Вы находитесь на странице: 1из 59

Miocardiopatia Chagsica

Ciclo T.cruzi

Aproximadamente 1,9 milhes de infectados no Brasil (concentrados no Sudeste,RS e Nordeste), sendo que em 2006 o pas recebeu da OMS o certificado de eliminao transmisso pelo Triatoma infestans.

Estados mais atingidos: RS, MG, SP, PR, GO,BA,estados Norte

Epidemiologia Doena de Chagas

Epidemiologia Doena de Chagas

Transmissao principal pelo contato de excretas do vetor contaminado com pele lesada ou mucosa de indivduo suscetvel.

Definio de Doena de Chagas

Como na fase crnica a parasitemia

baixa,testes que detectam anticorpos contra trypanossoma cruzi devem ser usados. A confirmao ou excluso do teste sorolgico deve ser realizado com pelo menos 2 testes com principios diferentes (ELISA,IFI,HAI)

Fluxograma Teste Sorologicos

Patognese da Doena de Chagas Apenas 30% dos pacientes infectados evoluem para a forma de cardiopatia crnica.E desse apenas 1/3 apresentar as formas graves arritmias grave e disf. Ventricular. Os principais mecanismos patolgicos disautonomia,disturbios da microcirculao e danos teciduais por processos inflamatorios/imunologicos. A cardiomiopatia chagasica cronica essencialmente uma miocardite.

A Cardiopatia Chagsica tipo miocardiopatia dilatada por inflamao crnica (baixa intensidade), incessante que leva a destruio tissular e fibrose cardaca. Depopulao neuronal com alterao na regulao autonmica cardaca. Distrbios microcirculatrios (microtrombos,disfuno endotelial e hiperatividade plaquetria) As alteraoes imunologicas encontradas no Chagas latente so consistentes com baixo grau de infeco persistente por T. Cruzi.

O acometimento n sinusal,nodo AV e feixe de HIS, pela inflamao,degenerao e fibrose pode originar disf. sinusal,bloqueios AV e intraventriculares. (BRD + BDAS)

Disfuno biventricular,com alt. segmentar fase inicial e hipocinesia generalizada caracterstica da cardiopatia dilatada.

A forma cronica cardiaca da da de Chagas representa uma cardiomiopatia inflamatoria e fibrosante que leva arritmias,cardiomegalia.IC e morte. Um aspecto quase patognomonico da cardiopatia chagasica aneurisma da ponta do VE.(resulta da atrofia do miocardio apical) ocorre em 20-30% casos. Fenomenos emblicos/infartos pulmoes (44,2%),rins (42%),bao (19,2%) e cerebro (15%)

Formas de evoluo Doena de Chagas

Fase Aguda (infeco primaria ou reativao) Fase Cronica (Indeterminada, Cardiaca, Digestiva ou mista)

Fase Aguda da Da de Chagas

usualmente assintomatica,sd. autolimitada de 4-8 semanas de durao. Mortalidade de 5-10%,geralmente em decorrencia de meningoencefalite e IC grave. Durante esse estagio os parasitos estao disseminados e podem ser facilmente identifcados no sg por pesquisa direta.

Quadro clnico miocardite (febre, taquicardia, esplenomegalia,edema,alt. eletrocardiog.)

Forma Indeterminada

Pacientes possuem sorologia positiva para Chagas, porem no apresentam sinais/sintomas ou alteraes em exames complementares que indiquem leses orgnicas (cardacas ou extracardacas). a forma mais fqte 60% casos (pouco diagnstico devido a falta de sintomas).

Muitos pacientes permanecem indefinidamente na fase indeterminada,sem nunca evoluir para a forma cardaca. Alguns estudos sugerem que arritmia esforo-induzida (TE) e alt. Contratilidade segmentar (Eco) so preditores de evoluao para forma cardiaca.

Forma Cardiaca

Forma Cardiaca Sem disfuna Caracterizada apenas por arritmias e distrbios intra e atrioventriculares,com fo VE nl. Incompetnc. Cronotrpica por degenerao sistema de conduo e disf. Autonmica intolerncia ao exerccio (mesmo sem disfuno ventricular).

Forma Cardiaca Com disfuna


A ICC Chagsica instala-se em 20 anos ou mais aps infeco original. A apresentao clnica mais frequente a disfuno biventricular com sintomas predominantes de insuf. Direita.

Fenomenos tromboembolicos A incidncia anual de eventos tromboemblicos na CCC de 1-2


%/ano.

Fenomenos arritmicos
ESV polimrficas so comuns na presena de disfuno ventricular,arritmias complexas podem existir mesmo em pacientes sem IC (ESV,TVNS,fibrilaao atrial).

Exames complementares Da Chagas

Eletrocardiograma Da Chagas As alteraoes eletrocardiograficas podem preceder as manifestaoes clinicas por muitos anos. Frequentemente o primeiro indicador do surgimento da cardiopatia chagsica crnica. O BRD + HBAE constitui a alterao mais fqte (>50% dos pacientes).Pode haver da n sinusal secundria a inflamao e fibrose.

Ecocardiograma na Da de Chagas Alteraes de contratilidade segmentar (inferior ou apical VE) em 10% casos e aneurisma apical em 4060% pacientes. Nas fases mais avanadas grande dilatao das cavidades atriais e ventriculares com hipocinesia didusa (aspecto esse no muito chamativo nas miocardiopatias de outras etiologias)

Alterao apical e pstero-lateral basal VE mais caracterstico.

Radiografia na Da de Chagas Cardiomegalia global (acentuado comprometimento de VD) Derrame pleural e pericrdico.

Holter - indicado para avaliao de pacientes com sncope que pode ser devido a bradiarritmais ou taquiarritmias ventriculares. EEF indicado para esclarecimento de sncope origem indeterminada (aps exames no invasivos),MS revertida e mapeamento de TV ventriculares ablao focos arritmognicos. (Classe I nvel recomendao B)

Classificao de Risco - Chagas

Escore de Rassi

Tratamento da Doena de Chagas Na fase aguda h relao direta da qtdade parasito e intensidade da miocardite,entretanto mesmo sem tto antiparasitrio mais de 90% casos agudos reestabelecem sem sequelas. Na fase crnica trabalhos sugerem que a presena do parasito fundamental para perpetuar o processo inflamatrio.

Tratamento da Da de Chagas

Dermatite urticariforme,febre,adenomegalia, polineuropatia Contraindicado gestantes,insuf. renal e heptica.

Anticoagulaao Doena de Chagas

CDI na Doena de Chagas

Вам также может понравиться