com quem no tem a pretensiosidade de julgarse escritor, e apenasprocurar,noseutanto,sertil,afastandosedoprejudicialindiferentismo, molstia contagiosa, e endmica emnossa Ptria. Isto , referimonos ptriado nosso bero, aquela em que tivemos a dita de ver a luz, a esta vasta e incomparvel Provncia to infeliz no progresso, quanto bem dotada pela Providncia; to pobre de indstria, comrcio e lavoura,quanto rica, vasta e frtil
418


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

de territrio; to precisa de patriotismo, quanto abundante de inteligncias; to necessitada de benefcios, quanto bem aquinhoada em recursos naturais, que incessantementenosdesafiamaotrabalhoegloria.

O militar escritor (AGUIAR, 1979, p.16) recupera o sentido de ptria como provncia de nascimento e crtica a centralizao da corte. um patriota que, embora se refira igualmente ptrianao,privilegiaaptriaprovncia:
Noseisenosjulgarobairristasanteopreceitocentralizadordotodopelaparte, que nos faz esquecer a Provncia pelo Imprio, que no mais do que a Corte, para onde convergem, em curso forado, todos os nossos recursos materiais e intelectuais, e convergeria, se possvel fosseat anossapuraatmosfera em troca dapestilentaquelreinaemcertasestaes. Aprpriadefesaquefaz(1979,p.18)dacolonizaovoluntriapelobraodoimigrante

vinculandoideiadePtria:
essacolonizaodequeprecisamosparafelicidadedaPtria;porqueessagente que paga imposto do dinheiro, de sangue e de inteligncia, prendendose em breve tempo suanova Ptria pelasua prpria propriedade, peloproduto do seu trabalho e pela progenitura. A essa gente que devemos esperar com as terras roadas,estradasfeitas,riosnavegados,liberdadegarantida,escolasabertas;mas no com a polcia prevenida, as cadeias escancaradas e a caridade pblica em ao.

O autor, embora capaz de indignarse com carncias, corrupo, misria, muitas vezes ufanista da Bahia, qual devota seu patriotismo. Mas utiliza o vocbulo ptria para referirse Bahia(especialmente)eaoBrasil.Tratasedepatriotismoquedevepreponderarmesmodiantede divergncia(e,comovimos,umadasfunesdaideiadePtriauniformizareobscurecer),como se constata quando se l a seo dedicada Imperial Vila da Vitria; a o autor, aps mencionar atrocidades atribudas ao fundador dessa vila contra os ndios, afirma: Repugnanos descrever estas covardes atrocidades deslustradoras dos feitos de homens, que,por servio ptria, tem a histriaodeverdeexaltar(AGUIAR,1979,p.193). Durval Vieira de Aguiar (1979, p.317 318) publicou o seu livro j quando a Repblica foi proclamada,emboradesseconstedatade1888.Eleprprioerarepublicanoetinhaafinidadecom

419


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

os programas do Clube Republicano do Rio de janeiro e contribuiu com a instalao do governo republicanonaBahia.Emseulivro,oautorregistraaProclamaodaRepblicaeaexalta:
Ao terminarmos esta obra, com satisfao dos nossos mais ardentes desejos, permitiu Deus a graa de vermos a 15 do corrente ms de novembro de 1889, surgira mais auspiciosa era que podamos desejarao engrandecimento do Brasil, em boa hora rasgando o negro veu que encobria o seu lindo horizonte, para, em poucas horas, pacificamente, transformarse em Repblica Federal de Estados Unidos(1979,p.317).

Edepois:
Brasil dos brasileiros! Brasil da liberdade! Que a magnidade dos teus patriticos sentimentos saiba agora dar o justo valor a grandeza dos teus dotes naturais e a vastidomaravilhosadoteuuberrisimoterritrio.(1979,p.318).

Concluso A noo de ptria evoluiu do sentido de lugar de nascimento, para abranger o de territrio monrquico e, depois, ser assimilado ao conceito de nao para, embora ainda conservando esse, significar sentimento (patriotismo), ou comunidade de sentimento, mitificado. Umaalienao.Umencobrimentodarealidade.IssonoimpedeousodosentidodeProvnciade nascimento,quepersistiu,comoselemDurvalVieiradeAguiar. Estado, suas agncias e instituies promovem trabalho contnuo, com apoio em interesses de classe vigentes na sociedade, para introjetar ideia e sentimento de ptria, desde a infncia,comotrabalhonasescolas. Autores cultivam o patriotismo e escrevem livros teis, quer pelas informaes/ contedos, quer pela pretenso de desenvolver o sentimento de ptria, alimentlo, o que j serviotilaessa. NaBahia,naviradadosculoXIX,DurvalVieiradeAguiarexemplomarcantedeautora um s tempo til e patriota, mas, afora esse sentimento de utilidade e patriotismo, suas Descries Prticas da Provncia da Bahia obra de leitura recomendvel pelo conjunto de
420


IX SEMINRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTRIA, SOCIEDADE E EDUCAO NO BRASIL
Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa 31/07 a 03/08/2012 Anais Eletrnicos ISBN 978-85-7745-551-5

informaes que fornece sobre vilas e cidades da Bahia. evidente que sua noo de ptria e patriotismoinfluencioualiteraturaescolarportemposignificativo. Referncias
AGUIAR,DurvalVieira.ProvnciadaBahia(na1Edio,DescriesPrticasdaProvnciadaBahia),2edio,Riode Janeiro:Ctedra/MEC,1979. AMORIM,Deolindo.NotciaHistricadaViladeBaixaVerde,In:RevistadoInstitutoGeogrficoeHistricodaBahia, n73,Ano1949,Salvador. BARBOSA,Ruy.PalavrasJuventude,RiodeJaneiro:Elos,1961. BILAC, Olavo G. A Ptria. In: NBREGA, Vandick L., e MEDEIROS, Valter. O Idioma do Brasil. volume 3 (3 Srie do cursosecundrio),SoPaulo:CiaEditoraNacional,1966. BOUGL,Charles.Patrie,inLaGrandeEncyclopdie,tomeXXVI,Paris:LibrairieLarousse,1936. BUENO,Silveira.PginasLiterrias.SoPaulo:Saraiva,1949. CAMES,LuizVazde.OsLusadas.Lisboa:LelloeIrmoEditores,1970. CARNOY,Martin.EstadoeTeoriaPoltica.SoPaulo:Papirus,2005. CARONE,Edgard.APrimeiraRepblica.SoPaulo:DifusoEuropeiadoLivro,1969. FIGUEREDO,AfonsoCelsoAssis.Porquemeufanodomeupas.RiodeJaneiro:Garnier,1926. FORJAS, Luis Citado por Trigueiro, Ptria in Polis. Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Direito. Portuguesa, Lisboa/SoPaulo:Lisboa/SoPaulo,s/d. G.BOUGLPatrie,In:LaGrandeEncyclopdie;Paris:LibrairieLarousse,1935. Gil,JosNao,In:EnciclopdiaEinaudi,Vol.14(EstadoGuerra);Lisboa:ImprensaNacional/CasadaMoeda,1989. HEGEL,G.W.F.FilosofiadoDireito.SoPaulo:MartinsFontes,1997. HEGEL,G.W.F.PrincpiosdeFilosofiadoDireito.SoPaulo:MartinsFontes,1997. LEFEBVRE,Georges.1789,OSurgimentodaRevoluoFrancesa.SoPaulo:PazeTerra,2011. MACHADO,JosPedro.DicionrioEtimolgicodaLnguaPortuguesa.Lisboa:LivrosHorizonteLtda.,1995. NBREGA,VandickL.,eMEDEIROS,Valter.OIdiomadoBrasil.Vol.I(1e2SriesdoCursoGinasial),SoPaulo:Cia EditoraNacional,1965. NBREGA, Vandick L., e MEDEIROS, Valter. O Idioma do Brasil. volume 3 (3 Sriedo cursosecundrio), So Paulo: CiaEditoraNacional,1966. NOGUEIRA,Julio.ProgramadePortugus.SoPaulo:CiaEditoraNacional,1945. NUNES,JosdeS.LnguaVerncula.SoPaulo:Saraiva:1949. SOBOUL,Albert.ARevoluoFrancesa.SoPaulo:BertrandBrasil,1989.

421

Вам также может понравиться