Вы находитесь на странице: 1из 1

Princpios da Administrao Cientfica de Taylor: Determinao do melhor mtodo para realizar cada tarefa.

Seleo cientfica dos trabalhadores: cada um ficaria com a tarefa para a qual estava mais bem habilitado. Treinamento e desenvolvimento cientfico do trabalhador. Cooperao ntima e amigvel entre a administrao e os trabalhadores. Abandonou o sistema de incentivos de Taylor e passou a propor as seguintes estratgias motivacionais: 1.Cada trabalhador que terminasse uma determinada cota diria de trabalho ganharia 50 cents de bonificao. 2.O supervisor receberia uma bonificao por cada operrio que alcanasse a cota. 3.O supervisor receberia outra bonificao caso todos os operrios conseguissem alcan-la. 4.O trabalho (produo) de cada operrio era registrado num grfico de barras individual, indicando se ele havia alcanado a cota estipulada ou no.

LillianGilbreth: o objetivo da administrao cientfica era ajudar os trabalhadores a alcanar seu potencial mximo como seres humanos. Frank Gilbreth: estudo da fadiga. Relao movimento-fadiga: cada movimento eliminado reduziria a fadiga.Tentativa de encontrar os movimentos mais econmicos para cada tarefa para aumentar o desempenho e reduzir a fadiga. Um operrio poderia fazer seu servio atual, preparar-se para o posto imediatamente superior e treinar seu sucessor, tudo ao mesmo tempo, atuando como um executor, um aprendiz e um professor. Ambos defendiam que o estudo dos movimentos elevaria a satisfao dos trabalhadores, pois indicaria que o administrador se preocupava com eles.

Fordismo: a produo em massa baseada na padronizao (do produto, do maquinrio, do material, da mo-de-obra) que proporciona custo mnimo.

Contribuies da Adm Cientifica: Milagre da produo. Qualquer tarefa pode ser realizada de forma eficiente e racional. Criticas: Mecanicismo Superespecializao do operrio Viso microscpica do homem Ausncia de comprovao cientfica Abordagem incompleta da organizao Limitao do campo de aplicao Abordagem prescritiva e normativa / Sistema fechado Explorao dos Operrios Princpios da Administrao segundo Fayol: 1.Diviso do trabalho. 2.Autoridade e responsabilidade. 3.Disciplina. 4.Unidade de comando. 5.Unidade de direo. 6.Subordinao do interesse individual ao bem comum. 7.Remunerao. 8.Centralizao. 9.Hierarquia. 10.Ordem. 11.Equidade. 12.Estabilidade de pessoal. 13.Iniciativa. 14.Esprito de equipe. Caractersticas do tipo ideal de burocracia: Formalidade: organizaes constitudas com base em normas e regulamentos explcitos (leis) que estipulam direitos e deveres dos participantes. Violar leis comportamento digno de punio. Todos so iguais perante a lei. Impessoalidade: relaes governadas pelos cargos que as pessoas ocupam. O que importa o cargo e no a pessoa. Profissionalismo: o ocupante de qualquer cargo presta algum servio e recebe para tal. A ocupao do cargo se d em funo das qualificaes Criticas a teoria clssica: Abordagem simplificada da organizao formal: prescritiva e normativa, sem considerao com fatores psicolgicos e sociais. Organizao como mquina e como um sistema fechado; previsvel. Ausncia de trabalhos experimentais: afirmaes enfticas e dogmticas, muitas vezes sem a devida apresentao metdica. Escola Universalista: insistncia sobre a concepo da Administrao como um conjunto de princpios universalmente aplicveis. Contribuies: apesar de no se sustentar numa era de mudanas e instabilidade, a Teoria Clssica permite uma clara compreenso das bases da moderna administrao, pois disseca o trabalho organizacional em categorias compreensveis e teis.

Вам также может понравиться