Вы находитесь на странице: 1из 2

A

lanamento da revista CULT e a pronta resposta que tivemos da parte de editores, professores, estudantes e, principalmente, de um nmero enorme de pessoas que buscam o prazer da leitura em todo o Brasil desmentiram um mito h muito tempo arraigado em nosso pas: a idia preconceituosa de que os brasileiros no se interessam pela literatura, de que nosso precrio sistema educacional criou uma populao de videotas que s respondem aos apelos fceis da cultura de massa transformando irremediavelmente a alta cultura num produto para consumo somente das elites. No h erro nessas premissas. De fato, o ensino no Brasil vergonhoso e o apoio produo cultural foi nulo at pouco tempo atrs. Mas as concluses so falsas. O elitismo uma postura cmoda e conservadora que alimenta o mito de que a cultura e deve, por uma fatalidade histrica, permanecer inacessvel maioria. Entretanto, qualquer pessoa atenta pode observar como um pequeno gesto de estmulo cultura e produo artstica e intelectual tem resposta imediata do pblico. E as cartas, os pedidos de assinatura e as palavras de incentivo CULT, vindos de Belm ou do interior do Rio Grande do Sul, so demonstraes de um interesse latente pelos raros canais de expresso que surgem no pas. Hoje, felizmente, algumas empresas clarividentes descobriram que a cultura , a curto prazo, um bom negcio (pois efetivamente atrai o interesse do pblico) e, a longo prazo, um instrumento de qualificao humana que nenhum pas pode menosprezar. A tendncia cada vez mais forte do marketing cultural, a existncia do tica Shopping Cultural (onde foi lanada a CULT, no dia 21 de julho) e o sucesso das Bienais do Livro (como a que est ocorrendo no Rio de Janeiro) mostram que existe espao cada vez maior para a expanso desse mercado. Afinal, a cultura talvez seja a nica matria-prima cujas fontes so inesgotveis e que, ao ser consumida, se reproduz. Nesses tempos to neoliberais, esse pode ser um bom argumento para que o Estado e as empresas patrocinem a cultura. De nossa parte, preferimos mesmo o argumento do prazer, da cumplicidade com os milhares de leitores que partilham conosco o prazer de ler Dostoivski, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Jos Saramago, Lezama Lima, George Steiner, Boris Schnaiderman, Srgio SantAnna..., enfim, estes mestres da palavra que esto nas pginas do segundo nmero da CULT.

PauloLemos

Diretor: Paulo Lemos Gerente geral: Silvana De Angelo Editor: Manuel da Costa Pinto Diretor de arte: Maurcio Domingues Diagramao e arte: Sonia Maria Oliveira Silva, Fabricio Menossi de Paula, Fabiana Fernandes, Adriano Montanholi, Eduardo Martim do Nascimento Produo editorial: Antonio Carlos De Angelo Reviso: Izabel Moraes Baio, Karina Yoko Makiyama Colaboradores: Aurora F. Bernardini, Camila Viegas, Cludio Giordano, Cristovo Tezza, George Steiner, Heitor Ferraz, Joo Alexandre Barbosa, Jos Guilherme Rodrigues Ferreira, Len Berg, Luciana Artacho Penna, Mnica Cristina Corra, Pasquale Cipro Neto, Reynaldo Damazio Redator: Marcos Paulo Morales Produo grfica: Jos Vicente De Angelo Circulao e assinaturas: Mrcia Monteiro Cords Dept. comercial: Idelcio D. Patricio, Jorge Rangel, Exalta de Camargo Dias, Jefferson Motta Mendes, Julio Cesar dos Santos, Elieuza P . Campos Dept. financeiro: Regiane Mandarino, Roberta Alves dos Santos Jornalista responsvel: Manuel da Costa Pinto Periodicidade: mensal ISSN 1414-7076 Lemos Editorial e Grficos Ltda. Rua Rui Barbosa, 70, Bela Vista So Paulo, SP CEP 01326-010 Fone/Fax: (011) 251-4300, e-mail: lemospl@netpoint.com.br

No lanamento da CULT: 1.O poeta portugus Ernesto de Melo e Castro e Elza Min, professora da USP. 2. Ney Alves (esq.), diretor do Banco Pontual, e o psiquiatra Jorge Amaro Wohney. 3. O jornalista e crtico de cinema Celso Sabadin. 4. Marcelo Levy, diretor de marketing da Companhia das Letras. 5. A jornalista Leonor Amarante, diretora de publicaes do Memorial da Amrica Latina.

AGOSTO 1997

NOTAS
Caf Filosfico 1 Canad nas Gerais

A Aliana Francesa do Rio de Janeiro reativa este ms seus Cafs Filo como so conhecidas na Frana as reunies informais de discusso filosfica em bares e cafs. No dia 22 de agosto, o geneticista e pensador Albert Jacquard fala sobre Os novos poderes da cincia; no dia 26, o psicanalista Tobie Nathan aborda as relaes psicanlise-antropologia; e, em 8 de setembro, o socilogo Alain Touraine apresenta o tema As cincias sociais entre o possvel e o inaceitvel. Os encontros acontecem na Maison de France (av. Pres. Antonio Carlos, 58, salo do 3 andar, tel. 021/532-1323).
Caf Filosfico 2

Belo Horizonte acolhe entre os dias 3 e 14 de setembro o melhor da cultura canadense contempornea. Depois de eventos semelhantes no Rio de Janeiro (95) e em So Paulo (96), o Canad nas Gerais vai trazer ao Brasil a escritora canadense de origem chinesa Evelyn Lau, a dana de Margie Gillis e do Les Grands Ballets Canadiens, a msica do St. Lawrence String Quartet e a Semana do Cinema Canadense alm de um festival gastronmico. Durante o evento ser inaugurada a Fundao Cultural Brasil-Canad, para incentivar o intercmbio cultural entre os dois pases. Informaes pelo tel. 031/229-6565.
Ateli de poesia

Paul Zumthor

Dentro do mesmo esprito e seguindo uma tendncia que se espalha por cidades como Bruxelas, Tquio e Nova York, a livraria Cultura promove a partir deste ms em So Paulo um Caf Filosfico coordenado pela jornalista Sonia Goldfeder e pela filsofa Olgaria Matos. O encontro acontece todas as teras-feiras, s 19h30, no mezanino da loja principal da Cultura (av. Paulista, 2073, loja 153, CEP 01311-940, tel. 011/285-4033 r. 2245, e-mail: soniagold@livcultura.com.br). A entrada franca e no preciso fazer inscrio prvia.
C U LT

Na programao de seus Cafs Filosficos, a livraria Cultura promove tambm, na ltima tera-feira de cada ms, o Ateli Cultura de Novos Poetas. Sob a coordenao do poeta Rgis Bonvicino, o ateli abre espao para autores inditos lerem suas poesias. O primeiro ateli ser no dia 26 de agosto s 19h30. Os interessados devem enviar no mximo cinco poemas inditos para Sonia Goldfeder, na livraria Cultura (endereo na nota esquerda). Trs autores sero selecionados por uma comisso composta por Bonvicino, pela poeta e jornalista Miriam Paglia Costa e pelo professor de literatura Haquira Osakabe, da Unicamp.

A obra do medievalista Paul Zumthor (foto) est sendo discutida na PUC-SP entre os dias 13 e 15 de agosto, em colquio coordenado pela professora Jerusa Pires Ferreira. Participam do encontro crticos como Leyla Perrone-Moiss, Luiz Costa Lima e Lorenzo Mamm, que abordam o papel fundamental do historiador na valorizao da cultura oral. O evento marca tambm o lanamento dos livros Introduo poesia oral (Hucitec/Educ) e Tradio e esquecimento (Hucitec), ambos de Zumthor (1915-1995). A editora Hucitec publicar os textos do colquio no primeiro nmero da revista Poticas da oralidade.
Bobbio

A editora Campus anunciou a compra dos direitos de traduo da Autobiografia do cientista poltico e filsofo italiano Norberto Bobbio. Em sua edio anterior, a CULT publicou alguns trechos da obra, recm-editada na Itlia, mas no noticiou o fato, ocorrido aps o fechamento da revista. A Campus j havia editado neste ano O tempo da memria: De Senectute e outros escritos autobiogrficos e, com a publicao do novo ttulo, estar lanando no Brasil o conjunto dos textos memorialsticos de Bobbio.
3

Вам также может понравиться