Вы находитесь на странице: 1из 3

Fartura de morango

O Primeiro Festival do Morango de Nova Friburgo (RJ) nos lembra que a fruta dificilmente est no nosso cotidiano de forma saudvel. Os iogurtes so cheios de conservantes e os sucos de caixinha tm sabor artificial. Convenhamos que no chegam nem perto do real sabor das receitas caseiras. engraado que algumas crianas que vivem nas grandes cidades esto to acostumadas a consumir tudo industrializado que estranham um pouco o gosto natural do morango. Para resgatar a tradio das comidas feitas em casa utilizando o ingrediente, o Festival que comeou na ltima sexta (4/10) tem cursos de culinria que utilizam a iguaria, alm de restaurantes com cardpio especial com a fruta como integrante principal dos pratos. A torta mousse de morango a sobremesa principal do restaurante Refgio dos Falces para a festa de Nova Friburgo. O recheio cremoso e leve da mousse cercado por uma bordinha que tem textura de biscoito. Ideal para fazer no almoo de Dia das Crianas, ou em reunies com os amigos. Quem resiste ao doce?

Se voc ainda precisa de motivos para saborear, o morango rico em gua, vitaminas C e B5, minerais e aumenta a imunidade. J pode ir pra cozinha? Ingredientes: Para borda de biscuit: - 4 claras de ovos - 4 gemas - 125 g de acar - 125 g de farinha de trigo Para mousse de morango: - 150 g de polpa de morango (ou suco natural) - 7 g de gelatina em p sem sabor - 170 g de merengue italiano - 300 g de creme de leite fresco Para merengue italiano: - 60 g de clara de ovo - 120 g de acar - O quanto baste de gua Para calda de acar: - 100 g de acar - 100 ml de gua Para coulis (pur lquido) de morango: - 150 g de polpa de morango - 7 g de acar - O quanto baste de gua - 20 g de gel de brilho Modo de preparo: Para a borda de biscuit: Bata as claras na batedeira at ponto de neve. Despeje o acar em forma de chuva e acrescente as gemas uma a uma. Bata at ponto de fita. Junte a farinha misturando delicadamente com uma esptula. Coloque em saco de confeiteiro e faa tiras de 3 a 4 cm, uma jumto da outra. Faa dois discos de 16 cm. Leve ao forno a 180C e asse por 8 minutos. Para o merengue italiano: Faa uma calda com a gua e o acar at ficar no ponto de bala

dura. Coloque esta calda em ponto fio na batedeira junto com as claras um pouco batidas. Continue batendo at que as claras estejam bem firmes. Para a mousse de morango: Misture a gelatina sem sabor j preparada com a polpa de morango. Incorpore 1/3 do merengue italiano pronto. Misture aos poucos e depois acrescente o restante. Misture com uma esptula. Bata o creme de leite com batedor de arame at que fique firme mas com brilho. Acrescente na mistura da mousse incorporando delicadamente com esptula. Para o coulis de morango: Misture a polpa de morango, o acar, a gua e adicione gel de brilho. Resfrie. Montagem: Corte as tiras de biscuit em 4cm. Corte os discos de bicuit alguns centmetros menores do que o aro a ser utilizado. Use um aro de 18cm, coloque ao redor uma fita de acetato. Coloque um disco na base. Arrume as tiras de biscuit nas laterais. Umedea o biscuit com a calda de acar. Encha at a metade da altura do aro com a mousse. Coloque o outro disco de biscuit. Umedea com a calda de acar. Cubra com a mouse restante, at a beira do aro. Leve ao congelador para o mousse endurecer e facilitar na hora de desenformar. Retire do freezer e coloque uma capa fina de coulis. Retire o aro com cuidado, retirando tambm o acetato. Decorar com morangos frescos e boa sobremesa!

Вам также может понравиться