Вы находитесь на странице: 1из 3

DEFINIES DE TIPOS DE MALHAS E FIOS PARA CAMISETAS E POLOS ESPECIFICAES GERAIS: 1.

Fios:

Classificados por sua espessura em uma medida chamada dernier.Ex.: 20.1, 24.1, 26.1, 30.1, 40.1, 50.1.Quanto mais alto o nmero do fio, mais fino ele . Os fios 40.1 e 50.1, por exemplo, so muito empregados na indstria de lingerie, na fabricao de soutiens, calcinhas e cuecas de marcas sofisticadas e caras, simulando uma segunda pele.

O fio 30.1 muito usado em camisetas por ser o de produo mais simples, com farta oferta deste tipo de fio no mercado e por equipamentos teares presentes em larga escala nas malharias, no indicando, sozinho, a qualidade final do produto. Com qualquer fio entre 20.1 e 30.1 pode-se produzir camisetas tanto de boa quanto de m qualidade. 2. Tipos de malha:

CARDADA: Toda malha ao ficar pronta recebe o nome de cardada. Sem passar por nenhum beneficiamento adicional, sua qualidade estar diretamente ligada aos cuidados e controles no processo de fabricao. MERCERIZADA: Recurso utilizado para tornar a malha cardada mais resistente toro, retira os excessos de plos e bolinhas conferindo um certo brilho no produto final. um processo barato, normalmente aplicado atravs de banho da malha em soluo de soda custica em alta temperatura e posteiror queima em equipamento apropriado. Este tipo de acabamento no muito durvel, sua beleza inicial se perde aps as primeiras lavadas. PENTEADA o melhor processo de beneficiamento em uso atualmente. Como o nome indica, a malha passa por mquinas equipadas com pentes que, alm de retirar todas as impurezas ainda presentes no algodo, tornam o tecido mais resistente toro, mais macio, confortvel e bonito por muito mais tempo. Por sua durabilidade compensa o custo um pouco mais elevado. GRAMATURA: Item fundamental na percepo de qualidade pelo usurio, o que indica o peso da malha, se ela rala ou encorpada. Expressa

em gramas por metro quadrado (p.xe.: 160 g/m2)

As gramaturas mais usadas so: 130 g/m2 malha muito leve, usada pricipalmente em campanhas polticas. 140 ou 145 g/m2 malha intermediria, de baixo custo, ideal para aes com larga distribuio. 160 g/m2 malha padro do mercado promocional apresenta boa relao custo/benifcio. Aqui a orgem, a procedncia muito importante pois comum, em alguns fornecedores de malha, a indicao de 160 gramas quando o produto tem, em mdia 150. 180 g/m2 malha de primeira linha, cujo custo um pouco mais elevado a recomenda para aes em que o pblico alvo seja mais exigente ou diferenciado. 200 g/m2 malha bastante encorpada, quase sempre destinada exportao e para os estados do sul do Brasil onde o frio seja mais rigoroso.

g/m2 - gramatura padro para malha piquet, usada na confeco de camisa plo.

COMPOSIO:

As malhas podem ser:

Fabricadas com fio 100% algodo (natural, mais confortveis permitindo a transpirao normal do corpo humano Compostas por uma combinao de fios naturais (algodo) e sintticos (poliester ou viscose) Ex.: as chamadas malhas Bali ou Fria. Do a impresso de frescor mas, alm de dificultar a respirao da pele, esquentam muito quando expostas ao sol. H, ainda, a chamada malha ecolgica que mescla fio 100% algodo com um fio sinttico produzido a partir da reciclagem de garrafas pet. Macias e com a mesma aparncia de uma malha de algodo agregam um forte apelo de preservao ambiental.

PROCEDNCIA: To importante quanto o tipo de malha, a procedncia garante a qualidade do produto. Grandes fabricantes controlam todo o processo de fabricao com laboratrios de controle de qualidade em todas as etapas, com resultados evidentes na padronizao da produo. Dificilmente estas empresas utilizam a mercerizao. Uma camiseta cardada de uma empresa que produza a prpria malha ser, quase sempre, melhor que a camiseta de uma confeco que compre malhas de terceiros, e sem identificao de origem.

Вам также может понравиться