Вы находитесь на странице: 1из 4

Este Plano de Curso poder sofrer alteraes a critrio do professor e/ou da Coordenao.

PLANO DE CURSO 2013/02 DISCIPLINA: HISTRIA, CULTURA E INSTITUIES DO DIREITO PROFESSOR: GILSILENE PASSON P. FRANCISCHETTO TURMAS: 1 PERODO MATUTINO (Quarta-feira 07:30 s 09:10h e Quinta-feira de 09:30 s 11:10h) UNIDADES DE TRABALHO ESTRATGIA DE ENSINO Utilizao de vdeo. Estudo dirigido. Discusso . BIBLIOGRAFIA BSICA E COMPLEMENTAR Bibliografia bsica: SANTOS, Boaventura de Sousa. Notas Jurdicosociais de Pasrgada. In: SOUZA JNIOR, Jos Geral (Org.). O Direito Achado na Rua. Braslia: UNB, 1987.

OBJETIVOS Promover uma aproximao inicial com os alunos. Proporcionar aos alunos uma viso geral dos contedos que sero trabalhados durante o semestre. Expor a proposta de avaliao, bem como algumas advertncias quanto presena e cumprimento de prazos. Verificar as expectativas dos alunos quanto ao curso de Direito. Identificar as noes iniciais da expresso "Direito" e da existncia de um pluralismo jurdico. Reconhecer a importncia do estudo da histria do Direito no Brasil.

CONTEDOS Apresentao da professora e dos alunos. Apresentao dos contedos, da metodologia, da bibliografia e da avaliao da aprendizagem. Aspectos atuais da educao superior no Brasil. Noo introdutria do direito. A importncia do estudo da Histria do Direito. Monismo e Pluralismo jurdico.

AULAS

ATIVIDADES PRTICAS Atividade 1- Debate Vdeo: violentamente pacfico Atividade 2-Produo de vdeo em grupo Os alunos sero organizados em grupos de at 6 componentes e produziro um vdeo enfocando a questo: O que Direito?(4 pontos)

1-CONCEITO DE DIREITO

6 aulas:

SANTOS, Boaventura de Sousa. Poder o Direito ser Atividade 3: Cine forum emancipatrio? Florianpolis: Os alunos assistiro ao vdeo "O Direito achado na rua" para discusso Fundao Boiteux, 2007. em grupo. WOLKMER, Antnio Carlos.Pluralismo Jurdico, Direitos humanos e Interculturalidade. Revista Sequencia, n 53, p.113-128, dez. Florianpolis, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Revoluo Democrtica da Justia. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia complementar: LYRA FILHO, Roberto. O que Direito.Coleo Primeiros Passos. So Paulo: Brasiliense, 1982.

2- AS GRANDES REAS DO DIREITO

3- A ESTRUTURA DO PODER JUDICIRIO NO BRASIL

Verificar como a cincia moderna favoreceu a compartimentalizao dos saberes e suas conseqncias para a sociedade. Analisar a relao entre as vrias disciplinas jurdicas. Apontar a importncia da interdisciplinaridade para o Direito. Apontar a estrutura do Poder Judicirio no Brasil luz da Constituio Federal de 1988. Descrever os demais rgos de colaborao no sistema judicial Brasileiro.

A compartimentalizao da cincia moderna. O resgate da interdisciplinaridade. 03 aulas.

Aula expositiva e Jri simulado.

Atividade 4- Grupos de Oposio Livro: O caso dos exploradores de cavernas. Os alunos sero divididos entre defesa e acusao. De cada grande grupo sero escolhidos 4 expositores. Ao final ser disponibilizado tempo para os demais interessados que queiram fazer suas observaes.

Bibliografia bsica: FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. Porto Alegre: Fabris, 1976. SANTOS, Boaventura de Sousa. Poder o Direito ser emancipatrio? Florianpolis: Fundao Boiteux, 2007. Bibliografia bsica: Constituio da Repblica Federativa do Brasil. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Revoluo Democrtica da Justia. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2011. Bibliografia bsica: Constituio da Repblica Federativa do Brasil. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Revoluo Democrtica da Justia. 3.ed. Soa Paulo: Cortez, 2011.

A teoria da diviso funcional como elemento de controle do poder estatal em Montesquieu. A organizao atual do Poder judicirio; Jurisdio. Competncia.

3 aulas.

4- AS PROFISSES JURDICAS

Analisar as principais atividades Alguns atores jurdicos e sua desenvolvidas pelos juzes, atuao: Advogados, juzes e advogados e membros do membros do Ministrio Pblico. Ministrio Pblico, principalmente quanto necessidade de uma postura tica em suas funes.

Aula expositiva dialogada. Anlise de casos 4 aulas, reais e discusso.

Aula expositiva dialogada.

Compreender como se deu a elaborao dos primeiros documentos jurdicos no Brasil e a organizao do Poder Judicirio. 5- A HISTRIA DO DIREITO NO BRASIL: COLNIA

As leis Portuguesas: O sistema de Ordenaes. Brasil-colnia: Os documentos jurdicos. Estrutura do Poder judicirio. Correntes de pensamento que influenciaram a poca. 7 aulas.

Aula expositiva dialogada e Estudo dirigido com vdeo

Aula expositiva dialogada Atividade 5-Dramatizao Demonstrar, atravs de dramatizaes negaes de direitos verificadas no Estado do Esprito Santo trazendo fundamentos jurdicos, sociolgicos e filosficos, sempre com um vis crtico e reflexivo. (6 pontos)

Bibliografia bsica: WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do Direito no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. CASTRO, Flvia Lages. Histria do Direito: Geral e Brasil. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2008. Bibliografia complementar: WEHLING, Arno; WEHLING, Maria Jos C. M. Formao do Brasil colonial. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999

6- A HISTRIA DO DIREITO NO BRASIL: IMPRIO

Analisar as mudanas no Ordenamento Jurdico ocorridos com a independncia. Comparar as caractersticas que marcaram a criao das faculdades de Direito no Brasil

Brasil-Imprio: Constituio de 1824. Legislao elaborada no Imprio. Formao jurdica das primeiras faculdades de direito. Leis abolicionistas: vigncia,

4 aulas. Aula expositiva dialogada.

Bibliografia bsica: WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do Direito no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

com a situao atual.

Verificar os principais acontecimentos que marcaram a histria do Direito a partir da proclamao da Repblica. Analisar as influncias tericas que marcaram o perodo, notadamente o positivismo. Analisar a memria como um direito fundamental a partir dos principais fatos histricos estudados.

validade e eficcia. Estrutura do Poder Judicirio. Correntes de pensamento que influenciaram a poca. Anlise dos problemas sociais da poca e sua correlao com o direito. Brasil-Repblica: Legislao elaborada na repblica velha. Aspectos jurdicos da Era Vargas. A Constituio Federal de 1946. A produo legislativa na ditadura militar. Correntes de pensamento que influenciaram a poca. Anlise dos problemas sociais e sua correlao com o direito.

CASTRO, Flvia Lages. Histria do Direito: Geral e Brasil. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2008.

Aula expositiva dialogada, discusso de texto pr-selecionado com estudo dirigido e dramatizao.

Atividade 6- Atividade interdisciplinar com a disciplina Linguagem Jurdica (4 pontos) Os alunos iro desenvolver uma interveno social focada em necessidades da comunidade de Itarar, com vistas a uma aproximao e dilogo com a comunidade do entorno da faculdade

Bibliografia bsica: WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do Direito no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. CASTRO, Flvia Lages. Histria do Direito: Geral e Brasil. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2008.

Atividade 7- Grupos de discusso. A justia de transio e os perseguidos polticos no regime militar. Anlise da efetividade da lei 11.559/02(Lei de Anistia). 7- A HISTRIA DO DIREITO NO BRASIL: REPBLICA

7 aulas.

Atividade 8- Roteiro de LeituraValor 10 pontos

Atividade 9- Atividade Interdisciplinar-Valor : no haver atribuio de nota. Discusso de um texto envolvendo todas as disciplinas do perodo.

BIBLIOGRAFIA BSICA OBRA 1 OBRA 2 OBRA 3 WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do Direito no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011. CASTRO, Flvia Lages. Histria do Direito: Geral e Brasil. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2011. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Revoluo Democrtica da Justia. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2011.

AVALIAO 1 BIMESTRE: 02/10 - Prova escrita: valor 10 (dez) pontos. Sero abordados os contedos das unidades 1,2,3 e 4 . A prova contar com 4 (quatro) questes discursivas e objetivar explorar o conhecimento acerca dos contedos lecionados, bem como a capacidade crtico-reflexiva dos alunos. Critrios de correo: Desenvolviemtno de racicnio em torno de concepes, correntes de opinio e divergncias acera das unidades tratadas; Anlise crtica diante dos contedos trabalhados; correo no uso da lngua portuguesa; fundamentao das respostas formuladas e meno aos dipositivos legais, quando aplicvel. -Atividade 2: valor 4,0 (quatro) pontos. Os Os alunos sero organizados em grupos de at 6 componentes e produziro um vdeo enfocando a questo: O que Direito? Critrios de avaliao: Abordagem do contedo acerca das vrias concepes da expresso Direito; qualidade no trabalho de edio e presena de elementos visuais que tornem o vdeo dinmico. - Atividade 5: valor 6,0 (seis) pontos. Demonstrar, atravs de dramatizaes negaes de direitos verificadas no Estado do Esprito Santo trazendo fundamentos jurdicos, sociolgicos e filosficos, sempre com um vis crtico e reflexivo. Critrios de avaliao: abordagem social, abordagem jurdica, harmonia na apresentao e presena de elementos criativos em relao ao tema. 2 BIMESTRE: 04/12 - Prova escrita: valor 6 (seis) pontos. Sero abordados os contedos de todas as unidades. A prova contar com 5 (cinco) questes discursivas e objetivar explorar o conhecimento acerca dos contedos lecionados, bem como a capacidade crtico-reflexiva dos alunos. Critrios de correo: Desenvolviemtno de racicnio em torno de concepes, correntes de opinio e divergncias acera das unidades tratadas; Anlise crtica diante dos contedos trabalhados; correo no uso da lngua portuguesa; fundamentao das respostas formuladas e meno aos dipositivos legais, quando aplicvel. - Atividade 6: valor 4,0 (quatro) pontos. Os alunos iro desenvolver uma interveno social focada em necessidades da comunidade de Itarar, com vistas a uma aproximao e dilogo com a comunidade do entorno da faculdade. Pesquisa acerca da temtica, abordagem social e jurdica, produo de material adequado interveno proposta e atendimentos s etapas da elaborao da interveno. -Atividade 9- Roteiro de Leitura-Valor 10 pontos. Critrios de correo: Adequao s normas da ABNT e manual da FDV; Resumo textual(com apreenso das ideias bsicas do autor, habilidade de sntese, estruturao, paragrafao e progresso textual), consideraes do leitor(quanto estrutura textual e quanto ao contedo), coerncia e coeso, uso adequado dos instrumentos gramaticais.

Вам также может понравиться