Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA-UVA CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAO-CENFLE PROFESSORA: CRISTIANE LETRAS HABILITAO EM LNGUA PORTUGUESA MARIA

JOS PAIVA FERREIRA

A Mitologia na Obra Os Lusadas Os Lusadas uma obra potica do escritor Lus Vaz de Cames, considerada a epopeia portuguesa por excelncia. Provavelmente concluda em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no perodo literrio do classicismo, trs anos aps o regresso do autor do Oriente. A obra composta de dez cantos, 1102 estrofes que so oitavas decasslabas, sujeitas ao esquema rmico fixo AB AB AB CC oitava rima camoniana. A ao central a descoberta do caminho martimo para a ndia por Vasco da Gama, volta da qual se vo descrevendo outros episdios da histria de Portugal, glorificando o povo portugus. Focalizando na mitologia, Assim, ao observarmos a presena de Deus no discurso do descobrimento e a interferncia dos deuses no decorrer das navegaes, podemos nos atrever a fazer analogias quanto ao papel dos portugueses e dos seres mitolgicos na epopeia camoniana. Deus, em Os Lusadas, apresenta-se como orientador religioso, a bandeira hasteada, que vai frente, nas grandes realizaes. Aquele que detm o poder de mudar o curso da humanidade, mas d liberdade de escolha entre o bem e o mal aos seus filhos amados. J os portugueses fazem o papel do povo de Deus que est em busca de salvao atravs da propagao da palavra divina a outros povos, como seguidores de Cristo e os jesutas durante a catequizao dos nativos. Quanto aos deuses, podemos fazer sua analogia com os discpulos de Cristo que auxiliam o povo de Deus na jornada para a propagao e afirmao da F. Esse o caso da deusa Vnus e dos outros deuses que auxiliam para impedir a ao e interferncia do gnio contrrio, Baco,sobre as realizaes lusitanas. A presena do deus Baco e da deusa Vnus, principais personagens pagos, mostra a j mencionada caracterizao humana dos deuses e suas interferncias. Os deuses, em alguns episdios do poema, demonstram sentimentos de ira, mentira, inveja, como o caso de Baco em relao aos portugueses, enquanto a deusa Vnus, devido s ameaas de Baco teme perder seu direito de conquistar a vitria junto com os portugueses. Esta apresenta sentimentos nomes como amizade e fidelidade, assumindo assim uma posio de defensora dos portugueses.

No Canto I, no Episdio do Conslio dos Deuses no Olimpo. Os deuses renem-se em "conslio glorioso" para decidir sobre o destino dos Portugueses no Oriente. No estava em causa a chegada dos Portugueses ao Oriente, pois essa j tinha sido determinada pelo destino, tratavase, sim, de decidir se os deuses ajudariam ou no os portugueses a chegar rapidamente e de um modo seguro ndia, como pode ilustrar os versos do Canto I estrofe 20:
Quando os deuses do Olimpo luminoso, Onde o governo est da humana gente, Se juntaram em conclio glorioso, Sobre as cousas futuras do Oriente, Pisando o cristalino cu fermoso, (...)

No canto III,Cames invoca a inspirao de Calope, musa grega da poesia pica, Vasco da Gama comea a contar ao rei Melinde a histria de Portugal, Canto III estrofe 1:
Agora tu, Calope, me ensina O que contou ao Rei o ilustre Gama: Inspira imortal canto e voz divina Neste peito mortal, que tanto te ama. Assim o claro inventor da Medicina, De quem Orfeu pariste, linda Dama, Nunca por Dafne, Clcie ou Leucotoe, Te negue o amor devido, como soe.

No Canto VI,enquanto os portugueses rumam em direo s ndias, Baco desce ao palcio de Netuno e incita os deuses marinhos contra a esquadra de Vasco da Gama. Novamente Vnus e as nereidas salvam os navegadores, tendo-o j feito uma vez.Canto VI estrofe 38:
Enquanto este conselho se fazia No fundo aquoso, a leda lassa frota Com vento sossegado prosseguia, Pelo tranqilo mar, a longa rota. Era no tempo quando a luz do dia Do Eo Hemisfrio est remota; Os do quarto da prima se deitavam, Para o segundo os outros despertavam.

No Canto IX, Vnus decide premiar os navegadores e, numa ilha paradisaca, rene as nereidas (ninfas marinhas), feridas por Cupido com suas setas, para que ardam de amor pelos portugueses. Estes, deslumbrados com o espetculo divino, passam a perseguir as ninfas que se deixam alcanar e se entregam, entre gritinhos de prazer. a mais clara manifestao do pan-erotismo, da idia de que no h pecado sexual. Canto IX estrofe 83:
Oh! Que famintos beijos na floresta, E que mimoso choro que soava! Que afagos to suaves, que ira honesta, Que em risinhos alegres se tornava! O que mais passam na manh e na sesta, Que Vnus com prazeres inflamava,

Melhor expriment-lo que julg-lo; Mas julgue-o quem no pode expriment-lo.

No Canto ,aps um banquete oferecido por Ttis e pelas ninfas, uma delas, Sirena (ou sereia), anuncia as futuras conquistas portuguesas.Canto X estrofe 2:
Quando as fermosas Ninfas, cos amantes Pela mo, j conformes e contentes, Subiam pera os paos radiantes E de metais ornados reluzentes, Mandados da Rainha, que abundantes Mesas daltos manjares excelentes Lhe tinha aparelhados, que a fraqueza Restaurem da cansada natureza.

Enfim, o escritor engenhosamente pigmentou sua obra com a graa envolvente das crendices mitolgicas, ento simbolizadas por seus mltiplos deuses, que adornavam as aes dos personagens humanos e atribua emoo narrativa histrica. O estudo sobre a mitologia em Os Lusadas buscou enfatizar a relao do mundo espiritual como mundo real e como essas antagnicas dimenses foram usadas por Cames, para mostrar o quanto os portugueses foram capazes de vencer os obstculos durante a viagem expansionista. A verdade que Deus e deuses, na obra, foram artifcios para fortalecer o carter antropocentrista do sculo XVI, visto que os lusitanos,seja pela humildade do seu povo ou por sua semelhana com os romanos, eram elogiados. Isso caracteriza de algum modo, a exaltao do povo portugus. Outro ponto importante que podemos usar como justificativa so as disputas entre os deuses Baco e Vnus. Esse conflito proposto pelo poeta deu narrativa pica um carter dramtico. A presena do maravilhoso pode ser explicada tambm pelo fato de que Os Lusadas uma obra com base nos poemas clssicos de Homero e Virglio. Portanto, a fuso dessas dimenses religiosa e mitolgica foi necessria para compor a epopeia camoniana. A verdade nica que o elemento mitolgico foi como um perfume excntrico que se impregnou por todas as fibras da imortal epopeia e deu a ela uma essncia mais vibrante e atraente.

Вам также может понравиться