Вы находитесь на странице: 1из 7

O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL NA TICA DA ALFABETIZAO

PR PROJETO

1. TEMA

O desenvolvimento do desenho infantil na tica da alfabetizao.

2. PROBLEMA

Qual a relao entre o desenvolvimento do desenho infantil e a alfabetizao?

3. JUSTIFICATIVA

As crianas aprendem desde seus primeiros momentos neste mundo. Aprendem a engatinhar, a falar e a se relacionar com as pessoas ao seu redor. Nessa tica, entendo que o desenho tambm parte do aprendizado da criana. Por trabalhar com crianas na educao infantil, percebo que muitas vezes o desenho a maneira que a criana usa para expressar sua viso do mundo que a cerca. Entendo que o grafismo infantil relaciona-se de alguma forma com o processo de desenvolvimento da escrita, portanto, gostaria de aprofundar meus conhecimentos nessa rea. Alem disso, penso que, a compreenso dessa etapa do desenvolvimento da escrita, me ajudar como docente, bem como a outros professores que trabalham na educao infantil, pois se compreendermos a evoluo do grafismo infantil, at que este se torne escrita, ento acredito que ser mais fcil alfabetizar essas crianas. importante que educadores, pais e professores, conheam as relaes do desenho com a escrita para melhor orientar as crianas, deixando-as expressarem-se, inicialmente atravs dos seus riscos e rabiscos e

conseqentemente pelos desenhos propriamente ditos. Alm disso, espera-se que a pesquisa estimule outros estudos semelhantes, para que, assim, a sociedade e a comunidade cientfica possam apropriar-se deste conhecimento, o que ajudar a ensinar melhor os alunos da educao infantil. 4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

O presente estudo tem por principal objetivo, compreender a relao do desenvolvimento do grafismo infantil, com a escrita.

4.2 Objetivos Especficos

1.Saber a origem do desenho na histria do homem. 2.Entender como se classificam as etapas de desenvolvimento do desenho infantil.

5. PRESSUPOSTOS TERICOS

A representao grfica de sentimento e pensamentos por meio de desenhos uma das formas mais antigas da comunicao do homem. Este, quando primitivo deixava seus feitos e a sua marca em desenhos nas cavernas, tentando assim registrar a sua histria para os descendentes. Do mesmo modo, no percurso do desenvolvimento infantil, encontramos o desenho como a primeira forma de expresso, antes mesmo de a criana conseguir dominar a leitura ou a escrita (WECHSLER e SCHELINI, 2002). O desenho na criana manifesta o como a criana v o mundo que est a sua volta, por meio dos rabiscos o infante representa sua viso sobre dimenso, cores, expresses de um determinado objeto que ele v. Percebe-se que, a criana desenha uma coisa s repetindo-se em uma nica imagem. Segundo

(SIO, 2004) isso acontece pois a repetio visa incorporar, dominar e automatizar, um gesto adquirido, um rabisco criado, um movimento inventado (SIO, 2004). Ao desenhar, a criana est imersa no universo simblico, comum ao gesto, aos sinais e escrita. Relaciona-se com signos, reflete sobre eles, aperfeioando-se nesta experincia. Suas reflexes, resultantes de sua atividade manual e mental, podem intervir significativamente em sua constituio e seu desempenho social (ARAJO e LACERDA). Percebemos que o grafismo infantil e a escrita, esto intrinsecamente ligados, e fazem parte de um processo de desenvolvimento cognitivo, social, perceptivo e psicomotor. O desenvolvimento do grafismo infantil, no deve ser considerado como resultado apenas do treinamento especfico. Ele um processo de construo do sistema de representao que culmina com a produo da escrita, como instrumento de comunicao e expresso (MARTINS, 2007). Portanto, tanto o desenho quanto a produo da escrita devem ser analisadas como atividades que, alm de permitir uma operacionalidade prtica, o manejo dos instrumentos e matrias, envolve o uso de uma simbologia complexa que se mostra por meio dos signos grficos, fruto de um complexo exerccio intelectual, emocional e mental. Greig (2004) apud Martins (2007), discursando sobre o ato de rabiscar afirma que esse passa por um processo de desenvolvimento em que pode-se destacar a fase dos rabiscos de base, do gesto ao traado, e do controle do traado. At os 4 anos, a criana desenha a si prpria com nariz, boca e olhos, mas de forma desordenada, e representa-se geralmente por estranhas figuras, como no exemplo a seguir: Aps os 4 anos, este tipo de representao no mais considerada satisfatria. A prxima etapa caracteriza-se pela introduo da figura agregada e a verticalizao da figura humana. Aparece representao do sexo, visvel na diferenciao das roupas: cala para os meninos e vestido para as meninas

(MARTINS, 2007). No processo de desenvolvimento do grafismo infantil, de acordo com o avano da idade, a criana apresenta uma linguagem prpria relacionada com a construo do seu prprio eu, confrontado com suas relaes sociais e seu cotidiano. Pode-se perceber que as crianas da faixa etria entre 4 e 7 anos, comeam a vincular os seus desenhos com o mundo exterior, logo comeam a desenhar pessoas e coisas (MARTINS, 2007). A autora ainda afirma que entre os 4 e 5 anos, surgem outros tipos de desenhos como paisagens, casinhas e flores. Nessa fase o desenho est tambm intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita. Essa parte do universo adulto exerce uma verdadeira fascinao sobre a criana, e isso bem antes de ela prpria poder traar signos reconhecidos socialmente. De acordo com Seber, (1997) a escrita exerce uma verdadeira fascinao sobre a criana, e isto, bem antes de ela prpria poder traar verdadeiros signos. Muito cedo ela tenta imitar a escrita dos adultos. Dessa forma, podemos entender que a construo do desenho, vai se aprimorando at chegar escrita.

6. METODOLOGIA

A metodologia utilizada est baseada em levantamentos a partir de dados bibliogrficos. Estes sero em sua maioria informaes obtidas em sites na internet, pertencentes a organizaes governamentais e no governamentais, que divulgam textos e dados relacionados com as temticas abordadas no presente trabalho. Os descritores usados para busca de artigos cientficos sero grafismo desenvolvimento infantil desenhos da figura humana avaliao cognitiva arte-educao desenvolvimento do grafismo. O trabalho de levantamento de dados ser realizado entre setembro e outubro de 2010. Aps iniciaremos o levantamento da discusso.

7. CRONOGRAMA DE EXECUO

Ano 2010 2010 Atividades Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 1. Elaborao do pr-projeto

2. Reviso bibliogrfica

x x x

3. Coleta de dados em campo -

4. Tabulao de dados

x x x 5. Metodologia e anlise

x x 6. Redao preliminar do trabalho

x x x 7. Redao final, digitao e encadernao

x x 8. Entrega final

x 9. Apresentao

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO, C. C. M; LACERDA, C. B. F; Examinando o desenho infantil como recurso teraputico para o desenvolvimento de linguagem de crianas surdas. Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n 2, pg. 186-192, 2008.

MARTINS, M; A evoluo do grafismo e a escrita alfabtica em crianas de dois a seis anos. In, V. Trindade, N. Trindade & A.A. Candeias (Orgs.). A Unicidade do Conhecimento. vora: Universidade de vora.

SEBER, M. G; LUIZ, V. L. F. F (colaboradora); Psicologia do Pr Escolar . Uma Viso Construtivista. Editora Moderna,1997.

SIO, R. T. G; A importncia do desenho no desenvolvimento infantil crianas de 02 a 07 anos. Disponvel em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI /TC-CI0086.pdf. Acessado em: 10.09.2010.

WECHSLER S. M; SCHELINI P. W; Validade do desenho da figura humana para avaliao cognitiva infantil. Avaliao Psicolgica, v. 1, pg. 29-38, 2002.

Вам также может понравиться