Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Anhanguera-Uniderp

Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes

PS-GRADUAO EM DIREITO TRIBUTRIO/TURMA 18

O DIREITO DE SER OUVIDO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTRIO SOB OS ENSINAMENTOS DO PROFESSOR AGUSTN A. GORDILLO.

EVANDRO MONTEIRO DE BARROS JUNIOR

CAMPOS DOS GOYTACAZES/RIO DE JANEIRO

2013

1. INTRODUO Exordialmente, quando se trata de direito processual tributrio, honesto afirmar que h diversos pontos importantes a serem levados em considerao pelos operadores do direito para a sua boa aplicao na rdua busca pela justia. Sobre o princpio do contraditrio, se manifesta Humberto Theodoro Jnior: No se completa o contraditrio, todavia, com a simples ouvida da parte. H de se lhe ensejar oportunidade de rebater as alegaes do outro litigante, com argumentos e provas. De tal forma, se se ouve a parte, mas no se lhe d oportunidade de provar as alegaes, o contraditrio fica vazio de contedo1. No que diz respeito ao princpio previamente mencionado, cardinal ponto dessa grande seara jurdica em prol da busca pela verdade nos julgamentos administrativos tributrios, leciona o professor argentino Gordillo que existe um desdobramento crucial para a mais certeira aplicao do direito. 2. DESENVOLVIMENTO O ilustre mestre visa com esse desdobramento preservar o contraditrio por meio de um conceito amplo do direito de ser ouvido, que se ramifica da seguinte forma: Em primeira anlise, deve haver a publicidade do procedimento (no sentido de processo), visto que na viso do referido professor, tudo que h na administrao pblica no cenrio ptrio pertence ao povo brasileiro, pois vige em nosso pas o sistema republicano. Se formos mais afundo no significado da palavra repblica iremos encontrar a seguinte definio: A Repblica (do latim res publica, "coisa pblica") uma forma de governo na qual o chefe do Estado
1

THEODORO JNIOR, Humberto. Princpios Gerais do Direito Processual Civil, in Revista de Processo n. 23, So Paulo: RT, 1981, p. 182.

eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma durao limitada2. A Carta da Repblica em seu artigo 1 trata desse importante ponto a ser observado nos processos no Brasil, e ainda o artigo 37 do mesmo Diploma Magno cuida da publicidade a ser respeitada no mesmo sentido. importante ressaltar que o devido processo legal um sobre princpio, tamanha sua relevncia para a busca pela justia. Em segundo plano, porm no menos relevante, no entendimento do renomado mestre em comento, cogente a observncia da oportunidade do administrado expressar as suas razes antes e depois da deciso, o que garante o artigo 5, LV, da Constituio Federal a respeito do recurso no sentido tcnico. O terceiro desdobramento do direito de ser ouvido firmado pelo dever da administrao de considerar todos os argumentos do administrado, para ser mais exato, do cidado, sendo sbio deixar claro que se algum argumento for ignorado pelo rgo judicante, a deciso ser considerada nula. Nesse mbito mais do que evidente que se preserva a busca da verdade material, ou real, e a fortiori, o artigo 93 do diploma Maior disciplina que as decises devem ser fundamentadas em respeito ao devido processo legal. Dando continuidade a esse crucial tema, no quarto ponto a ser obrigatoriamente frisado o professor Gordillo se manifesta irrefutavelmente no sentido de que no existe devido processo legal sem que haja fundamentao na deciso. 3. CONCLUSO Em perorao, proferindo ensinamento fundamental aplicao do direito afirma o mestre argentino que o administrado (cidado), tem o direito de ser representado por advogado. Nessa direo se posiciona a jurisprudncia ptria, que entende de bom alvitre ser uma faculdade do cidado a contratao de advogado nos processos administrativos, e lcito afirmar que a doutrina majoritria tem como verdade o mesmo entendimento. Conclumos este trabalho com a certeza de que a doutrina e a jurisprudncia caminham juntas no que tange esse tema, visando o respeito ao devido processo legal. 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
2

"Repblica". Dicionrio da Lngua Portuguesa (Acordo Ortogrfico) . (2010). Porto: Porto Editora. Consultado em 17 de outubro de 2010.

Dicionrio da Lngua Portuguesa (Acordo Ortogrfico) . (2010). Porto: Porto Editora. Consultado em 17 de outubro de 2010.

GORDILLO, AGUSTN A. Tratado de derecho administrativo y obras selectas . Tomo 8. P. 476/477. 10 ed., Buenos Aires, F.D.A., 2009.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 . Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm .

THEODORO JNIOR, HUMBERTO. Princpios Gerais do Direito Processual Civil, in Revista de Processo n. 23, So Paulo: RT, 1981, p. 182.

Вам также может понравиться