Вы находитесь на странице: 1из 3

Lista de Exerccios Avaliao 3

Curso: Bacharelado em Engenharia de Produo - 5 Perodo T1GEP1-210 Disciplina: Psicologia e Sociologia nas Organizaes PSI-301 Docente: Mariana Sarro Pereira de Oliveira 1. Em relao ao processo de tomada de decises, explique qual a principal diferena entre a Viso Clssica e a Viso Administrativa. 2. O que disponibilidade heurstica? reflete a influncia da disponibilidade relativa de objetivos ou eventos, isto , sua acessibilidade por meio da memria, percepo ou imaginao. (Ex: pesquisador que pede a adultos que estimem o nvel nacional de desemprego; desempregados tendero a superestimar o ndice de desemprego, e empregados o subestimaro). 3. Explique o fenmeno denominado opo pelo risco. as pessoas tendem a optar pelo caminho menos arriscado, ao contrrio dos grupos. Quando as pessoas fizeram parte de um contexto grupal, mudaram seu apoio para uma posio mais arriscada. 4. O que significa o conceito de difuso da responsabilidade? quando as pessoas fazem parte de um grupo, podem sentir menos responsabilidade pessoal pelas consequncias de suas aes. 5. Cite algumas caractersticas dos indivduos criativos. Predisposio para abrir mo do ganho imediato, a fim de cumprir metas de longo prazo; Grande quantidade de energia; Perseverana; Prtica de hobbies e interesses diferenciados; Crena de que fantasiar e sonhar com olhos abertos no representam perda de tempo. 6. Explique a diferena entre grupos formais e informais. Grupos formais: equipes orientadas s tarefas. Empregados so geralmente direcionados a departamentos ou grupos de trabalho. Precisam pertencer a pelo menos um grupo formal. Grupos informais: surgem da interao entre os membros da organizao. A participao voluntria e baseia-se com mais nfase na atrao interpessoal. 7. Explique a diferena entre grupos abertos e fechados. Grupo aberto: altera seus membros, pois as pessoas entram e saem constantemente do grupo. Tende a variar em relao ao poder e status individual. mais receptivo mudana. Grupo fechado: mantm membros relativamente estveis. Possui relacionamentos de status bem cristalizados entre os membros. melhor para planejamentos a longo prazo. 8. Cite pelo menos trs motivos para a formao de grupos. realizar uma tarefa/meta e satisfazer suas necessidades sociais (razes que no so distintas).

Segurana e proteo: durante perodos de estresse, como no caso de uma organizao estar mudando de liderana, pertencer a uma unidade de trabalho (grupo) estvel e que proporcione apoio pode reduzir as tenses individuais. Associao: a aceitao social est relacionada autoestima. Estima e identidade: os grupos oferecem oportunidades para que o indivduo se sinta significante. Eles podem proporcionar status e criar ensejos para elogio e reconhecimento. Realizao de tarefas: um grupo consegue maior sucesso em uma tarefa que um nmero igual de pessoas trabalhando separadamente.

9. Com base nos dois arranjos fsicos (leiautes) de escritrio desenhados em sala de aula, comente sobre aspectos que podem aumentar e diminuir a distncia psicolgica entre os colaboradores deste ambiente. 10. Os opostos se atraem ou pessoas com mentalidade comum se agregam? Quanto maior a proporo de atitudes similares, mais elevado o grau de atrao: lei da atrao. A maioria dos cientistas sociais concorda que indivduos com atitudes similares, e necessidades e aptides complementares sentiro grande atrao mtua (Ex: dois scios podem partilhar metas e valores comuns, apesar de um deles ser especializado em gerenciamento financeiro e o outro em marketing). 11. No existe um nmero ideal de pessoas para formar um grupo, mas a maioria das organizaes adota grupos de quantos indivduos? 12. O papel o conjunto de comportamentos esperados, relativos posio de um indivduo no mbito de um grupo. Entretanto, existem trs tipos de papel que podem ser desempenhados no ambiente organizacional. Cite-os e explique-os. conjunto de comportamentos esperados, relativos posio de um indivduo no mbito de um grupo. Papel esperado: o formal, que se encontra definido em uma descrio ou manual de cargo. Papel percebido: conjunto de atividades que uma pessoa acredita que deve desempenhar. Papel representado: conduta real de uma pessoa em sua posio. 13. O que coeso grupal? extenso em que os membros so atrados a um grupo e desejam permanecer nele. 14. Quais so os principais efeitos da coeso grupal? 1. Similaridade de atitudes e metas. 2. Ameaas: presena de ameaas externas pode aumentar a coeso grupal. 15. D uma definio geral de conflito interpessoal. a situao na qual duas ou mais pessoas divergem na percepo, proposta de ao sobre algum ponto em comum. 16. Qual a principal diferena entre conflito e competio?

Conflito tem como alvo outra parte, ao passo que competio tem por finalidade cumprir uma meta desejada, sem interferncia de ningum. 17. Explique a viso contempornea da relao entre conflito e desempenho, explicada atravs de um grfico bidimensional em sala de aula. 18. Os pesquisadores criaram algumas situaes em ambientes de laboratrio, a fim de estudar as tendncias para competir ou cooperar quando existir conflito. Um desses cenrios planejados o Dilema do Prisioneiro, comentado em sala de aula. Explique a principal idia desse Dilema.

19. Defina estresse e suas trs fases. Quando uma pessoa se confronta com uma situao que representa ameaa (como no caso em que surge um conflito srio), a forma de excitao fisiolgica e emocional experimentada No estgio de alarme, os msculos ficam tensos, o ritmo respiratrio se acelera, a presso sangunea e o nmero de batimentos cardacos aumentam. Em seguida, a pessoa sente ansiedade, raiva e fadiga. Essas respostas indicam que ela est resistindo ao estresse. Durante esse estgio de resistncia, ela pode tomar decises inadequadas ou ficar doente. Em virtude de a pessoa no poder manter essa resistncia indefinidamente, ocorre a exausto Durante esse estgio, o indivduo desenvolve doenas induzidas pelo estresse, como dores de cabea e lceras, e seu desempenho no trabalho vai se reduzindo. 20. Dentre as principais causas do estresse esto os fatores pessoais. Comente sobre eles. tipo A tendem a ser impacientes e competitivas, e julgam estar constantemente sob presso do tempo. tipo B so relativamente mais tranquilas, tm menos pressa e so muito menos competitivas. Estudos com gerentes tipo A e tipo B: as pessoas do tipo A so duas vezes mais propensas e ter doenas cardacas e ataques cardacos fatais do que os indivduos do tipo B. 21. Dentre as principais causas do estresse esto os fatores organizacionais. Comente sobre eles. a maneira que a organizao est estabelecida, como a organizao gerencia seus recursos e quais processos devem ser seguidos podem ter um grande impacto em como voc gerencia seu projeto. 22. Discuta algumas reaes normais ao estresse, e como lidar com o mesmo. 23. Faa uma relao entre satisfao no trabalho e produtividade. O grau em que a satisfao e o desempenho apresentam correlao positiva constitui um indicativo da extenso em que uma organizao saudvel. Os gerentes devem, portanto, empenhar-se para criar elos entre desempenho e satisfao, oferecendo retribuies grandemente atraentes e equitativas, vinculadas ao desempenho.

Вам также может понравиться