Вы находитесь на странице: 1из 10

REAL, SIMBLICO E IMAGINRIO, EM LACAN*

Thas Machado Moraes Correia**

Resumo: Partindo da concepo cartesiana do dualismo corpo-mente, a autora aborda uma nova lgica que, na psicanlise de orientao lacaniana, chamada de trilogia por amarrar trs registros inseparveis entre si: real, simblico e imaginrio. Assim, ao elucidar o modo pelo qual a experincia psicanaltica visa expor a singularidade do sujeito via sintoma e outras formaes , este trabalho aponta para novas possibilidades de se pensar a subjetividade no mundo hiper-moderno. Palavras-chave: Psicanlise. Topologia psquica. Trilogia lacaniana. Real, simblico e imaginrio (RSI). Lacan, Jacques. Abstract: Starting from Cartesian conception of body-mind dualism, the author handles a new logical approach that, in lacanian-oriented psychoanalysis, is considered a trilogy for bonding three inseparable features: real, symbolic and imagianary. Thus, by elucidating the way psychoanalysis exposes the subjects singularity - by synthom and other formations -, this work indicates new possibilities of thinking about the subjectivity in the hypermodern world. Keywords: Psychoanalysis. Psychic topology. Lacanian trilogy. Real, symbolic and imaginary (RSI). Lacan, Jacques.

* Texto apresentado durante a XIV SEMANA DE FILOSOFIA UFMA: ESTADOS MENTAIS, na mesa-redonda Abordagens lgicas e simblicas para os estados mentais. So Lus / MA, 09.12.2004 **Psicanalista; psicloga (UGF-RJ); ps-graduada em Psicofisiologia do Comportamento (UFMA); especialista em psicoterapia infanto-juvenil (UFRJ);especialista em filosofia contempornea(UFMA); professora assistente do DEFIL-UFMA; membro aderente e coordenadora da Escola Brasileira de Psicanlise (Delegao MA). E-mail: thais@elo.com.br .
Cincias Humanas em Revista - So Lus, v. 3, nmero especial , junho 2005

97

A tripartio lacaniana real, simblico e imaginrio constitui a base da contribuio de Lacan psicanlise, pois ela oferece alcance e inteligibilidade aos grandes segmentos da obra de Freud. O corpo e a mente so duas categorias consagradas a partir da modernidade com Descartes e entranha todo o senso-comum; mas tambm, e principalmente, o fundamento de toda a cincia contempornea a exemplo da medicina, psicologia e saberes vizinhos. A psicanlise, a partir de Lacan, ao invs deste dualismo cartesiano, trabalha com a trilogia: Real, Simblico e Imaginrio. Cabe psicanlise e no filosofia elaborar uma teoria do sujeito adequada experincia freudiana, que demonstra que o eu no senhor em sua prpria casa. No vamos aqui passar uma borracha na desavena irredutvel que ope a psicanlise filosofia, mas devemos colocar questes acerca do fato de que a psicanlise no pode rejeitar a filosofia e fazer a ressalva de que a filosofia pode e deve retomar a idia do inconsciente, com tudo que ela implica. Para isso, preciso nos perguntarmos acerca da razo que est em jogo na filosofia e na psicanlise. Se para a filosofia, a razo est ligada conscincia, qual seria ento a lgica do inconsciente? Em oposio a uma concepo romntica do inconsciente como ba, depositrio das mazelas do sujeito, Lacan construiu um inconsciente sem profundidade estruturado como uma linguagem e no por foras obscuras ou representaes imperceptveis. Como diz Lacan, Freud nem sempre freudiano, porque necessariamente estava preso ao discurso de sua poca. Freud esteve frente de seu tempo ao dizer que o eu corporal uma massa de representaes: idias, sentido. O corpo no se confunde a com o organismo. O corpo eu, isto , o que o sujeito do organismo interpretou; , pois, aquilo que serve de apoio estruturao da subjetividade, sem que esta a ele se restrinja jamais. Pensemos antes numa amarrao, ou em ncoras para esta subjetividade que se erige. H, portanto, o corpo imaginrio, relativo ao sentido (que produto do entrelaamento do imaginrio e do simblico). Este equivale ao que Freud diz do corpo como sendo o eu (o eu , em Lacan, o imaginrio). O campo do sentido um campo fechado, das certezas, da busca da coerncia de pensamentos, oposto assim ao do inconsciente neste repousam as possibilidades de criao de significantes, de desamarramento, de produo do novo, daquilo que manca, claudica e que se distingue como o que escapa s idias, s palavras, simbolizao, ao sentido; , portanto o impensvel. Estamos a no registro do real onde Lacan sublinha sua prevalncia assumida na psicanlise; pois, a impossibilidade que o define a da relao sexual, ela prpria manifestada pela angstia de castrao. Ento, o corpo real ou real do corpo, como se prefere dizer, relativo ao gozo. Corpo imaginrio, como o que interpreta cada sujeito ao habit-lo, a ponto das sintomatologias histricas desrespeitarem qualquer estudo de neurologia, de

98

Real, simblico e imaginrio, em Lacan

anatomia ou fisiologia Ele di, paralisa, tem disfunes, conforme a subjetividade e no de acordo com a lgica antomo-patolgica. E no simblico? A h uma referncia de Lacan ao corpo do Outro, isto , o corpo de significantes. Ocorre que este Outro do simblico imaginarizado pelo sujeito. Isto , ele encarnado, depositado em um semelhante. Assim encarnado, ele ser, por exemplo, aquele que sabe, onde pode de fato vir o saber. H a Me, como primeiro Outro encarnado, h o tesouro de significantes. A este Outro atribudo um corpo, e a este corpo uma falta. a esta falta que o sujeito oferece-se para completar, ao estruturar-se como sujeito, onde podemos buscar referncia no estdio do espelho que trata da erogeneizao do corpo prprio, que coincide com o erigir de uma subjetividade. Toda falicizao do corpo na identidade primordial equivale a uma satisfao (gozo flico, presente no gozo sexual, no gozo do sintoma, na pulso, na fala) que est na base de sustentao do eu. O eu constituindo-se sustentado por 2 pilares freudianos (registro simblico, identificao do S1) e ideal do eu (registro do imaginrio, da falta no especularizvel, onde esta se presentifica como furo na imagem). No texto Corpo furado, trico do psicanalista Jairo Gerbase (1998, p. 1), assim encontramos: O corpo apreendido como comportando furos, com um interior e um exterior. Do ponto de vista espacial, o corpo assimilado como autnomo e o que chamamos de gozo diz respeito aos furos do corpo. Abordaremos esses trs registros em seus aspectos mais fundamentais: o estdio do espelho (imaginrio), a lgica do significante (simblico) e o gozo (real).

I a S

Podemos pensar um tempo anterior linguagem, s palavras. Demos a ele um nome: real. Lacan nos diz que a letra mata: ela mata o real que havia antes da linguagem. O real de Lacan sem zonas ou subdivises. Segundo Bruce Fink (1998, p. 44):
[...] um tipo de tecido interno, indiferenciado, entrelaado de forma a ser completo em todos os lugares no havendo espao entre os fios que so sua matria. um tipo de superfcie ou espao plano e sem emenda que se aplica tanto ao corpo de uma criana antes da entrada na ordem simblica, quanto a todo o universo.
Cincias Humanas em Revista - So Lus, v. 3, nmero especial , junho 2005

99

Ao neutralizar o real, o simblico cria a realidade entendida como aquilo que nomeado pela linguagem e pode, portanto, ser pensado e falado. A construo social da realidade implica em um mundo que pode ser designado e falado com as palavras fornecidas pela linguagem de um grupo social. O que no pode ser dito na sua linguagem no parte da realidade desse grupo, no existe, a rigor. A existncia um produto da linguagem: a linguagem cria coisas que no tinham existncia antes de serem cifradas, simbolizadas ou verbalizadas. O real, ento, no existe, uma vez que ele precede a linguagem. Ele ex-siste. Ele existe fora ou separado da nossa realidade. O real talvez seja melhor compreendido como aquilo que ainda no foi simbolizado, resta a ser simbolizado ou resiste simbolizao. Se pensarmos o real como tudo que ainda no foi simbolizado, a linguagem sem dvida nunca transforma completamente o real, nunca suga tudo do real para dentro da ordem simblica; fica sempre um resto. Na anlise, no estamos interessados em um resto qualquer mas, naquela experincia residual que se tornou um obstculo para o paciente. O objetivo da anlise no simbolizar exausto cada ltima gota do real, uma vez que isso faria da anlise um processo verdadeiramente infinito, mas concentrar-se naqueles fragmentos do real que podem ser considerados como tendo sido traumticos. possvel pensar o real como simbolizado progressivamente durante a vida de um sujeito. O real no encontrado, mas reencontrado. Esse real se definir precisamente como o impossvel. Ele se situar como ex-sistente fora do campo demarcvel. Na medida em que lhe conferido o estatuto de um vazio, ele se articular numa representao borromeana com os vazios constitutivos do simblico e do imaginrio. A impossibilidade que o define a da prpria relao sexual, ela prpria manifestada pela angstia de castrao. Podemos dizer que o real o que estritamente impensvel. A ex-sistncia do real como impossvel difere-se da realidade. no sintoma que identificamos o que produz no campo do real, diz Lacan. O sintoma efeito do simblico no real. Inibio, sintoma e angstia so heterogneos entre si com os termos RSI. Cada um desses domnios encontra um fundamento na estrutura originaria do aparelho psquico. O imaginrio, na organizao do estdio do espelho; o simblico, na cadeia significante; e o real, na impossibilidade da relao sexual. Lacan diz, no seu seminrio de 10.12.1974, que essas trs palavras: real, simblico e imaginrio, tm um sentido. So trs sentidos diferentes. Quando comeamos, diz Lacan, a nos veicular com palavras, vemo-nos logo em armadilhas, pois este menor que se imagine traz baila o imaginrio. E quando se traz baila o imaginrio, tm-se todas as chances de se atolar. Lacan (1974/175, p. 3) assim se expressa:

100

Real, simblico e imaginrio, em Lacan

O que o sentido? []. que, no que diz respeito prtica analtica, pois da que vocs operam, mas para reduzir este sentido que vocs operam. []. O equvoco no o sentido. O sentido aquilo porque alguma coisa responde, diferente do Simblico, e esta alguma coisa no h meio de suport-la se no a partir do Imaginrio.

O que imaginrio? H algo que faz com que o ser falante se mostre destinado debilidade mental. E isso resulta to somente da noo do imaginrio, que tem como referncia o corpo, e onde sua representao nada mais que o reflexo do seu organismo. Esta a menor das suposies que o corpo implica, sustenta Lacan neste seminrio. Em 1956, no Seminrio das Relaes do objeto, Lacan vai dizer que h frustrao imaginria de um objeto real, castrao simblica de um objeto imaginrio e privao real de um objeto simblico1.

Aqui cito de memria que, em maio de 1955, Lacan havia dito que no h meio de compreender o que quer que seja na dialtica analtica se no afirmarmos que o eu uma construo imaginria. Se o corpo no fosse imaginrio, no seramos homens, seramos luas esse registro que lhe d consistncia. Quando afirmamos que o registro do imaginrio d consistncia ao corpo portanto ao eu, lembro-me de alunos de filosofia que perguntaram a Lacan como algum podia sair de sua conscincia. Lacan respondeu: esfolando-o. Se a conscincia supe que haja antecipao de sentido, no inconsciente esse sentido inantecipvel, portanto, inseparvel da idia do aparecimento de algo novo, que nos surpreende.
Cincias Humanas em Revista - So Lus, v. 3, nmero especial , junho 2005

101

Assim nos diz Grard Miller (1989, p. 12):


O sujeito freudiano se caracteriza por uma fratura devido ao inconsciente, sucede tambm que o inconsciente perturba a iluso de uma transparncia do pensamento a ele mesmo. O sujeito no sabe os pensamentos que o determinam; est a o exemplo do sonho ou dos lapsos para verific-lo, mas tambm o sintoma ou a inibio, como sinais de uma inadequao do sujeito a si mesmo.

Um dos objetivos desse trabalho levantar esse questionamento para que possamos refletir sobre o que o corpo para a psicanlise e de que trata a viso fisicalista que a neurocincia e a medicina utilizam para pensar o corpo, manipul-lo e trat-lo. A psicanlise, por no se tratar de uma psicognese, est s voltas com um saber, que um saber sobre como a palavra modelou o corpo de cada um de ns, de cada ser falante. Aprendemos a vida atravs de um corpo. Mas, possumos um corpo habitado por uma linguagem e a est toda a diferena. A histria do movimento freudiano manifesta a evidncia de que as palavras tm efeito sobre nossos corpos. Pode-se, ento, deduzir da que a clnica da psicanlise uma clnica do ouvir enquanto que a clnica mdica uma clnica do olhar. Ao analista cabe ouvir o efeito que as palavras tiveram e tem sobre aquele determinado sujeito, passando da preocupao orgnica para a estrutura significante do sintoma. O sintoma para psicanlise no a mesma coisa para a medicina. Vemos que o corpo humano originalmente perturbado at mesmo por sermos portadores de uma sexualidade. O corpo no , como gostaramos, funcional; ele , por constituio, desarmnico. Como a realidade psquica, possvel, por exemplo, algum possuir um corpo magro e ach-lo gordo (anorexia) ou escutar sem ouvir, olhar sem ver, etc. Lacan uma vez o disse: o homem tem um corpo e no um corpo. Para os animais, essa equivalncia entre ser o corpo plausvel. J o sujeito no pode identificar-se com o seu corpo. Na prtica, encontramos sujeitos que se vem melhor do que so, com o ego inchado atrapalhando suas relaes com o mundo ou o contrrio disso. Na medicina, cada rgo tem uma funo e h uma certa causalidade linear sustentando esse modelo funcionalista. J na psicanlise, h uma disjuno entre rgo e funo, o que torna o corpo do homem um problema para ele. O que fazer com e de seu corpo, uma pergunta que a cincia tenta responder direcionando atitudes, hbitos e novas formas de convvio do sujeito consigo mesmo. Jacques Alain Miller afirma que hoje j se pode falar em ditadura da higiene, do esporte, da alimentao, etc. Atualmente, vemos o corpo confundido, ora com sua imagem, ora com o funcionamento de um organismo, o corpo passa a ser objeto de manipulaes as

102

Real, simblico e imaginrio, em Lacan

mais diversas, adquirindo nesse mesmo movimento, o valor de um artefato de mercado. H, inclusive, o perigo eugnico que advm do fato de que o avano surpreendente da biologia, da gentica e suas tcnicas, podem estar a servio de uma ideologia de aperfeioamento humano. Para a medicina, o sintoma sinal de doena, de que algo no funciona, no vai bem. Para a psicanlise, o sintoma uma formao do inconsciente, produz um enigma. O que isso quer dizer? Pergunta-se atnito o sujeito que, na maioria das vezes, utiliza o sintoma (analtico) como substituto da doena. O sintoma , pois, uma metfora que representa a pulso e diz da relao do sujeito com a linguagem. O sintoma , ento, passvel de um deciframento. isso que traz algum anlise: um sofrimento sob forma de paixo que, com uma mudana de eixo, se transformar em uma pergunta acerca desse sofrimento. O discurso analisante a se inicia quando o sujeito comea a construir um saber sobre o no sabido. O discurso analtico, nos lembra Collette Soler (1997), ordena um dizer: no qualquer coisa, no a tagarelice, a palavra v, isso implica num dizer especial implica que a causa de desejo seja o agente do discurso. O sintoma para o mdico indicativo de uma doena, uma possibilidade de enquadramento do paciente numa das classificaes j consagradas. O sintoma a visto como falha a ser corrigida, sanada. Para a psicanlise, o sintoma constitutivo do sujeito, uma sada de sade, momentnea, precria, mas a nica que pode garantir um certo equilbrio, uma ordem ao sujeito. Para a psicanlise, o corpo mais que uma imagem. muito mais que a materialidade orgnica que o suporta e que o torna espcie de mquina sujeita ao olhar prescritivo da neurocincia. Ao contrrio do que se costuma pensar, a psicanlise no se esquece do corpo, e nem o relega a segundo plano. Mas qual vem ser o estatuto do corpo na psicanlise? A partir de Descartes, h na cincia moderna uma oposio entre corpo e mente. O pensamento dominante na nossa cultura baseia-se nessa dualidade e manifesta-se da seguinte forma: minha cabea diz que devo esquec-lo, mas meu corpo se recusa a faz-lo. A psicanlise busca romper com essa viso cartesiana propondo uma certa unidade: temos um corpo que fala. Ao invs da oposio entre corpo e mente, h outra viso entre GOZO (todo corpo goza) e linguagem que condio do inconsciente. Vimos, nesse final de sculo, aparecer a hiptese de duas mentes: a emocional e a racional, quando foi proposta por Goleman a existncia de dois tipos diferentes de inteligncia, na publicao de seu livro Inteligncia Emocional. Segundo Gerbase (1998), preciso refutar a idia de qualquer mentismo e, com a psicanlise, defender que temos um s corpo posto que o ser fala antes de pensar e s pensa porque fala. Quando falamos ento de corpo na psicanlise, vemos que no h disjuno entre corpo e saber. H um saber do corpo que deve ser entendido como um
Cincias Humanas em Revista - So Lus, v. 3, nmero especial , junho 2005

103

saber no corpo. Trata-se de um saber prprio da articulao significante. Sabemos que impossvel dizer tudo; mas, algo possvel de ser dito. A psicanlise nos mostra que aquilo que o sujeito no pode dizer, ele o grita por todos os poros. Isso demonstra que o corpo faz questo cotidianamente, seja porque lugar privilegiado do sintoma histrico, seja porque incomoda o sujeito obsessivo, que muitas vezes preferiria no ter que se ver com seu prprio corpo da colocar seu sofrimento no pensamento, nas ruminaes, etc. por isso que podemos dizer que por trs de cada sintoma est o sujeito. H uma certa adversividade do sujeito a seus sintomas que nos faz pensar: mas, se isso o faz sofrer tanto, por que as pessoas relutam em se livrar de seus sintomas? Ao longo de uma anlise um sujeito se depara com uma paixo da ignorncia, um no quero saber de nada disso, que pode ser visto como um casamento com o sofrimento no qual o pedido de divrcio visto com reservas. Dessa forma, podemos afirmar que a cura, em psicanlise, no significa necessariamente que o sintoma seja eliminado. Ela se traduz simplesmente na possibilidade de com este conviver. Daniel Matet no livro organizado por Grard Miller (1989, p. 77):
[...] conhecer o seu sintoma significa saber o que fazer dele, saber esclarec-lo; e s assim podemos imaginar a maneira como desembaraar-se do sintoma. []. O fim do tratamento provocando uma modificao do registro do gozo do sujeito, reduz o sintoma na sua determinao pelo fantasma que o causa. A cura do acrscimo produto de uma anlise.

O discurso inconsciente admite, diferentemente da lgica clssica, a contradio. Aqui devo referir-me ao trabalho do professor Newton da Costa, que, ao admitir a inconsistncia na lgica matemtica, com a paraconsistncia, nos leva a pensar que coisas estranhas acontecem no mundo da lgica, sobretudo quando se fecha as portas a singularidades. Em um Encontro da Escola Brasileira de Psicanlise, quando o conheci, ele dizia em tom jocoso: os homens so deterministas, mas as mulheres aleatrias Ou seja, procura demonstrar aquilo com que a psicanlise sempre se ocupou: a diferena sexual. Como fala J. Alain Miller, em seu texto Psicanlise e Lgica:
Chamamos de sujeito da Psicanlise o termo que designa o que visamos o nosso trabalho e no um homem, uma pessoa, um indivduo, seres que agrupados ocupam um determinado espao e so um determinado nmero de pessoas. []. Para se entender o sujeito na Psicanlise, o sujeito barrado, tal como escreve Lacan, este funciona sem estar l. Dessa forma no se pode entender como o que no existe pode operar. Poderamos pensar que estamos num nvel mstico, pois os lgicos tm muita relao com os msticos, ao contrrio do que se pensa. Para trabalhar isso nossa poca necessria a lgica matemtica.[]. Lendo lgica matemtica comecei a perceber, talvez um pouco tarde, que vivia no Brasil

104

Real, simblico e imaginrio, em Lacan

exatamente o lgico que eu estava esperando, que levava a fundo os paradoxos da lgica, esforando-se por modific-los a ponto de convirem lgica clssica dando um lugar civil a esses fenmenos, poderia at dizer, para legaliz-los. (MILLER, 1997, p. 142).

O doutor Lacan adorava citar como exemplo a gravitao, que no corresponde a nada de sensvel na experincia humana; supe uma ao distncia de massas enormes e minsculas, o que pareceu impossvel de ser entendido pelos cartesianos que achavam que estariam voltando ao ocultismo, magia. O sujeito da psicanlise no a individualidade do corpo vivo com qualidades, defeitos; tampouco so almas ou, como na filosofia idealista, o sujeito da representao, ou ainda, da comunicao ou da informao. No est ligado experincia sensvel, nem efetividade; um sujeito que pode ser chamado de matemtico. H, portanto, uma ligao entre a inconsistncia e o inconsciente, este que no conhece a contradio. Como nos diz Jorge Forbes, no livro Psicanlise ou Psicoterapia:
importante ressituar que o conflito do homem com o mundo no um defeito, um erro, mas base de sua constituio. O inconsciente a marca desse desacerto e o desejo seu produto, sendo que a Psicanlise acostumando o homem a seu inconsciente, possibilita menos tropeos nos atavares de seu desejo. (FORBES, 1997, contracapa).

Assim como Lacan props com a trilogia RSI uma nova inteligibilidade, h, nas neurocincias, expoentes como Damasio e Solms, que escreveram O erro de Descartes, em 1994. Eles participam, junto com outros especialistas de um ncleo que prope a construo de um novo arcabouo intelectual na Psiquiatria. Inserem-se em um movimento mais amplo da neurocientificizao, que se difundiu para a psiquiatria, para a psicologia e pelos meios de comunicao, com repercusses diversas. Verificam-se efeitos cientficos, clnicos, epistemolgicos e ticos. Quais seriam ento os erros de Damasio e Solms? Depois do neuronal, querem agora o homem digital, querem justificar Freud pretenso querem biologizar o desejo, avaliar o campo, pensam fazer cincia. Fazendo misticismo, vem o que no existe, cifram as aparncias; enfim, querem decretar a morte da psicanlise. Pretendemos aqui debater criticamente tanto os fundamentos desse novo arcabouo intelectual como suas conseqncias. Com Damsio, pretende-se estudar o projeto de investigao dos fundamentos neurais da razo, a possibilidade de compreenso cabal da mente humana, a idia de que a mente tem que passar de um cognitivo no fsico para o domnio do
Cincias Humanas em Revista - So Lus, v. 3, nmero especial , junho 2005

105

tecido biolgico, como tambm a hiptese de representao neural do eu. impossvel reconciliar neurologia, psiquiatria e psicanlise em uma teoria unificada; ou, dito de outra forma, integrar a neurologia e a psicanlise em uma nova disciplina: a neuropsicanlise. Esses empreendimentos, diferentemente do registro RSI, criado por Lacan, resultam em nova modalidade de reducionismo e no retorno ao dualismo sob outras roupagens. A inteno integradora dessas trs disciplinas resulta em uma anulao da inveno freudiana e dos traos diferenciais do campo psicanaltico, campo da fala e do gozo. As neurocincias no podero legitimar a psicanlise; pois, nesta no h mentismo. Gerbase afirma que nossa aposta que tenhamos, no final do sculo, avanado a razo de Freud, afastando de nosso vocabulrio toda espcie de mentismo. O inconsciente atpico (ver topologia lacaniana)2 e atemporal. O inconsciente freudiano no equivalente ao neurolgico. Os neurocientistas no tm experincia em psicanlise. No so as pessoas mais autorizadas para emitir opinio sobre a juno dessas reas. Para se operar sobre o inconsciente necessrio um analista da mesma forma que para acessar a internet se faz uso de um provedor.
Notas: 1 Esquema encontra em Introduo Leitura de Lacan de Jel Dor (1989, p. 84). 2 No Dicionrio Enciclopdico de Psicanlise, podemos encontrar uma breve introduo topologia, que a referncia que Lacan faz teoria dos conjuntos foi exigida pela formalizao progressiva da noo do outro, que poderia, enquanto tesouro do significante, ser considerado com um conjunto.

Referncias:
DOR, Jol. Introduo leitura de Lacan. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. FORBES, Jorge (Org.). Psicanlise ou Psicoterapia. Campinas (SP): Papirus, 1997. GERBASE, Jairo. Corpo furado, trico. VII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Rio de Janeiro, 1998. KAUFMAN, Pierre. Dicionrio Enciclopdico de Psicanlise O legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1996. LACAN, Jacques. RSI. Le Seminaire. 1974/1975. MILLER, Grard. Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. MILLER, Jacques-Alain. Lacan Elucidado: palestras no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. SOLER, Colette. O Intratvel. In: FORBES, Jorge (Org.). Psicanlise ou Psicoterapia. Campinas (SP): Papirus, 1997.

106

Real, simblico e imaginrio, em Lacan

Вам также может понравиться