Вы находитесь на странице: 1из 13

ACIDENTES INDUSTRIAIS GRAVES

PLANEAMENTO DA EMERGNCIA

Acidentes Industriais Graves

Acidente que resulta da conjugao de processos de produo, de armazenamento ou utilizao de substncias perigosas, de onde possam advir srias consequncias para as instalaes e/ou populao e ambiente envolventes.

Planeamento de solues de emergncia

LEVANTAMENTO, PREVISO, AVALIAO E PREVENO

ANLISES

INVENTARIAO

DOMNIO DA ATIVIDADE
ESTUDOS

INFORMAO E FORMAO

PREVISO E PLANEAMENTO DE AES

PLANEAMENTO DE SOLUES DE EMERGNCIA

Planeamento da Emergncia
Enquadramento Legal Diretiva 96/82/EC Seveso II

Preveno e controlo dos perigos associados a acidentes graves que envolvam substncias perigosas e limitao das suas consequncias para o Homem e o Ambiente.

Planeamento da Emergncia
Enquadramento Legal Decreto-Lei 254/2007, de 12 de Junho

Estabelece o regime de preveno de acidentes graves que envolvam substncias perigosas e a limitao das suas consequncias para o Homem e o Ambiente.

Planeamento da Emergncia
Enquadramento Legal mbito de aplicao
Estabelecimentos onde estejam presentes substncias perigosas em quantidades iguais ou superiores s indicadas no Anexo I do DL 254/2007: Nvel Superior de Perigosidade (NSP) Nvel Inferior de Perigosidade (NIP)

Planeamento da Emergncia
Enquadramento Legal
O operador de estabelecimento de nvel superior de perigosidade e a Cmara Municipal respetiva elaboram, respetivamente, planos de emergncia internos e externos de controlo de acidentes graves envolvendo substncias perigosas e de limitao das suas consequncias para o Homem e o Ambiente.
(artigo 17)

Plano de Emergncia Externo


Os planos de emergncia externos visam organizar e definir as orientaes de atuao dos diversos agentes de proteo civil e organismos de apoio, de modo a garantir a proteo da populao no exterior do estabelecimento.

Plano de Emergncia Externo


Disposies relativas s medidas mitigadoras a tomar no exterior do estabelecimento. Procedimentos de alerta e mobilizao de meios.

Disposies relativas necessrios.

coordenao

dos

recursos

Disposies destinadas a prestar ao pblico informaes especficas relacionadas com o incidente e conduta, incluindo as medidas de autoproteo.

Plano de Emergncia Externo


O operador fornece Cmara Municipal as informaes necessrias elaborao do Plano de Emergncia Externo. A informao disponibilizada elaborada com base em orientaes fornecidas pela ANPC. O Plano de Emergncia Externo elaborado pelo servio municipal de proteo civil no prazo de 120 dias a contar da data de envio das informaes Cmara Municipal.

Plano de Emergncia Externo


A elaborao ou a atualizao do plano de emergncia externo sujeita a consulta pblica, por prazo no inferior a 30 dias. O servio municipal de proteo civil realiza exerccios de simulao do PEE com uma periodicidade mnima de trs anos. Os PEE so revistos com periodicidade mxima de 3 anos.

Вам также может понравиться