Вы находитесь на странице: 1из 3

STC7_DR1_O indivduo e o ADN

Aplicaes prticas do ADN O cdigo gentico apenas constitudo por quatro unidades diferentes, os nucletidos. Estes diferem entre si pela base azotada que os compem: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Contudo, apesar de toda a informao gentica de um indivduo estar inscrita no seu ADN e este ser formado por uma dupla cadeia polinucleotdica, com excepo dos gmeos univitelinos, no h dois seres com a mesma constituio gentica. Para alm disso, o ADN uma molcula informativa com grande resistncia degradao. Isto faz com que o ADN seja ideal como fonte de identificao, resistente passagem do tempo e s agresses ambientais, frequentemente encontrado, por exemplo, em cenas de crime. este facto que permite que a gentica seja to importante na investigao criminal.
COMO A GENTICA PODE AJUDAR A INVESTIGAO CRIMINAL:

nos cromossomas e, mais concretamente no ADN, que se localizam os genes os quais, ao expressarem-se, constituem o fentipo de cada indivduo. H alguns fentipos que so, desde longa data, utilizados na investigao criminal nomeadamente as impresses digitais e os grupos sanguneos. As impresses digitais so caractersticas para cada indivduo e, em tribunal, fazem prova da culpabilidade ou no, de um indivduo num determinado crime. Os grupos sanguneos, nomeadamente o sistema A B O, podem ser usados como prova na resoluo de crimes ou de pesquisa de paternidade, mas aqui as concluses so tiradas por excluso. Assim, numa pesquisa de possvel paternidade, atravs da anlise dos grupos sanguneos possvel indicar pessoas que no possam ser consideradas como progenitores mas no possvel afirmar quem exactamente esse progenitor. Exemplificando: Se uma dada criana pertence ao grupo AB, e a sua me ao grupo A, o possvel pai no pode ser A ou O. S poder ser B. Se entre os suspeitos existir mais do que um do grupo B, no possvel, s pelo grupo sanguneo, fazer essa identificao. Situao semelhante ocorre em investigao criminal, quando se usam os grupos sanguneos como prova. Actualmente possvel, recorrendo engenharia gentica ou tecnologia do DNA recombinado, isolar, identificar e multiplicar genes de diversos organismos. Para isso, preciso extrair DNA de clulas do ser vivo a fim de submete-lo a diversas tcnicas de estudo. Em investigao criminal esta tcnica pode ser usada para fazer identificaes de pessoas desaparecidas, identificao de cadveres carbonizados ou em decomposio, identificao de corpos mutilados, de criminosos, de suspeitos em caso de violncia sexual e investigao de paternidade.
Formadora: Ana Bruxelas Pgina 1/3

STC7_DR1_O indivduo e o ADN

COMO EFECTUADO O ESTUDO DO DNA RECOMBINANTE:

O DNA constitudo por uma sequncia repetitiva de quatro nucletidos diferentes. O modo como essa sequncia se distribui ao longo da molcula de DNA nica e caracterstica de cada indivduo. Alec Jeffrey, utilizando enzimas de restrio (capazes de fragmentar o DNA), a primeira das quais foi isolada nos ano 70 pelo Nobel Hamilton Smith, desenvolveu o teste do DNA Fingerprints. A partir de fragmentos biolgicos, nomeadamente sangue, ossos, cabelos, smen... extrada e purificada uma amostra de DNA. A amostra de DNA posteriormente fragmentada por enzimas de restrio. Estas so capazes de actuar em zonas especficas onde existem determinadas sequncias de bases azotadas. Encaixam nessa sequncia e cortam o DNA no ponto de encaixe. Os fragmentos de DNA assim obtidos so separados uns dos outros por electroforese. Esta tcnica permite a separao dos fragmentos segundo a sua carga elctrica e tamanho, fornecendo um padro de barras que tpico de cada pessoa ( DNA Fingerprints).

O teste do DNA fingerprints tem hoje grande aplicao no campo da investigao criminal podendo ser usado, por exemplo, como j referido, em testes de paternidade, uma vez que o perfil de bandas de um indivduo resulta da combinao dos perfis das bandas paterna e materna. O DNA fingerprints normalmente obtido a partir de DNA nucleico. Recentemente tambm tem sido usado, neste teste, o DNA mitocondrial ( DNAmt). Este constitudo por uma molcula bastante pequena, possuindo somente 37 genes diferentes. Curiosidades: . Pela primeira vez em 1996, um tribunal norte-americano admitiu a prova do DNA-mt num julgamento. Um homem de 27 anos era acusado do assassinato de uma menor e acabou por ser condenado, pois o teste do DNA fingerprints feito ao DNA-mt obtido a partir de clulas do mucosa bucal do acusado coincidiu com o teste feito ao DNA-mt de cabelos encontrados na vtima. . Em 1994 tambm o teste de DNA-mt serviu para identificao do czar Nicolau II, da czarina Alexandra e de trs das suas filhas. Para esta identificao o DNA-mt foi extrado dos fragmentos dos ossos desenterrados e foi posteriormente comparado com o de vrios descendentes vivos.

Formadora: Ana Bruxelas

Pgina 2/3

STC7_DR1_O indivduo e o ADN

Concluso: DNA Fingerprint - "Instrumento de ouro na investigao criminal" O DNA pode ser isolado a partir de uma grande variedade de produtos biolgicos. O material mais utilizado o sangue. O DNA retirado dos glbulos brancos, porque os glbulos vermelhos humanos no possuem ncleo. Em casos de violao, o esperma do violador pode ser tambm uma fonte de DNA, bem como a saliva deixada em cigarros, comida ou copos abandonados no local do crime, que podem ser recolhidos para obter DNA. No caso da saliva, o DNA provm das clulas do epitlio bucal. Tambm os cabelos, particularmente os folculos (raiz do cabelo), podem fornecer DNA. Este cido nucleico est tambm presente nos ossos, nos dentes, na cera dos ouvidos, nas fezes e no muco nasal. Verifica-se que, numa grande parte dos cenrios de um crime, possvel encontrar material biolgico que pode ser utilizado para recolher DNA, que ser sequenciado no sentido de encontrar o "dador, isto , o criminoso. comum afirmar-se que a sequncia nucleotdica da molcula de DNA exclusiva de cada indivduo, excepto no caso dos gmeos verdadeiros. Contudo, em Cincia Forense (cincia ligada investigao criminal) no possvel analisar a totalidade do DNA presente numa amostra. Por isso, o teste do DNA fingerprint (impresso digital gentica) de um indivduo, recorre tcnica de electroforese (que permite a separao dos fragmentos de DNA). A Eletroforese, ferramenta amplamente utilizada no meio cientfico, uma tcnica baseada na separao de partculas num determinado gel, de acordo com sua massa e carga. A eletroforese pode ser utilizada para separao de diversas molculas orgnicas, como lipoprotenas, protenas, RNA e DNA. O princpio da eletroforese utilizado para separao de DNA baseia-se na carga negativa global de uma poro de DNA. Portanto, ies livres, molculas de DNA ou fragmentos de DNA numa soluo podem ser separados, aplicando-se uma carga elctrica. No final do processo as cadeias de DNA estaro prximas ao ctodo (positivo), que atrai, devido polaridade, molculas de carga negativa. O gel de poliacrilamida forma uma malha constituda por uma rede de polmeros que permite a migrao de molculas. Sendo assim, molculas de menor peso molecular tero mais facilidade em atravessar a malha do gel, posicionando-se mais prximas do ctodo; enquanto que as molculas com maior peso apresentam maior dificuldade e posicionam-se mais prximas do nodo (negativo). A distncia que o fragmento percorreu a partir do ponto de aplicao comparada com a distncia que outros fragmentos de tamanhos conhecidos percorreram no mesmo gel.

Formadora: Ana Bruxelas

Pgina 3/3

Вам также может понравиться