Вы находитесь на странице: 1из 4

COMO DESENHAR UMA RVORE GENEALGICA

PASSOS FUNDAMENTAIS

Uma rvore genealgica um esquema grfico que nos permite saber, com toda a exatido, qual a relao de uma pessoa com cada um dos seus familiares. A rvore genealgica de uma famlia elaborada utilizando os seguintes smbolos:

vais precisar de uma cartolina bem grande! Se quiseres utilizar fotos, talvez seja prefervel fazeres um lbum fotogrfico, de que a rvore ser o ndice. Utiliza sempre uma folha em formato A3, ou maior, se desejares indicar todos os parentes em grau mais afastado (exemplo: os filhos dos teus tios-avs, que so teus primos em terceiro grau). Se desejares podes utilizar diferentes cores

HOMEM

para melhor identificar os membros de cada gerao: bisavs; avs e tios-avs; pais e tios; tu, os teus irmos e os teus primos; ou ainda, os filhos dos teus primos, etc. Sempre que possvel, e sobretudo no caso das relaes de fraternidade (entre irmos), deves ordenar pela ordem do nascimento (*) as pessoas unidas por uma relao familiar. Exemplo:

MULHER

RELAO DE FILIAO (ENTRE PAIS E FILHOS)

RELAO FRATERNAL (ENTRE IRMOS) RELAO CONJUGAL (CASAMENTO / UNIO)

Regra geral, uma rvore genealgica deve ser elaborada por referncia a uma nica pessoa. Como tal, essa pessoa deve ser sinalizada com uma cor diferente, para mais facilmente se perceber que a rvore genealgica lida a partir dela. Por exemplo, se fizeres a tua rvore genealgica deves comear sempre por ti, desenhando depois os teus pais, os teus irmos, os teus avs, etc. Em vez dos smbolos acima indicados, podes, claro, compor a uma rvore genealgica com fotografias dos teus familiares, mas certamente
Rita (* 1994)

Pai (* 1965)

Me (* 1967)

Miguel (* 1997)

Clara (* 2001)

Joana (* 2001)

UMA RVORE QUE SERVE PARA COMPREENDER MUITAS COISAS

Pede a ajuda dos teus pais, avs e tios para conseguires recuar o mais possvel no tempo e identificares todos os teus antepassados, como os teus trisavs (isto os pais dos teus bisavs) ou mesmo os teus tetravs (que so os pais dos teus trisavs)! Sempre que possvel anota junto do smbolo de cada teu parente no apenas o nome prprio mas tambm o apelido. Descobre como os nomes passam de gerao Vais surpreender-te! Por exemplo, de quem herdaste o apelido? Do teu av materno ou do av paterno? E os nomes prprios? Quantas pessoas na tua famlia tm o mesmo nome? Descobre se os nomes prprios das geraes mais antigas continuam a ser usados na tua prpria gerao. bem possvel que descubras na tua famlia nomes que j no se usam h muito tempo. Ou o contrrio: nomes que foram utilizados na gerao dos teus avs, que no foram utilizados na gerao dos teus pais e tios, e que agora voltaram a ser usados na tua gerao, dos teus irmos e primos. Para alm do nome, podes tambm anotar, se tiver existido, a respetiva alcunha de cada pessoa. Sabes que em vrias regies de Portugal muitas alcunhas passaram, com o tempo, a nomes prprios ou apelidos? tambm muito til que possas anotar, para cada pessoa da tua famlia, o ano do nascimento e, sempre que o saibas, o local onde nasceu. Vais poder assim verificar se os teus familiares tm residido no mesmo stio desde h vrias geraes, ou se provm de diferentes locais do pas, ou mesmo de outros pases. Em qualquer dos casos, procura sempre saber a razo.
A COMPREENSO DO PATRIMNIO IMATERIAL

roca com seu fuso". E a famlia clula, ou unidade fundamental de cada comunidade. O uso do diagrama de parentesco (outro nome utilizado para "rvore genealgica") , pois, muito importante para compreender como se transmite o Patrimnio Imaterial, dado que a famlia , muitas vezes, o lugar da aprendizagem dos saberes tradicionais com os mais velhos e o lugar do seu ensino aos mais novos. esta razo desta Ficha poder ser utilizada em conjunto com outras fichas deste Kit: as de Pessoas, Ofcios/ Saberes Tradicionais e Histrias de Vida. A construo de rvores genealgicas assim um instrumento importante no estudo dos saberes tradicionais, que so uma componente fundamental do Patrimnio Imaterial. Nestes casos, fundamental anotar, para cada pessoa, a respetiva profisso, para perceber como determinados saberes e tcnicas tm passado de gerao em gerao. Sabes que, at anos recentes, era comum avs, pais e netos terem sempre o mesmo ofcio (agricultor, pescador, cesteiro, oleiro, etc.)?
SMBOLOS COMPLEMENTARES

Como sabes, o Patrimnio Imaterial varia consoante cada comunidade. por isso que se usa o provrbio "cada terra com seu uso, cada

Se quiseres tornar-te um profissional a fazer diagramas de parentesco, podes ainda utilizar outros smbolos. Por exemplo, no caso das geraes mais recuadas, em que se tem a certeza do nmero de tios, primos, etc., mas se desconhece ao certo quantos eram do gnero masculino ou do feminino, utiliza-se o smbolo para uma dessas pessoas, como no caso da rvore genealgica do Joo, na pgina seguinte. Utilizam-se tambm os smbolos para identificar as pessoas (respetivamente homem, mulher ou pessoa de gnero desconhecido) j falecidas. O smbolo utiliza-se no caso em que duas pessoas se divorciaram. Finalmente, e como podes ver na pgina seguinte, em baixo, na rvore genealgica da Maria podes ainda utilizar uma ramificao da relao entre irmos para indicar que so gmeos.

RVORE GENEALGICA DO JOO


Bisav Ermenegildo Bisav Cndida Bisav Fernando Bisav Maria do Cu

? Bisav s

TiosAvs

Tia-Av Cristina Av Genoveva Av Jaime Av Maria

Tio-Av Tio-Av Tio-Av Tio-Av Armando Augusto Antnio Fernando

Av s

Av Antero

Pais e Tios

Tio Filipe

Tia Graa

Pai

Me

Tio Jaime

Tia Alexandra

A minha Gerao

Prima Clara

Primo Vicente

Joo

Famlia paterna Famlia materna

RVORE GENEALGICA DA MARIA


Bisav Augusto Bisav s Bisav Virgnia Bisav Carlos Bisav Ana Bisav Antnio Bisav Josefa Bisav Fernando Bisav Maria do Cu

TiosAvs

Tia-Av Joana

Tio-Av Francisco Av Filipe Av Maria Av Jaime

Tia-Av Jlia Av Maria

Tio-Av Joo

Av s

Pais e Tios

Tio Paulo

Tia Teresa

Pai

Me Tia Lcia

Tio Pedro

Tia Carla

A minha Gerao

Primo Rodrigo

Primas Sara e Marta (gmeas)

Maria (eu!!!!)

Irmo Bernardo

Prima Francisca

DESCOBERTA DA MEMRIA FAMILIAR

A construo de uma rvore genealgica um bom instrumento para perpetuar conhecimentos e memrias sobre todos os membros de

uma famlia. Podes at vir a descobrir que na tua prpria famlia existem muito mais pessoas do que aquelas que j conheces. Por isso: bom trabalho de detetive!

Вам также может понравиться