Вы находитесь на странице: 1из 3

O que uma Clula?

? A Bblia compara a Igreja de Cristo ao corpo humano, mostrando que diversos membros compem um mesmo corpo. A clula a base de todo o organismo, e a somatria delas que compe o corpo. Assim tambm com a igreja: a clula o que chamamos de comunidade crist de base, um grupo de pessoas que se rene semanalmente para comunho, adorao, edificao e evangelizao. Mas como o que compe o corpo a somatria de todas as clulas, reunimos todas as clulas semanalmente para uma celebrao conjunta no templo. As Escrituras ordenam desenvolver relacionamentos de edificao mtua. Congregar no se resume apenas em louvor e pregao, mas tambm orao e ministrao uns aos outros (Hb.10:24,25). Cada membro do corpo de Cristo um sacerdote e deve servir a seus irmos no Senhor; e a clula o lugar onde melhor este princpio pode ser praticado.

Cada casa uma igreja Jesus utilizou as casas em grande parte de seu ministrio, deixando um exemplo que foi seguido pelos apstolos, e que entendemos deve ser seguido tambm pela igreja de hoje. Relacionamos abaixo alguns exemplos bblicos do uso das casas por Jesus:

. Mt.8:14 - Jesus ministrando na casa de Pedro; . Mt.9:23 - Jesus ressuscitando a filha do chefe da sinagoga; . Mt.9:28 - a cura de dois cegos na casa de Jesus; . Mt.10:5-14 - comeando por uma casa para alcanar a cidade; . Mt.26:18 - a celebrao da ceia foi numa casa; . Mc.2:1 - Jesus ensinando e curando enfermos em sua casa; . Mc.2:14,15 - Jesus tocando pecadores na casa de Levi; . Mc.5:19 - o gadareno foi enviado a testemunhar em sua casa; . Lc.7:36 - Jesus na casa de um fariseu; . Lc.10:38 - Jesus ensinando na casa de Marta e Maria; . Jo.1:39 - Jesus levando Andr e outro discpulo sua casa; . Jo.12:3 - Jesus na casa de Lzaro;

A Igreja primitiva reunia-se em dois lugares distintos; no templo e tambm nas casas. Observe:

"Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam o po de casa em casa, e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao"

Atos 2:46.

"E todos os dias, no templo e de casa em casa, no cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo" Atos 5:42.

Exemplos do uso das casas pelos apstolos:

. At.1:13 - os apstolos perseveravam juntos em orao; . At.2:2 - o Pentecostes se deu numa casa; . At.2:46 - celebrando a ceia de casa em casa; . At.5:42 - ensinando e pregando nas casas; . At.8:3 - perseguindo a Igreja, Saulo ia s casas; . At.9:11 - Ananias ministrou a Saulo numa casa; . At.9:43 - Pedro em Jope, na casa de Simo curtidor; . At.10;24-48 - Pedro na casa de Cornlio; . At.12:12 - a igreja reunida em orao na casa de Marcos; . At.16:34 - Paulo e Silas na casa do carcereiro; . At.16:40 - Paulo e Silas na casa de Ldia; . At.20:20 - Paulo em feso: ministrando nas casas; . At.28:30 - Paulo ministrando por dois anos na sua casa; . Rm.16:5 - Igreja na casa de quila e Prisca em Roma; . I Co.16:19 - Igreja na casa de quila e Prisca em Corinto; . Cl.4:15 - Igreja na casa de Ninfa; . Filemom 2 - Igreja na casa de Filemon;

H diversas razes pelas quais entendemos que as casas devam ser usadas:

1) Informalidade - A informalidade tremendamente importante para que no haja espao religiosidade; fcil cultivar uma vida crist de aparncia, mas aqueles que crescem num ambiente cristo de informalidade assimilam pelo exemplo a importncia da transparncia. Num ambiente informal as pessoa esto mais abertas ao mover do Esprito e tambm comunho, praticamente impossvel em reunies maiores.

2) Amizade e Comunho - Quando a igreja cresce, as pessoas correm o risco de se tornarem nmeros e no mais receberem ateno, passando a sentir solido no meio da multido. As clulas, contudo, proporcionam um ambiente de intimidade onde a amizade desenvolvida. Ningum vive sozinho a vida crist; criar vnculos imprescindvel para quem quer uma f sadia.

3) Evangelismo - Muitas pessoas jamais entraro numa igreja evanglica por puro preconceito ou bloqueios que se formaram pela generalizao da mdia para com os evanglicos. Mas a igreja no foi chamada para ser sal e luz dentro do templo, e sim l fora onde os pecadores esto. Portanto, as casas no somente so um meio de impedir que a igreja perca o contato com os perdidos, como tambm uma poderosa estratgia de evangelismo. As estatsticas indicam que a grande maioria das pessoas se converte mediante contato com amigos ou familiares.

4) Crescimento ilimitado - Em todo o mundo, as igrejas em clulas transcendem o limite fsico que seus templos comportam, pois no esto limitadas s acomodaes de um prdio, mas espalhadas pelas casas; alm de que so mveis e facilmente adaptveis.

5) Oportunidade ministerial - No templo, poucas pessoas chegam a ter oportunidade de exercer seu ministrio, pois eles se restringem em pregao, louvor, ensino infantil e recepo. Porm, nas clulas cada membro pode exercitar seus dons e ministrios, pois a nfase justamente esta: ministrar uns aos outros, levando todos a servirem ao Senhor. Sem este tipo de reunio ser impossvel cada um funcionar em seu lugar (dom) no corpo de Cristo.

6) Pastoreamento - As clulas que se renem nas casas tambm so um meio de acomodao e pastoreamento do rebanho. Cada lder cuida bem de sua clula pois o nmero de pessoas pequeno; por sua vez os lderes tambm recebem cuidado pastoral de seus supervisores, que tambm recebem acompanhamento de seus pastores, numa verdadeira cadeia hierarquca que alivia os lderes de sobrecarga.

Entendemos, porm, que o que faz da casa uma igreja, no apenas o seu uso para as reunies de clula, mas tambm o seu cotidiano.

Desafiamos cada um a cultivar em seu lar um ambiente de orao e louvor, a usar sua casa para ministrar e socorrer aos necessitados, e atravs de um bom testemunho cristo tornar-se um instrumento de Deus para a evangelizao de seus amigos, familiares e vizinhos.

Вам также может понравиться