Вы находитесь на странице: 1из 3

ESTADO DO PAR

DEFENSORIA PBLICA ESTADUAL


EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE___________________________________ VARA CVEL DA

{NOME AUTOR}, {NACIONALIDADE}, {ESTADO CIVIL}, {PROFISSO}, portador(a) da carteira de identidade n. {CARTEIRA DE IDENTIDADE} e do CPF n. {CPF}, residente e domiciliado(a) no(a) {ENDEREO}, juridicamente assistidos(as) pela Defensoria Pblica do Estado do Par, vem, presena de Vossa Excelncia, com o devido acatamento, propor a presente

AO DECLARATRIA DE AUSNCIA Relativamente a {NOME DA PESSOA DESAPARECIDA}, {NACIONALIDADE}, {ESTADO CIVIL}, {PROFISSO}, portador(a) da carteira de identidade n. {CARTEIRA DE IDENTIDADE} e do CPF n. {CPF}, desaparecido do seu domilicio h mais de _________________, pelos fundamentos de fato e de direito que passa a expor. DOS FATOS A REQUERENTE casou-se em, __________,conforme atesta a certido de casamento acostada a essa inicial, sob o regime de comunho universal de bens com o Sr. (nome do marido desaparecido); Porm, no (dia ms de ano)ms seu marido, deixou sua residncia para cumprir com seus afazeres profissionais fora do estado do Par, tendo ocorrido que aps essa viagem o mesmo no retornou, fato estranho, pois este retornava sempre para sua residncia nesta cidade, fato que provocou a preocupao de seus familiares. A polcia desta capital foi comunicada, e junto a Unidade Policial do bairro do Telgrafo foi lavrado o boletim de ocorrncias, documento este que se encontra anexo a esta pea. O marido da requerente jamais demonstrou psicolgicos, vcios e no possua desafetos que

problemas

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR
DEFENSORIA PBLICA ESTADUAL
poderiam levar a seu desaparecimento, o que gera ainda mais a preocupao de sua famlia que se encontra desamparada durante esse perodo de sofrimento e angstia. O desaparecido possui os bens relacionados abaixo e outros provveis. Ocasal tem a filha_____________________, hoje com 28 anos de idade. O marido da requerente no deixou bens, portanto no h questo a ser discutida sobre administrao de bens. DO DIREITO Ausncia, em sentido amplo, significa simplesmente falta, no-presena etc., mas em sentido estrito, como instituto jurdico, uma proteo aos bens e negcios deixados pela pessoa que desaparece de seu domiclio e do centro de seus afazeres profissionais, sem que tenha deixado notcias suas, ou procurador para cuidar de seus interesses. Amparando os fatos mencionados o Cdigo Civil trata da ausncia e a nomeao do curador no art. 22: Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrarlhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador.

O Cdigo Civil ainda dispe no Art. 25 que: Art. 25. O cnjuge do ausente, sempre que no esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declarao da ausncia, ser o seu legtimo curador. Com base nas razes de fato e de direito acima apresentadas, vale-se a requerente da presente de forma a viabilizar a declarao da ausncia de seu marido. DOS PEDIDOS Ante o exposto, requer:

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR
DEFENSORIA PBLICA ESTADUAL
I- Os benefcios da justia gratuita nos termos do art. 5, LXXVI da Constituio Federal, c/c a Lei 1060/50, pois no possui recursos para arcar com as despesas processuais, sem prejuzo de seu sustento ou de sua famlia; II- As prerrogativas processuais de seu patrono, enumeradas no art. 128 da Lei Complementar 80/94 (prazo em dobro, intimao pessoal, iseno de apresentao de instrumento de mandato); III- Que seja julgado procedente o pedido, sendo declarada a ausncia do Sr. ______________________, para que produza todos os efeitos jurdicos. IV A nomeao da requerente como curadora especial do ausente; V - Julgar totalmente procedente a ao nos termos do pedido; Protesta por todas as provas em direito admitidas, inclusive depoimento pessoal da requerente, juntada de documentos, e todas as demais provas que se fizerem necessrias no curso do processo. D-se causa o valor de R$ 350,00 (trezentos e cinqenta reais) para efeitos meramente fiscais. Nestes termos, Pede e espera deferimento.

Local e data. Defensor Pblico

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Вам также может понравиться