Вы находитесь на странице: 1из 8

Concurso ICMS SP Administrao Pblica Teoria e Exerccios

Professor Claudiney Silvestre

Parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governana interna e externa.

Ouvidorias Origens:
Ombudsman: profissional contratado por um rgo, instituio ou empresa que tem a funo de receber crticas, sugestes, reclamaes e deve agir de forma imparcial no sentido de mediar conflitos entre as partes. Do sueco ombudsman significa representante do povo. Na lngua portuguesa: "ouvidor" e "provedor" (bem como "ouvidoria" e "provedoria"). Na Espanha usa-se o termo "Defensor do Povo". ProfessorClaudineySilvestre 3

A Ouvidoria representa o cidado junto instituio em que atua; um canal permanente de comunicao entre voc e a Secretaria da Fazenda. O ouvidor reconhece a diversidade de opinies e preserva o direito de livre expresso e julgamento de cada pessoa. Respeita o sigilo profissional e atua com imparcialidade. Para a Ouvidoria toda manifestao importante: RECLAMAO, SUGESTO, DVIDA ou ELOGIO. Tudo o que ProfessorClaudineySilvestre voc diz, informa quem somos. 4

A Ouvidoria tem como funes: avaliar a procedncia das solicitaes, encaminh-las s autoridades ou setores competentes para o devido atendimento, acompanhar as providncias tomadas, cobrar solues, dar o devido retorno ao interessado de forma gil e desburocratizada e sugerir mudanas nos procedimentos quando necessrio. Florncio dos Santos Penteado Sobrinho Ouvidor
ProfessorClaudineySilvestre 5

1- FCC - 2011 - Banco do Brasil - Conforme o Decreto no 6.523/2008, o servio de atendimento telefnico das prestadoras de servios regulados, que tenham como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informao, dvida, reclamao, suspenso ou cancelamento de contratos e de servios denominado servios, a) Procon - Proteo e defesa do consumidor. b) Ouvidoria. c) SAC-Servio de atendimento ao consumidor. d) Controladoria. e) Auditoria. ProfessorClaudineySilvestre 6

DECRETO N 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008.


Regulamenta a Lei no 8.078, de 11/09/90, para fixar normas gerais sobre o Servio de Atendimento ao Consumidor - SAC.

Art. 2o Para os fins deste Decreto, Art Decreto compreendese por SAC o servio de atendimento telefnico das prestadoras de servios regulados que tenham como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informao, dvida, reclamao, suspenso ou cancelamento de contratos e de servios.
ProfessorClaudineySilvestre 7

Governana Interna e Externa

ProfessorClaudineySilvestre

GOVERNABILIDADE X GOVERNANA Estado

Desafio da Governana

GOVERNABILIDADE

GOVERNANA

Legitimidade para governar (Interesse pblico/ legal)

Capacidade para Implementar Polticas Pblicas 9

Encontrar o equilbrio entre a vontade de fazer e a necessidade de apresentar resultados no horizonte do mandato e como faz-lo de forma democrtica, eficiente, eficaz e efetiva, visando os reais interesses da sociedade.
10

Governana Interna e Externa


Governana como forma de participao. A governana pode ser analisada sob dois aspectos: interna e externa. externa

Visto como a soluo adequada para administrar polticas e projetos onde os recursos so escassos, onde h complexidade de problemas, multiplicidade de atores envolvidos, integrao de agentes pblicos e privados, centrais e locais, e uma crescente demanda por benefcios e participao cidad.

ProfessorClaudineySilvestre

11

ProfessorSilvestre

12

Na governana interna, o foco recai sobre a estrutura, a relao da organizao com os funcionrios, sua capacidade de gerenciar seus recursos de modo a apresentar resultados para a sociedade.

Os sistemas de governana externa atuam sobre o ambiente institucional e se configuram atravs da formao de redes de cooperao que envolve um conjunto de organizaes pblicas e privadas.

ProfessorClaudineySilvestre

13

ProfessorSilvestre

14

Uma forma de se denominar as redes governana em rede ou redes de governana. As redes em polticas pblicas representam a construo de uma governana externa que tem como objetivo aumentar a eficincia e eficcia f das polticas pblicas.

O projeto Infovia Brasil consiste na obteno de uma rede de comunicao de voz, voz dados e imagens de alta velocidade, velocidade com abrangncia nacional, o que ir permitir a integrao de todos os rgos da administrao pblica federal no Pas. A rede ir abranger prdios e rgos da Administrao Pblica Federal.

ProfessorSilvestre

15

ProfessorSilvestre

16

Benefcios da Infovia O primeiro ponto a ser levado em conta para a implementao do projeto a reduo e um melhor controle de gastos, alm de contribuir para a padronizao, aumentar a confiana e a segurana das informaes governamentais que trafegam nas redes.
ProfessorSilvestre 17

2- FCC - 2010 - TRE-AL - O governo Federal est desenvolvendo um projeto que consiste na obteno de uma rede de comunicao de voz, dados e imagens de alta velocidade, com abrangncia nacional, o que ir permitir a integrao de todos os rgos da administrao pblica federal no Pas, P denominado: d i d a) E-Brasil. b) Brasil Online. c) Rede Brasil. d) Web Brasil. 18 e) Infovia Brasil.

1- c)

GABARITO 2- e)

19

20

Concurso ICMS SP Administrao Pblica Teoria e Exerccios


Professor Claudiney Silvestre

P Parcerias i entre t governo e sociedade i d d

Parceria entre governo e sociedade Parceria com Terceiro Setor Parcerias pblico privada PPP

Parcerias pblico privada PPP (Lei 11.079) contrato de prestao de servios de mdio e longo prazo (de 5 a 35 anos) acima de 20 milhes. Difere ainda da lei de concesso comum pela forma de remunerao do parceiro privado. TarifasxRemuneraopeloEnte[exclusiva] ConcessoAdministrativaxConcessoPatrocinada
23 ProfessorClaudineySilvestre 24

ProfessorClaudineySilvestre

Parceria entre governo e sociedade Parceria com Terceiro Setor


Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP Organizao Social OS Servio S i Social S i l Autnomo A t SSA

ESAF - 2010 - SMF-RJ - Fiscal de Rendas - Sobre a Parceria Pblico-Privada (PPP), assinale a opo correta. a) So modalidades de PPP a concesso patrocinada e a concesso de uso. b) possvel que o objeto do contrato de PPP seja atividade regulatria. c) A modalidade de licitao para a PPP a concorrncia, no se admitindo, portanto, a realizao de lances em viva voz no processo licitatrio.
25 ProfessorClaudineySilvestre 26

ProfessorClaudineySilvestre

d) O prazo de vigncia do contrato de PPP pode ser de at quarenta anos. e) Antes da celebrao do contrato de PPP, dever ser constituda sociedade de propsito especfi co, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.

GABARITO 1- e)

ProfessorClaudineySilvestre

27

28

ProfessorClaudineySilvestre

29

Вам также может понравиться